quinta-feira, 13 de setembro de 2012

CONCURSO SOLDADO PMSE 2012 - A NECESSIDADE DE EFETIVO.

Uma matéria escrita por um colunista da imprensa sergipana nesta semana atesta a necessidade de efetivo da Polícia Militar de Sergipe, que vem anunciando a abertura do concurso para 600 vagas de soldado PM ainda neste ano. Segundo Munir Darrage, autor do texto, a corporação corre risco de “ser extinguida”, caso não abra logo concursos:

Em média, 120 policiais militares vão para a reserva todos os meses, sem contar os que estão com várias férias vencidas.

O efetivo da policia militar do estado de Sergipe está ficando cada vez menor e isso pode complicar ainda mais a segurança publica, já que o número de militares para fazer o policiamento ostensivo não é suficiente.

Em menos de uma semana, foi publicado no Boletim Geral Ostensivo (BGO) o nome de 46 policiais militares que foram reformados, ou seja, foram para a reserva remunerada da corporação. Na última quinta-feira foram 38 e nesta quarta-feira mais 8 PMs foram aposentados.

Diariamente é publicado no BGO os nomes dos PMs que são aposentados, além daqueles que estão afastados do serviço por outro motivo, a exemplo de férias, doença, processos e outros. Dessa maneira, com um efetivo de pouco mais de 4 mil homens, sendo que disponíveis e aptos ao trabalho seriam em torno de 3 mil, a escala de serviço começa a apertar e com isso o militar passa a prestar um serviço que muitas vezes não agrada a população.

Embora o esforço do comandante geral, coronel Mauricio Iunes, não se nota a diminuição no índice de criminalidade no estado. Isto por conta do pequeno número de militares à disposição do comando, que mesmo querendo e se esforçando, não tem conseguido frear o crime.

No início, quando assumiu o comando, o coronel Iunes conseguiu trazer para a corporação alguns desviados de função, porém, não foi o suficiente, e isso somado ao número de militares que vão para a reserva diminui o efetivo.

Exemplo disso foi a publicação feita no BGO na semana passada, onde constava que o déficit de soldados na corporação era em torno de 3 mil soldados. Isso significa que o governo do estado não está tendo mais prazo para realizar o concurso, já que mesmo que isso seja feito, o aprovado só estará pronto e apto para o trabalho, no mínimo, seis meses depois. Ou o governo realiza o concurso imediatamente, ou a criminalidade vai tomar conta do estado.

A expectativa dos candidatos é que o edital para o CFSd da PMSE seja publicado nas próximas semanas.

Fonte: Abordagem Policial (Danillo Ferreira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário