A Polícia Militar, através do Comando do Policiamento Militar do Interior (CPMI), divulgou na tarde desta quinta-feira, 30, o balanço final de ocorrências registradas no interior sergipano. Com um efetivo de 2.134 homens e mulheres distribuídos entre os 2º, 3º, 4º, 6º e 7º Batalhões, o CPMI registrou apreensão de quatro armas de fogo, em situações ocorridas nas cidades de Capela, Cristinápolis e Lagarto.
Segundo informações do tenente-coronel José Pereira de Andrade Filho, Comandante do Policiamento Militar do Interior, durante todos os dias de eventos juninos não foi registrada nenhuma ocorrência de maior vulto. “Felizmente o público estava interessado em se divertir. O próprio tipo de atração faz com que sergipanos e turistas tenham comparecido com o intuito de brincar com amigos e familiares. É claro que a presença ostensiva da PM em diversas cidades inibiu possíveis ações delituosas e o saldo foi positivo. Então eu gostaria muito de agradecer o trabalho de cada policial militar que se deslocou de sua residência para garantir festas ao povo sergipano com tranqüilidade. A sociedade e a Polícia Militar saem vitoriosas em eventos deste porte com um resultado tão satisfatório”, destacou o coronel Andrade.
Na cidade de Capela, local onde foram empregados 330 policiais militares (maior emprego de efetivo do interior), foram apreendidas duas armas de fogo. Na cidade de Cristinápolis (efetivo de 148 PMs) foi apreendida uma arma de fogo, assim como em Lagarto, onde uma arma de fogo também foi apreendida pela PM.
“É válido ressaltar que as quatro armas apreendidas no interior durante os festejos juninos foram localizadas nas áreas externas ao evento. Além disso, não houve registros – por exemplo – de homicídios, latrocínios e lesões corporais graves. Isso é muito positivo”, reforçou o oficial.
Carteira da PM falsificada
Apreensões de quatro armas, recuperação de veículos roubados e recuperação de documentos foram registradas nas ações do CPMI nos últimos dias. Além disso, foi detido um homem na cidade de Capela - segunda-feira, 25 – portando uma carteira de identificação da PM adulterada. O caso foi encaminhado à Delegacia de Capela.
Documentos recuperados
Quanto à documentação encontrada ou entregue aos policiais militares de serviço em diversas festas do interior sergipano, o procedimento foi o seguinte: Todos os documentos que a PM recuperou no interior foram direcionados às delegacias locais ao término dos eventos na região.
ANESTIA PARA OS GUERREIROS DA CPTUR.
ResponderExcluirANISTIA PARA OS BOMBEIROS DO RIO TAMBÉM VAI BENEFICIAR PMs DO ESTADO DE SERGIPE
Na manhã desta quinta-feira (30), a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou o projeto que trata da anistia aos 439 bombeiros e dois policiais militares presos na manifestação realizada no Quartel Central da corporação no Rio de Janeiro.
Na ocasião da manifestação, realizado no início do mês, os militares protestavam por melhores salários e condições de trabalho. A anistia visa coibir qualquer punição criminal, já que o grupo foi enquadrado no Código Penal Militar pelo crime de motim. Durante a reunião na CCJC, Mendonça Prado foi indicado para ser o relator da proposta.
PMs de Sergipe - Em Sergipe, 24 policiais militares também estão sendo processados, por participarem do movimento “tolerância zero” em 2010. À época, os gestores sargentos Jorge Vieira e Edgard Menezes e Alexandre Prado, juntamente com o então presidente da ASSOMISE, capitão Samuel Barreto e mais 21 policiais militares da Companhia de Turismo, foram responsabilizados e respondem processo por motim.
Assim que o deputado Mendonça Prado (DEM), foi indicado para ser o relator do projeto que anistia os bombeiros militares do Rio de janeiro, o deputado estadual capitão Samuel Barreto (PSL), juntamente com os representantes de classe, Vieira e Edgard, solicitaram de Mendonça que incluíssem os PMs de Sergipe, já que também estão respondendo processo igual aos BMsRJ.
Mendonça Prado acatou o pedidos dos PMs e incluiu no projeto que a partir de agora conta também com o apoio do senador Eduardo Amorim (PSC), para ser aprovado no senado. O deputado Sameul Barreto, solicitou do senador Amorim que intercedesse no senado em favor dos PMs de Sergipe. O senador alem de se comprometer, tambem, por telefone, confirmou a Vieira e Edgard que dará apoio.
A noticia chegou a conhecimento dos militares, no inicio da tarde desta quinta-feira, através do deputado Mendonça, que fez questão de telefonar para os sargentos Vieira e EDGAR