Os alunos do curso de formação de soldados da Policia Militar de Sergipe estão aguardando a data da formatura para se tornarem de fato soldados da PMSE. A formatura que estava marcada para o dia 2 de janeiro de 2015 foi adiada e as informações de que o adiamento ocorreu por conta de compromissos do governador.
Isto acabou gerando muita reclamação estre os 600 alunos que mesmo tendo concluído o curso continuam recebendo a bolsa, quando já deveriam estar recebendo o salário de soldado que é em torno de R$ 2.700. Com isso o estado consegue economizar cerca de R$ 800 mil ao mês.
Um aluno do curso enviou um e-mail à redação do FAXAJU onde reclama do atraso na formatura. Segundo o aluno, “o que acontece com os militares que planejaram toda uma viagem e tudo mais para trazer suas famílias para a formatura? Perde o dinheiro que investiram? Um grande descaso com a polícia militar, uma grande falta de respeito para com os novos soldados da PMSE. Na verdade, o que o governo aparenta querer é apenas uma vitrine muito bonita de mais de 600 soldados na rua fazendo patrulhamento e não se importa de forma alguma com as condições de trabalho que deveriam ser dadas aos policiais. Os alunos estão praticamente pagando para trabalhar”, reclama o aluno.
Para o assessor jurídico da Amese, o advogado Márlio Damasceno, “é importante ressaltar que os alunos do Curso de Formação de Soldado já concluíram o curso e deveriam tem sua devida formatura concretizada”.
O advogado diz ainda que o estado estaria economizando dinheiro, já que os alunos continuam recebendo a bolsa. “O fato concreto é que, é muito cômodo para o Estado adiar a solenidade de formatura, pois enquanto ela não se concretiza, lamentavelmente, os alunos recebem uma bolsa, cujo valor é metade do soldo de um soldado, ou seja, o governo coloca 600 alunos já preparados nas ruas e só paga metade. Haja exploração!”, explica o advogado.
Há uma expetativa entre os 600 alunos de que a formatura ocorra até o dia 20 de janeiro, data em que eles deveriam estar nas ruas, porém não há uma data definida para a formatura.
Fonte: Faxaju (Munir Darrage)
Nenhum comentário:
Postar um comentário