O IBOPE realizou mais uma pesquisa para aferir a confiança que o brasileiro possui em suas instituições. De novo, pelo terceiro ano consecutivo, os bombeiros figuraram como a instituição pública mais confiável do país, ficando à frente até das igrejas:
Pela terceira vez consecutiva, a instituição com maior pontuação entre as 18 organizações foi o Corpo de Bombeiros (86). Igrejas e Forças Armadas aparecem num segundo patamar, ambas com 72 pontos. Os menores índices de confiança foram obtidos, mais uma vez, pelo Congresso (35) e partidos políticos (28). Confira, abaixo, a tabela completa com os indicadores de todas as instituições avaliadas no país.
Veja no site do Ibope!
Já as polícias, ficaram na décima posição entre as instituições (à frente da justiça e dos partidos políticos):
Para entender um pouco a diferença entre o respeito gozado pelos bombeiros em contraposição ao das polícias, repito o que já disse em artigo recente:
Talvez as polícias, e os policiais individualmente, adquiram este luxo (respeito e adesão a suas causas) quando se preocuparem efetivamente em implementar estratégias de parceria comunitária, investindo menos na repressão, exercendo a dimensão cidadã que é gênese de suas funções.
Mais uma vez, os bombeiros se orgulham da liderança no índice, nem sempre, entretanto, com o devido reconhecimento e valorização por parte dos governantes – que insistem em não atentar para o óbvio. Apesar de tudo, desejamos que os bombeiros continuem dignificando e nos orgulhando com seu trabalho.
Fonte: Abordagem Policial (Danillo Ferreira)
Nenhum comentário:
Postar um comentário