sexta-feira, 19 de junho de 2015

BOMBEIROS DE OLHO NA COMERCIALIZAÇÃO IRREGULAR DE FOGOS.

Apenas três pontos estão legalizados na capital sergipana

Barraqueiros devem estar atentos às exigências (Foto: Arquivo Portal Infonet)

O Corpo de Bombeiros de Sergipe inicia nos próximos dias a fiscalização de pontos irregulares da venda de fogos de artifícios em Aracaju. Para se ter uma ideia, apenas três pontos estão autorizados e legalizados para a comercialização de fogos neste período de festas juninas: Av. Maranhão, Coroa do Meio [próximo ao Shopping Riomar] e Av. Pedro Valadares, chegando no conjunto Augusto Franco.

“Esses três pontos estão autorizados pelo Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de Aracaju para a comercialização de fogos de artifícios, os demais não estão”, alerta o comandante do Corpo de Bombeiros de Sergipe, coronel Reginaldo Dórea, lembrando ser um período que requer uma atenção maior.

Exigências

Antes de comercializar fogos de artifícios, os barraqueiros devem atentar para as exigências do Corpo de Bombeiros. Cada  ponto de venda deve conter estoque máximo de 300 kg [incluindo peso das embalagens]; dimensões de 3x5m e um afastamento entre as barracas de, no mínimo, 6 metros. O distanciamento de outras edificações vai variar de acordo com o número de barracas: se o número for de até 5 barracas, o distanciamento deve ser no mínimo de 60 metros, mas se for um número superior a 5 barracas, esse distanciamento deve ser de no mínimo 140 metros.

As barracas devem possuir preventivos fixos, como extintores, e sinalização de emergência. A instalação elétrica deve ser diferenciada, utilizando-se tubulação rígida; e não pode possuir eletrodomésticos, pois são emissores de calor.  Ele esclarece também que não é permitida a venda de fogos do tipo espada, buscapé, pitú nº3, meio-fogo, bombas de alto teor explosivo com numeração superior a 20 e bombas de breu.

Fonte:  Infonet (Aldaci de Souza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário