terça-feira, 13 de janeiro de 2015

SITE FAZ LEVANTAMENTO SOBRE VIOLÊNCIA EM BAIRROS DE ARACAJU.

Polícia também mapeou ocorrências policiais durante o ano passado



A RadioPatrulha prepara o mapeamento das ocorrências de assalto no ano passado nos bairros de Aracaju e região metropolitana - Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros. O estudo deve ser divulgado essa semana, como informou o tenente-coronel Carlos Rolemberg. Ele pode antecipar porém que, em 2014, a RP apreendeu 259 armas de fogo, dos mais variados tipos, foram recolhidas 1.100 munições de vários calibres e mais de mil pessoas detidas.

Além disso, 300 quilos de drogas foram apreendidas, sendo 280 quilos de maconha e o restante dividido entre crack e cocaína, e recuperados mais de 200 veículos roubados ou furtados. Segundo afirmou o major Vítor Anderson, em entrevista ao Jornal da Cidade, os bairros São Conrado, Novo Horizonte e Cidade Nova são pontos mais preocupantes, sendo o São Conrado líder no ranking de apreensão de arma de fogo.

Já segundo o site Onde Fui Roubado, que desde o dia 22 de fevereiro de 2012 recebe denúncias em Aracaju, 45,3% das vítimas de assaltos registraram Boletim de Ocorrência. O site faz a compilação e agrupa os casos, dando um relatório com locais com maior número de ocorrências. Até o momento, Aracaju já registrou 276 denúncias, ocupando a vaga de 23º cidade com mais registros no país.

Para os criadores ajudar a mapear o perfil dos crimes é uma ação que pode trazer uma série de benefícios e, inclusive, chamar atenção das autoridades responsáveis pela segurança e com as informações combater e prevenir a criminalidade. A denúncia é anônima, pode ser registrada no site em menos de dois minutos, acessando o formulário de denúncia da respectiva cidade, logo em seguida, o preenche com as informações básicas sobre o acontecido, como local, data, hora e objetos que foram levados.

Até o momento, segundo o site, Aracaju teve um prejuízo estimado de  R$ 328.175,00 devido aos crimes. Na estatística de 2012, os bairros da capital com maior número de registros foram Luzia, Atalaia, Jardins, Grageru, São José, Farolândia, Inácio Barbosa, Ponto Novo, Jabutiana e São Conrado, sendo que 29% das vítimas eram mulheres e 71% homens. Além disso, 47% dos crimes aconteceram durante o dia e 53% à noite.

Levando em consideração apenas os crimes registrados no site e as regiões que possuem acesso à internet, em janeiro foram registrados dois crimes, sendo assalto na porta de casa e em ônibus. Ainda de acordo com o site, nos últimos 90 dias ocorreram 38 crimes em Aracaju, tendo as mulheres como maioria das vítimas (76%) e homens (24%). Além disso, 39% registraram BO e 39% dos casos aconteceram no decorrer do dia, e 61% à noite.

Em geral, 819 cidades já registraram denúncia no Onde Fui Roubado. “37% das vítimas são mulheres, 51% das vítimas não registram BO, 55% das denúncias ocorrem à noite”, diz o site. As cidades que mais acessam o site são: São Paulo, Fortaleza, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Salvador. No ranking das cidades com mais registros fica em primeiro lugar São Paulo, depois Rio de Janeiro, em seguida Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Belém e, por último, Natal.


Fonte:  F5 News (Fernando Araújo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário