sábado, 20 de agosto de 2011

SEGURANÇA: MAIS QUESTIONAMENTOS.

Os problemas na segurança pública são muitos, ontem este jornalista apenas enfatizou os da PM, todavia existem os mesmos problemas, guardadas as devidas proporções, na Polícia Civil,Perícia e Bombeiros

Os problemas na segurança pública são muitos, ontem este jornalista apenas enfatizou os da PM, todavia existem os mesmos problemas, guardadas as devidas proporções, na Polícia Civil, Perícia e Bombeiros. Foram vários e-mails e comentários sobre o assunto. O blog “pincelou” algumas informações repassadas.

Na polícia civil o que se percebe de forma mais acentuada é a falta de distribuição proporcional de policiais entre interior e capital. Abandono das delegacias do interior, pratica comum para a PM se deslocar pra registrar ocorrência na capital, durante os finais de semana índices de elucidação de crimes muito baixos, a exceção de crimes de grande repercussão. A concentração de delegados na capital é alta em detrimento do interior.

Sobre a isenção de responsabilidade da cúpula da segurança pública, muitos leitores não concordaram, a responsabilidade por apresentar políticas públicas na área é justamente dos gestores o que não vem ocorrendo. Alguns também não viram nada de heróico esforço de nenhum gestor, pois as práticas antigas continuam as mesmas, principalmente sobre o emprego de policiais e bombeiros em funções distintas das previsões constitucionais.

As queixas foram grandes também no tocante a priorização em investimentos na polícia civil em detrimento da polícia militar e corpo de bombeiros. Alguns deram como exemplo, a construção e reforma de unidades policiais. Nenhuma unidade da PM foi construÍda ou reformada em quase 5 anos de governo, dos bombeiros idem. já a polícia civil foi aquinhoada com construção de bastante prédios, o que é necessário em alguns municÍpios colocaram a unidade da PM dentro da delegacia e deram o nome de centro integrado de integrado não existindo nada, nem informações nem dados são compartilhados. Unidades de policia militar e civil, alem dos bombeiros devem ser criadas por lei, pois geram despesas e aumento de pessoal: precisa ser advogado para saber disso?

A falta de planejamento para aplicação de verbas em combustível e viaturas, isso é o básico de um policiamento ostensivo, também foi alvo de critica dos leitores.

Outra questão importante levantada por um membro da SSP: tem que haver planejamento para contratação de pessoal também, não adianta fazer concurso para 1500 PMs e 500 PCs, a escolas de polícia não tem condições de absorver essa quantidade de alunos serão mais uma vez mal formados. O concurso para policial e bombeiro tem que se dar de forma continuada. Necessita-se de servidores civis para as funções administrativas da SSP.

mais uma vez bato na tecla da falta de planejamento, repito desafio qualquer gestor da SSP, e até mesmo o Governador a apreentar qual a política pública voltada para a segurança pública que está sendo desenvolvida. apresente o planejamento estratégico da SSP. esse pode até existir, mas se existir só é de conhecimento do secretario e de seu assessor responsável pela pasta

Pelo que o blog percebeu dos e-mails e comentários enviados por policiais da SSP os profissionais da segurança pública estão altamente desmotivados, por terem seus direitos constantemente violados. Os delegados são constantemente transferidos de delegacia, comandantes de PM da mesma forma, não existe espaço nem tempo para que os chefes de policia locais façam planejamentos. Na PM, por exemplo, pelos comentários recebidos não é o excesso de coronéis que impede que o comandante geral comande sua instituição, é justamente pela falta de pulso do comando, pela falta de exemplo, que a indisciplina reina na PM há algum tempo.

Outra informação repassada: os dados estatísticos são guardados a sete chaves, nem delegados, nem comandantes de PM tem acesso. Como planejar sem informações?

Pelo que o blog percebeu apesar de todos os investimentos a onda de violência em Sergipe não é causada apenas pela falta de estrutura na segurança pública, principalmente na área de pessoal, mas pela falta de interação entre as ações das diversas secretarias que o estado possui e que afeta diretamente a qualidade de vida da população e em alguns casos aumentando a sensação de insegurança.

O blog continuará o debate com o objetivo de ajudar a encontrar caminhos para melhorar a segurança em Sergipe. A imprensa não pode apenas criticar, mas ajudar na busca de soluções.

Fonte: blog do jornalista Cláudio Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário