Policiais militares do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb) participaram do Curso de Biologia e Manejo de Animais Silvestres, ocorrido entre os dias 20 e 22 de maio, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). As palestras foram ministradas por profissionais veterinários e biólogos, entre eles graduados, mestres e doutores, os quais expuseram aos participantes a necessidade de se conhecer a anatomia e a fisiologia de animais em Sergipe, para seu correto manejo e de forma a diminuir o risco de acidentes e o estresse a que tais animais são submetidos.
Outros aspectos trabalhados durante o curso foram a nutrição de répteis, aves e mamíferos silvestres, bem como as formas de contenção física e química desses animais, seja ele de pequeno ou de grande porte. Além da abordagem teórica, o curso contemplou atividades práticas, com o manejo de animais silvestres, a exemplo do gavião-carijó (Rupornis magnirostris), da salamanta (Epicrates cenchria) e do sagüi de tufo branco (Callithrix Sp.).
O curso permitiu uma maior interação dos policiais do Pelotão Ambiental com profissionais pesquisadores, biólogos e veterinários do Instituto de Tecnologia e Pesquisa da Universidade Tiradentes (ITP/UNIT), da Fazenda Boa Luz e da Faculdade Pio X, e com acadêmicos de graduação da UNIT e da UFS. Tal oportunidade favoreceu a troca de experiências e a disseminação das atividades desenvolvidas pelos policias militares em nosso Estado.
“A busca constante de novos conhecimentos e o aprimoramento dos policiais são de grande importância para o bom cumprimento dos deveres de uma subunidade especializada como o Pelotão Ambiental, pois bem-estar da fauna e flora depende do correto manuseio das espécies no meio ambiente em que vivem, quer livres na natureza, quer em cativeiros”, registrou a aspirante a oficial Priscila, subcomandante do PPAmb, que participou das instruções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário