quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

MP DIZ QUE PMs NÃO DEVERÃO DOAR SANGUE DURANTE PRÉ-CAJU E NEM FALTAR À ESCALA.


O Ministério Público de Sergipe (MPE), expediu Recomendação ao Secretário de Segurança Pública de Sergipe, João Eloy e ao Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Mauricio Iunes, e a todos os policiais militares do Estado de Sergipe, a fim de coibir boicote ao Pré-Caju 2013 e garantir a segurança da festa.

Os Promotores de Justiça, Curadores do Controle Externo da Atividade Policial, João Rodrigues Neto e Jarbas Adelino Santos Júnior, o Diretor do Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública, Adson Alberto Cardoso de Carvalho e a Promotora de Justiça em Substituição na Promotoria Militar, Luciana Duarte Sobral Menezes Recomendaram que os citados Secretário e Comendante adotem providências necessárias para evitar suposto aquartelamento dos policiais militares nos dias do Pré-Caju.

Recomendaram, também, que, em caso de eventuais faltas ao serviço durante o período da prévia carnavalesca, seja providenciada a instauração de inquéritos policiais militares e procedimentos administrativos disciplinares em face dos policiais faltosos, bem como que o fato seja comunicado, imediatamente, ao Ministério Público de Sergipe.

Aos policiais militares foi Recomendado que, caso sejam escalados pelo Comando, cumpram as escalas de serviço, ordinárias ou extraordinárias. Além disso, não devem doar sangue ou praticar quaisquer outros atos que pareçam legítimos, mas justifiquem ilegalmente a falta ao serviço nos dias do Pré-Caju e mascarem o real intuito de boicotar o policiamento ostensivo da festa, como forma de pressionar o Governo estadual a acatar reivindicações da categoria.

Para expedir a Recomendação, os Promotores consideraram, dentre outras coisas, reclamações feitas aos órgãos de controle externo da atividade policial do MP e divulgadas, maciçamente, na imprensa local, de que os policiais militares de Sergipe estavam articulando novo boicote à prévia carnavalesca.

Vale ressaltar que, de acordo com notícia publicada em jornal local, no Pré-Caju 2012, o boicote de bombeiros e policiais militares provocou uma baixa de cerca de 500 soldados no efetivo da prévia, resultando no assassinato de três foliões dentro do circuito da festa.

Segundo a Recomendação, movimentos paredistas dessa natureza, deflagrados e exercidos como instrumentos de pressão das categorias policiais por melhorias salariais e institucionais em face do Governo, caracterizam abuso de poder e/ou desvio de finalidade, provocando perturbações na ordem pública e na segurança dos cidadãos.

O MP Recomendou, ainda, seja dada publicidade ao presente documento, bem como seja enviada ao órgão ministerial no prazo de cinco dias, resposta escrita, acerca das providências adotadas pelo Secretário de SP, pelo Comandante da PM e pelos policiais militares, visando o fiel cumprimento do recomendado.

Ascom MPE

Fonte:  Faxaju

Nota do blog:  É interessante o Ministério Público Estadual, através dos seus Promotores de Justiça, impor aos militares sergipanos não doarem sangue, afrontando uma legislação federal.  Pasmem, se tiver uma pessoa necessitando de sangue para sobreviver e um militar for doar sangue para salvar uma vida, não poderá fazer.  É lamentável tal atitude, pois uma festa carnavalesca, tem mais importância do que a vida de uma pessoa.  Não vemos esse mesmo "empenho" do MP, para cobrar uma carga horária definida para os militares sergipanos, ou até mesmo, cobrar condições dignas para a classe.  Por exemplo, não vemos o mesmo empenho dos Promotores em apurar o fato das viaturas que ficaram sem o devido licenciamento em duas oportunidades, apesar dos ofícios encaminhados pela AMESE, por que será?  O pau só quebra do lombo dos praças.

3 comentários:

  1. Agora é que não vou mesmo, essses crapulas do MP que ganham rios de dinheiro e que provavelmente estarão no pre-Bahia não tem coragem ou disposição para notificar o cmt. geral nem o secretario da SSP por uma carga horária definida, a promoçao de muitos que se encontram atrasadas e LOB da PM. Não preciso de nenhum lider de associaçao para tomar a decissão de nao ir a festa particular de Fabiano Oliveira, porque a minha dignidade senhores promotores não estão sob suas tutelas. E penso que muitos dos meus colegas não irão. Vale lembrar aos colegas que recentemente um cel. deu voz de prissão ao cap. Leandro por questionar a quantidade de efetivo na orla, que isso já estão prendendo até os oficiais onde vamos parar... vai chegar o tempo de um cel. prender o outro por fazer qualquer tipo de questionamento. Não ao alienismo e a E S C R A V I D Ã O. Não vou, não vou, não vou, e se algum promotor quiser me punir estarei no interior do Estado bebendo uma agua de côco.

    ResponderExcluir
  2. Bicho! tá foda! é só dever e os nossos direitos desrespeitados todo o tempo.

    ResponderExcluir
  3. Alguma novidade nisso? O MPE é "subordinado" ao governador! Simples! Apesar de saberem que isso é totalmente ilegal, pois, eles não têm como concluir se foi o conhecido "nó" ou se realmente foi necessidade! Só que sabem que amedrontarão alguns militares com isso! Agora, NÃO ENTENDO A POSIÇÃO DA AMESE! Na verdade, entendo sim! Vi recentemente que, após o texto de um suposto oficial dizendo que até os de baixo-escalão estarão, dessa vez, a favor de qualquer movimento, seja enrustido ou até um possível aquartelamento ( o que, em minha opinião, acabaria coma festa!), a AMESE dizer que, dessa vez, não participará de nada e somente se preocupará com os militares que ainda respondem pelo ano passado. Ok! ABRAM OS OLHOS, PRAÇAS! NÓS SOMOS SIMPLES MARIONETES. SEJA DE CORONÉIS, QUANDO APREENDEMOS ARMAS, DROGAS, ETC, DANDO NOME A ELES, A SEUS BATALHÕES E AO COMANDO COMO UM TODO, COMO TBM SOMOS MARIONETES DOS QUE SE DIZEM "LÍDERES DE MOVIMENTOS", POIS, AGORA ESTÁ PROVADO QUE TODA ESSA CENA ERA COM FINS ELEITOREIROS! Interessante que, de 2009 pra cá, vinham tomando a frente de tudo. Conseguimos eleger o NADA-FEZ, NADA-FARÁ do Samuel. Continuaram a "liderar". E, só agora, após o sgt Vieira não ter sido eleito, DECIDIRAM DEIXAR DE PARTICIPAR DOS MOVIMENTOS! Ou seja, toda essa encenação era tão somente com a finalidade de eleger os "líderes", deixá-los "de boas", com os bolsinhos cheios, e depois que nos lascássemos, pois, NÓS NÃO TEMOS NENHUM TIPO DE IMUNIDADE! Mas, como não se elegeram, deixaram de liderar e até participar! Estranho, não?

    ResponderExcluir