“Ìndices de São Paulo: 11 homicídios para 100 mil habitantes. Aracaju: 35 para 100 mil”, diz Mendonça
Mendonça: "É assustador"
Sob a fumaça de mais um assalto contra uma agência bancária em Aracaju, e ainda de um tiroteio entre a polícia e assaltantes baianos, em Umbaúba, com o agravante de bandidos fazerem uma família refém, tudo nesta segunda-feira 3, o deputado federal Mendonça Prado (DEM) computa as últimas estatísticas e não tem dúvida: Sergipe vive um momento cujos dados da criminalidade já superam a violência das ruas de São Paulo. “Os dados de Sergipe são piores do que os constatados em São Paulo”, assegura Mendonça, 1º vice-presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara Federal. “Em termos proporcionais, você corre muito mais risco de morte circulando pelas ruas de Aracaju do que pelas ruas de São Paulo. Os índices de São Paulo são em torno de 11 homicídios para 100 mil habitantes. Em Aracaju, já ultrapassa 35 por 100 mil. Esse número é assustador.”
Mendonça aponta o baixo efetivo de policiais militares como uma das explicações para o problema. “O efetivo já é pequeno, a perspectiva de redução, nos próximos meses, aumenta mais a preocupação porque para se formar um soldado requer tempo. Não é fazer um concurso e colocar o homem na rua. Tem que fazer o concurso e capacitor, e se nos queremos realmente uma segurança pública de qualidade para formar um soldado requer alguns meses. Portanto, eu acho que o governo deve acelerar esse processo porque a situação está cada vez mais grave”, disse.
O deputado federal lamentou ainda a falta de um projeto de Segurança Pública por parte do governo do Estado. “Marcelo Déda não tem projeto nenhum para segurança pública. O Estado de Sergipe trabalha com a boa vontade e a inteligência dos trabalhadores das Polícias Civil e Militar, mas o governo não tem nenhum plano estratégico para combater a criminalidade. Essa inércia, essa letargia do nosso governo é que estimula cada vez mais o marginal a agir. Infelizmente, Sergipe não tem nenhum projeto para conter a onda de crimes que nós estamos acompanhando”, acredita.
Fonte: Universo Político (Joedson Telles)
Mas, para o Promotor de Justiça João Rodrigues Neto a prioridade da segurança é o corredor da folia no Pré-Caju 2013. Digo aqui o nome deste cidadão, pois essa notícia foi publicada no Portal Infonet (http://www.infonet.com.br/verao/2013//ler.asp?id=137446), inclusive em nome da sociedade ameaçou denunciar por crime de motim qualquer um que boicotar essa festa numa reunião onde estavam presentes os dois grandes empresários promotores deste evento.
ResponderExcluirO burburinho entre os presentes foi: Está dando satisfação aos "chefes".
Enquanto isso a sociedade estará sendo lesada com mais fragilidade do policiamento no período da festa. Promotor incoerente !