quinta-feira, 31 de maio de 2012

EU, O CORONEL EM MIM.

Mando e desmando. Faço e desfaço

Está cada vez mais difícil manter uma aparência de que sou um homem democrático. Não sou assim, e, no fundo, todos vocês sabem disso. Eu mando e desmando. Faço e desfaço. Tudo de acordo com minha vontade. Não admito ser contrariado no meu querer. Sou inteligente, autoritário e vingativo. E daí?

No entanto, por conta de uma democracia de fachada, sou obrigado a manter também uma fachada do que não sou. Não suporto cheiro de povo, reivindicações e nem com versa de direitos. Por isso, agora, vocês estão sabendo o porquê apareço na mídia, às vezes, com cara meio enfezada: é essa tal obrigação de parecer democrático.

Minha fazenda cresceu demais. Deixou os limites da capital e ganhou o estado. Chegou muita gente e o controle fica mais difícil. Por isso, preciso manter minha autoridade. Sou eu quem tem o dinheiro, apesar de alguns pensarem que o dinheiro é público. Sou eu o patrão maior. Sou eu quem nomeia, quem demite. Sou eu quem contrata bajuladores, capangas, serviçais de todos os níveis e bobos da corte para todos os gostos.

Apesar desse poder divino sou obrigado a me submeter à eleições, um absurdo. Mas é outra fachada. Com tanto poder, com tanto dinheiro, com a mídia em minhas mãos e com meia dúzia de palavras modernas e bem arranjadas sobre democracia, não tem para ninguém. É só esperar o dia e esse povo todo contente e feliz vota em mim. Vota em que eu mando.

Ô povo ignorante! Dia desses fui contrariado porque alguns fizeram greve e invadiram uma parte da cozinha de uma das Casas Grande. Dizem que greve faz parte da democracia e eu teria que aceitar. Aceitar coisa nenhuma. Chamei um jagunço das leis, não por coincidência marido de minha irmã, e dei um pé na bunda desse povo.

Na polícia, mandei os cabras tirar de circulação pobres, pretos e gente que fala demais em direitos. Só quem tem direito sou eu. Então, é para apertar mais. É na chibata. Pode matar que eu garanto. O povo gosta. Na educação, quanto pior melhor. Para quê povo sabido? Na saúde...se morrer “é porque Deus quis”.

Às vezes sinto que alguns poucos escravos livres até pensam em me contrariar. Uma afronta. Ameaçam, fazem meninice, mas o medo é maior. Logo esquecem a raiva e as chibatadas. No fundo, eles sabem que eu tenho o poder e que faço o quero. Tenho nas mãos a lei, a justiça, a polícia e um bando cada vez maior de puxa-sacos.

O coronel de outros tempos ainda mora em mim e está mais vivo que nunca. Esse ser coronel que sou e que sempre fui é alimentado por esse povo contente e feliz que festeja na senzala a minha necessária existência .

Fonte: Blog do jornalista José Cristian Góes.

TENENTE SE SUBMETE A CIRURGIA PARA RETIRADA DE PROJÉTEIS.

Polícia aponta latrocínio como motivo do crime contra PM

O 2º tenente Mateus da Hora Mendonça, subcomandante da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Comunitária, foi submetido a uma cirurgia para extração de dois projéteis que ficaram alojados no corpo dele durante o assalto que culminou com a morte da namorada do oficial, Damiana Corado Mendonça, 28. O crime aconteceu na madrugada do dia 26 último quando o casal saia de um restaurante na rua Francisco Portugal, em Aracaju, e está sendo investigado pela Polícia Civil, uma vez que o oficial não estava em atividade militar.

As investigações estão prosseguindo na 1ª Delegacia Metropolitana, que já definiu o latrocínio [assalto seguido de morte] como a causa do crime. Allan dos Santos figura como principal acusado de ter agido no assalto e, como foi atingido por um tiro na boca na reação do tenente ao suposto assalto, permanece internado no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).

De acordo com informações de agentes da Polícia Civil, o acusado já está se comunicando por escrito. Um segundo suspeito, que seria um flanelinha, foi preso no momento do crime, mas foi liberado posteriormente porque a polícia não encontrou indícios que configure a ação dele na prática do latrocínio. No entanto, há investigações para identificar se efetivamente o flanelinha teve alguma participação naquele crime.

Bom comportamento

A Polícia Civil descarta a possibilidade do crime ter sido provocado por vingança ou represália. O 2º tenente é classificado como ‘ficha limpa’ no Comando Geral da Polícia Militar. De acordo com informações do capitão Charles Victor, da PM5 [setor responsável pela Comunicação Social da Polícia Militar de Sergipe], o tenente nunca respondeu a procedimento administrativo nem também a qualquer processo judicial.

O Comando Geral da PM não instaurou Inquérito Policial Militar para investigar as circunstâncias em que ocorreu o latrocínio. Para a corporação, o tenente agiu em legítima defesa quando disparou tiros em reação ao assalto. O capital Charles Victor explica que as investigações estão restritas à competência da Polícia Civil uma vez que o oficial não estava no exercício da atividade profissional no momento do crime.

O tenente permanece internado no Hospital da Polícia Militar e passa bem. A corporação está prestando todo atendimento médico e psicológico ao tenente, segundo informações do capitão Charles Victor.

Fonte: Infonet (Cássia Santana)

O QUE É E O QUE NÃO É PERSEGUIÇÃO DE SUPERIOR ...

Sabemos que as organizações militares são ambientes tradicionalmente acusados de acobertar práticas perversas nas relações interpessoais entre superiores e subordinados, principalmente em virtude de marcas de um passado que sequer permitia a liberdade de expressão ao cidadão comum. Hoje, após a Constituição de 1988, casos de assédio e arbitrariedades ainda ocorrem, mas limitados por novas mentalidades, pela já citada renovação legal (que nem atingiu tanto os militares) e pelo acesso das “baixas hierarquias” a mecanismos como o Ministério Público e a imprensa.

Nas polícias militares, principalmente entre os praças, ainda há uma hipersensibilidade às ações dos seus superiores, que nem sempre estão adequadamente alinhadas com o papel de “promotor da cidadania” que deve exercer nas ruas – diferentemente das Forças Armadas, que, quase toda aquartelada, vive a doutrina militar de comando e controle em sua essência. A massa das tropas PM, soldados, cabos e sargentos, veem seus superiores como potenciais praticantes de “perseguições”.

O termo “perseguição” pode ser entendido como o conjunto de medidas adotadas por um superior contra um subordinado, podendo ser elas ilegais ou legais, mas administrativamente injustas e direcionadas. Para que o leitor entenda do que estamos falando, abaixo vai uma pequena lista do que entendemos ser perseguição e do que não é, embora muitos, irrefletidamente hipersensíveis, considerem como tal:

É perseguição:

- Transferir o policial para um local distante de onde reside sem qualquer justificativa funcional plausível;

- Cobrar o cumprimento de determinações, mesmo as legais, que não são exigidas aos demais policiais da unidade;

- Punir o policial por falta disciplinar desproporcionalmente à natureza do atraso (imagine a demissão de um policial por chegar atrasado ao serviço);

Não é perseguição:

- Cobrar cumprimento de horário;

- Exigir que os trâmites legais sejam adotados para determinado procedimento;

- Não conceder privilégios individuais sem critérios técnicos/legais.

É sempre bom estar atento à tentação da pessoalidade, que pode fazer com que o superior hierárquico aja com excessivo rigor e desnecessária cobrança contra um profissional. Por outro lado, é preciso que o subordinado entenda o papel do superior, e se insira em sua profissão de acordo com os preceitos legais e técnicos exigidos.

Não devemos crer no discurso vitimista de quem é perseguido por tudo e por todos. Mas não devemos ser otimistas nem benevolentes mesmo com as pequenas medidas carregadas de vaidades, pois geram uma cadeia de perversidades e distorções institucionais.

Fonte:  Abordagem Policial (Danillo Ferreira)

POLICIAIS DO 7ª BPM APREENDEM MOTOS E DROGAS NO CENTRO SUL DO ESTADO.

A Polícia Militar do Estado de Sergipe, através do 7º Batalhão de Polícia Militar (7º BPM), apreendeu na quarta-feira, 30, na cidade de Lagarto, uma moto Pop, de cor preta, e uma motoneta Shineray, de cor laranja, ambas sem placas.

Os veículos estavam em posse de condutores que realizavam manobras arriscadas e foram apreendidos e entregues ao Departamento de Trânsito e Transporte Urbano (DTTU) de Lagarto, órgão de trânsito do município.

Apreensão de drogas

A 1ª Companhia do 7º Batalhão de Polícia Militar (1ª Cia/ 7º BPM) apreendeu dois adolescentes em posse de entorpecentes na noite da quarta-feira, 30, na cidade de Simão Dias. A dupla foi apreendida e encaminhada à Delegacia de Lagarto pela guarnição comandada pelo tenente Resende.

OS MILITARES CONTINUAM ESPERANDO AS SUAS PROMOÇÕES QUE ESTÃO ATRASADAS.

Arte do profissional Barroso

quarta-feira, 30 de maio de 2012

TENENTE MENDONÇA É OPERADO E PASSA BEM.

A Polícia Militar, através do Hospital da Polícia Militar (HPM), informa através de Boletim Médico expedido na tarde desta quarta-feira, 30, que o tenente Mendonça passou por um procedimento cirúrgico na presente data com o intuito de retirar dois projéteis encontrados em partes distintas de seu corpo.

Um projétil estava alojado na região escapular, enquanto outro foi retirado da região da coxa. Medicado sob efeitos de antibióticos, o oficial continua internado no HPM; sem infecções, com quadro estável e lúcido.


Fonte: Ascom PM/SE

QUEM FAZ GREVE?

Por certo com boas intenções, em busca do ideal de ordem e progresso do país, os constituintes e legisladores elaboraram para o Brasil um regramento jurídico que, entre outros tantos assuntos, trata sobre movimentos grevistas e a preservação da ordem pública. Ordens judiciais foram feitas para serem cumpridas, a bem do Estado Democrático de Direito, e à medida que não cabe legalmente a policiais militares desobedecê-las, há de se ter um momento oportuno para refletir sobre elas. Este pode ser um local para pensar sobre o atual quadro de greves em diferentes regiões do país e suas implicações em maior escala.

É mais do que previsível a rotina de decretação de ilegalidade de diversas categorias por parte do Judiciário, talvez por cumprirem cegamente o que está escrito nos Códigos, ou por ocuparem uma posição distinta das classes que fazem greve na estrutura social. Os movimentos paredistas costumam ser duramente criticados por políticos da situação, e às vezes apoiados de modo oportunista pela oposição. Mas, enquanto categoria, alguém já ouviu falar de greves de senadores ou deputados?

No Brasil, há senadores cuja ampla repercussão do escândalo na mídia atualmente dispensa mais delongas sobre suas qualidades. Na Bahia, há situações como a investigação sobre um suposto esquema de pagamento de funcionários fantasmas por parte de um deputado estadual, mesmo estado em que o governante é apontado pela imprensa como o que, disparadamente, mais viaja para o exterior, superando o dobro de dias do segundo colocado. O Judiciário, já citado anteriormente, é palco de práticas como os desconfiáveis supersalários de juízes apontados no Rio de Janeiro.


Não se propõe, com a exemplificação acima, uma generalização apressada, mas sim um esclarecimento da realidade, pois não se tratam de exceções raras, mas sim acontecimentos rotineiros, que a dinâmica da comunicação eventualmente faz crer que sejam fatos isolados, quando muitas vezes são sistematizados e culturais das articulações do poder.

Este país, de economia tão destacada, tem péssimos indicadores sociais e um dos piores índices de distribuição de renda. Não há como ter grandes esperanças no funcionamento dos serviços se grandes empresários enriquecem ao extremo enquanto os trabalhadores são mal remunerados. Sim, os detentores dos meios de produção devem ser ricos, naturalmente, sem que seja à custa da exploração ou sujeição dos trabalhadores a faixas salariais míseras.

Os vultuosos gastos e desperdícios do governo na cúpula contrastam com a eterna justificativa de incapacidade financeira e responsabilidade fiscal para concessão de reajustes respeitáveis a categorias como os professores, essenciais para a construção de uma realidade melhor. A exuberância do empresariado conflita com as justificativas de repasse de custos aos consumidores quando se concede aumento. Cessar a prestação de certos serviços é traumático, mas pode ser uma luz no fim do túnel, um fio de esperança no avanço da justiça social, a passos lentos. “No pain, no gain“.

Fonte: Abordagem Policial (Victor Fonseca)

NOTA: AMESE É SOLIDÁRIA AOS PROFESSORES.

NOTA DE SOLIDARIEDADE E APOIO


A Associação dos Militares do Estado de Sergipe - AMESE, por intermédio de sua diretoria, vem a público, estender os votos de apreço, solidariedade e apoio à luta dos professores da rede estadual de ensino pela campanha que realizam em busca do direito constitucional do recebimento do piso salarial.

Apesar de o governo vir a público tentar desqualificar o movimento pacífico e ordeiro, tentando colocar a sociedade contra os mestres, é de pleno conhecimento de todo o apoio que a população presta a esta categoria historicamente massacrada por todos os governos que passaram.

Crentes de que um estado sério é aquele que valoriza e prioriza a educação, a AMESE coloca-se à disposição do SINTESE, naquilo que for de nosso alcance, para a consecução de suas justas reivindicações.

Atenciosamente,

A Direção.

COMANDO DA PM REGULARIZA PAGAMENTO DE LICENÇA ESPECIAL DOS MILITARES.

A Polícia Militar de Sergipe, através do Comando Geral da Corporação, informa aos interessados que os pagamentos relativos à Licença Especial em atraso, cujos militares encontram-se relacionados nos Boletins Gerais Administrativos de números 10 e 12, serão efetuados no período de maio a agosto de 2012.

Vale ressaltar que o Boletim Geral Administrativo do mês de agosto relacionará a ordem cronológica dos requerimentos dos interessados, de acordo com o registro e confecção pela 1ª Seção do Estado Maior Geral, para a consecução dos pagamentos subsequentes do referido benefício.

O objetivo da decisão é garantir a transparência das ações consoante a nova política administrativa adota pelo Comando-Geral da PMSE, bem como para fins de conhecimento de toda a tropa.

NOVA CORREGEDORIA MILITAR E REGULAMENTO DISCIPLINAR.

O blog foi informado por um policial militar que o chefe do gabinete militar, coronel Carlos Augusto, reuniu toda equipe para debater e analisar os projetos da nova Corregedoria Militar e do regulamento disciplinar para a PM e o CBM enviados a Assembleia. As dúvidas foram tiradas mostrando os avanços e as mudanças.

Comando poderia estender debates por toda tropa

O novo comando da PM poderia estender o debate com toda tropa, ou por batalhão, enviado os militares que tem conhecimento dos projetos ou de outra forma. Seria uma forma do governo mostrar a visão dele das duas propostas.  Inclusive o regulamento militar que foi alterado por outra mensagem governamental.

Fonte: Blog do jornalista Cláudio Nunes.

ADRIANO:CORONEL RESENDE FOI O PIOR COMANDANTE.

Major Adriano classifica coronel Resende como o pior comandante da PM sergipana.

No programa Comércio em Debate desta Terça feira, 29, o apresentador Robson Santana recebeu nos estúdios da rádio Comércio (www.radiocomercio.com.br) o presidente da Associação dos Oficiais Militares da Polícia e Bombeiros, major Adriano Reis, para falar sobre o projeto encaminhado à Assembleia Legislativa para um novo Código de Disciplina e sobre a Lei de Organização Básica, LOB. O Major afirmou que foi uma verdadeira surpresa para todos os militares, uma vez que nada foi discutido com a categoria. “No mês de abril fomos tomados de surpresa com esses projetos de lei encaminhados pelo governo se Sergipe para a Assembleia que não nos atende e nem tão pouco melhora a vida da sociedade porque só cria insatisfação” criticou.

Segundo o Major Adriano, a corporação se encontra insatisfeita com o que foi relatado. “Não falamos em aumento salarial, apenas na reformulação da PM, como temos uma corporação totalmente defasada em sua estrutura organizacional, a LOB, que é uma lei de organização básica, serve para isso. Batalhões de trânsito que foram ativados recentemente através de decreto de forma ilegal, deveriam ser feito como a LOB prevê, através da lei, uma lei aprovada em assembleia”.

Para saber quais as propostas que auxiliariam o trabalho da categoria, o apresentador Robson Santana pediu para o presidente da associação destacar os pontos que ele avalia que precisariam ser revistos. Major Adriano foi enfático em dizer que 99% do código é ruim. “Não é que o código tenha tudo de ruim, mas 99% dele é ruim. Se já tinha uma lei maior que disciplina dos crimes não só militares, mas crimes comuns, como você vai pegar um crime e transformar para algo que tenha uma pena bem menor ou seja, o comandante ao invés de instaurar inquérito policial militar pra apurar uma infração que supostamente que possa ser crime, vai abrir um processo administrativo de apuração, que só vai redundar numa punição administrativa”, relatou o major.

Sobre a avaliação das gestões da PM do estado, Major Adriano disse que não tem dúvidas. Ele destacou o nome do ex comandante, Coronel Resende. “Eu não tenho dúvida que o pior foi o coronel Resende. Ele superou negativamente todos os comandantes. Porque um oficial, comandante geral que nunca reuniu o oficialato da Polícia Militar, seu estado maior, que nunca reuniu os coronéis a não ser em uma reunião de comissão de promoção de oficiais, que tinha por obrigação. Tem que reunir a tropa. Tem que passar a mensagem pra ela. Tem que estar perto e mostrar, cobrar, fiscalizar e eu tenho certeza que essa não é só a minha opinião porque nós conversamos com várias pessoas, vários oficiais é uma boca só. No início do comando eu protocolei solicitando ao comandante uma reunião com seus superiores, pelo menos, pra que a gente começasse a discutir problemas estruturais da polícia militar e nada foi feito. Ponto 10 para o novo comandante (Cel. Iunes), já ouviu, já disse pra que veio e estabeleceu metas”, avaliou o major.

O programa Comércio em Debate é transmitido de Segunda a Sexta feira pela rádio Comércio das 12h às 14h.

Por: Mariana Ventura, estagiária de jornalismo, com informações do Comércio em Debate.

Fonte: Faxaju

IRAN BARBOSA DIZ QUE IDENTIFICA TRAÇOS FASCISTA NAS ATITUDES DE MARCELO DÉDA.

Ex deputado federal Iran Barbosa concorda com deputada Ana Lúcia que comparou Marcelo Deda a Hitler.

Dando continuidade ao assunto da greve dos professores da rede estadual de ensino, o programa Jornal da Tarde desta Terça feira, 29, contou com a presença do ex deputado federal e professor Iran Barbosa. Já esteve no programa dirigentes do Sintese, a deputada estadual Ana Lúcia, companheira de partido do governador do estado Marcelo Deda e todos são unânimes em dizer que o desrespeito a lei que garante o piso a categoria pode ser considerado uma afronta por parte do governador. Em sua entrevista ao jornalista e apresentador do programa, Paulo Sousa, o ex deputado colocou que Deda estaria agindo de forma cômoda ao dizer que os professores deveriam reivindicar na justiça seus direitos. “Pode parecer muito cômodo para o governador ficar dizendo pra entrar na justiça porque nós sabemos quais são os prazos dentro da justiça. É um problema principalmente de ordem política, não meramente jurídico. Não compete ao governador definir o momento. É a categoria que de uma forma soberana vai definir como vai atuar na justiça”, garante o professor e ex deputado.

Sobre a afirmação da deputada Ana Lúcia que no programa Jornal da Tarde de ontem disse que “Nem Hitler enfrentou os educadores do jeito que o nosso governo está enfrentando”, Iran Barbosa destacou que como professor da disciplina de história também identifica traços fascistas nas atitudes de Marcelo Deda. “O governo não tem usado de sensibilidade política, inclusive tem utilizado mecanismos que nem governos que sempre foram avaliados como mais autoritários usaram. O que a deputada faz é registrar fatos que estão sucedendo aqui. O governo só exercita o diálogo do não posso, não tenho e não produz nenhuma proposta. Eu como professor de história identifico traços que são muito próximos das práticas nato fascistas”, afirmou Iran Barbosa.

Fonte: Faxaju (Munir Darrage)

terça-feira, 29 de maio de 2012

DIÁRIO OFICIAL PUBLICA LEI QUE CRIA BANCO DE DNA DE CRIMINOSOS.

A lei que cria um banco nacional de DNA para auxiliar na elucidação de crimes violentos foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff e publicada hoje (29) no Diário Oficial da União. A proposta, de autoria do senador Ciro Nogueira (PP-PI), visa a instituir no Brasil uma unidade central de informações genéticas, gerenciada por uma unidade oficial de perícia criminal.

Esse banco de material reúne vestígios humanos como sangue, sêmen, unhas e fios de cabelo deixados em locais de crimes que poderão ser usados pelas autoridades policiais e do Judiciário nas investigações. Também fará parte do banco o material genético de criminosos condenados por violência dolosa, quando há intenção de praticar o crime.

Todos os dados coletados serão sigilosos e os perfis genéticos deverão seguir normas constitucionais e internacionais de direitos humanos. Segundo a lei, as informações obtidas a partir da coincidência de perfis genéticos deverão ser consignadas em laudo feito por perito oficial devidamente habilitado.

Segundo o presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais do Departamento de Polícia Federal (APCF), Hélio Buchmüller, a proposta é uma reivindicação antiga dos peritos criminais federais. “A gente [os peritos criminais] vem orientando setores do governo há oito anos para a criação dessa ferramenta. Temos a possibilidade de implementá-la, mas necessita de amparo legal.”

Atualmente, vários países, como os Estados Unidos, o Canadá, a França, a Alemanha, o Japão e a Austrália, usam banco de dados genéticos como ferramenta em investigações criminais. Para Buchmüller, o Brasil ainda está muito atrasado em relação a isso. “Os principais países do mundo aplicam porque têm a avaliação do bem que essa ferramenta traz. Ela salva vidas, evita que pessoas sejam mortas, estupradas e que pessoas sejam erroneamente acusadas.”

De acordo com o advogado criminalista e ex-diretor do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Alberto Toron, a lei representa um grande avanço, pois permitirá identificar com mais segurança pessoas que praticaram crimes, bem como evitar que inocentes sejam punidos. “Estamos avançando no campo da polícia científica, utilizando avanços tecnológicos para permitir identificar os autores de crimes graves e violentos, e, com isso, minimizar os erros judiciais.”

O prazo para a lei entrar em vigor é 180 dias.

Fonte: Agência Brasil (Daniella Jinkings)

DEPUTADO DIZ QUE GOVERNO VAI EDITAR MEDIDA PROVISÓRIA SOBRE ADICIONAL DE POLICIAIS DE FRONTEIRA.

A presidente Dilma Rousseff deve editar, em 10 dias, uma medida provisória (MP) criando o adicional de fronteira para os policiais que atuam nessas áreas. A informação foi divulgada há pouco pelo deputado Fernando Francischini (PSDB-PR). Ele foi o autor do requerimento para a realização da audiência pública da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, que está ocorrendo nesse momento.

O parlamentar defendeu que, no caso do adicional de fronteira, os policiais lotados na Amazônia Legal e na região Norte tenham um tratamento diferenciado, em razão das difíceis condições de vida e trabalho nessas localidades.

Fernando Francischini também defendeu a criação da Subcomissão Especial de Fronteiras no âmbito da Comissão de Segurança Pública. De acordo com o parlamentar, os integrantes da subcomissão deverão visitar as regiões inóspitas e trazer ao Congresso Nacional informações sobre os policiais que lá estão.

Fonte: Agência Câmara

UNIFICAÇÃO DAS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR SERÁ DISCUTIDA PELA COMISSÃO DE TRABALHO.

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público realizará nesta terça-feira (29) audiência pública sobre a unificação das polícias Civil e Militar.O debate foi proposto pelo deputado Chico Lopes (PCdoB-CE). “As estatísticas dos órgãos de prevenção e repressão não param de revelar o crescimento contínuo da criminalidade no País. Convém lembrar como chegamos à situação atual – o fato de haver duas polícias: uma militar, encarregada do policiamento ostensivo, e outra civil, com atribuições de polícia investigativa”, disse ele.“A proposta da unificação das polícias tem causado muita polêmica, e constantes debates estão sendo realizados entre os profissionais de segurança pública, agentes políticos e a sociedade em geral. Por isso, considero oportuna a realização desta audiência pública”, acrescentou.Foram convidados: - representantes dos ministérios da Justiça e da Defesa; - o secretário de Segurança de São Bernardo do Campo (SP), Benedito Mariano, que é membro do Conselho de Gestores das Guardas Municipais; - o presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia, Ranolfo Vieira Jr.; - o presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais, Joel Malta de Sá.A reunião será realizada às 14h30. O local ainda não foi definido.

Fonte: Agência Câmara

CHOQUE APREENDE MAIS UMA ARMA DE FOGO NO BAIRRO SÃO CONRADO.


Nesta segunda, dia 28, por volta das 20:30 horas, o Ten. Rocha do BPChq informou ao supervisor da unidade, Ten. Nelson Eron, que estava ocorrendo um assalto em um ponto de ônibus nas aproximidades do Orlando Dantas, na Av. Heraclito Rolemberg, Bairro São Conrado, próximo ao supermercado Todo Dia.

Ao chegar no local e efetivar os procedimentos de aboradgem a guarnição localizou na cintura de um menor de 17 anos, um revólver calibre 38, com três munições.

As vítimas se aproximaram do menor apreendido e o reconheceram como autor do assalto. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia Plantonista.


TENTATIVA DE ROUBO A TAXISTA NA EUCLIDES FIGUEIREDO

No mesmo momento, em outro ponto da cidade, a guarnição do tático do BPChq comandada pelo Sgt. Gilvan Silva Santos, durante patrulhamento na Av. General Euclides Figueredo, se deparou com um cidadão de nome Cosme Pereira Santos Filho, 24 anos, que estava custodiado por populares, o qual havia tentado assaltar um taxista de nome Thiago dos Santos Cerqueira de 28 anos, com uma faca.

O Gilvan foi conduzido à Delegacia Plantonista para a lavratura do flagrante.

Fonte:  Blog do Batalhão de Choque

4ª CIA / 1º BPCom APREENDE REVÓLVER COM SUSPEITOS NO BAIRRO SANTA MARIA.

A 4ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Comunitária (4ª Cia/1º BPCom) apreendeu na noite de segunda-feira, 28, um revólver calibre 38 com munições em uma ação desencadeada no bairro Santa Maria, em Aracaju.

A ação aconteceu quando uma guarnição composta pelo sargento Nilson, cabo Araújo e soldado Adrielson realizava policiamento preventivo na localidade e observou uma atitude suspeita por parte de dois homens que estavam em um veículo Chevette.

“A dupla, minutos antes, chegou a anunciar um roubo ao condutor de um ciclomotor que passava pelo local. Ao perceberem a presença da PM, abandonaram o carro e fugiram”, relatou o sargento Nilson.

POLICIAIS MILITARES DO 7º BPM PRENDEM DUPLA ACUSADA DE ROUBAR ESTABELECIMENTO EM RIACHÃO DO DANTAS.

A Polícia Militar de Sergipe, através do 7º Batalhão de Polícia Militar (7º BPM), prendeu, por volta das 11h desta terça-feira, 29, Alberto Alves de Castro, vulgo ‘Rupiado’, e Joseclan Barbosa dos Santos, o ‘Bendenga’, acusados de terem praticado roubo a um estabelecimento comercial no povoado Tanque Novo, município de Riachão do Dantas, distante 99 quilômetros de Aracaju.

Os suspeitos foram detidos no município de Tobias Barreto, quando foram surpreendidos em frente a uma agência do Banese daquele município. Durante a prisão, a polícia apreendeu um revólver calibre 38 com quatro munições que estavam em poder de ‘Bendenga’.

Vale salientar ainda que ambos os acusados são ex-presidiários e que existia mandado de prisão em aberto em desfavor de ‘Rupiado’ pela prática do crime de tráfico de entorpecentes. A dupla e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Tobias Barreto para as providências cabíveis.

“NEM HITLER ENFRENTOU EDUCADORES COMO NOSSO GOVERNO ENFRENTA”, DIZ ANA LÚCIA.

O programa Jornal da Tarde, desta segunda feira (28), abriu espaço para explicações, dúvidas e críticas sobre a greve dos professores da rede estadual de ensino que já dura mais de 40 dias. Hoje pela manhã os professores se retiraram do prédio da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, Seplag, mediante ordem judicial. Participaram do programa o presidente da CUT, professor Dudu, por telefone a deputada estadual e professora Ana Lúcia, que apesar de ser companheira de partido, fez duras críticas ao governador do estado Marcelo Deda e o integrante da direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sergipe, Sintese, Joel Almeida. Todos são unânimes em dizer que o tratamento do governador feriu a categoria porque segundo Joel Almeida, Deda estaria colocando a sociedade contra os professores. Questionado por Paulo Sousa, apresentador do Jornal da Tarde, qual o motivo de o governador dizer para o sindicato entrar na justiça, Joel respondeu que esta é uma forma que Marcelo Deda vem adotando desde o início do seu governo. “O governador adotou uma tática desde o começo, de ir aos meios de comunicação atacar os trabalhadores, isso é uma coisa nova. Por que isso dói pros professores? Porque o governador Marcelo Deda teve a votação dos professores na sua maioria. A lei do reajuste de 22,22% foi julgada constitucional no Supremo Tribunal Federal, STF, e agora pra cumprir a gente vai ter que entrar no STF para que se valha?”, questionou o dirigente.

Já a deputada Ana Lúcia comparou as atitudes do governador com o líder fascista Adolf Hitler. “O companheiro Marcelo Deda tratar os educadores dessa forma, educadores que sempre acreditaram nele? Com clareza nós sabemos que o programa do partido não vai ser implementado num governo de coalizão. O programa é norteador do comportamento dos petistas, um partido que vem e nasce da classe trabalhadora. Ele tem que ter um comportamento de estadista, nem Hitler, um nato fascista, enfrentou os educadores do jeito que o nosso governo está enfrentando. Eu quero lembrar ao companheiro Marcelo Deda que o único governo que botou polícia contra os professores foi o governo de Valadares no processo de transição da ditadura civil e militar. O problema não é na justiça, é executivo”, criticou a deputada.

Nos estúdios, o presidente da CUT, professor Dudu reforçou as críticas ao governo e deixou no ar uma denúncia de que o governador estaria se beneficiando de familiares para enfrentar a classe. “Edson Ulisses é cunhado do governador, então no sorteio pra julgar o pedido de legalidade da greve caiu pra ele. Ele foi lá e votou contra a greve. Coincidentemente o pedido pra desocupar a Seplag caiu pra ele, ele mandou de imediato desocupar, só não desocupamos porque teve uma negociação. Outro pedido já caiu na mão de Cláudio Deda, irmão do governador. A gente achou suspeita essa questão da vinculação política”, afirmou o presidente.

O programa Jornal da Tarde entrou em contato com Secretário de Educação Chico Buchinho para colocar o lado do governo do estado, porém ele marcou com nossa equipe e não compareceu.

O programa Jornal da Tarde é transmitido pela rádio Ilha FM de segunda a sexta feira das 17h às 19h com apresentação de Paulo Sousa.

Fonte: Faxaju (Munir DArrage)

segunda-feira, 28 de maio de 2012

PRESIDENTE DA AMESE É CONVOCADO PARA COMPARECER À COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA PARA DEBATER CÓDIGO DE ÉTICA E LOB DOS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES.

O presidente da AMESE, sargento Jorge Vieira, foi convocado para comparecer à Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe, que tem como presidente do Deputado Capitão Samuel, para debater o Código de Ética e a LOB dos policiais e bombeiros militares.

Confira a convocação abaixo:

COMANDO DA PM TRAÇA NOVAS DIRETRIZES PARA O EXPEDIENTE ADMINISTRATIVO.

O Comando da Polícia Militar, através da subchefia do Estado Maior Geral, realizou uma reunião na manhã desta segunda-feira, 28, com o intuito de pontuar o novo horário de trabalho do serviço administrativo da Polícia Militar para os policiais que trabalham no Quartel do Comando Geral (QCG) da corporação.

Durante a reunião, ficou definido que a partir da segunda-feira, 4 de junho, o horário de trabalho será das 8 às 16h, com dois horários de almoço. A primeira turma irá almoçar das 11 às 12h, enquanto a segunda almoçará das 12 às 13h. Os policiais irão almoçar no próprio restaurante do QCG ou poderão se deslocar para suas residências, desde que seja respeitado o retorno ao horário de serviço no turno vespertino. Em um segundo momento, serão providenciados tíquetes refeição para o efetivo.

“Nossa meta é reduzir 35% do efetivo administrativo e deslocar estes policiais militares para o serviço ostensivo, nas ruas, na atividade fim da corporação. Então esses policiais que atuarão no serviço administrativo não serão utilizados nos serviços de rua, com exceção de festas como Pré-Caju e Eleições”, explicou o coronel Luis Fernando Silveira de Almeida, subchefe do Estado Maior Geral da PM.

A seleção dos policiais militares que permanecem no serviço administrativo e os profissionais que seguem ao serviço ostensivo será realizada pelo chefe imediato de cada policial militar. “O chefe de cada seção do QCG observará a melhor forma de tratar a questão, observando o perfil de cada policial e o trabalho que desempenha junto à instituição”, completou o coronel Luis Fernando.

A breve reunião reforçou o comprometimento de cada policial militar na reestrutura da corporação. “O reerguimento da nossa instituição passa pela vontade de cada um de nós. Então devemos dar o melhor de nós em qualquer que seja a função que estejamos desempenhando na corporação. Nosso objetivo é prestar um bom serviço à sociedade”, finalizou o coronel Luis Fernando, após oferecer espaço para retirada de dúvidas por parte dos cerca de 150 praças [Subtenentes, Sargentos, Cabos e Soldados] presentes na reunião realizada no auditório do QCG.

ENQUANTO UM ASSALTANTE ATIRAVA CONTRA O TENENTE OUTRO DISPARAVA NA SUA MULHER.

O assassinato de Damiana Coroado Mendonça, 28 anos, mulher do tenente da policia militar Mateus da Hora Mendonça, continua repercutindo. Embora o estado de saúde do militar seja estavel, ele encontra-se abatido com a perda da esposa.

O assassinato aconteceu na madrugada do ultimo sábado (26), quando o casal saía de um bar localizado na avenida Francisco Porto, em Aracaju. Por volta das 02:30h, dois elementos tentaram assaltar o veiculo do militar. A informação que tudo teria começado, quando Damiana Mendonça foi até o carro para atender a um telefonema da família. Nesse espaço de tempo, um flanelinha teria visto que dentro do veiculo do casal havia um notbook e a partir daí informado aos dois elementos.

A mulher após efetuar a ligação, retornou para a companhia do marido no bar e logo em seguida, se dirigiram ao veiculo para ir embora. Assim que entraram no carro, um dos elementos que estava do lado do tenente, ao notar que ele estava armado, disparou dois tiros que atingiu o lado esquerdo da cintura escapular e está alojado no osso omoplata. O segundo projétil atingiu a parte superior da região da coxa, tendo transfixado e não ficou alojado. Mesmo ferido gravemente ferido ele conseguiu pegar a sua arma e disparar contra o elemento que acabou morrendo. Enquanto acontecia essa ação do seu lado, o outro marginal que estava do outro lado do carro, efetuou os disparos contra Damiana que recebeu um tiro no pescoço e outro no ouvido. Com o impacto das balas ela caiu no colo do marido, que não notou que ela havia morrido. Esse fato, Mateus Hora só teve conhecimento quando estava no hospital, o que acabou levando o militar ao desespero.

O flanelinha foi detido por policiais militares enquanto o outro elemento foi encaminhado ao HUSE, onde encontra-se internado em estado grave.

A Polícia Militar, através de Boletim Médico expedido na manhã desta segunda-feira (28), pelo Hospital da Polícia Militar (HPM), informa que o tenente Mendonça encontra-se com quadro de saúde estável, sem infecções, lúcido e com lesão muscular. Medicado, o oficial continuará internado no HPM – ainda sem previsão de alta - como forma de prevenção para possíveis infecções.

Fonte:  Faxaju (Munir Darrage)

PM INFORMA SOBRE O ESTADO DE SAÚDE DO TENENTE MENDONÇA.

A Polícia Militar, através de Boletim Médico expedido na manhã desta segunda-feira, 28, pelo Hospital da Polícia Militar (HPM), informa que o tenente Mendonça encontra-se com quadro de saúde estável, sem infecções, lúcido e com lesão muscular. Medicado, o oficial continuará internado no HPM – ainda sem previsão de alta - como forma de prevenção para possíveis infecções.

O oficial da PM foi atingido com arma de fogo em duas partes do corpo: o primeiro projétil acertou o lado esquerdo da cintura escapular e está alojado no osso omoplata. O segundo projétil atingiu a parte superior da região da coxa, tendo transfixado e não ficou alojado.

Escápula ou omoplata

A escápula ou omoplata é um osso grande e chato, localizado na parte superior das costas, que junto com a clavícula forma a cintura escapular, responsável pela união de cada membro superior ao tronco.

CPRv DIVULGA BALANÇO DAS OCORRÊNCIAS ATENDIDAS NO FINAL DE SEMANA.

A Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRv) divulga o balanço das ocorrências atendidas nas rodovias estaduais durante o final de semana, especificamente entre os dias 26 e 27. De acordo com os dados, foram registrados 10 acidentes de trânsito, com sete vítimas lesionadas e três mortes, tendo um total de 14 veículos envolvidos nos acidentes.

Os acidentes foram registrados nas seguintes rodovias:

•SE 050 – município Aracaju – Um registro.

•SE 100 – município de Barra dos Coqueiros – Três registros.

•SE 170 – município de Campo do Brito – Um registro.

•SE 449 – município de Barra dos Coqueiros – Um registro.

•SE 270 – município de Estância – Um registro.

•SE 175 – município de Ribeirópolis – Um registro.

•SE 170 – município de Lagarto – Um registro.

•SE 282 – município de Boquim – Um registro.

O acidente que mais chamou a atenção dos policiais militares rodoviários foi registrado por volta das 14h do domingo, 27, na rodovia SE 175, que interliga os municípios de Ribeirópolis a Nossa Senhora Aparecidas. Na localidade, um veículo ambulância, pertencente à Secretaria de Saúde de Alagoas/Pão de Açúcar, placa NLV-1882, envolveu-se em um acidente do tipo Saída de Pista seguido de Capotamento, resultando em três vítimas lesionadas e três mortes.

BATALHÃO DE CHOQUE APREENDE ARMA DE FOGO NO BAIRRO SANTA MARIA.



A guarnição do Tático Supervisor do Batalhão de Choque, composta pelo 1º Ten. Edson, Cb. Almeida, Cb. Fontes, Sd. Leonardo, encontra-se fazendo patrulhamento nas proximidades do Presídio situado no bairro Santa Maria, no final da manhã deste domingo, dia 27, por volta das 11:30 horas, quando observou a movimentação estranha de um indivíduo que ao perceber a presença da viatura do BPChoque homiziou-se no interior de uma mercearia.

Ao efetuarem a abordagem do indivíduo e suspeitar que o mesmo tinha pendências com a Justiça, interpelaram-no sobre tal fato e este disse que estava no regime semi-aberto respondendo por uma tentativa de homicídio que havia praticado em 2002. Como ele não portava o documento que comprovasse o alegado, os militares o acompanharam até a sua residência para que apresentasse o comprovante de regularidade junto a Justiça.

Quando chegaram na residência identificaram o suspeito como sendo Antônio Soares Bezerra Filho, 29 anos, tendo os policiais do Choque recebido a informação de que havia sido solicitada contra o mesmo a regressão no regime de cumprimento de pena.

Então ao efetuarem uma busca na residência do Antônio Soares, com a autorização deste, encontraram embaixo do colchão da sua cama, um revólver calibre 38, com seis munições intactas, cuja arma encontrava-se com a numeração de séria raspada, além da quantia de R$ 356,00.

Ao ser indagado sobre o armamento encontrado em sua residência, o Antônio Soares confessou ser o proprietário da arma de fogo.

Ato contínuo a guarnição conduziu o envolvido e os materiais apreendidos à Delegacia Plantonista para a lavratura do flagrante.

Fonte: Blog do Batalhão de Choque

CUT QUER SABER QUANTO RECEBE CADA OCUPANTE DE CC NO ESTADO.

Central solicita a Déda nome de empresas beneficiadas com incentivos

O presidente da Central Única dos Trabalhadores em Sergipe (CUT/SE), Rubens Marques, o professor Dudu, ainda espera uma resposta do governo do Estado sobre um ofício que passou às mãos do governador Marcelo Déda (PT), na última segunda-feira, dia 21, solicitando, entre outras informações, quem são, quanto são, onde estão trabalhando e quanto custa ao Estado cada pessoa que está lotada, hoje, em uma das secretarias do governo de Sergipe num Cargo Comissionado (CC). “Considerando os princípios da transparência da administração pública estabelecidas na Constituição do Estado, na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei da Transparência”, explica Dudu.

No ofício, datado de 16 de maio de 2012, e encaminhado ao próprio governador, a CUT solicita também a receita corrente líquida do Estado tanto no período de janeiro de 2011 a dezembro de 2011, quanto no período de Janeiro 2012 e Abril de 2012). “Solicitamos o total de incentivos fiscais e no nome das empresas beneficiárias, bem como o valor dos benefícios concedidos no período de 2011 a dezembro de 2011 e no período de janeiro de 2012 a Abril de 2012”, explicou Dudu.

A CUT quer passar o “pente fino” também em todos os servidores que não são CC´s. Sejam ativos, inativos ou pensionistas. “Solicitamos o total de servidores inativos e pensionistas de outros Poderes do Estado de Sergipe não cobertos por recursos vinculados e que entram no cálculo do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal por Poder, no período de janeiro de 2011 a dezembro de 2011 e no período de janeiro 2012 a abril de 2012”, detalhou.

Dudu disse que a CUT requereu ainda o valor despendido pelo Estado com o pagamento da Previdência referente aos Cargos em Comissão Especial, símbolo CCE, do Poder Executivo do Estado de Sergipe. E o total de servidores inativos e pensionistas não cobertos por recursos vinculados e que entram no cálculo do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. Isso por secretaria no período de janeiro de 2011 a dezembro de 2011 e no período de janeiro de 2012 a abril de 2012.



Vejas as considerações da CUT para justificar ofício enviado a Déda

Considerando as informações que consta do Relatório do 3º Quadrimestre de Gestão Fiscal do Estado de Sergipe no ano de 2011 que apresenta um comprometimento de 46,89% da Receita Corrente Líquida com o Gasto de Pessoal;

Considerando que esse relatório de gestão fiscal vem sendo utilizado pelo Governo do Estado para inviabilizar as negociações salariais dos servidores com o Governo, inclusive com ações desse Governo, pedindo ilegalidade das greves junto ao judiciário;

Considerando que as Receitas do Estado de Sergipe teve aumento considerável no primeiro quadrimestre 2012, situação que deveria o Governo ter outra postura frente as negociações salariais com os servidores do Estado: servidores de administração geral, do IPES, da saúde, do Detran, professores, entre outros;

Considerando que o gasto total de pessoal em 2011 foi de R$ 3,3 bilhões de reais, e que o gasto com Servidores Ativos foi de R$ 2,3 bilhões e R$ 1 bilhão de reais com servidores Inativos e Pensionistas;

Considerando que vossa excelência anunciou um corte de 1,3 bilhões no orçamento do Estado;

Considerando ainda que o gasto com Servidores Inativos e Pensionistas com Recursos Vinculados foi de 1 bilhão de reais e;

Fonte: F5 News (Joedson Telles)

sábado, 26 de maio de 2012

TENENTE É FERIDO APÓS REAGIR À TENTATIVA DE ASSALTO.

Esposa do tenente que também foi baleada veio a óbito

Damiana Coroado, esposa do tenente, foi atingida pelos disparos e faleceu no local (Foto: Facebook)

Na madrugada deste sábado, 26, por volta das 2h30, o tenente Mateus Mendonça e sua esposa, identificada como Damiana Coroado Mendonça, 28 anos, foram baleados em uma tentativa de assalto nas proximidades da Avenida Francisco Porto, zona sul da capital. De acordo com informações da Delegacia Plantonista, o tenente está internado em um hospital e a sua esposa, que não resistiu aos ferimentos, faleceu no local.

Assim que saiu de um restaurante da localidade, já dentro do carro, na rua Francisco Portugal, o casal foi surpreendido pela ação dos bandidos que os cercaram pelo lado do motorista e do carona. O tenente reagiu ao assalto e na troca de tiros, foi ferido nas costas e na perna, enquanto sua esposa foi atingida no pescoço e no ouvido.

Uma testemunha, que preferiu não se identificar, comentou que os tiros assustaram os moradores e os clientes dos bares da localidade. "Durante a madrugada, ouvi os tiros e saí assustada para ver o que tinha acontecido. Quando cheguei lá, vi a aflição do tenente que gritava desesperadamente por socorro", conta.

Ainda de acordo com a testemunha, um dos bandidos saiu andando, enquanto o outro, foi pedir ajuda em um bar informando que tinha sido assaltado. "Confusos com a situação, as pessoas chamaram o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) que prestou os primeiros socorros ao homem no local", descreve.

Segundo informações da Plantonista, um dos assaltantes, identificado como Allan Santos, foi atingido com um tiro na boca e permanece internado no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). O outro, ainda não identificado, foi capturado horas depois por policiais da Rádio Patrulha (RP) no conjunto João Alves, em Nossa Senhora do Socorro.

Fonte: Infonet (Verlane Estácio e Aisla Vasconcelos)

Nota do Blog: Todos que fazem a AMESE gostaríamos de expressar nossos votos de pêsames à família do Tenente Mendonça pela perda da sua esposa Damiana, rogando a Deus que receba a sua alma no paraíso celestial e que possa dar o devido conforto a todos os familiares e amigos por tamanha perda.

CORONEL IUNES EXPLICA NOVAS MEDIDAS PARA MELHORAR A SEGURANÇA EM ARACAJU.

No programa Jornal da Tarde desta sexta-feira (25), o jornalista e apresentador Paulo Sousa conversou com o novo comandante da Polícia Militar, Coronel Maurício Iunes. O primeiro questionamento feito por um ouvinte foi sobre o policiamento na área central de Aracaju, um problema antigo onde comerciantes reclamam de constantes assaltos e arrombamentos. Para o Cel. Iunes o grande problema para solucionar este caso é o efetivo da polícia militar. O Coronel destacou também a importância de fazer o Boletim de Ocorrência em casos de delitos para facilitar o trabalho da polícia. “O efetivo é pouco. A melhor forma que nós temos pra essa demanda, que surgiu com o aumento do número de ocorrências é a população entender a importância que é fazer o boletim de Ocorrência, fazer o registro policial seja em qualquer esfera. Seja através da solicitação no 190,seja através do B.O. na delegacia. O que nós temos a traçar se chama mancha criminal. Então o crime é dinâmico,evidentemente pelo nosso espaço territorial pela população existente nós não teremos condições de manter um policial em cada esquina e a criminalidade procura se localizar aonde não existe o policial. A gente sempre recomenda que as pessoas façam sim o boletim de ocorrência, o registro do fato ocorrido porque aquilo pra nós traça uma mancha criminal e é nessa mancha criminal que nós trabalhamos” registrou o coronel.

Como nova medida para intensificar o policiamento no centro de Aracaju, o comandante reforçou a idéia das câmeras de segurança que auxiliam o trabalho dos PMs e disse que a idéia inicial é enxugar o administrativo para colocar mais policiais nas ruas. Segundo Maurício Iunes há uma perspectiva de 600 novos policiais à disposição e após a entrada dos mesmos, essa ação vai poder ser realizada. “O que eu irei fazer junto com o estado maior é reduzir o administrativo, só teremos dois expedientes e a partir da próxima semana, acredito que já estaremos implementando a dupla jornada. Porque nós temos várias outras atividades de ordem administrativa que precisam ser mantidas até pra que a estrutura possa funcionar o que vamos fazer é o enxugamento naquela especialização. Há uma perspectiva de 600 policiais militares, quando no ingresso desses policiais a gente possa fazer essa relocação de acordo com as necessidades”,enfatiza Iunes.

TAXISTAS

Quando perguntado sobre a segurança para taxistas da capital, sobre a fiscalização da saída da cidade em direção a Barra dos Coqueiros, e a promoção atrasada de praças, o coronel colocou que o problema no tocante ao município de Barra dos Coqueiros é simples e assim passará a atender a todos. Segundo ele todas as unidades devem fazer abordagem e isso será um padrão adotado, quanto à promoção de praças, Cel. Iunes deixou claro que a legislação tem uma “vírgula”: “Sobre promoção de praças a legislação diz que haverá promoção de praças, só que ela tem uma vírgula, quando houver vagas”.

TOLERÂNCIA ZERO

A respeito do movimento Tolerância Zero, o coronel foi curto:“Eu não posso fazer um parecer que já existe. Existe um procedimento ele foi instaurado e foi dada uma solução. Os ritos que ele vai seguir são os ritos da legislação que será apresentado evidentemente pelo advogado agora o que está decidido, o que foi escrito não me cabe julgamento algum nesse fato até porque é inerente ao comando anterior eu só faço agora dar o rito que necessito ao caso”.

O Programa Jornal da Tarde é transmitido de Segunda a Sexta-Feira das 17h às 19hpela rádio Ilha FM, apresentação: Paulo Sousa.

Com informações do Jornal da Tarde

Fonte: Faxaju

MILITARES APROVAM AÇÕES DE IUNES NA PM.

Os membros das Associações Unidas da Polícia Militar se reuniram na manhã deste sábado (26), em assembleia da categoria para avaliar as ações do comando da PM nesses primeiros dias de atuação do novo comandante, coronel Maurício Iunes.

Segundo o sargento reformado Jorge Vieira, presidente da Associação dos Militares de Sergipe (Amese), as ações de Iunes estão surtindo um efeito positivo na tropa. "O comandante é um oficial que toda a corporação gosta e admira o trabalho. As ações que o coronel Iunes tomou como providências imediatas nos deixaram muito felizes".

Coronel Iunes já está reintegrando aos quadros do policiamento ostensivo da corporação, policiais que estavam em desvio de função, aumentando o número de policiais nas ruas. Também está desenvolvendo os pagamentos das licenças especiais dos militares, obtidas pelos PMs a cada dez anos de serviço. Também já foram destinados recursos para o pagamento das gratificações pendentes e dos fardamentos de cabos e soldados. Allém disso, o comando está desenvolvendo diálogo com as associações.

Para o major Adriano Reis, presidente da Associação dos Oficiais Militares de Sergipe (Assomise), o coronel Iunes está com uma atuação surpeendente nesses primeiros dias.

"O comandante Iunes está agindo como sempre procedeu, como um homem que se posiciona ao lado da tropa e que se preocupa com os policiais militares. Esses dez dias de comando de Iunes já surtem efeito muito mais positivo que muitas gestões de outros comandantes.", comentou.

Fonte: F5 News (Márcio Rocha)

POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES SE REÚNEM EM ASSEMBLÉIA.

Assembleia foi realizada no Clube dos Oficiais na Farolândia

PM's e BM's se reuniram no Clube dos Oficiais (Fotos: Portal Infonet)

Policiais e bombeiros militares integrantes das Associações Unidas (Assomise) se reuniram na manhã desta sábado, 26, no Clube dos Oficiais, para deliberar sobre os passos do movimento que luta por melhores condições de trabalho para categoria. Em conversa com o Portal Infonet, o presidente da Associação dos Militares do Estado de Sergipe (Amese), Sargento Vieira falou sobre a reunião entre os PM’S e o comandante geral, Maurício Iunes.

“O Comandante Maurício Iunes nos recebeu e se mostrou disposto a ouvir os problemas e reivindicações da corporação. A partir de então, em conversa com ele, fizemos questão de ressaltar alguns pontos que merecem atenção do comando, pois o que queremos é colaborar e mostrar que nossa intenção não é fazer guerrilha, é lutar por um comando justo”, explica Vieira.

De acordo com o Sargento Vieira, entre as reivindicações, está a revisão da carga horária, a inclusão do ticket alimentação, exigência de nível superior para ingresso na corporação, modernização do efetivo, combate ao desvio de função e revisão do código de ética.

Presidente da Amese, Sargento Vieira

“O comandante já prometeu que o pagamento das licenças especiais atrasadas e as gratificações dos eventos serão regularizado , o que pra nós representa uma conquista. Quanto ao Código de Ética, deixamos claro que não somos contra. Na verdade, somos à favor dele, mas exigimos que seja constitucional e justo”, completa o Sargento Vieira.

Fonte: Infonet (Verlane Estácio e Aisla Vasconcelos)

A AMESE PARABENIZA A ASSOMISE PELA POSTURA DE LUTA EM PROL DA CLASSE MILITAR.

A AMESE, através dos seus dirigentes, sargentos Vieira e Edgard, parabeniza a postura da ASSOMISE, que tem à frente o major Adriano Reis, pela postura de luta em prol de melhorias para a classe militar.

Nossa classe precisa cada vez mais de pessoas abnegadas que tenham coragem de fazer com que as reivindicações dos militares sergipanos sejam ouvidas, como é o caso dos sargentos Vieira e Edgard, além do major Adriano.

BANDIDOS MATAM MULHER DE TENENTE DA PM.

Criminosos continuam aterrorizando a população sergipana. Na noite desta sexta-feira (25), mais uma pessoa morreu, vitima de assassinato cometido por marginais ao tentarem assaltar o bar Boteco do Carioca, localizado na avenida Francisco Porto.

As informações que se tem até o momento é que dois elementos armados tentaram assaltar o bar. No momento da abordagem dos marginais o tenente da policia militar Mendonça, que se encontrava no local, acabou reagindo ao assalto. Houve trocas de tiros onde os marginais acabaram matando a mulher do tenente, identificada como Damiana Coroado Mendonça, 28 anos. Durante a troca de tiros, um dos elementos foi atingido e morreu no local, enquanto o outro também foi atingido e encontra-se hospitalizado no Hospital de Urgência de Sergipe.

O tenente Mendonça, ao tomar conhecimento de que sua mulher havia morrido, entrou em estado de choque e encontra-se internado no hospital São Lucas, em Aracaju.

A policia esteve no local e conseguiu deter um flanelinha que trabalha na região, sob a suspeita de ser o informante da dupla de marginais. Ele encontra-se recolhido na delegacia plantonista.

Fonte: Faxaju (Munir Darrage)

ESPOSA DE TENENTE PM É ASSASSINADA EM TROCA DE TIROS.

Ao transitar pela avenida Francisco Porto, saindo de um barzinho na noite da última sexta-feira (25), o tenente PM Mendonça, da 3a. Companhia do 1o. Batalhão, foi vítima de uma tentativa de assalto, juntamente com a esposa.

Dois homens em uma motocicleta Honda de cor preta abordaram o casal e anunciaram o assalto. O militar reagiu e atirou contra os meliantes. Informações de populares indicam que há um rastro de sangue no sentido em que os assaltantes fugiram. Um dos elementos está preso e internado no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE).

O tenente sofreu ferimentos, foi socorrido e levado para o Hospital São Lucas e não corre risco de morte. A esposa do militar, Damiana Coroado Mendonça, de 28 anos, não resistiu aos ferimentos provocados pelos tiros e morreu. Há poucos instantes, o militar recebeu a notícia do falecimento. e ficou em estado de choque. Os pais de Damiana residem em Brasilia e já foram comunicados.

Um "flanelinha" foi detido pela polícia para averiguações, sob suspeita de ter facilitado a execução do crime, ao passar informações aos assaltantes. O comandante da PM, coronel Mauricio Iunes, ainda não se pronunciou sobre o caso.

Fonte: F5 News (Márcio Rocha)

ATÉ QUE ENFIM ALGUÉM ESTÁ COMEÇANDO A ESCUTAR A TROPA!

CPRv INTENSIFICA POLICIAMENTO OSTENSIVO NA RODOVIA DAS INDÚSTRIAS (SE 090)



Nesta sexta-feira (25), a Polícia Militar, através da Companhia de Polícia Rodoviária Estadual, deslocou a operação COMANDOS para o município de Nossa Senhora do Socorro. O objetivo foi intensificar as abordagens aos veículos que circulam pela rodovia Walter Franco (SE 090), conhecida popularmente como rodovia Das Indústrias.

A rodovia interliga a sede do município de N. S. do Socorro ao seu Parque Industrial e a diversos conjuntos habitacionais, recebendo diariamente um grande fluxo de veículos de carga e passeio.

Durante a operação os policiais militares rodoviários abordaram 145 veículos, dos quais 15 foram autuados por diversas infrações como: Película no para-brisa, licenciamento vencido, ultrapassagem em faixa continua e condutor sem possuir habilitação.

A equipe COMANDOS utilizou o mais novo instrumento de trabalho da CPRv, o Medidor de Transmitância Luminosa. Nos veículos que foram fiscalizados com o uso do aparelho, foi verificado que a película aplicada no para-brisa somente deixava passar entre 20% e 40% de luminosidade, onde o permitido pela legislação de trânsito e deixar passar 75% de luminosidade.

Para o Subcomandante da CPRv Tenente Silveira, o condutor que coloca película no para-brisa, fora das especificações, esta colocando em risco a sua vida e a dos demais usuários das rodovias. “Durante a noite e em tempo chuvoso, principalmente nas rodovias que geralmente possuem pouca ou nenhuma iluminação, o condutor tem baixa visibilidade do que ocorre ao seu redor, prejudicando dessa maneira as manobras, podendo se envolver em acidente de grandes proporções”. A CPRv estará utilizando da nova ferramenta de trabalho em suas operações.

O condutor que insisti em trafegar com o seu veículo com película fora da permitida pela Legislação de trânsito, recebe uma multa no valor de R$ 127,69 reais, perde cinco pontos na CNH e tem seu veículo retido para regularização.

BOMBEIROS COMBATEM FOGO EM VEÍCULO.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Sergipe foi acionada no início da tarde desta sexta-feira, 25, através do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), para atender uma ocorrência de incêndio em veículo na avenida Tancredo Neves, em Aracaju.

Os bombeiros chegaram ao local e conseguiram controlar as chamas, evitando maiores problemas. Não houve registro de feridos. Durante a operação foi utilizado um veículo de emergência misto, com especificações para salvamento e combate à incêndio.

CHOQUE APREENDE MENOR INFRATOR NAS IMEDIAÇÕES DO MERCADO ALBANO FRANCO COM 20 PEDRAS DE CRACK.

Policiais Militares do Choque estavam realizando patrulhamento nas imediações do mercado Albano Franco, na tarde desta sexta-feira, dia 25, quando observaram um jovem em um bar, o qual ao observar a chegada dos militares, ficou assustado e desconfiado.

Então os policiais resolveram abordá-lo, identificando como sendo um menor de 17 anos, encontrando em poder do mesmo, escondidas na cueca, 20 pedras de crack e a quantia de R$ 11,50.

O menor foi apreendido e encaminhado à Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente, juntamente com a droga e a quantia apreendida para a adoção das devidas providências.


OUTRA OCORRÊNCIA:  POLICIAIS DO BATALHÃO DE CHOQUE PRENDEM SUPOSTO TRAFICANTE NO MERCADO ALBANO FRANCO.

Nesta sexta-feira, 25, por volta das 14 horas, policiais do Batalhão de Choque comandados pelo Sgt. Fábio Alessandro encontravam-se realizando patrulhamento ostensivo no mercado Albano Franco, no Centro da Capital, quando perceberam um homem em atitude suspeita.

Ao efetuarem a abordagem, constataram se tratar de Gemilson Luiz dos Santos, 29 anos, encontrando em poder do mesmo 9 pedras de crack, que estavam acondicionadas numa caixa de fósforo, além da quantia de R$ 229,90, sendo R$ 6,90 em moedas e R$ 223,00 em cédulas.

Ao ser indagado pelos militares acerca da quantia apreendida em seu poder, o Gemilson informou que era proveniente da venda de drogas.

A ocorrência foi conduzida ao DENARC para a lavratura do flagrante.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

UMA HOMENAGEM DA AMESE AO JORNALISTA AMIGO DA CLASSE MILITAR, MUNIR DARRAGE, DO PORTAL FAXAJU.

Arte do grande chargista Clécio Barroso

PARANÁ TEM A SEGUNDA MAIOR REMUNERAÇÃO PARA AGENTES NA ÁREA DE SEGURANÇA NO PAÍS.

O governador em exercício Flávio Arns sancionou nesta quinta-feira (24/05) as três leis que regulamentam o pagamento por subsídio da remuneração mensal de servidores da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Científica.

De acordo com o Flávio Arns, a sanção é o resultado de um amplo diálogo do governo com as categorias policiais para a construção de uma boa solução para melhorar a remuneração dos profissionais de segurança pública.

Com a medida, o Paraná tem a segunda maior remuneração para agentes da área de segurança no País, atrás apenas do Distrito Federal, onde as forças policiais são pagas pela União.

As tabelas de subsídio entram em vigor a partir deste mês de maio e já adicionam o reajuste salarial de 5,1% concedido para todos os servidores públicos do Estado, além de ganhos reais.

As medidas incorporam o salário-base e todas as gratificações em uma parcela única. Além disso, estabelece novas tabelas progressão e evolução salarial que atendem às peculiaridades de cada carreira.

O secretário de Administração e Previdência, Jorge de Bem, disse que as categorias policiais no Estado tiveram um ganho substancial na remuneração salarial. “O mérito das leis foi corrigir defasagens históricas nas classes policias e garantir o cálculo da aposentadoria com base no novo valor do subsídio”, disse.

Os valores da nova forma de remuneração dos policiais paranaenses foram estabelecidos em discussões técnicas, que levaram a acordos com profissionais de cada área. As novas tabelas reduzem diferenças interníveis e interclasses e preservam as especificidades entre as categorias policiais.

Arns também sancionou a lei que determina a criação da função privativa da polícia, define também a forma de remuneração para os profissionais que ocupam cargos de direção, assessoramento e chefias em suas corporações.

POLÍCIA CIVIL – A remuneração dos policias civis será reajustada em duas etapas. A primeira será concedida neste mês, junto com os demais reajustes dos servidores da segurança pública, e outra parcela terá vencimento a partir de janeiro de 2013. A diretora de Recursos Humanos da secretaria da Administração, Solange Mattiello, disse que esta medida foi adotada em razão da grande defasagem que a classe tem em relação a outros Estados.

Veja abaixo como ficou a remuneração de ingresso de diversas categorias de policiais com a implantação do regime de subsídio (valores de ingresso).

Tabela de remuneração (com o subsídio)

Polícia Militar

Soldado 1º classe – R$ 3.225,99

Subtenente – R$ 5.484,18

Polícia Civil

Delegado – R$ 13.831,10

Investigador 5º classe – R$ 4.020,05 / R$ 4.502,45 (a partir de 2013)

Escrivão 4º classe e Papiloscopista 4º classe – R$ 4.221,05 / R$ 4.727,57 (a partir de 2013)

Polícia Científica

Perito Oficial – R$ 7.749,98

Agente Auxiliar da Perícia – R$ 2.441,34

Tabela de remuneração (antes do subsídio)

Polícia Militar

Soldado 1º classe – R$ 2.438,39

Subtenente – R$ 3.600,77

Polícia Civil

Delegado – R$ 11.378,88

Investigador 5º classe – R$ 2.703,83

Escrivão 4º classe e Papiloscopista 4º classe – R$ 2.856,92

Polícia Científica

Perito Oficial – R$ 5.353,87

Agente Auxiliar da Perícia – R$ 1.461,31

Fonte: Bem Paraná e policialbr

CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO CONTINUA INVESTIGANDO DIÁRIAS PAGAS A POLÍCIA CIVIL.

Relatório de diárias deveria ter sido enviados pela CGE à SSP

O relatório com a investigação feita pela Controladoria Geral do Estado (CGE) do pagamento indevido das diárias a policiais civis continua sem definição. Enquanto a CGE informa que encaminhou à Secretaria de Segurança Pública (SSP) o relatório conclusivo do caso, a SSP afirma que recebeu somente dois ofícios referentes ao pagamento de horas extras.

De acordo com sua assessoria da CGE, os relatórios da auditoria com análise dos pagamentos, supostamente indevido, de diárias aos policiais civis foram entregues à SSP.

Já a assessoria de comunicação da SSP infoma que o relatório recebido é referente as horas extras prestadas por servidores (policiais civis). Elas teriam sido oriundas do baixo efetivo da polícia civil e da necessidade de operações e ações em horários extraordinários.

De acordo com o assessor de comunicação da SSP, Lucas Rosário, a CGE apenas enviou à secretaria dois ofícios, de número 066/2012 e 067/2012, referentes ao pagamento de horas extras. Questionado sobre o pagamento das diárias, que também teriam sido indevidas, o assessor explica que o relatório não foi encaminhado à SSP. Entretanto, garante que se comprovado quaisquer tipo de irregularidade, sanções serão tomadas. “Assim que recebermos o relatório e ficar comprovado que houve irregularidades no pagamento de diárias, a SSP tomará as medidas administrativas. Já o policial deverá devolver o dinheiro que recebeu irregularmente”, garante.

Nota

A SSP informa que atualmente existe um déficit de 500 servidores e em nota justifica o pagamento das horas extras. Leia abaixo texto na íntegra:

“A primeira causa justificadora das horas extras, qual seja, o baixo número de policiais civis, revela-se irredarguível quando constatamos a existência de déficit de 500 (quinhentos) servidores, incluindo tanto agentes quanto escrivães. Em razão dessa defasagem, só passível de ser solucionada por meio de um concurso público, há uma sobrecarga de trabalho que é necessária à manutenção de setores e de ações fundamentais à Segurança Pública, a exemplo da Delegacia Plantonista, do COPE, da Dipol e dos plantões aos finais de semana no Interior do Estado.

Já a segunda causa advém, em parte, da primeira, vez que não havendo servidores em número suficiente na nossa Instituição, equipes que deveriam se ater essencialmente a operações especiais e específicas, em horários normais, acabam tendo que cumular, em razão da necessidade do serviço, exercício regular e extraordinário sob pena de frustrar muitas ações essenciais à deflagração de prisões em flagrante, busca e apreensão, cumprimento de mandados de prisão e demais atos inafastavelmente inerentes à manutenção da Segurança Pública”. (sic)

CGE

Em janeiro deste ano, o site da Transparência Sergipe revelou dados a respeito dos pagamentos de diárias a servidores da Polícia Civil. Irregularidades em repasse de dinheiro referente a diárias já culminou com condenação do ex-comandante da Polícia Militar, coronel Hélio Silva.

A equipe de jornalismo do Portal Infonet continua à disposição da CGE para os devidos esclarecimentos sobre o relatório das diárias.

Fonte: Infonet

ATENÇÃO MILITARES SERGIPANOS PARA ASSEMBLÉIA GERAL AMANHÃ, DIA 26.

Convidamos a todos os policiais e bombeiros militares que estiverem de folga, para comparecerem na sede da ASSOMISE (Associação dos Oficiais), neste sábado às 10 horas, onde haverá uma assembléia geral das Associações Unidas.

A ASSOMISE fica situada na Rua Tenente Aragão, nº 50, Bairro Farolândia (Clube dos Oficiais).

COMANDO DA PM RECEBE VISITA DA EQUIPE DE REPORTAGEM DA BAND.


O comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Sergipe, coronel Maurício Iunes, recebeu, na tarde deste sábado, 19, a visita da equipe de reportagem do programa Brasil Urgente Bahia, vinculada à TV Band Bahia. O objetivo foi acertar os últimos ajustes para a gravação do programa televisivo, que abordará a atuação da Polícia Militar, reassaltando o trabalho ostensivo operacional da tropa sergipana em pontos estratégicos da Grande Aracaju.

A equipe estará composta por três profissionais de imprensa: o jornalista Usiel Bueno, apresentador e repórter do programa; o cinegrafista José Mário Souza e o diretor de jornalismo Ramon Margiolle. O grupo terá o apoio de uma guarnição da Companhia de Polícia de Radiopatrulha (CPRp), comandada pelo cabo PM Amintas Oliveira, com vasta experiência no jornalismo policial sergipano. O militar conduzirá os profissionais nas operações de rua ao longo deste sábado e no domingo, período em que acontecem as gravações.


“Acreditamos que este é um novo momento para a segurança pública de Sergipe, a partir da posse do novo comandante-geral, que tem um perfil combativo reconhecido no Brasil, inclusive no Estado da Bahia. A Corporação, os policiais, a imprensa e a sociedade sergipana ganham muito com o trabalho do coronel Iunes, de prevenção e repressão à criminalidade, em especial ao tráfico de drogas e assalto a bancos”, avaliou o apresentador Usiel Bueno.

O coronel já era conhecido da equipe de jornalismo em virtude da gravação anterior de uma matéria sobre o trabalho do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Secretaria de Estado da Segurança Pública em Sergipe, ocasião na qual o comandante da PM era o coordenador geral do GTA. Satisfeitos com o resultado, os jornalistas sentiram-se motivados a entrevistar o novo comandante, questionar sobre as expectativas deste e mostrar novamente o trabalho da Polícia Militar nas ruas, identificando a atuação especifica de cada unidade operacional.


“Esperamos mais uma vez contar com a parceria e o apoio da tropa, que sempre nos recebe com muita atenção e profissionalismo”, destacou Usiel Bueno, que vem pela sétima vez gravar em Sergipe. Para o comandante geral, esta é uma oportunidade de o Brasil conhecer melhor o trabalho dos policiais militares sergipanos. Ele destacou a possibilidade de incremento do efetivo e a modernização da aparelhagem utilizada pelos policiais do serviço ostensivo.

“Sergipe tem uma polícia preparada no contexto nacional e é importante frisar àqueles que possuem conduta criminosa e pretendem migrar para o nosso Estado que aqui existe uma polícia com equipamentos modernos e homens prontos para combater a criminalidade. Estamos investindo cada vez mais na aquisição de equipamentos com tecnologia de ponta, os quais auxiliarão na identificação do local do crime e na intervenção rápida da polícia ao suspeito do delito”, enfatizou coronel Iunes.

Na oportunidade, o comandante sinalizou a pretensão do governador Marcelo Déda em realizar, até o final de sua gestão, concursos públicos para o provimento de 1800 vagas para o quadro de soldado combatente da Polícia Militar.


Presenças

Além da presença da equipe de reportagem da TV Band Bahia, o encontro teve as presenças do chefe da 5ª Seção do Estado Maior, tenente-coronel Marcony Cabral Santos, do coordenador geral do Grupamento Tático Aéreo, major Fernando, e do cabo Amintas Oliveira, da Companhia de Radiopatrulha.

Fonte: PMSE