terça-feira, 14 de janeiro de 2014

ESTRESSE E ATIVIDADE POLICIAL SERÁ TEMA DO PROGRAMA SEGURANÇA EM FOCO NESSE SÁBADO.

“Segundo alguns relatos dos policiais, a atividade policial em si não causa tanto estresse quanto às questões internas da instituição militar.”


No próximo sábado, 18/01/2014 a psicóloga Eline Feitosa falará ao programa segurança em foco sobre estresse e atividade policial.

No programa, comandado por Wilson Tavares e pelo Sargento Vieira, serão abordados temas de relevância para o policial militar e bombeiro militar relacionados ao estresse no exercício da atividade do profissional de segurança pública.

A psicóloga Eline Feitosa, que segue a linha cognitivo-comportamental, tem experiência no assunto, por ter feito estágio curricular no Batalhão de Choque da PMSE, inclusive tendo resultado daí sua monografia. A profissional executou ainda atividades de estagiária no Núcleo de Apoio Psicossocial da PMSE (NAPSS), que atualmente encontra-se fechado. Fez ainda estágio no Hospital São Lucas durante o período de seis meses. Premiada internacionalmente na área de pesquisa com a apresentação de melhor pôster no Congresso Latino Americano de Análise do Comportamento (ALAMOC).

Tais atividades, geraram artigos acadêmicos, bem como apresentações em congressos de âmbito nacional e internacional. 

Em breve entrevista Eline Feitosa destaca “A atividade policial por si só já é considerada uma das profissões mais estressantes e, aliadas à falta de condições de trabalho, bem como as adversidades pessoais, podem potencializar o estresse do profissional, e trazer consequências físicas e psicológicas, que interferem nas relações interpessoais tanto no ambiente de trabalho como no familiar.”

O estresse no exercício da atividade policial não é nenhuma novidade para os profissionais da segurança pública, contudo tal constatação não chega ao conhecimento da sociedade, que ainda detém uma visão distorcida sobre o assunto. Os trabalhos desenvolvidos pela psicóloga Eline Feitosa, demonstram, de forma científica e inequívoca, tais consequências do trabalho policial, sobretudo em relação às questões militares institucionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário