A guerra interna da Polícia Civil, que coloca agentes e escrivães contra os delegados da instituição e antes estava restrita aos bastidores, explodiu ontem na Assembleia Legislativa. Mesmo não admitido pelos líderes de ambos os lados, o clima de confronto ficou bastante claro após a aprovação, pelos deputados estaduais, do aumento salarial de 5% para os delegados, que vão ganhar esse índice em acréscimo ao reajuste linear de 5,7% concedido pelo Governo do Estado e igualmente aprovado na Assembleia.
Esta situação foi antecipada na edição de ontem do JORNAL DO DIA, ao noticiar a reação do Sindicato dos Policiais Civis de Sergipe (Sinpol) ao acordo firmado entre o governo e a Associação dos Delegados de Polícia de Sergipe (Adepol), fechado por meio do líder do governo na casa, deputado Francisco Gualberto (PT), e que prevê a concessão do reajuste de 5% retroativo ao reajuste linear de 2008. O Sinpol convocou seus filiados para acompanhar a sessão da Assembleia.
A convocação foi atendida e os policiais civis protestaram no lado de fora da casa, exigindo que o mesmo aumento dado aos delegados fosse dado aos agentes e escrivães. Eles ganharam o apoio das Associações Militares Unidas, que representam oficiais e praças da Polícia Militar. As duas categorias ainda farão assembleias em separado, mas já adotaram uma estratégia única: retomar as greves brancas e não cumprir os serviços extraordinários, como aconteceu durante os movimentos Operação Padrão (da PC, em 2007) e Tolerância Zero (da PM, em 2009).
Na prática, esta estratégia pode comprometer a segurança de grandes eventos públicos programados para o São João, a exemplo do Forró Caju, do Arraiá do Povo e da Festa do caminhoneiro, em Itabaiana. Este objetivo foi explicitado pelos líderes do Sinpol e das Unidas, como forma de pressionar o governo a conceder-lhes o mesmo reajuste dado aos delegados. Se esse projeto for aprovado, não vai ter festa em Itabaiana. Forró Caju? Vá contratar a Nordeste Segurança! Acho que alguns coronéis e delegados, donos de empresas de segurança, vão gostar disso! E que a população saiba: o culpado disso é o governador Marcelo Déda Chagas, disparou o presidente do Sinpol, Antônio Moraes, em tom bastante irritado.
Moraes bradou ainda que os parlamentares praticaram estelionato contra os servidores públicos e os fizeram de palhaços. É inadmissível o que eles fizeram. Já que quer fazer um aumento, bote-o num projeto específico, para ele ser passível de análise. Não! Ele veio escondido no meio do reajuste. Não sei por que o governador Marcelo Déda está sendo motivado a privilegiar 100 pessoas em detrimento de 7 mil. O Governo não pode tratar a categoria de forma fracionada e deve sentar com o sindicato, que é representante de toda a categoria, e negociar as questões salariais e de condições de trabalho. Não somos contra o aumento para os delegados, mas os benefícios devem ser para todos, de forma igualitária, ressalta Moraes.
Os policiais militares fazem coro com a irritação dos colegas e também estão dispostos a retomar os protestos contra o governo. Nós não vamos mais parar. Podem mandar prender ou expulsar, que vamos pagar o preço, mas vamos fazer o que devia ser feito há muito tempo. Não vamos mais aguentar toda essa humilhação. O governo do PT conseguiu rachar a segurança pública no meio e agora quer quebrar o resto ao dar esse tratamento diferenciado. Deu aos delegados? Perfeito, mas que dê pra gente também o mesmo tratamento, avisa o gestor da Caixa Beneficente da PM, sargento Jorge Vieira.
Fonte: Jornal do Dia (Gabriel Damásio)
O SARGENTO EDGAR ESTÁ SE TORNANDO UM GUERREIRO, UMA LIDERANÇA... MUITO BEM EDGAR.
ResponderExcluirCAPITÃO SAMUEL, NÃO BAIXE A CABEÇA PRA NINGUÉM, NÃO SOMOS INFERIORES A DELEGADOS NENHUM!
ResponderExcluirANTIGAMENTE QUEM TOMAVA CONTA DAS DELEGACIAS ERAM OS MILITARES E NÃO EXISTIAM TANTAS MAZELAS NO INTERIOR DE SERGIPE!
ELES SÃO OS MENUDOS DA SEGURANÇA PÚBLICA, MULHERES DE SALTO ALTO E HOMENS DE SAPATOS FINOS, MANDEM ELES CORREREM ATRÁS DE BANDIDOS COM ESSES TRAGES... VC SÃO POLICIAIS E NÃO JUIZES OU PROMOTORES, ESTAM EM DELEGACIAS! SEUS ENGOMADINHOS!
UM DELEGADO DE 1ª CLASSE GANHA 24.500,00 REAIS
CADÊ MINHA PROMOÇÃO, SOU AL DE CABO TENHO 17 ANOS DE PM, AMO A FARDA, SEMPRE MEU FILHINHO PERGUNTA "PAPAI O SENHOR É O QUE? CABO, SARGENTO OU CAPITÃO!
ResponderExcluirEU RESPONDO TRISTE SOU SOLDADO!
ATÉ MEU FILHO SENTI QUE ESTOU TRISTE E INJUSTIÇADO!
MEUS VIZINHOS ME PERGUNTAM? VC QAINDA É SOLDADO?
EU RESPONDO TRISTE É NÊ RAPAZ FAZER O QUE! SEJA FEITA A VONTADE DOS HOMENS. POR QUE SE FOSSE FEITA A VONTADE DE DEUS EU JÁ SERIA A MUITO TEMPO PROMOVIDO!
DEDA SOU SEU ELEITOR, VC É UM MARCO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, MAS VC TEM UM DEFEITO! DEVE SER MAIS COMUNICATIVO COM AS CLASSES QUE TE AJUDOU A ESTAR NO PODER! LEMBRE DO SEU PASSDO!
ResponderExcluirCAPITÃO SAMUEL VÁ NESSA LUTA O SENHOR É UMA LIDERANÇA! VOTO NO SENHOR ATÉ PRA GOVERNADOR SE FOR O CASO! O SENHOR TEM UM VISÃO AMPLA! ABERTA!
DELEGADOS SÃO CENTO E POUCOS!
ResponderExcluirPOLICIAIS CIVIS MENOS DE MIL
FAMILIA MILITAR MAIS DE 6.000 QUE MULTIPLICOU E DEU O RESULTADO DE 43 MIL VOTOS!
CAPITÃO SAMUEL VAI MUDAR A POLITICA DE SERGIPE
NÃO CALE! A SOCIEDADE MERECE UM POLITICA DE SEGURANÇA!
SE A CORRENTE FOR FORTE VEREMOS AGORA, TENHO CERTEZA QUE O CAPITÃO SAMUEL IRÁ AS RUAS, MINHA DÚVIDA É O BLOCO OU SEJA AMORIM, AFINAL VOTAMOS NELE. SEJA GOVERNADOR NAS PRÓXIMAS AMORIM QUE O FUTURO DEPENDERÁ DO PRESENTE, AJUDE-NOS ESTAMOS DO SEU LADO.
ResponderExcluirSARGENTO VIEIRA ESTA DE PARABÉNS PELA CORAGEM E POSTURA DE AFIRMA QUE SE FOR ESCALADO NO SEU DIA DE FALGA PREFERE FICAR PRESO DO QUE SER ESCRAVIZADO VALEU LIDER.
ResponderExcluir