O deputado estadual Capitão Samuel (PSL/SE), ocupou a tribuna do legislativo na manha desta quarta-feira (13), para fazer um comparativo em relação aos eventos ocorridos nos últimos dias e exemplificou que um evento que antes era permitido o TAC – Termo de Ajustamento de Conduta que dava a liberdade do organizador do evento de contratar e pagar a hora extra dos policiais militares de folga agora não, mas, poderá acontecer e que apenas irão participar do evento, policiais militares que estiverem em sua escala ordinária de serviço.
Samuel explica que “no último evento de Fabiano oliveira, por exemplo, num show do Chiclete com Banana e Pablo, nós tínhamos lá trabalhando 80 policiais militares ganhando pelo TAC àquela hora extra que eles estavam trabalhando, nos próximos eventos que forem organizados dessa forma nós teremos apenas o policiamento normal, em uma viatura apenas. Ai me chamou a atenção também a palavra do comandante Iunes hoje pela manhã que disse que todos os eventos acobertados pela GRAE –Gratificação por Atuação em Eventos será garantido o policiamento no local porque o Governo irá pagar através de GRAE essa extra, chamou muito a minha atenção esse detalhe que o comandante falou, por que eventos particulares não estão previsto de forma alguma pagamento de GRAE, nem em eventos de arrastões que acontecem em diversas cidades do interior do Estado, esses eventos não estão previstos e esses arrastões serão cancelados”, declarou o deputado.
Segundo informações passadas por um policial militar, esta semana o estado realizará 17 eventos dentro dos padrões citados acima, os famosos arrastões que estão preocupando o deputado Samuel Barreto. “Esses 17 eventos ou serão cancelados por motivo de segurança, ou esses eventos terão apenas uma viatura e dois soldados para dá segurança a população”, alertou o deputado.
Para Samuel Barreto o Ministério Público deve responsabilizar alguém por todo “esse caos que hoje vive a Segurança Pública do Estado de Sergipe e que não pode continuar tratando assunto sério com tanto descaso”.
Outro ponto abordado pelo parlamentar foi sobre o TAC -Termo de Ajustamento de Conduta do Ministério Público Estadual que provocou várias opiniões diferentes entre imprensa e sociedade e a postura do comandante da Polícia Militar coronel Maurício Iunes. “Hoje pela manhã eu ouvi o comandante da PM num esforço de super-homem tentando explicar e dá tranqüilidade a população sergipana em relação a esta situação, está de parabéns o coronel Iunes por estar fazendo isso, inclusive já demonstrando ações num esforço dentro da própria corporação conseguiu enxugar do administrativo da corporação fato este que eu já vinha dizendo que poderia ser feito e o coronel Iunes conseguiu fazer e dentro da corporação conseguiu tirar 120 homens do administrativo e colocar nas ruas para servir à sociedade, temos que parabenizar esse esforço do coronel Iunes”, afirmou o deputado.
Samuel Barreto disse ainda que essa postura deve ser adotada sim no sentido de reverter o atual quadro vicioso implantado no sistema de segurança pública do Estado, o deputado lembra ainda que no ano passado uma medida como esta hoje tomada pelo atual comandante da PM sugestionada pelo parlamentar que militares saíram dos muros dos presídios e voltaram para as ruas prestando o seu verdadeiro papel constitucional. “Outra coisa que eu havia falado no ano passado, nós conseguimos tirar antes mesmo que eu chegasse a esta Casa metade dos policiais militares que serviam o sistema prisional, ficaram alguns lá, nós cobramos isso. Qual o trabalhador que deve estar no sistema prisional? os agentes prisionais”, disse Samuel Barreto.
Ainda durante o pronunciamento, Samuel Barreto agradeceu o convite feito pelo Sintese – Sindicato para participar do manifesto realizado ontem pela manhã pela categoria. “Quero agradecer o convite dos professores e do Síntese por ter participado ontem da manifestação e dizer que foi uma manifestação cultural dos professores no Estado de Sergipe em frente ao Palácio denominado ato o enterro do Governo Marcelo Déda”, destacou o capitão Samuel.
Fonte: Assessoria Parlamentar do Deputado Capitão Samuel (Chris Brota)
Nenhum comentário:
Postar um comentário