O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) está finalizando os preparativos para dar início à campanha de incentivo à doação de sangue referente ao Pré-Caju e Carnaval. A abertura oficial da ação será realizada na próxima terça-feira, 15, a partir das 8h30, e tem como objetivo suprir a demanda transfusional durante as festas.
Conforme o superintendente do Hemose, Renato Dantas, a meta da campanha que conta com o apoio da Igreja Batista, é atingir a coleta diária de 120 bolsas de sangue. A população sempre atende nossas convocações. A necessidade de sangue desse período costuma aumentar em torno de 15%, advertiu.
Para garantir o atendimento, o Centro de Hemoterapia está trabalhando os últimos detalhes das equipes que irão receber os doadores. Essa preparação visa garantir a coleta de sangue com segurança para o doador e para o paciente internado nos hospitais que receberão esse sangue, ressaltou.
Ao chegar ao Hemocentro o candidato à doação passa pelo cadastro para efetuar o registro com informações pessoais. Na pré-triagem é realizada a aferição da temperatura, peso, altura e retirada uma gota de sangue na ponta do dedo para verificar a presença ou não de anemia.
O próximo passo é a triagem médica, uma entrevista confidencial com um profissional de saúde que avalia os riscos da doação para o doador e o paciente. É importante que as perguntas sejam respondidas corretamente.
A última etapa da doação é a coleta de uma bolsa com 450 ml, de sangue. O processo dura, em média, 15 minutos. Ao final, o doador recebe um lanhe e é orientado a ingerir bastante líquido.
Fonte: Faxaju
Nota do blog: Lamentavelmente os militares sergipanos não poderão ajudar ao HEMOSE, já que os promotores da Justiça Militar e do Controle Externo da Atividade Policial informaram na imprensa, que se os mesmos doarem sangue durante o pré-caju, serão processados.
O policial militar do estado de sergipe que doar sangue a este, orgão só se ele não tiver vergonha na cara,eu era doador voluntário mais se depender de mim esta budega fecha,a e antes que venha os demagogos e os hipocritas de plantão me perguntarem e se for seu familiar,ele vai ter que depender dos sangues do comandante da policia militar ,do secretario de segurança pública,do diretor deste orgão ou dos promotores de injustiça deste estado.
ResponderExcluir