Coordenador do DESARME-SE criticou operação policial (Fotos: Portal Infonet)
“Blitzes não funcionam para inibir homicídios”. Essa é a declaração do coordenador do DESARME-SE - Comitê Sergipano pelo Desarmamento, Fábio Costa, que acredita que operações policiais como a que foi realizada no dia 26 de agosto, na região metropolitana que compreende os municípios de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, não tem eficácia para diminuir a ocorrência de assassinatos.
“O que tem que ser feito é promover uma gestão integrada com vários órgãos, dentre eles a Defensoria e o Ministério Público, e priorizar o policiamento comunitário, que aproxima a polícia das comunidades”, declarou Fábio Costa, alegando que as blitzes funcionam para prevenir outros crimes, a exemplo dos assaltos.
Ainda com relação às operações policiais, o coordenador do DESARME-SE afirmou que elas nem foram feitas nas regiões de maior incidência de homicídios. “Segundo dados oferecidos pelo Ministério da Justiça, o município mais violento de Sergipe, que fica na região metropolitana, é Barra dos Coqueiros. Já dentro da capital, o bairro onde acontecem mais assassinatos, segundo o Instituto Médico Legal (IML), é o Santa Maria”, informou Costa, complementando que fazer blitz para provocar efeito midiático não funciona.
SSP
Coronel Jackson do Nascimento rebateu afirmações de Fábio.
Rebatendo as afirmações do coordenador do DESARME-SE, o comandante do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC), coronel Jackson do Nascimento, diz que nos quatro finais de semana em que foram realizadas as operações, não aconteceu nenhum homicídio nas áreas e nos horários em que as blitzes foram realizadas.
“Buscamos através de estatísticas os locais que tinham maior incidência de assassinatos, e verificamos que eles aconteciam nas regiões compreendidas pela 3ª e 5ª delegacias. Realizamos as blitzes nos horários de maior índice, ou seja das 14h às 23h, e não só reduzimos os homicídios, como diminuímos 100%”, relatou o tenente-coronel Jackson.
O comandante do CPMC ainda disse que tem dados que comprovem suas declarações, e que o coordenador do DESARME-SE, além de completamente desinformado, possui informações amadoras e sem lógica.
Fonte: Infonet (Monique Garcez e Raquel Almeida)
Nenhum comentário:
Postar um comentário