segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

A AMESE DESEJA A TODOS UM FELIZ ANO NOVO.


A AMESE deseja a todos e em especial aos companheiros militares, um feliz Ano Novo, repleto de realizações e conquistas, trazendo uma mensagem escrita pelo Pastor Darren Wray da Igreja Evangélica Verbo da Vida em Aracaju:

Enquanto entramos o ano novo, é comum lembrarmos de coisas que não deram certas no ano anterior.  Se não tivermos cuidado, estas coisas podem encher nosso coração de tristeza.

Além disso, estas recordações específicas podem impedir a nossa expectativa de coisas melhores no futuro.  Paulo disse em Filipenses 3:13-14, “... uma coisa faço:  esquecendo-me das coisas para trás ficaram e avançando para as que diante de mim estão ...”.  Paulo era um homem terrível antes de conhecer a Cristo.

Ele maltratava os irmãos, conduzindo alguns para prisões e outros até a morte.  Depois da sua conversão, ele teve que lidar com todos esses pesadelos do passado.  Com certeza Satanás o lembrava deste passado devastador todas as vezes que ele pensava em fazer a obra do Senhor.

Para combater este tormento mental, Paulo disse quem simplesmente esquecia as coisas do passado.  Depois de confessar o nosso pecado, e ter o nosso coração purificado de toda injustiça, não há mais necessidade de meditar nos nossos erros passados.

É interessante observar que Paulo só falou em prosseguir, depois de falar em esquecer.  O que está barrando muitas pessoas de avançarem em suas vidas é porque elas não conseguiram se livrar de um passado tumultuado.  Independente de como foi seu passado, o Senhor lhe proporciona um futuro glorioso.

Deus disse em Jeremias 29:11, “só eu conheço os planos que tenho para vocês:  prosperidade e não desgraça e o futuro cheio de esperança” (NTLH).  Deus já planejou o seu ano de 2013, e o que Ele preparou inclui prosperidade, alegria, paz e muitas conquistas.

Esqueça de tudo que apaga sua motivação e esperança, e decida trazer à memória aquilo que Deus tem determinado ao seu respeito.

Deus tem o melhor para você!

PRESA DUPLA SUSPEITA DE ASSASSINAR PM EM SERGIPE.

Os homens foram presos com uma moto roubada e uma arma de fogo
O sargento foi assassinado no último dia 20(Foto: PM/SE)
A polícia está prestes a esclarecer todas as circunstâncias do homicídio contra um Polícia Militar. O fato ocorreu no último dia 20 na cidade de Areia Branca. O PM, José Carlos Sales dos Santos, de 44 anos, foi morto a tiros na entrada do povoado Chico Gomes. A arma do militar foi roubada durante a ação criminosa.
Cerca de 10 dias após o crime dois homens identificados como José Alan Alves da Silva, de 18 anos, e José Ferreira dos Anjos, de 20 anos, foram presos por agentes da Polícia Rodoviária Federal com uma moto roubada e a arma do militar que foi assassinado.
A dupla foi encaminhada para a Delegacia Regional de Estância onde permanecem presos.
Fuga
Após consulta da Secretaria da Segurança Pública também foi verificado que os homens são foragidos da Delegacia de Carmópolis. A fuga ocorreu no mês passado quando seis presos conseguiram escapar do prédio.
Fonte:  Infonet (Kátia Susanna)

domingo, 30 de dezembro de 2012

JOVEM PRECISA DE DOADORES DE SANGUE.

A jovem Márcia Fernanda, 22 anos, que encontra-se internada na enfermaria 08 do Hospital São Lucas, acometida de câncer no fígado, está necessitando urgentemente de doadores de sangue, preferencialmente do tipo A+, mas doares de outros tipos sanguíneos também são aceitos.  Os doadores deverão se dirigir ao Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe (IHHS), situado ao lado do Hospital São Lucas ou o HEMOSE, situado ao lado do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), informando o nome da pessoa que será doado o sangue e o local onde está internada.

A jovem é pessoa amiga da família do Dr. Márlio Damasceno, advogado da AMESE.

Desde já, agradecemos os companheiros que puderem ajudar.

PRESOS SUSPEITOS DE TEREM MATADO POLICIAL MILITAR.


Uma equipe especializada da Polícia Rodoviária Federal, que compõe o núcleo de operações especiais da PRF, NOE, prendeu em flagrante, na altura do KM 132 da BR 101, em Estância, dois elementos responsáveis por uma série de delitos em Estância e região. Os autores Alan Alves da Silva e José Ferreira dos Anjos foram flagrados empurrando uma motocicleta roubada e portando uma arma de fogo, calibre 38, com nove munições especiais.

Segundo as informações levantadas, a arma pertence a SSP, Secretaria de Segurança Pública do Estado de Sergipe e havia sido tomada de assalto praticado contra um Policial Militar que, na ocasião, foi alvejado com cinco tiros.

De acordo com  relatos, esses elementos fazem parte de um grupo de seis fugitivos que conseguiram escapar da Delegacia de Polícia da cidade de Carmópolis, fuga essa ocorrida recentemente. Ainda segundo as informações, após a fuga, quatro dos fugitivos resolveram se unir para a prática delitiva.

Após a prisão dos dois homens, os policiais da PRF os conduziram até a DERPOL de Estância e enquanto o delegado plantonista ouvia os policiais responsáveis pelas prisões, agentes da unidade civil do município realizavam buscas nos registros dos boletins de ocorrências e com base em alguns objetos encontrados com a dupla, foi possível localizar cerca de três B.O’s que possivelmente aponta  os elementos como os principais suspeitos de terem cometido as respectivas ações criminosas.

Fonte:  Faxaju (Pisca Junior)

sábado, 29 de dezembro de 2012

HELICÓPTERO DO CORPO DE BOMBEIROS DO RIO CAI NO MAR DURANTE RESGATE.


Foto:  Ale Silva/Futura Press

Um helicóptero do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro caiu no mar da praia de Copacabana, zona sul da capital fluminense, na tarde deste sábado (29).

De acordo com a assessoria de imprensa da corporação, quatro militares estavam no helicóptero e todos foram resgatados sem ferimentos graves. Apenas um deles sofreu um leve corte no joelho. As causas da queda serão apuradas.

Os ocupantes da aeronave foram levados, inicialmente, para o Hospital Municipal Miguel Couto, e depois transportados ao Hospital do Corpo de Bombeiros. O subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ronaldo de Alcântara, confirmou que os tripulantes sofreram apenas ferimentos leves e passam bem.

O subcomandante-geral descartou que tenha havido imperícia do piloto no acidente. Segundo ele, houve um sinal de alarme no painel da aeronave, indicando perda de rotação. Com isso, o piloto realizou procedimento de aterrissagem forçada.

A previsão do Corpo de Bombeiros é que o helicóptero --que está submerso-- seja retirado da água ainda hoje e levado para o Grupamento Marítimo dos Bombeiros de Botafogo. O modelo da aeronave é Esquilo biturbo.

Lanchas do 3º GMar (Grupamento Marítimo), responsável pela área de Copacabana, foram enviadas ao local para dar socorro aos tripulantes que estavam no helicóptero no momento do acidente. A aeronave caiu nas proximidades do Posto 4. O helicóptero resgatava um banhista devido às fortes ondas do local.

De acordo com o fotógrafo Fernando Donasci, que estava no local da queda, uma forte onda atingiu a aeronave no momento do resgate.

O Estado do Rio, que tinha três helicópteros da corporação, passa a contar com apenas dois para atender a toda a orla da zona sul e demais operações de salvamento. Só hoje, foram realizados 150 salvamentos nas praias da zona sul.

Nos arredores de onde caiu a aeronave é possível ver uma pequena mancha de óleo e os trabalhos de resgate estão atraindo centenas de curiosos que estão nas areias de Copacabana.

Correnteza

Em toda a extensão da praia de Copacabana há placas alertando para o perigo da correnteza. Pouco antes de fazer o salvamento que resultou no acidente, o helicóptero havia resgatado um banhista na praia do Leme. (Com Agência Brasil)

Fonte:  UOL (Gustavo Maia)

EM MENOS DE 6 HORAS, 3 MOTOS ROUBADAS, DOIS CARROS ARROMBADOS E UM ASSALTO.


O numero reduzido de policiais militares tem deixado a população sergipana preocupada. Sem previsão para a realização de concurso, o índice de criminalidade continua crescendo vertiginosamente, por conta da falta de policiamento ostensivo. Com menos de 800 PMs disponíveis para o trabalho diário, a segurança do sergipano fica comprometida.

Neste sábado (29), em menos de 6 horas, ou seja, das 9h as 14h, vários assaltos foram registrados em Aracaju. Só na região que compreende o bairro 13 de julho, região central da capital, três motos foram tomadas de assalto, alem  de dois carros que foram arrombados e um transeunte que perdeu seus pertences a um assaltante.

No interior do estado a situação não é diferente. Em uma fazenda no município de Umbaúba, um corpo foi encontrado. Sara Santos de Oliveira, de 15 anos, foi assassinada a golpes de foice por um homem. Segundo a polícia os golpes na cabeça foram tão violentos que chegaram a degolar a adolescente.

A situação deve ficar ainda mais complicada na passagem de ano, quando o policiamento deve se concentrar na praia de Atalaia. Nesse período, nos bairros da capital a situação passa a ser critica.

Com menos de 900 homens disponíveis para o trabalho, não há comando que consiga resolver a segurança de uma cidade como Aracaju, muito menos de um estado, que mesmo sendo pequeno, começa a se despontar como um dos mais violentos do País.

Por telefone, um militar disse à redação do FAXAJU on-line, que “estamos nos sentindo impotente. A cada minuto recebemos solicitação de alguém pedindo socorro e o máximo que podemos fazer é dizer para ter paciência. Em todos os PACs, não tem mais que dois militares. Como pode isso?, não tem como sairmos, deixarmos desguarnecidos o PAC e atender uma ocorrência. Então tudo que posso dizer seja feita a vontade de Deus e de Déda, que não realiza o concurso”, desabafou o militar.

Fonte:  Faxaju (Munir Darrage)

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

COMANDANTE DIZ QUE O EFETIVO IDEAL SERIA DE 8 MIL HOMENS.


Atualmente o efetivo policial é de 4.900 homens
Coronel Jackson Nascimento: diz que ano foi positivo na parte de operacionalização  (Fotos: Portal Infonet)
“Hoje, o efetivo ideal para a Polícia Militar (PM) seria em média de 8 a 9 mil homens. Nós temos metade desse efetivo”. Essa foi à declaração feita pelo Coronel Jackson Nascimento, comandante do Comando de Policiamento Militar da Capital (CPMC) quando questionado sobre o quantitativo de efetivo ideal para a corporação, no momento em que participava da solenidade referente aos 47 anos daRádio Patrulha.
Segundo o coronel Jackson, atualmente a PM possui um efetivo de 4.900 homens com perspectiva de aumento, caso seja feito o anúncio oficial da abertura do concurso da PM. “Nós temos um edital pronto para aquisição de mais 2.400 homens. Esse edital está esperando somente a autorização do Governo do Estado para que a gente comece a formar turma de 600 policiais. Se esse concurso realmente acontecer, vai ajudar bastante porque nós temos vários setores da sociedade que ainda necessitam de uma presença mais ativa da polícia. Só com um concurso público, a gente vai poder estar dando assistência a essa comunidade que necessita do trabalho da PM”, garante.
Balanço 2012
No entendimento do comandante, o ano de 2012 foi difícil, mas considerado satisfatório na parte de operacionalização. “Foi um ano difícil no aspecto financeiro, um ano enxuto, mas nós conseguimos superar com a força de vontade da nossa tropa e dos oficiais. Operacionalmente falando, nós tivemos um ano positivo, recorde de apreensões a exemplo do que aconteceu hoje aqui nessa solenidade, onde foi divulgado que a RP apreendeu 191 armas de fogo, recorde dentro da sua unidade e fruto desse empenho de cada policial militar”, garante.
Indagado sobre a divulgação da 6ª Edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que aponta que Sergipe desponta como o 6º estado mais violento em se tratando de mortes por homicídio, o comandante Jackson Nascimento foi enfático.
“Primeiro a gente tem que identificar a fonte. Então, eu desconheço a fonte, pois não sei qual foi à fonte tida como referência. Nossa fonte de pesquisa é o CIOSP [Centro Integrado de Operações em Segurança Pública] e por ele, esse ano foi positivo para a Polícia Militar e para a Segurança Pública do nosso estado”, informa.
Ele ainda acrescenta que vários são os fatores que contribuem para a segurança pública. “O investimento é um dos fatores que influenciam na segurança pública. Nós temos a questão do efetivo. A polícia, há seis anos não tem concurso. A população vem crescendo de forma acelerada, os investimentos na área de urbanização também vêm explodindo no nosso estado e com isso, vão aparecendo novos bairros e novas atividades sociais. Com o efetivo da polícia de seis anos atrás, realmente a tendência é esse índice crescer. Mas, mesmo com a falta de efetivo, a Polícia Militar fez um maior número de prisões no aspecto geral”, diz o comandante Jackson Nascimento.
Réveillon 2013
Para garantir segurança às famílias que vão passar a Virada de Ano na Orla de Atalaia, A Polícia Militar de Sergipe, através do CPMC, disponibilizará um efetivo de 320 policiais militares. “Esse efetivo virá de todas as unidades como RP, Choque, Coe, a PM 2 e os Batalhões de Área que é o 1º, 5º e 8º, sob o comando de um oficial superior, um tenente coronel que é o tenente da área e mais 8 oficiais que estarão comandando as unidades. Todo o planejamento foi previamente executado, agora estamos esperando o dia 31 para colocar em prática o policiamento à disposição da sociedade sergipana”, garante o coronel Jackson.
Fonte:  Infonet (Aisla Vasconcelos)

Nota do blog:  Espera-se que esse concurso realmente saia do papel, pois já está mais do que atrasado, sobrecarregando os policiais militares que estão na ativa.  Deveriam no mínimo serem abertas 4.000 vagas, pois até os policiais militares que passarem no concurso forem concluir todo o curso de formação, já terão ido para a reforma, diversos outros policiais militares.

PEC 300 SURGE COM FORÇA TOTAL PARA 2013

Pra quem achava que ela estava morta, ledo engado. A PEC 300 estava apenas adormecida, e com a virada do ano, mudança na presidência do Congresso, várias associações se movimentam, além de uma grande mobilização nacional se articula, (sem maiores dados...para os dedo duros), e sabemos que pelos 10 estados estão se preparando para voltar a lotar as galerias do Planalto. A emenda que foi uma das principais promessas de campanha da presidente, Dilma Rousseff apostou na mentira para ganhar as eleições, porém não contava com força da categoria, que se reorganiza em busca da tão sonhada dignidade salarial. As lideranças apostam que o ano de 2013 será decisivo para que a PEC 300 seja recolocada na pauta de votações, pois em 2014 todos serão pais, padrastos, todos dirão que se eleitos aprovarão a tão sonhada isonomia salarial, assim como fez a presidente.

Vamos torcer, ficar no q.a.p, participar, pois já na Copa das Confederações a força da categoria será demonstrada, podendo  haver uma greve nas cidades sedes da copa, o que seria uma vergonha internacional. A luta continua!!!

Fonte:  Blog do Anastácio

"A PM É O MELHOR INSETICIDA SOCIAL".

O vaticínio acima é do coronel da Polícia Militar, Marcus Jardim, indicado para o cargo de secretário Municipal de Segurança e Controle Urbano de Niterói pelo prefeito eleito, Rodrigo Neves(PT).

Além dessa pérola, revelada após operação que deixou nove mortos no Complexo do Alemão em abril de 2008, a página do Núcleo Frei Tito de Direitos Humanos do PSOL no Facebook, cita outras "opiniões brilhantes" do oficial que comanda, desde 2007, o 16º BPM, em Olaria.

"Quem não gosta do Caveirão gosta de maconha. Quem não gosta do Caveirão, gosta de cocaína", disse o coronel em novembro de 2007.

Mas, provavelmente a sua maior provocação surgiu em 2007, no ano dos Jogos Pan-americano quando, diante de deputados da Alerj, ao comentar uma operação no Complexo do Alemão. Na época ele comentou: "Um garoto de 12 anos mata um de nós e ninguém fala nada. Quando é o contrário, há todo esse sensacionalismo".

Marcus Jardim foi indicado para o cargo na prefeitura de Niterói depois da desistência do Coronel Paulo Henrique, Ex-Bope, que abriu mão da secretaria municipal para assumir o comando da Coordenadoria das Unidades de Polícia Pacificadoras.

Fonte:  Jornal do Brasil (Henrique de Almeida)

O QUE OS BRASILEIROS ACHAM QUE A POLÍCIA PODE E DEVE FAZER ...


Fonte:  Abordagem Policial

BATALHÃO DE CHOQUE APREENDE MAIS DE 1 KG DE DROGAS NA AVENIDA OSVALDO ARANHA.




No início da noite desta quinta-feira, dia 27, por volta das 18:00 horas, policiais militares do Batalhão de Choque, através da equipe tático supervisor, comandada pelo Ten. Edson Oliveira da Silva, recebeu a informação de que uma residência situada na Avenida Osvaldo Aranha, nº 1827, no Bairro Capucho, havia um ponto de tráfico de drogas e que a pessoa responsável pela "boca de fumo" seria de uma suposta traficante de nome Edivânia Santos da Silva, conhecida por "Índia".

Ao chegarem ao local informado, os militares, com autorização de Cleverson Silva do Nascimento, 19 anos, filho da "Índia", o qual estava na residência em companhia de uma menor de 15 anos, realizaram buscas no imóvel, tendo sido encontrado e apreendido no interior do mesmo 01 kg de maconha prensada, 02 pedras de crack em estado bruto, 05 pedras de crack embaladas e prontas para a venda, 01 celular marca huawei, e 01 celular marca nokia.  No momento da abordagem a suposta traficante "Índia" não se encontrava na residência.

O Cleverson e a menor de 15 anos, juntamente com o material apreendido, foram conduzidos à delegacia plantonista para a adoção das providências cabíveis.

Fonte:  Blog do Batalhão de Choque

SOLDADO DA PM NECESSITA DE DOAÇÃO DE SANGUE O +.


A soldado Christie Rocha Gomes, da Polícia Militar do Estado de Sergipe, está necessitando de quatro doadores de sangue com tipo sanguíneo O+ para uma cirurgia na coluna que será realizada no dia 19 de janeiro, no Hospital São Lucas.

Interessados em colaborar podem efetuar a doação no Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe, localizado na rua Guilhermino Rezende, 187, bairro São José, Aracaju.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

4ª CIA / 8º BPCom RECUPERA DUAS MOTOCICLETAS COM RESTRIÇÕES NA BARRA DOS COQUEIROS.


moto_barra dos coqueiros_1A Polícia Militar de Sergipe, através da 4ª Companhia do 8º Batalhão de Polícia Comunitária (4ª Cia/8º BPCom), recuperou duas motocicletas com restrição de roubo/furto, no último final de semana, durante o policiamento ostensivo do município de Barra dos Coqueiros.

O primeiro veículo apreendido foi uma motocicleta Honda Bis 125, de placa IAM 0506, pertencente ao senhor Alexis Ronyerisson Santos Gois. De acordo com informações da vítima à polícia, o indivíduo fora abordado por três homens armados com faca, que lhe tomaram o veículo de assalto e empreenderam fuga.
moto_barra dos coqueiros_2A guarnição ‘Lince 01’ foi acionada e iniciou buscas, avistando o grupo, que foi perseguido. Ao notarem a presença dos militares, os indivíduos abandonaram o veículo roubado na praia do Jatobá e fugiram a pé por um matagal, tentando despistar a PM. A equipe policial, composta pelos soldados Eduardo e Arnaldo, recolheu o veículo e o entregou ao proprietário.

A segunda motocicleta recuperada foi uma Yamaha de cor preta e placa IAG 6882, pertencente a Fabiano Santos da Costa. Ela fora furtada por Danilo Santos Cruz, sobrinho da vítima, que saiu com uma garota e acabou ingerindo uma bebida alcoólica com a droga ‘Boa Noite Cinderela’. Após o ato, Danilo foi encontrado por populares jogado em uma praça, só de cueca. O veículo foi localizado e apreendido pela guarnição composta pelo sargento Nogueira, soldados Eduardo e Arnaldo, que entrou em contato com o proprietário da moto. O caso foi conduzido à Delegacia Plantonista para as devidas providências.

CPRv APREENDE 25 MOTOCICLETAS E RECUPERA VEÍCULO ROUBADO DURANTE OPERAÇÃO NAS RODOVIAS DE BOQUIM E LAGARTO.


A Companhia de Polícia Rodoviária Estadual, realizou nesta quarta-feira (26), operações de policiamento e fiscalização, nas rodovias SE 160, município de Boquim e SE 270 no município de Lagarto, o objetivo foi aumentar a presença da polícia militar rodoviária nessas rodovias e promover uma maior segurança aos condutores, retirando de circulação alguns veículos irregulares e com restrições judiciais, bem como, os que não mais possuem condições de circularem pelas vias.

Durante a ação, 63 condutores foram autuados, 25 motocicletas foram removidas ao pátio do DETRAN/SE e 12 animais foram recolhidos dessas rodovias. Os policiais também recuperaram uma motocicleta HONDA CG 125 TITAN, cor vermelha, placa MUI 9033/AL, de propriedade do senhor Marcos dos Santos Silva, a qual tinha sido roubada no município de Arapiraca, estado de Alagoas. O veículo e o condutor foram conduzidos para a Delegacia Regional de Lagarto, onde foi adotada as providencias cabíveis.

O telefone da Polícia Militar Rodoviária para comunicação de urgências ou emergências e o telefone 198. Podendo ligar de qualquer região do Estado.

BOMBEIROS FAZEM RESCALDO EM ÁREA DA SERRA DE ITABAIANA.

Incêndio atingiu 3 km de extensão da Serra da Ribeira
Incêndio atingiu mata e vegetação rasteira (Foto Arquivo: Portal Infonet)
A brigada de incêndio do Parque Nacional Serra de Itabaiana ainda trabalha no controle do incêndio que atingiu 3km de extensão da Serra da Ribeira. A brigada trabalha agora no rescaldo da área. O incêndio ocorreu nesta terça-feira, 25, e atingiu grande parte da mata e da vegetação rasteira.
De acordo com o chefe da Brigada José Luiz Correia, 14 brigadistas e mais 10 voluntários trabalharam no combate ao incêndio que correu por volta das 3h da manhã de ontem. “A gente está trabalhando com o rescaldo nas áreas atingidas. Agora temos que ficar atentos aos novos focos de incêndio, uma vez que nesse período é muito comum que ocorra”, diz.
Ainda segundo Correia, para conter as chamas, o Corpo de Bombeiros contou com o apoio do helicóptero do Grupamento Tático Aéreo (GTA).
Informações dão conta de que o incêndio pode ter iniciado depois que as chamas de uma fogueira acesa por um dos moradores da região teriam se espalhado pela área, mas de acordo com o analista ambiental e diretor do Parque, Marleno Costa, as causas do incêndio somente serão conhecidas após haver o controle das chamas.
Fonte:  Infonet

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

AMESE OFICIA CURADORIA DO CONTROLE EXTERNO DA ATIVIDADE POLICIAL SOLICITANDO AUDITORIA E FISCALIZAÇÃO NOS CONTRATOS DE LOCAÇÃO DE VIATURAS ENTRE A SSP E A ST LOCADORA DE VEÍCULOS.


Na manhã desta quarta-feira, 26, a AMESE (Associação dos Militares do Estado de Sergipe), através do seu presidente Sgt. Edgard Menezes, oficiou a Curadoria do Controle Externo da Atividade Policial, na pessoa do Promotor de Justiça Dr. Augusto César Lobão, requerendo que possa ser feita uma auditoria e fiscalização nos contratos de locação de viaturas realizadas entre a SSP e a ST Locadora de Veículos, em virtude desta empresa locadora deixar viaturas da PMSE sem o licenciamento em dia, conforme diversas matérias veiculadas na imprensa.

Pensava-se que tal problema havia sido resolvido em janeiro deste ano, quando policiais militares se recusaram a dirigir viaturas sem o devido licenciamento e outras irregularidades, fazendo cumprir o que reza o Código de Trânsito Brasileiro, mas mesmo assim foram denunciados por suposto crime de motim, porém, agora, verifica-se que o problema não foi resolvido, pois continuam os casos em que viaturas encontram-se com licenciamentos em atraso, devendo, portanto, se apurar qual o motivo da ST Locadora de Veículos não licenciar as viaturas da PMSE, se recebe o devido pagamento para que forneça as viaturas nas condições exigidas por lei, bem como, saber por qual motivo o Estado não vem fiscalizando tal contrato, permitindo que fatos desta natureza continuem a ocorrer.

Confiram o ofício protocolado junto ao Curador do Controle Externo da Atividade Policial:


AMESE, A ASSOCIAÇÃO QUE LUTA PARA QUE OS DIREITOS DOS MILITARES SEJAM RESPEITADOS

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

A AMESE DESEJA TA TODOS OS MILITARES, BEM COMO A TODA SOCIEDADE, UM FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO, REPLETO DAS BENÇÃOS DE DEUS.

Um momento doce e cheio de significado para as nossas vidas.
É tempo de repensar valores, de ponderar sobre a vida e tudo que a cerca.
É momento de deixar nascer essa criança pura, inocente e cheia de esperança que mora dentro de nossos corações.
É sempre tempo de contemplar aquele menino pobre, que nasceu numa manjedoura, para nos fazer entender que o ser humano vale por aquilo que é e faz, e nunca por aquilo que possui.
Noite cristã, onde a alegria invade nossos corações trazendo a paz e a harmonia.
O Natal é um dia festivo e espero que o seu olhar possa estar voltado para uma festa maior, a festa do nascimento de Cristo dentro de seu coração.
Que neste Natal você e sua família sintam mais forte ainda o significado da palavra amor, que traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração a cada dia, fazendo que você viva sempre com muita felicidade.
Também é tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais feliz.
Teremos outras 365 novas oportunidades de dizer à vida, que de fato queremos ser plenamente felizes.
Que queremos viver cada dia, cada hora e cada minuto em sua plenitude, como se fosse o último.
Que queremos renovação e buscaremos os grandes milagres da vida a cada instante.
Todo Ano Novo é hora de renascer, de florescer, de viver de novo.
Aproveite este ano que está chegando para realizar todos os seus sonhos!

FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO PARA TODOS, É O QUE DESEJA A AMESE!

domingo, 23 de dezembro de 2012

PPS LAMENTA FALTA DE SEGURANÇA EM SERGIPE.


Marcos Aurélio diz que ainda estamos usando o mesmo modelo da década de 70, do século passado!

Lamentando os altos índices de violência que estão sendo registrados em todo o Estado de Sergipe, o Tesoureiro do PPS, Marcos Aurélio,diz não conseguir entender como, em pleno século XXI, com tanta tecnologia à disposição, o Governo do PT não consegue oferecer aos cidadãos uma estrutura de proteção que permita, ou ao menos, intimidar os bandidos no cometimento de tanta barbaridade.

“Experiências de sucesso estão sendo registradas a cada instante em outros Estados, mas aqui em Sergipe essas soluções passam bem longe da autoridades responsáveis pela Segurança Pública, em especial, do Governador Marcelo Déda. As câmeras instaladas pela SMTT, em Aracaju, são exemplos de como poderíamos ter um pouco mais de Segurança”. Lembra Marcos Aurélio e questiona, “Se essas Câmeras servem para monitorar, em tempo real, o trânsito, qual a dificuldade de termos essas câmeras instaladas nos bairros das nossas cidades,com monitoramento 24 horas e acionamento da viatura mais próxima do local da ocorrência”?

“Nós sergipanos hoje, infelizmente ainda estamos usando o modelo de Segurança Pública da década de 70 do século passado. Onde os poucos Policiais ficam fazendo rondas, sem sentido e os crimes acontecendo escancaradamente. Coloquemos câmeras em pontos estratégicos das cidades,monitorando 24 horas essa movimentação, no primeiro registro de atividade suspeita, ou ligação pedindo socorro, desloquemos a viatura mais próxima da área e os sergipanos terão respostas rápidas, inibindo a ação do bandido de menor periculosidade. Quanto aos criminosos organizados, tais instrumentos e a inteligência, que tem excelentes quadros, estruturada da nossa Polícia, farão frente e equilibraremos esse confronto, que hoje, é amplamente desigual” diz Marcos Aurélio.

Finalizando, o dirigente estadual do PPS, revela uma grande preocupação com a situação humana dos Policiais. “O Governo se vangloria de ter dado o maior aumento salarial aos Policiais, e isso é verdade. Nilson Lima contribuiu decisivamente para essa conquista, mas não basta aumentara remuneração financeira. É preciso dar dignidade a esses homens e mulheres”. E faz uma série de questionamentos, qual o quadro de saúde desses Profissionais? Em que nível de estresse eles estão? Qual o Clima Organizacional que eles estão inseridos? Quais as condições de trabalho que eles recebem? Para Marcos  Aurélio, não há uma Política de Governo que esteja buscando essas respostas e com isso, aumenta o insatisfação dos Profissionais, o que resulta em prejuízo,ainda maior, para os sergipanos. 

Fonte:  ASCOM - Partido Popular Socialista, Sergipe

EM TROCA DE TIROS, PM É BALEADO E DOIS ASSALTANTES SÃO MORTOS NESTE SÁBADO.


A violência continua crescendo em todo o estado. Esta semana mais um policial militar foi morto a tiros por dois elementos no interior do estado.

No inicio da noite deste sábado (22), um policial foi alvejado a tiros após dois elementos tentarem realizar um assalto em um bar localizado na rua Vitória, no Agamenon, em Aracaju.

As primeiras informações são de que um tenente e um outro policial militar de pré-nome Messias, estariam em um bar no Agamenon, quando dois elementos supostamente teria tentado realizar um assalto. Houve troca de tiros entre os policiais e os dois assaltantes.

Na troca de tiros, os dois elementos foram mortos e o policial Messias também teria sido alvejado. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital de Urgência de Sergipe.

A reportagem do FAXAJU on-line não obteve informação do estado de saúde do PM baleado.

Fonte:  Faxaju

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

MILITARES PROTOCOLAM PEDIDO DE AUDITORIA EM VEÍCULOS.

O pedido também foi protocolado junto ao MPE
Viatura apreendida atuava em Areia Branca(Foto: Arquivo Infonet)
Assim como noticiado pelo Portal Infonet, o advogado Marlio Damasceno esteve nesta sexta-feira, 21, na Assembleia Legislativa para protocolar um pedido para que os deputados realizem uma auditoria nos contratos de locação das viaturas irregulares.
No último dia 18 de dezembro, foi apreendido uma viatura da Polícia Militar que atuava no município de Areia Branca, após envolver-se em um acidente e constatar-se irregularidades no licenciamento do veículo.
O pedido toma como base de que os militares, acusados de motim por se recusarem dirigir viaturas irregulares, não estavam agindo de forma errada. “O pedido também foi protocolado no Ministério Público Estadual e agora é esperar o fim do recesso para que a auditoria seja feita”, diz o advogado.

AMESE OFICIA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA SOLICITANDO UMA AUDITORIA NOS CONTRATOS DE LOCAÇÃO DE VIATURAS ENTRE A SSP E A ST LOCADORA DE VEÍCULOS.

Na manhã desta sexta-feira, 21, a AMESE (Associação dos Militares do Estado de Sergipe), através do seu presidente Sgt. Edgard Menezes, oficiou a Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe, na pessoa da sua presidente Deputada Angélica Guimarães, solicitando que aquela Casa Legislativa, a qual fiscaliza os atos e contratos celebrados entre o Estado de Sergipe e empresas, que possa fazer uma auditoria nos contratos de locação de viaturas realizadas entre a SSP e a ST Locadora de Veículos, em virtude desta empresa locadora deixar viaturas da PMSE sem o licenciamento em dia, conforme diversas matérias veiculadas na imprensa.

Pensava-se que tal problema havia sido resolvido em janeiro deste ano, quando policiais militares se recusaram a dirigir viaturas sem o devido licenciamento e outras irregularidades, fazendo cumprir o que reza o Código de Trânsito Brasileiro, mas mesmo assim foram denunciados por suposto crime de motim, porém, agora, verifica-se que o problema não foi resolvido, pois continuam os casos em que viaturas encontram-se com licenciamentos em atraso, devendo, portanto, se apurar qual o motivo da ST Locadora de Veículos não estar licenciando as viaturas da PMSE, se recebe o devido pagamento para que forneça as viaturas nas condições exigidas por lei, bem como, saber por qual motivo o Estado não vem fiscalizando tal contrato, permitindo que fatos desta natureza continuem a ocorrer.

Confiram o ofício protocolado junto a Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe:


AMESE, ESTA ASSOCIAÇÃO NÃO SE CANSA DE LUTAR PELOS DIREITOS DOS MILITARES SERGIPANOS E PELO CUMPRIMENTO DA LEI.  SABEMOS DA PERSEGUIÇÃO A ESTA ASSOCIAÇÃO POR BATALHAR PELO QUE É CERTO, MAS CONTINUAREMOS MOSTRANDO NOSSO TRABALHO EM PROL DA CLASSE.

SARGENTO É MORTO A TIROS NO POVOADO CHICO GOMES.


As investigações sobre o homicídio iniciarão hoje
Sargento lotado em São Cristovão (Foto: Polícia Militar)
O sargento da Polícia Militar, José Carlos Sales dos Santos, de 44 anos, foi morto a tiros na entrada do povoado Chico Gomes, no município de Areia Branca, na noite da última quinta-feira, 20.
De acordo com informações da Delegacia Regional de Itabaiana, o crime aconteceu por volta das 20h quando o sargento aguardava junto com o filho a esposa. “As primeiras informações apontam que o filho estava dentro do veículo e o sargento em um ponto de ônibus aguardando a esposa”, explica o policial civil Antônio Santos.

As investigações sobre caso iniciarão hoje com a delegada Clarissa Lobo. “Ainda não temos informações do que possa ter motivado o crime, só chegaremos a esse resultado com as investigações”, afirma o policial. Após os disparos, os indivíduos fugiram do local com a arma do sargento.

A informação da polícia é que o sargento estava em um sítio da família, próximo ao local do crime, quando saiu para pegar a esposa no ponto de ônibus. Segundo a Polícia Militar, o sargento ingressou nos quadros da Polícia Militar em 1º de marco de 1989, estava lotado na 1ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Comunitária (1ª Cia/8º BPCom), na cidade de São Cristóvão, mas encontrava-se afastado das atividades, em gozo de licença especial. Este ano, outros militares também foram alvos de bandidos.

Fonte:  Infonet (Adriana Freitas e Kátia Susanna)

POLICIAL MILITAR É ASSASSINADO EM ASSALTO.


Por volta das 20h da noite desta quinta-feira (20), no povoado Chico Gomes, município de Areia Branca, a 45 km de Aracaju, o sargento da Polícia Militar, José Carlos Sales dos Santos, conhecido como sargento Sales, foi vítima de latrocínio em um ponto de ônibus nas proximidades do sítio de seus familiares.

Segundo informações da polícia, Sales estava paisano, e aguardando o ônibus para voltar pra casa, no conjunto Eduardo Gomes, em São Cristóvão, quando dois homens em uma motocicleta Honda CG de cor vermelha surgiram e anunciaram o assalto.

De acordo com informações, o militar de 44 anos, tentou reagir ao assalto e foi alvejado duas vezes pelos homicidas. Os homens fugiram roubando a pistola de Sales, que tombou sem vida após receber os disparos. Policiais do Departamento de Homicídios estão investigando o crime.

Fonte:  F5 News (Márcio Rocha)

SARGENTO DA PM É ASSASSINADO NO INTERIOR.


Mais um policial militar é assassinado em Sergipe. Na noite desta quinta-feira (20), o sargento da policia militar,  Sales, que residia no conjunto Eduardo Gomes, foi morto a tiros no município de Areia Branca.

As primeiras informações são de que o sargento se encontrava em um ponto de ônibus, na entrada do povoado Chico Gomes, em Areia Branca, onde aguardava a chegada de sua mulher, quando dois elementos em uma moto chegaram e dispararam contra o sargento, matando-o no local.

Sargento Sales trabalhava no município de São Cristóvão.

As informações são de Sandoval Noticias

Fonte:  Faxaju

Nota do blog:  A AMESE lamenta a morte de mais um companheiro militar, que foi assassinado no dia de ontem, mostrando o crescimento da violência me nosso Estado.  Pedimos ao bondoso Deus que possa dar o devido conforto aos familiares e amigos do nosso irmão militar por tamanha perda, e que receba sua alma no paraíso celeste.

COM TODO ESSE PROBLEMA ACERCA DE VIATURAS DA PMSE NÃO ESTAREM EM DIA COM SEUS LICENCIAMENTOS, NÃO CUSTA LEMBRAR A QUEM DEVE CUMPRIR A LEI, O QUE REZA O CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO:


Art. 230. CONDUZIR O VEÍCULO:
I - com o lacre, a inscrição do chassi, o selo, a placa ou qualquer outro elemento de identificação do veículo violado ou falsificado;
II - transportando passageiros em compartimento de carga, salvo por motivo de força maior, com permissão da autoridade competente e na forma estabelecida pelo CONTRAN;
III - com dispositivo anti-radar;
IV - sem qualquer uma das placas de identificação;
V - QUE NÃO ESTEJA REGISTRADO E DEVIDAMENTE LICENCIADO;
VI - com qualquer uma das placas de identificação sem condições de legibilidade e visibilidade:
Infração - gravíssima;
Penalidade - multa e apreensão do veículo;
Medida administrativa - remoção do veículo;

...

Art. 262. O veículo apreendido em decorrência de penalidade aplicada será recolhido ao depósito e nele permanecerá sob custódia e responsabilidade do órgão ou entidade apreendedora, com ônus para o seu proprietário, PELO PRAZO DE ATÉ TRINTA DIAS, conforme critério a ser estabelecido pelo CONTRAN. 
§ 1º. No caso de infração em que seja aplicável a penalidade de apreensão do veículo, o agente de trânsito deverá, desde logo, adotar a medida administrativa de recolhimento do Certificado de Licenciamento Anual. 
§ 2º. A restituição dos veículos apreendidos só ocorrerá mediante o prévio pagamento das multas impostas, taxas e despesas com remoção e estada, além de outros encargos previstos na legislação específica. 
§ 3º. A retirada dos veículos apreendidos é condicionada, ainda, ao reparo de qualquer componente ou equipamento obrigatório que não esteja em perfeito estado de funcionamento. 
§ 4º. Se o reparo referido no parágrafo anterior demandar providência que não possa ser tomada no depósito, a autoridade responsável pela apreensão liberará o veículo para reparo, mediante autorização, assinando prazo para a sua reapresentação e vistoria. 

O Artigo 5º da Nossa Constituição Federal diz que todos são iguais perante a Lei.  Portanto, a Lei vale para as viaturas da PMSE e não somente para veículos de terceiros.  Esperamos que não valha o ditado:  "FAÇA O QUE DIGO, MAS NÃO FAÇA O QUE FAÇO".

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

VIATURAS DO BATALHÃO DE CHOQUE PODEM SER APREENDIDAS A PEDIDO DA JUSTIÇA.


Duas viaturas do Batalhão de Choque da Policia Militar do Estado de Sergipe, podem ser apreendidas a qualquer momento já que há, segundo informações passadas ao FAXAJU on-line, um pedido de busca e apreensão. Na manhã de hoje, PMs do BPChoque se recusaram a sair com os veículos. (http://www.faxaju.com.br/viz_conteudo.asp?id=155108 )

Desde o inicio da semana que a PM/SE está enfrentando problemas com suas viaturas. Tudo começou quando uma dessas viaturas se envolveu em um acidente na BR 235, na saída de Aracaju. Um veiculo Gol, locado pela PM/SE, foi apreendido após se envolver em um acidente. A PRF que esteve no local fazendo o levantamento acabou descobrindo que o veiculo alem de estar irregular (dois anos com licenciamento atrasado), havia ainda um mandado de busca e apreensão.

Na tarde desta quarta-feira, Marcelo Bruno de Sousa, diretor da empresa ST locadora de veículos negou que haja mandado de busca e apreensão e que “esse é um fato isolado e que já foi constatado pela empresa. Isso aconteceu por que um funcionário esqueceu de relacionar esse veiculo e inclusive já estamos tomando as providencias”, explicou Marcelo.

Na manha desta quinta-feira (20), o comando da PM volta a enfrentar outro problema. Policiais do Batalhão de Choque se recusaram a dirigir as viaturas e se mantiveram no quartel da unidade. O caso foi divulgado com exclusividade pelo FAXAJU on-line.

Segundo o policial que passou a informação, no inicio da tarde de hoje, as viaturas do Choque voltaram a circular, porem com um grande agravante. Duas viaturas do Batalhão, supostamente estariam com mandado de busca e apreensão, segundo foi constado.

Se isso estiver ocorrendo, a Policia Militar de Sergipe deve entregar o veiculo à justiça para que seja cumprida a decisão judicial e com isso evitaria que o PM que estivesse dirigindo o veiculo, respondesse na justiça por um crime que não é de sua responsabilidade. “Alem disso, A PM estaria cumprindo o seu papel: fazer cumprir a Lei. Decisão judicial não se discute, se cumpre”, disse um militar.

Fonte:  Faxaju (Munir Darrage)

VIATURA DA PM É APREENDIDA COM IPVA VENCIDO.


Uma viatura da Polícia Militar foi apreendida ontem de manhã na Avenida Osvaldo Aranha, bairro Veneza (zona oeste de Aracaju), depois de ficar cerca de dois anos com o licenciamento vencido. O veículo, pertencente à empresa ST Locadora, está locado à corporação e era usado pela 1ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Militar (1ª Cia/3º BPM), em Areia Branca (Agreste). Segundo informações confirmadas pela própria PM, a viatura foi recolhida ao pátio da sede estadual da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na Avenida Maranhão (zona norte), e lá ficará até o pagamento da dívida - cujo valor não foi confirmado.
O veículo estava sendo trazido para o Centro de Suprimento e Manutenção (CSM), no Bairro América (zona oeste), onde passaria por manutenção, e bateu no outro carro. O acidente foi comunicado à PRF, já que a avenida é considerada início da BR-235 e tem jurisdição federal. A equipe de patrulheiros enviada ao local fez o levantamento dos chassis dos carros envolvidos junto ao levantamento no banco de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Foi quando se descobriu que a viatura da PM tinha atraso de pagamento dos licenciamentos veiculares de 2012 e 2011 expedidos pelo Detran de Pernambuco, onde o veículo é registrado. Também foi detectada uma ordem de busca e apreensão expedida pela Justiça pernambucana.
Segundo o capitão Charles Victor Oliveira, porta-voz do setor de Relações Públicas da Polícia Militar, o comando da corporação instaurou uma sindicância administrativa para apurar se houve falta ou descumprimento de itens previstos no contrato entre a PM e a ST Locadora, que poderá ser punida. "Esse procedimento pode resultar em uma punição para empresa, incluindo a rescisão do contrato. A Polícia Militar já informou à empresa da situação e exigiu dela a resposta para adotar as providências cabíveis quanto à manutenção do contrato", disse o capitão, classificando o episódio como "lamentável".
Charles explica que o pagamento da documentação e outras providências de documentação dos veículos locados à PM são obrigações exclusivas da empresa locadora, o que também está previsto em contrato. "A responsabilidade de manter toda a documentação paga e em dia é inteira e exclusiva da empresa, e isso está claro em todos os contratos firmados pelo governo do Estado", disse ele, afirmando ainda que o problema foi "pontual" e que o contrato entre a PM e a ST está "dentro da legalidade". Disse também que os próprios policiais devem verificar a situação documental da viatura antes de sair com ela para o policiamento de rua.
Um incidente semelhante aconteceu em 4 de janeiro deste ano, quando uma viatura da Companhia de Policiamento de Radiopatrulha (CPRp) foi apreendida pelo próprio Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), após se envolver em um acidente de trânsito na esquina da Rua São Cristóvão com a Avenida Pedro Calazans, no Centro. O veículo, locado junto a outra empresa, estava com o licenciamento anual de 2011 vencido e foi liberado dois dias depois, após o pagamento da dívida. 

Críticas - A apreensão do veículo do 3º BPM pode servir de munição para a Associação dos Militares de Sergipe (Amese), que defende um grupo de PMs processados na Auditoria Militar por acusação de motim. Estes militares se recusaram a dirigir as viaturas da corporação no início do ano, por ocasião do Pré-Caju 2012, alegando irregularidades na documentação do veículo, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O advogado da Amese, Márlio Damasceno, confirmou que vai requisitar toda a documentação da apreensão da viatura para reforçar a defesa dos militares - os quais participaram de uma audiência ocorrida anteontem, justamente sobre este processo.

Ele afirma que o Setor de Contratos e Licitações (PM-4) da Polícia Militar está falhando na sua obrigação de fiscalizar os seus contratos com as empresas locadoras, além de não dar o exemplo quanto ao cumprimento da lei exigido à sociedade. "Compete também ao Estado a fiscalização deste contrato e até observar se essas viaturas estão licenciadas, o que cabe à PM-4. Já pensou se uma viatura dessas colidir e provocar a morte de alguém? Como é que a família vai requerer o seguro obrigatório se o licenciamento está atrasado? Na minha ótica, este caso é um vexame. Se a Polícia Militar, um dos órgãos que fiscaliza o licenciamento veicular, deixa o próprio carro dela ficar irregular, esse fato chama atenção e mostra que esses contratos devem ser devidamente fiscalizados", diz Damasceno.
O advogado ressaltou também o prejuízo causado pelo recolhimento da viatura, já que "será uma viatura a menos prestando segurança à população". Ele disse também que, em outros casos iguais, os policiais militares que conduzem as viaturas irregulares correm o risco de perder pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por incorrerem em infração de trânsito. Um dos casos aconteceu no Rio Grande do Norte e foi apresentado no processo dos policiais incriminados em Aracaju. "Isso vai mostrar que os policiais não cometeram nenhum crime de motim, apenas cumpriram a lei", finalizou.
O porta-voz da PM afirma que a corporação fiscaliza os contratos por meio de comissões instauradas pelo Comando Geral, as quais, inclusive, já aplicaram multas e até rescindiram contratos de empresas que descumpriram regras, a exemplo de casos ocorridos no fornecimento de alimentos e de uniformes. Charles, no entanto, evitou dizer se houve falhas do PM-4 no na fiscalização dos contratos com as locadoras. "Há realmente a necessidade de acompanhar o cumprimento dos contratos e isso realmente tem funcionado na PM", defendeu o capitão.

Empresa - A empresa ST Locadora, responsável pela viatura apreendida, informou que a situação do veículo do 3º BPM já foi regularizada e que a viatura poderá ser retirada da PRF amanhã. A firma diz também que o atraso no pagamento do licenciamento aconteceu por causa de um erro interno de um funcionário, que já foi demitido. Um outro veículo já foi cedido à PM para substituir a viatura recolhida.

Fonte:  Jornal do Dia (Gabriel Damásio)

MILITARES PRETENDEM PEDIR AUDITORIA EM VIATURA IRREGULAR.


O protocolo deverá ser feito junto à Assembleia Legislativa

Após a apreensão de uma viatura com licenciamento vencido, os militares processados por crime de motim pretendem protocolar junto à Assembleia Legislativa um pedido para que os deputados façam uma auditoria nos contratos das locações das viaturas. O protocolo deverá ser realizado na manhã da sexta-feira, dia 21.

Alguns militares respondem a procedimentos administrativos por se negarem a dirigir viaturas que estavam com documentos irregulares. Segundo o advogado dos PMs, Márlio Damasceno, esse procedimento administrativo será juntado ao processo de motim para provar a inocência dos militares.

“Isso só vem a mostrar que os militares estavam corretos ao não aceitarem dirigir os veículos irregulares e não é justo que eles paguem por isso. Esse procedimento vai ajudar na defesa dos militares que sofreram constrangimentos”, conta Márlio Damasceno.

Procurado pela equipe do Portal Infonet, o assessor de comunicação da Polícia Militar, capitão Charles Victor garantiu que um procedimento administrativo foi instaurado e que a empresa responsável pela viatura poderá ser penalizada caso não justifique a irregularidade.

Caso

A viatura que atuava no município de Areia Branca e pertence a 1ª Companhia do 3º Batalhão, foi recolhida ao pátio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) após envolver-se em uma colisão na avenida Osvaldo Aranha e constatar-se irregularidades no licenciamento do veículo.

Fonte:  Infonet

Nota do blog:  Perguntamos mais uma vez, alguém acredita que a locadora responsável pelo licenciamento da viatura vai ser realmente penalizada sugeriu o Capitão Charles, assessor de comunicação da PMSE? Estamos pagando para ver!

POLICIAIS MILITARES SE RECUSAM DIRIGIR VIATURAS DO BATALHÃO DE CHOQUE.


Mais um problema envolvendo viaturas da policia militar de Sergipe, por conta de atrasos nos licenciamentos dos veículos foi registrado na manha desta quinta-feira, quando PMs do Batalhão de Choque se recusaram a dirigir as viaturas.

No inicio da semana, uma viatura da PM/SE acabou sendo apreendida por agentes da Policia Rodoviária Federal (PRF), por estar com o licenciamento atrasado. Isso deixou os policiais com receio de continuarem a dirigir as viaturas com documentos irregular.

Na manhã desta quinta-feira (20), chega à redação do FAXAJU on-line, a informação de que os policiais militares do Batalhão de Choque se recusaram a sair com os veículos, com medo de posteriormente enfrentarem  problemas. Isso mostra que ao contrário do que disse o representante da locadora de que apenas aquele veiculo que foi apreendido estaria circulando irregularmente. Se houve recusa por parte dos PMs, é porque ainda há viaturas com seus licenciamentos atrasados.

Os policiais que tinham que fazer o policiamento ostensivo na manha desta quinta-feira, se recusaram a sair do quartel, criando mais um problema para o comando resolver. Eles alegaram que não podiam correr o risco de serem responsabilizados por algo que viesse acontecer, demonstrando que ainda há veículos circulando de forma irregular.

Após tomar conhecimento da situação, as informações são de que o comandante do policiamento da capital, coronel Jackson e o sub-comandante geral da PM, coronel Luiz Fernando estiveram na sede do Batalhão de Choque e autorizaram os PMs a saírem com as viaturas, se responsabilizando pelo que possa ocorrer.

A recusa dos PMs em dirigir as viaturas mostra que eles estarão atentos com as documentações dos veículos, pois segundo o relações pública da PM, capitão Charles, “é dever do policial verificar a documentação do veiculo”, e isso deve ter ocorrido hoje.

Ainda segundo o militar que passou as informações, logo no inicio da tarde, as viaturas do Choque voltam a circular normalmente, mas ao que tudo indica, com problemas na documentação. Em caso de acidente, principalmente em uma BR, a PRF não vai responsabilizar o comando e sim o motorista do veiculo que se envolver no fato.

O que não se sabe é qual o motivo que a locadora está deixando esses veículos com documentos pendentes. É possivel que o Ministério Público seja acionado para verificar a situação.

Fonte:  Faxaju (Munir Darrage)

PÉSSIMO EXEMPLO: VIATURA DA PM APREENDIDA PELA PRF NÃO RENOVAVA LICENCIAMENTO HÁ 2 ANOS.


Uma viatura (Gol) da Polícia Militar se envolveu em acidente na BR 235 e expôs uma situação vergonhosa para agentes públicos: não havia renovação do licenciamento há dois anos.

Agentes da Polícia Rodoviária Federal também descobriram que havia Mandado de Busca e Apreensão do veículo.

O veículo estava à disposição da 1ª Companhia, em Areia Branca.

Fonte:  NE Notícias

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

PMs QUESTIONAM SOBRE VIATURAS IRREGULARES.


A apreensão de um veiculo da policia militar por agentes da Policia Rodoviária Federal (PRF), causou muito constrangimento aos PMs, principalmente àqueles que se encontravam no veiculo no momento da apreensão.

Um veiculo Gol, locado pela PM/SE, foi apreendido após se envolver em um acidente. A PRF que esteve no local fazendo o levantamento acabou descobrindo que o veiculo alem de estar irregular (dois anos com licenciamento atrasado), havia ainda um mandado de busca e apreensão.

Na tarde deste quarta-feira (19), o assessor de imprensa da PM, capitão Charles, disse em entrevista aos radialistas Jason Neto e Magna Santana, no programa Liberdade News, na Liberdade FM, que “o policial tem obrigação de fazer verificar a documentação do veiculo antes de dirigi-lo”.

Isso acabou gerando uma certa confusão quanto ao entendimento do que disse o capitão, já que vários PMs estão respondendo a procedimentos por se negarem a dirigir veículos que estavam com documentos irregulares.

Como não se sabe quantos veículos estariam nessas condições, alguns policiais se mostraram preocupados com a situação. Em e-mails enviado à redação do FAXAJU on-line, PMs fazem diversos questionamentos. “Vários colegas estão respondendo a procedimentos quando se negaram a dirigir aquelas viaturas que estavam irregulares. Agora a gente ouve que o PM tem que verificar a documentação do veiculo. Agora fica aqui uma pergunta: se recusarmos a dirigir um veiculo que esteja irregular, não seremos punidos?”, questiona um policial.

As reclamações são de que “essa situação já vem de muito tempo e ninguém faz nada para resolver a situação. Queremos ver até quando o praça vai pagar por erros dos gestores que não corrigem esses erros. Se esses veículos são locados, porque não exigir que eles sejam regularizados. Ou então que se devolva esses carros. O que não vamos suportar é a gente ter que pagar por erros dos outros”, reclamou um militar.

Fonte:  Faxaju (Munir Darrage)

VIATURA DA PM É APREENDIDA APÓS VENCIMENTO DE LICENÇA.


Veículo foi recolhido quando se encaminhava para manutenção

Viatura atuava no município de Areia Branca (Foto: Portal Infonet)

Uma viatura da Polícia Militar (PM) foi recolhida ao pátio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) após constatar-se irregularidades no licenciamento do veículo. A viatura, pertencente à 1ª Companhia do 3º Batalhão e atuante no município de Areia Branca, foi apreendida após envolver-se em uma colisão na avenida Osvaldo Aranha, quando se encaminhava para manutenção na garagem da PM na última terça-feira, 18.

Segundo o capitão Charles Victor, da assessoria de comunicação da PM, um procedimento administrativo foi instaurado para analisar o caso de acordo com as cláusulas de contrato com a empresa locadora. “Como o carro não é de propriedade da Polícia Militar, e sim da locadora, esta é responsável pela documentação, seguro e toda a situação documental do carro. A empresa já foi notificada, e estamos aguardando a defesa”, afirma.

Ainda segundo o capitão, a empresa  ST Locadora de Veículos, responsável pela viatura, poderá ser punida caso não justifique a irregularidade. “Se não houver resposta plausível, a empresa poderá ser punida com o cancelamento do contrato. Nesse caso, abre-se nova licitação para contratação de outra locadora”, diz.

ST Locadora

De acordo com Marcelo Bruno de Sousa, diretor da empresa responsável pela viatura apreendida, a situação já foi regularizada. “O documento deveria ter sido licenciado até o dia 31 de novembro, mas por causa de um erro interno de um funcionário houve atraso. O funcionário já foi demitido, e a viatura já poderá ser retirada do pátio da sexta-feira [21]”, diz. Um novo veículo com as mesmas características foi disponibilizado pela empresa para substitutir temporariamente a viatura recolhida.

O diretor afirma ainda que a não solicitação do documento regularizado por parte do cliente pode dificultar o serviço da empresa. “O próprio cliente muitas vezes esquece de nos fazer a cobrança, ou mesmo perde o documento, e isso prejudica nosso trabalho por que temos muitos carros para monitorar”, alega.

Fonte:  Infonet (Nayara Arêdes e Kátia Susanna)

Nota do blog:  Alguém acredita que a ST Locadora será punida como diz o assessor de comunicação da PMSE, com o cancelamento do contrato e realização de nova licitação?

PRF APREENDE VIATURA IRREGULAR DA PM/SE.


Com dois anos em atraso no documento, PRF faz levantamento e apreende viatura da PM

Uma viatura pertencente à 1ª Companhia do 3º Batalhão de Policia Militar, de Itabaiana,  foi apreendida por agentes da Policia Rodoviária Feral (PRF), após se envolver em um acidente na BR 235.

A viatura da PM, pertencente a 1ª Cia, de Areia Branca, que se envolveu em um acidente nesta terça-feira (18), e que teve apenas danos materiais, acabou sendo apreendida pela PRF por estar com dois anos de licenciamento em atraso, além de um mandado de busca e apreensão.

Os agentes federais que foram até o local do acidente fazer o levantamento, não tiveram alternativa a não ser recolher o veiculo e levá-lo para o pátio da PRF, localizado na avenida Maranhão em Aracaju. É que para surpresa dos PMs e dos agentes, mesmo se tratando de uma viatura policial, essa estava com os documentos irregulares, ou seja, havia dois anos em atraso.

Surpresa maior e desagradável para os policias militares, aconteceu quando agentes da PRF foram fazer um levantamento sobre o veículo, que para surpresa de todos, havia um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal.

Desta forma, com tantas irregularidades, o veiculo acabou sendo recolhido ao pátio da PRF aguardando que a secretaria de segurança pública possa resolver a situação para que o veiculo seja liberado.

Fonte:  Faxaju (Munir Darrage)