Por volta das 21h da noite desta segunda-feira (20), uma chamada para o Ciosp mobilizou seis equipes da Companhia de Radiopatrulha da Polícia Militar, em torno de uma suposta ocorrência de reunião para prática de um assalto.
Após receber o contato, os policiais se mobilizaram e prepararam uma ação para invadir uma residência na comunidade das Malvinas, localizada no bairro Aeroporto, para encontrarem, segundo a chamada, um grupo composto por 16 homens que estariam armados e se preparando para assaltar um banco.
A reportagem F5 News foi informada da suposta ocorrência e acompanhou a mobilização policial. Seis equipes com cerca de 30 policiais se deslocaram até a invasão e prepararam uma campana para entrar em ação e prender os supostos assaltantes.
Quando as equipes da polícia entraram no suposto local de reunião dos criminosos, se depararam com um clima ameno e constataram que não havia nenhum grupo de pessoas tramando assalto. Os policiais ainda permaneceram no local por mais alguns minutos para fazer conferência, mas o comunicado da ação criminosa era um alarme falso. Os militares voltaram para suas bases de ação após perderem tempo com o trote.
O coordenador do Ciosp, coronel Salvador Sobrinho, informou à reportagem F5 News que não tem conhecimento do trote que mobilizou tamanho efetivo policial para uma falsa ocorrência. Entretanto, o militar destacou que passar trotes para a polícia ou serviços de emergência é crime e que os telefones são identificados ao efetuarem ligações para o Ciosp.
Coronel Sobrinho afirmou que o trote é um ato de incivilidade e que quem passa trotes de ocorrências falsas, coloca a vida de todos os cidadãos em risco, ao mobilizar policiais que deveriam estar atendendo ocorrências reais. Para o coordenador do Ciosp, o trote para a polícia é uma maneira de estimular a ação de criminosos, desviando policiais de ações para proteção da população em detrimento de ocorrências mentirosas.
Fonte: Faxaju (Márcio Rocha)
O Coronel Salvador Sobrinho não tem conhecimento do trote?Ah, deve ser porque tenha que se desdobrar em dois ou tres para desempenhar os outros cargos que exerce como o CC numa prefeitura do interior.Os trotes são uma constante no serviço de CALL CENTER(o qual não faz nenhuma filtragem).Desperdício de recursos materiais e humanos quando deslocam inutilmente viaturas da policia para atender ocorrencias inexistentes, esdrúxulas ou que não competem à PMSE.Com a palavra, nossos gestores...
ResponderExcluirEsses marginais teriam que ficar na prisão para deixarem de irresponsabilidade, a justiça fica passando a mão na cabeç desses é por isso que os trotes acontecem. Se houvesse a punição rigorosa diminuiria, enquanto a for passada nas cabeças desses ajudados continuará assim.
Excluir