quinta-feira, 9 de julho de 2015

SERVIDORES DA SEGURANÇA PÚBLICA PROTESTAM NO CENTRO DE PORTO ALEGRE.

Ato reúne cerca de 9 mil pessoas, segundo estimativa da Brigada Militar. 
Manifestantes protestam contra proposta de congelamento de salários.

Manifestação reúne milhares de servidores da segurança pública (Foto: Abamf/Divulgação)

Servidores da área da segurança pública realizam um protesto na tarde desta terça-feira (7) em Porto Alegre. A manifestação reúne policiais da Brigada Militar e da Polícia Civil, agentes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e funcionários do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e causa transtornos no trânsito no centro da cidade.

Segundo estimativa da própria Brigada Militar, o ato reúne cerca de 9 mil pessoas. As categorias exigem melhores condições de trabalho e protestam contra o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do governo de José Ivo Sartori que seria votado nesta terça na Assembleia. A votação acabou adiada em razão da morte de um funcionário.

No início da tarde, caminhadas saíram de diferentes pontos da capital. Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), integrantes da Brigada Militar se reuniram nas avenidas Borges de Medeiros e Salgado Filho. Já um outro grupo, composto por servidores da Polícia Civil, fez uma caminhada na Avenida João Pessoa, sentido bairro-centro.
Os diferentes grupos se encontraram em frente ao Palácio Piratini, sede do governo do estado, para reivindicar uma audiência com Sartori. No final da tarde, o chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, recebeu representantes das categorias.

"O motivo da mobilização é pela insegurança pública que está se instalado no estado do Rio Grande do Sul e não se vê por parte do governador Sartori nenhuma reação para combater essa criminalidade e a brutalidade dos crimes", disse Isaac Ortiz, presidente da Ugeirm Sindicato, que representa os policiais civis.

A manifestação conta também com o apoio do sindicato dos professores (Cpers-Sindicato) e outras categorias, como servidores públicos. Com carros de som, eles gritam e cantam palavras de ordem contra o governador Sartori.

O protesto causou transtornos no centro de Porto Alegre. Além das avenidas onde os manifestantes passaram, a Siqueira Campos, a Mauá e a Azenha também registraram  congestionamentos, segundo a EPTC. Linhas de ônibus que se deslocam ao centro da cidade também foram prejudicadas pela manifestação.

Fonte:  G1 RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário