A cúpula da SSP deve tomar providências urgentes, para acabar com o abandono das delegacias do interior. É preciso uma ação urgente. Chamando o feito à ordem.
A cúpula da SSP deve tomar providências urgentes, para acabar com o abandono das delegacias do interior. O caso da delegacia de Itabaiana, durante o feriado de São Pedro, cujo plantão foi transferido para Lagarto foi apenas o último estopim. Tem muita coisa ocorrendo quase que diariamente no interior.
A situação é tão grave quanto os desvios de função praticados pela PM, transferindo PMs para órgão públicos e autoridades em detrimento do policiamento ostensivo. Desde o movimento dos delegados, antes do governo conceder um aumento justo de seus salários não existem mais plantões no interior em delegacias. A situação já não era das melhores, agora está insuportável.
Uma prova da grave situação foram as denúncias feitas pela mídia do fechamento da delegacia de Itabaiana. A mesma coisa ocorre em vários municípios. Itabaiana é uma referência do descaso por ser talvez a maior cidade do interior do estado, e que sempre mereceu maior atenção dos governos na área da segurança pública. A que conclusão se chega?
Hoje a cúpula da SSP é composta de delegados, com o secretário João Eloy e o adjunto João Batista. Dois nomes experientes que não podem de maneira nenhuma silenciarem diante deste problema grave. É preciso que chamem seus colegas e reorganizem a situação das delegacias em vários municípios.
O blog vem recebendo denúncias de que o policiamento ostensivo diariamente "abandona" as cidades do interior para vir fazer um flagrante na capital, pois delegacias não abrem a noite e nos finais de semana.
Se isso for verdade quem paga a conta é o cidadão humilde que precisa da PM, pois ele além de ficar sem a proteção da PM em sua cidade, ainda paga o combustível e a depreciação do veículo para se deslocar até a capital para realizar um flagrante.
Recentemente um juiz de direito afirmou aos 4 ventos que iria investigar o roubo de gado de sua cidade por não possuir delegado na cidade.
É preciso uma ação urgente. Chamando o feito à ordem. Antes que seja tarde demais e passe para a sociedade sergipana que a gestão da segurança pública no estado está mal das pernas.
Fonte: blog do jornalista Cláudio Nunes
Nenhum comentário:
Postar um comentário