quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

NÚMERO DE PMs REDUZ A CADA DIA EM SERGIPE.


O número de policiais militares disponíveis e aptos ao trabalho está cada vez menor no estado de Sergipe, podendo inclusive a instituição chegar ao fim caso não haja concurso público. Segundo informações passadas por representantes de associações, o estado conta hoje com pouco mais de 600 policiais disponíveis para o trabalho diário, de um total de pouco mais 4 mil homens.

Essa situação agrava-se a cada dia que passa, já que diariamente, o Boletim Ostensivo (BGO), divulga uma nova relação de policiais que estão indo para a reserva (aposentando). Só nesta quarta-feira (02), o primeiro dia útil de 2013,  foram divulgados a relação de mais 31 PMs que já estão “em casa”.

Além do número grande de policiais que estão se aposentando, há ainda os desviados de função, outros sob licença médica para tratamento, alem dos que estão à disposição da justiça. Como a informação é de que em Sergipe não há mais que 4 mil homens na corporação e as aposentadorias que acontecem diariamente, a preocupação é saber quando será realizado o concurso público que deveria ocorrer em outubro de 2012 e hoje, 03 de janeiro de 2013, “o assunto” já não está mais em pauta.

Com a aproximação da maior prévia carnavalesca do Pais e em seguida o carnaval, os policiais militares estão preocupados com a escala de serviço. Nos meios policiais há um comentário de que a escala deverá ser de 24 horas trabalhadas por 12 horas de descanso, e que deverá ser cumprida à risca, sob pena de o militar ser preso e enquadrado como “descumprir ordem superior”, já que a legislação da PM é regida pela RDE.

Não se sabe como o comando irá administrar essa situação, já que serão ocupados cerca de 800 PMs por noite no Pré-Caju e como só há disponível 600, o comando terá que “criar” os outros 200. Alem disso, não se sabe como será feito a segurança nos bairros da capital e nos municípios do interior do estado, já que em alguns, mesmo sem eventos em Aracaju, contam apenas com um policial militar para fazer toda a segurança, alem é claro de ter que “cuidar” da delegacia.

Vários e-mails são enviados à redação do FAXAJU on-line, onde diariamente policiais militares questionam quando o governo irá realizar o concurso público. Até o momento ninguém sabe, nem mesmo os parlamentares que tem cobrado a realização do mesmo.

Fonte:  Faxaju (Munir Darrage)

Nenhum comentário:

Postar um comentário