domingo, 22 de dezembro de 2013

CENAM: 11 INTERNOS FOGEM DURANTE MANHÃ DE VISITA.

Informação é de que os internos fugiram pela quadra de esporte
11 internos fugiram do Cenam neste sábado, 21 (Foto: Vagner Teixeira/facebook/Aracajucomoeuvejo)
Uma nova fuga foi registrada no Centro de Atendimento ao Menor (Cenam) neste sábado, 21. De acordo com informações da assessoria de comunicação do Sindicato dos Agentes de Segurança e de Medidas Socioeducativas (Sindasse), estima-se que 11 internos tenham se aproveitado do momento de visitas para fugir pela quadra de esportes do local.


Uanderson Conceição, assessor de comunicação do Sindasse, explica que a situação permanece tensa e que os agentes ainda irão realizar a contagem dos internos. De acordo com ele, o reforço de três agentes, que auxiliavam outros 10 na segurança do local, não foi suficiente para conter os adolescentes.

“Durante a nossa greve, ocorreram diversas rebeliões e muita coisa foi destruída. O alambrado da quadra ficou remendado e os internos se aproveitam do fato de que não há segurança suficiente, para fugir”, explica o agente.

A tropa de Choque permanece no local na tentativa de manter segurança e recapturar os internos.

Renascer
Através de nota, a Diretoria Executiva da Fundação Renascer esclareceu que deste sábado 21, os adolescentes internos Cenam rebelaram-se na tentativa de evasão da unidade. O fato ocorreu por volta das 11h40 da manhã, durante a visita familiar, resultando na evasão de 11 dos 49 adolescentes que estavam internos. Este número não foi maior graças à ação rápida e efetiva dos agentes de segurança socioeducativos de plantão.


No ocorrido não houve feridos durante o evento, apenas os familiares ficaram reféns da situação na quadra esportiva, onde estavam reunidos para a visitação semanal. A Polícia Militar foi acionada deslocando um Pelotão da Tropa de Choque bem como uma unidade da Rádio Patrulha, porém não adentraram de imediato, aguardando que os agentes contivessem a situação e intervindo somente no momento de revista das alas.

A verificação das alas foi realizada juntamente com a direção do Cenam e pelos agentes de segurança com o apoio dos policiais da Choque, foi detectado um número significativo de materiais perfuro-cortantes que possivelmente seriam utilizados como armamentos pelos rebelados. Após a situação estar sob controle a guarnição da Tropa de Choque deixou o local não sendo necessário fazer uso da força.

Acredita-se que a motivação da rebelião tenha sido a expectativa frustrada de liberação ou progressão da medida socioeducativa após a realização das audiências concentradas pelo Poder Judiciário, no início do mês de dezembro. Além disso, o período natalino colabora para a exaltação dos ânimos dos adolescentes que querem a todo custo obter a liberdade

Fonte:  Infonet (Verlane Estácio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário