O Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb) capturou na noite de domingo, 17, um jacaré de papo amarelo, com aproximadamente 2m de comprimento, em via pública localizada no povoado Olhos D’Água, município da Barra dos Coqueiros.
Uma guarnição composta pelo cabo Santos, soldado Sérvulo e Eric foi acionada através do Ciosp 190 para atender a referida ocorrência. Os policiais militares seguiram ao local indicado e capturaram o réptil. O jacaré foi devolvido à natureza em uma área conhecida como Pantanal de Pacatuba, na cidade de Pacatuba.
O jacaré de papo amarelo é um jacaré típico da América do Sul. A espécie habita as florestas tropicais, preferindo áreas de baixada, em lagoas, lagos e rios. É um animal carnívoro que vive aproximadamente cinquenta anos. É conhecido por este nome porque durante a fase do acasalamento costuma ficar com a área do papo amarelada. Caracteriza-se por possuir uma mordida forte, podendo partir o casco de uma tartaruga com extrema facilidade.
Também conhecido como Pantanal Nordestino, o Pantanal de Pacatuba é composto de 40 Km² de área verde que reúne uma biodiversidade composta por pântanos, manguezais, dunas, mar e Mata Atlântica, formando um cenário harmonioso de fauna e flora. Fica localizado entre a foz do rio São Francisco e a Reserva de Santa Isabel, banhado por águas límpidas e transparentes do rio Poxim, um afluente do Velho Chico. Nesse ecossistema sergipano é possível encontrar macacos de várias espécies, lontras, capivaras e jacarés do papo amarelo, os quais são ameaçados de extinção. A região é considerada um exemplo de conservação da natureza por manter ainda intacta uma extensa região de rara biodiversidade.
Fonte: Jornal da Cidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário