quarta-feira, 30 de setembro de 2015

COMANDO DO CORPO DE BOMBEIROS CONCEDE MEDALHAS DE HONRA AO MÉRITO A BMs e AUTORIDADES.


2º Sgt. Alberto, diretor de base da AMESE, um dos agraciados com a homenagem

O Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe estará concedendo nesta quinta-feira, às 8 horas, na sede do Quartel Central, medalhas de honra ao mérito a bombeiros militares e autoridades, inclusive de outros estados.

Dentre os homenageados está o 2º Sargento Alberto Almeida Santos, diretor de base da AMESE,

Desde já parabenizamos todos os que serão homenageados.

CAPITÃO ILDOMÁRIO GOMES E TENENTE LUCAS NEVES SÃO INTERROGADOS EM AUDIÊNCIA NESTA QUARTA, DIA 30.


O Dr. Márlio Damasceno e o Dr. Valério acompanhando o caso

Sargento Vieira, presidente da AMESE, prestando solidariedade ao Cap. Ildomário e ao Ten. Lucas

A Sgt. Ilka dando o apoio ao Cap. Ildomário

Na manhã desta quarta-feira, por volta das 10 horas, o Capitão Ildomário Gomes e o Tenente Lucas Neves, compareceram a mais uma audiência no processo que apura a suposta acusação de que seriam os mesmos, os autores do blog do Capitão Mano.

Desta feita, os citados oficiais foram interrogados ao final da instrução processual, os quais afirmaram categoricamente que não eram os autores do blog intitulado Capitão Mano, relatando na oportunidade que diversos outros militares foram ventilados como também possíveis autores, porém nada ficou comprovado.

Um fato que mais uma vez foi comprovado, é a questão dos computadores que foram apreendidos durante a fase do inquérito policial, não foram devidamente lacrados no local da apreensão, o que segundo a defesa técnica feita pelo Dr. Márlio Damasceno, coloca em cheque a prova pericial realizada, pois se recomenda que ao se fazer a apreensão dos computadores, os mesmos deveriam ser imediatamente lacrados, fato que não ocorreu.

Agora o processo segue para a fase de diligências e posteriormente para as alegações finais, quando então será designado o dia e hora para realização da sessão do conselho especial da justiça militar para julgar o caso.

"SITUAÇÃO SERÁ INSUSTENTÁVEL", DIZ BELIVALDO CHAGAS.

Governo prevê que Sergipe viva situação do Rio Grande do Sul, sem o aumento do ICMS.


O governador em exercício, Belivaldo Chagas, participou na manhã desta terça-feira (30) de um evento no Palácio Governador Augusto Franco. Ele conversou sobre a polêmica da votação do aumento da alíquota do ICMS em 2%, que ocorre hoje na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).

A bancada do governo tem a maioria na Alese, 15 dos 24 deputados, 9 são da oposição. “Temos expectativa de aprovar esse projeto hoje, para termos um incremento nas contas do governo na ordem de aproximadamente R$ 200 milhões, o que nos concede uma folga de R$ 20 milhões por mês, já em 2016. E isso vai ajudar a tocar o pagamento da folha, A expectativa é que num futuro próximo, o estado volte a possuir instabilidade”, explica o governador em exercício.

Em relação aos empresários que protestam contra o aumento, Belivaldo Chagas rebateu dizendo que a situação de Sergipe e extremamente complicada, e sem o imposto o estado vai quebrar.  “Tivemos uma reunião com os empresários que são contra o aumento. Mostramos a todas as entidades que estavam aqui a real situação do estado, não ocorreu uma compreensão. Mas, eles saíram assustados, pois viram o sério risco de chegar à situação que vive hoje o Estado do Rio Grande do Sul. Tem que buscar uma condição para sair dessa crise ou vamos entrar em uma situação insustentável, com atrasos de salários, pagando no vigésimo dia do mês subsequente, com mais parcelamentos. É uma situação extremamente complicada e o governo não nega, esse é um governo transparente”.

Fonte:  G1 SE

Nota do blog:  Este governo é um chororo só!  Cortar cargos de comissão que é bom, nada!

POLÍCIA DESMENTE "TOQUE DE RECOLHER" EM RIBEIRÓPOLIS.

Gravação de áudio teria se espalhado na cidade causando pânico entre os moradores.


Na noite da última segunda-feira (28), um jovem identificado como João Paulo Andrade de Jesus, de 24 anos, foi morto a tiros em Ribeirópolis. O crime teria desencadeado a revolta de um grupo criminoso da cidade. Através de um áudio, um de seus integrantes teria prometido vingança, no entanto, a polícia desmentiu o “toque de recolher” que estaria explícito na gravação e que causou pânico nos moradores do município. 

Em um dos trechos do áudio espalhado, um homem identificado apenas como “Mano Rato” afirmou que, durante a noite desta terça-feira (29), a partir das 18h, os moradores deveriam ficar em casa. “Vai ser daquele jeito. Tiraram um irmão nosso do coração e vai ser daquele jeito...não quero ver criança na rua, não quero ver ninguém na rua. Todo mundo da cidade de Ribeirópolis, já está dado o aviso”, disse através do áudio.

Na manhã desta quarta-feira, o tenente coronel Chaves, comandante do Batalhão de Itabaiana, divulgou uma nota na qual desmentia o “toque de recolher” que seria realizado na noite de ontem. Segundo ele, os boatos são espalhados para causar preocupação nos moradores. “Não se tem autenticidade de autoria e data do referido áudio. As mídias sociais muitas vezes são usadas de forma negativa por algumas pessoas mal-intencionadas, aproveitando-se do anonimato para espalharem boatos, causando, muitas vezes, preocupação na população”, afirmou em nota.

Para evitar transtornos e, até mesmo, ações criminosas, na noite de ontem a Polícia Militar esteve presente em Ribeirópolis com seis viaturas realizando operações a fim de garantir a segurança dos moradores da cidade.

Também em nota, o tenente coronel negou a ocorrência de um homicídio na cidade nesta terça-feira.

Fonte:  Jornal da Cidade

DEPUTADO DIZ QUE “GOVERNO NÃO FEZ DEVER DE CASA E PUNE POPULAÇÃO COM IMPOSTOS".


O deputado estadual Capitão Samuel usou a tribuna nesta quarta-feira (30) para lamentar a chegada do projeto de Lei que aumenta alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de diversos produtos.

Segundo o parlamentar, o projeto não vai resolver o problema da falta de recursos. “Onde o aumento de impostos resolveu o prolema de algum Estado? O Rio Grande do Sul está enfrentando uma grave crise e já fez o que Sergipe quer fazer agora”, lembrou Samuel, que vê o Estado gastando errado os recursos que arrecada.

Capitão Samuel disse que o Rio Grande do Sul aumentou alíquota de impostos, contraiu impostos em organismos financeiros nacionais e internacionais, se endividou e não cortou gastos. “Agora está dando calote no governo federal para pagar os servidores. Então o caminho que o Rio Grande do Sul seguiu é o caminho que Sergipe está seguindo. Há oito anos esse govero pega empréstimos e não resolve o problema da segurança pública porque não corta gastos”, citou o deputando, que prevê problemas também no projeto que regulamenta o transporte coletivo, pois de acordo com o parlamentar, o reajuste no diesel vai repercutir no valor da passagem.

Segundo o deputado, o projeto que a Assembleia está discutindo vai causar desemprego e deve ser colocado na conta do governador Jackson Barreto. “Esse aumento de impostos vai causar desemprego sim, só não vê quem não quer. E o argumento é de que precisamos de mais educação e saúde para aumentar impostos, mas e o Proredes não foi feito para melhorar a saúde? E qual a saúde que temos? O empréstimo do Proinveste foi aprovado e cadê os empregos que iriam ser gerados? Os empresários vão repassar esse custo para os preços. As vendas vão cair e vão demitir”.

Por:  Dilson Ramos

Fonte:  Faxaju

APESAR DA DETERMINAÇÃO DE GEORLIZE, SMTT NÃO FAZ FISCALIZAÇÃO EM ESTACIONAMENTO PROIBIDO EM FRENTE A SSP.


O blog elogiou ontem a boa vontade e a determinação da secretaria de Defesa Social de Aracaju, Georlize Oliveira, cuja pasta comanda a SMTT para fiscalizar o estacionamento proibido em frente a SSP. Só foi cumprida a determinação na segunda-feira. Ontem, 29, tudo voltou como antes e a SMTT só apareceu por lá logo cedo, às 7h. Depois foi embora.

Fonte:  Blog do jornalista Cláudio Nunes

MAIS AUMENTO DE COMBUSTÍVEL: PETROBRÁS AUMENTA PREÇO DA GASOLINA EM 6% E DO DIESEL EM 4%.

Foto:  Alex de Jesus/O Tempo 8.3..2011

A Petrobras decidiu reajustar em 6% o preço da gasolina e em 4% o preço do diesel nas refinarias. O aumento vigorará a partir da meia noite desta quarta-feira (30).

O preço nas bombas é livre e costuma ser reajustado à medida que o combustível com preço novo chegue aos postos.

Em geral, segundo o sindicato dos postos de combustíveis, o aumento de preço para o consumidor tem sido um pouco menor que o das refinarias.

A decisão foi tomada pela companhia na noite desta terça diante dos problemas de caixa da empresa após a forte alta do dólar nos últimos dias.

A estatal informou o aumento por meio de comunicado. O reajuste é uma sinalização ao mercado de que a empresa, hoje comandada por Aldemir Bendine, tem autonomia para definir sua política de preços dos combustíveis.

"Os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais Cide e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS", diz o comunicado da empresa.

Em 10 de setembro, a agência de classificação de risco Standard&Poor's rebaixou a nota da Petrobras, tirando dela o selo de boa pagadora.

Fonte:  O Tempo

Nota do blog:  Desviam dinheiro da Petrobras e nós é que pagamos a conta com mais um aumento de combustível, que consequentemente vai causar aumento em outros produtos.

CAPITÃO ILDOMÁRIO GOMES E TENENTE LUCAS NEVES COMPARECERÃO À JUSTIÇA MILITAR PARA MAIS UMA AUDIÊNCIA ACERCA DO BLOG DO CAPITÃO MANO.



Logo mais às 10 horas desta quarta-feira, dia 30, o Capitão Ildomário Gomes e o Tenente Lucas Neves, estarão comparecendo à Justiça Militar para mais uma audiência acerca do Blog do Capitão Mano, onde os mesmos são supostamente acusados de serem os administradores do citado blog.

Desta feita, a audiência será para o interrogatório dos referidos oficiais, que poderão esclarecer os fatos, pois no primeiro interrogatório, no início do processo, foi requerido pelo advogado da AMESE Dr. Márlio Damasceno, que em homenagem ao princípio do contraditório e da ampla defesa, bem como, às decisões reiteradas do STF, que o interrogatório fosse o último ato processual, tendo tal requerimento sido indeferido pelo Conselho Especial da Justiça Militar, tendo o citado advogado orientados aos militares a exercerem o direito de permanecerem calados.

Posteriormente o Dr. Márlio Damasceno adentrou com habeas corpus perante a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, requerendo a anulação do interrogatório e que o mesmo fosse realizado somente ao final do processo, o que foi reconhecido por unanimidade pela Corte Superior, motivo pelo qual, somente nesta quarta, é que o Capitão Ildomário e o Tenente Lucas serão efetivamente interrogados.

A defesa acredita na inocência dos oficiais, pois inexistem nos autos provas de que os mesmos seriam os administradores do Blog do Capitão Mano, até porque, conforme oitiva das testemunhas arroladas nos autos, se cogitou muitas outras pessoas como possíveis administradoras deste blog, sem, contudo, ter uma investigação mais abrangente, bem como, os computadores que foram apreendidos à época, não foram devidamente lacrados para posteriormente serem periciados, tornando-se prejudicada a perícia realizada, segundo a defesa dos militares.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

O BLOG ESPAÇO MILITAR PARABENIZA O CB. MARCOS ROBERTO MONTANS DA PMESP PELO TRANSCURSO DO SEU ANIVERSÁRIO.



O blog Espaço Militar parabeniza o Cabo Marcos Roberto Montans da Polícia Militar do Estado de São Paulo, pelo transcurso do seu aniversário nesta segunda, dia 28, rogando a Deus que o abençoe cada vez mais, dando-lhe muita paz, saúde, prosperidade e alegria, ao lado dos seus familiares e amigos.

Prestamos esta singela homenagem ao amigo:

Um aniversário cheio de paz...
Que os sentimentos mais puros
se concretizem em gestos de bondade, 
e o amor encontre abertas as portas
do seu coração.
Que você possa guardar deste aniversário
as melhores lembranças.
E que tudo contribua para sua felicidade.

Abraços e feliz aniversário!

SINDIFISCO ANUNCIA QUE VAI REINICIAR NO DIA 1º, A CHAMADA “OPERAÇÃO PARCELAMENTO".


A Diretoria do Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco), em cumprimento com a decisão deliberada pela categoria em assembleia geral, anuncia que a partir da zero hora desta quarta-feira, dia 30, reiniciará o movimento denominado de “Operação Parcelamento”, nas unidades e postos fiscais da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz). A decisão do Sindifisco é uma resposta à decisão do governo estadual de mais uma vez pagar de forma parcelada a folha de servidores.

O presidente da entidade, Paulo Pedroza, informa que o Sindifisco fará nova assembleia, no próximo dia 7, às 15h30, para avaliar o resultado da greve unificada dos servidores públicos estaduais. “Em assembleia, o Fisco voltará a intensificar a nossa Campanha de Mobilização que tratará de temas específicos como o nosso plano de carreira, subsídios e condições de trabalho”.

Diz ainda que “da luta unificada dos servidores, vamos estudar novas estratégias para continuar pressionando o governo no atendimento às justas reivindicações dos servidores públicos, como o reajuste inflacionário”.

Em nota à imprensa, a administração estadual anunciou que começará o pagamento do mês de setembro, nesta sexta-feira (29). No dia 30 de setembro pagará de forma integral apenas os funcionários da Secretaria de Estado da Educação; no dia 01 de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde, Detran, Ipesaúde, Sergipe Previdência, Jucese, Adema e Segrase (integral).

Anunciou que vai parcelar o pagamento a partir do dia 01 de outubro dos aposentados, pensionistas e demais servidores da Administração direta e indireta até o limite de R$ 2.500,00. O governo anunciou ainda que “estima concluir a folha salarial do funcionalismo referente o mês de setembro até o dia 10 de outubro, ou antes deste prazo caso haja a liberação do percentual dos recursos dos depósitos judiciais contidos no Banco do Brasil”.

Fonte:  Faxaju

DIÁRIAS DA PM: JUÍZA OUVE SEIS TESTEMUNHAS.

Depoimento de auxiliar da tesouraria chama a atenção da defesa

Jornalistas têm acesso, mas não podem fotografar audiência (Foto: Portal Infonet)

Nesta terça-feira, 29, a juíza Juliana Galvão Martins, substituta da 6ª Vara Criminal, ouviu o depoimento de seis testemunhas arroladas pela defesa dos mais de 80 policiais militares incluídos no rol dos acusados de envolvimento em suposto esquema fraudulento para pagamento irregular de diárias ocorrido no ano de 2010 no âmbito da PM.

Nesta audiência, o depoimento do sargento Adilson Ferreira, que à época atuava como auxiliar da tesouraria da corporação, chamou a atenção dos advogados que atuam na defesa dos réus. Em juízo, o sargento revelou que fazia os procedimentos sozinho para lançar os valores a serem pagos, sem que houvesse fiscalização. “O membro da tesouraria disse como se operacionalizava e pode ter digitado de forma incorreta, o que tira a pecha do esquema de desvio de dinheiro”, considerou o advogado Sávio Henrique, que atua na defesa do tenente Alexandro Lino, responsável pelo programa de segurança nos presídios que culminou com o pagamento irregular das diárias.

Na ótica do advogado, a falta de organização dificultou a fiscalização. “Foi um programa desorganizado e, por ser voluntário, tornou-se incontrolável a fiscalização”, considerou o advogado Sávio Henrique.

O advogado Márlio Damasceno, que defende outros policiais militares, insiste em arguir a responsabilidade do coronel Carlos Pedroso, então comandante da PM, enquanto gestor público. “Tem testemunha que diz que foi feito pagamento sem publicação no Boletim Geral Administrativo (BGA), que a tesouraria recebia determinação superior para realizar estes pagamentos”, enaltece Damasceno. “Não afirmo que o coronel seja culpado, mas teria que ser investigada a responsabilidade dele enquanto gestor e ordenador de despesa”, comenta. 

Segundo a contabilidade dos advogados de defesa, a grande maioria dos policiais que recebeu irregularmente as diárias já devolveu os recursos aos cofres públicos. Eles teriam aceitado o pagamento irregular, na ótica dos advogados, por não haver na corporação um sistema que identifique a origem dos recursos depositados nas contas bancárias pessoais dos policiais. “Cabe à defesa provar que não houve dolo. O dinheiro entrou na conta, mas não houve dolo. E também tem aqueles que trabalharam e o comandante [coronel Pedroso] quando prestou depoimento informou que o serviço foi satisfatório”, enalteceu o advogado Antonio Vieira.

Fonte:  Infonet (Cássia Santana)

HERÓIS - EXCELENTE ARTIGO PARA SER LIDO E REFLETIDO.


Policiais. Isto mesmo. Nós temos heróis de verdade. De carne e osso. Não no cinema, na fantasia. Nós podemos vê-los. Eles usam fardas, nas ruas, e são chamados de policiais militares. Outros usam roupas pretas ou vestimentas comuns, como nós, e recebem o nome de Policiais Civis, ou Guardas Municipais. Eles estão por toda parte. Bem diante de nossos olhos. Estão prontos para nos proteger e nos ajudar, das mais variadas formas. Uma pena que muitos de nós não os condecoramos. Sequer os reconhecemos. E ainda os maltratamos.

Não raro, senhores e senhoras de fina estampa, que param em fila dupla no trânsito, revoltam-se com uma simples multa de trânsito. Alguns daqueles que se intitulam dos direitos humanos os qualificam como bandoleiros; e, além disso, querem tornar simpático o criminoso. Não é difícil ver, pela televisão, grosserias e desrespeitos com nossos heróis. Até o filme Tropa de Elite, nosso cinema só retratava e glamourizava a vida bandida. Nas escolas, alguns ainda ensinam que vivemos um Estado policial e opressor. O resultado disso tudo é ouvir a molecada falando, cada vez mais, gírias que principiaram ou são comuns na marginalidade, como mano, vida loca, bagulho e por aí vai.

Que sociedade nós queremos? Quando vamos valorizar o lado certo da eterna luta entre o bem e o mal? Por que é difícil dizer, com todas as letras, que o policial é o representante do bem? Qual a razão de embolar os conceitos? Se alguns policiais erram, por que colocar na mesma vala todos os outros? Por que, quando se prende alguém que cometeu um crime, logo aparecem alguns especialistas para falar em exclusão social, má distribuição de renda, falta de educação etc, ao invés de olharem um pouquinho para a vítima (ou seus familiares) que pode ter sido salva pelo policial?

Idolatramos pessoas distantes de nós. Jogadores de futebol, artistas ou cantores que nunca vão nos dar a mão. Sequer sabem que existimos. Elegemos tais ídolos por puro impacto visual, sensações. E mais. Compramos o que eles vendem. Contribuímos para o patrimônio deles. E desprezamos as pessoas que estão pertinho de nós. Que vão nos atender, em prontidão. Esquecemos aqueles que, realmente, amparam nossas vidas.

Definitivamente, temos que mudar o rumo das coisas. Para começar, bastam gestos simples. Um aperto de mão. Um obrigado. Faça isso, com frequência, para aquele policial que você vê ali na rua, cuidando do trânsito, vigiando, ou, na delegacia de polícia. Reverencie-o com um abaixar da cabeça. Mostre a ele que você o admira e espera dele o melhor, o heroísmo. E pode ter certeza que ele vai corresponder, assim que qualquer um necessitar de sua ação.

Não é fácil ser herói neste país. Nossos policiais realizam seus heroísmos, na maior parte do tempo, contra tudo e todos. Levam pancadas aqui e ali. Chegaram ao absurdo de confrontar heróis contra heróis neste Estado, anos atrás, em cenas chocantes. E eles se levantaram, mais uma vez; talvez, pelas mãos de Deus, para cumprir suas magníficas missões. E eles estão aqui, novamente. Do nosso lado. Para nos salvar.

Sim. Nós temos heróis. São os nossos policiais. Que Deus os protejam, sempre.

Fonte:  Diário da Região (Evandro Pelarin)

2ª CIA/º1º BPM DETÉM SEIS SUSPEITOS DE ROUBO COM ARMA DE FOGO NO AUGUSTO FRANCO.


A Polícia Militar de Sergipe, através da 2ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Comunitária (2ª Cia/1º BPCom), prendeu quatro pessoas e apreendeu duas adolescentes envolvidas em assaltos praticados na zona sul da capital. O grupo foi detido na noite do domingo, 27, após um roubo praticado no conjunto Augusto Franco. Na ocasião, a PM apreendeu um revólver calibre 38 e recuperou vários objetos subtraídos das vítimas.

Enquanto efetuava rondas ostensivas na avenida Canal 05, a guarnição Gaivota 02 foi acionada por um homem que informou ter sido vítima de roubo praticado por um grupo de pessoas que estava circulando em um veículo modelo Celta, de cor prata. A vítima relatou ainda que, na oportunidade, fora ameaçada com arma de fogo.

Os policiais empreenderam diligências e localizaram o veículo com seis ocupantes, que foi seguido e interceptado. A vítima, que estava presente durante toda a abordagem policial, reconheceu o grupo, formado por três homens e três mulheres, duas delas adolescentes. Após reforço policial, uma policial feminina encontrou, escondido nas vestes de umas das menores de idade, um revólver calibre 38, supostamente utilizado no assalto, além de quatro pinos de drogas e uma corrente de prata pertence à vítima.

Já no interior do veículo, os policiais encontraram diversos aparelhos de telefonia celular e um coldre de revólver. O caso foi encaminhado à Delegacia Plantonista, para onde foram conduzidos Washington Ramos Santos da Silva, 23 anos; France William Nogueira Freire, 21 anos; Danilo Teixeira Nunes Santos, 21 anos; Jessica Silva Ferreira Lima, 20 anos, e as duas adolescentes.

Na delegacia, constatou-se que o suspeito Washington Ramos Santos da Silva, que assumiu a propriedade da droga, apresentava, em seu desfavor, um mandado de prisão em aberto. Já o Danilo Teixeira Nunes Santos assumiu ser o proprietário do revólver.

NO DIA DO POLICIAL MILITAR INFELIZMENTE NÃO HÁ O QUE SE COMEMORAR, FACE AO PRESENTE DE "GREGO" DO GOVERNO DO ESTADO.


Arte do chargista Clécio Barroso feita para a AMESE.  Sua reprodução é permitida, desde que não haja cortes ou supressão dos dados colocados na charge.

O BLOG ESPAÇO MILITAR E A AMESE PARABENIZAM TODOS OS POLICIAIS MILITARES PELO SEU DIA.


Dia e noite sempre alerta no sol, na chuva, na poeira, lá esta a policial militar para lhe dar a proteção necessária para que nós tenhamos um bom dia. Você com certeza é uma grande policial, pois só pelo fato de usar uma farda, já assume a responsabilidade perigosa de dar a sua vida para salvar a de outro irmão. Em nossas orações pedimos para que Deus Nosso Pai lhe proteja todos os dias nessa batalha que é dar segurança aos mais oprimidos. Através desta humilde mensagem queremos homenageá-lo e dizer que sempre o admiramos e o respeitamos como policial e ser humano, pois nós sabemos que por trás desta fisionomia séria, se esconde principalmente um coração enorme e valioso. Parabéns.

Uma homenagem do Blog Espaço Militar e da AMESE, ao dia do policial militar (29 de setembro)

CRIANÇA PRECISA URGENTEMENTE DE DOAÇÕES DE SANGUE TIPO AB NEGATIVO.


O blog Espaço Militar conclama a todos que possuam sangue tipo AB NEGATIVO, que compareçam com urgência ao Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe, situado na Rua Guilhermino Rezende, nº 187, próximo ao Hospital São Lucas, com o objetivo de fazer doação de sangue em nome da criança Elisa Mirela Guedes de Lima, a qual corre risco de morte, necessitando urgentemente deste tipo sanguíneo.

Desde já a família agradece a todos que puderem colaborar.

MAIS UMA VEZ O GOVERNO DE SERGIPE IRÁ PARCELAR OS SALÁRIOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS.


Em reunião ocorrida nesta segunda-feira, dia 28, entre o secretário de Estado da Fazenda, Jeferson Passos, e o superintendente estadual do Banco do Brasil, Ingo Kobarg Júnior, foi informado pela instituição financeira que estava mantida a decisão de não disponibilizar ao Poder Executivo a liberação do percentual de 70% dos recursos oriundos das contas de depósitos judiciais contidos no banco.

Ainda no mês de agosto, o Governo do Estado de Sergipe solicitou ao Banco do Brasil no dia 27 a liberação desses recursos, conforme determinação contida na Lei Complementar n° 264/2015, aprovada pela Assembleia Legislativa ainda no mês passado. Porém, não obteve nenhuma manifestação da instituição financeira para tal procedimento.

Diante desta posição, o Governo, por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), definiu pela adoção das medidas judiciais cabíveis para garantir a execução do repasse. Para o pagamento do mês de agosto, o Estado obteve normalmente acesso aos recursos oriundos do Banese no valor aproximado de R$ 97 milhões.

O secretário Jeferson Passos informou que embora tenha havido a liberação por parte do Banco do Estado de Sergipe (Banese) do percentual de 70% dos depósitos judiciais contidos na instituição referente já ao mês de setembro, esse valor é insuficiente para viabilizar a execução integral do pagamento da folha salarial do funcionalismo estadual.

Sem o acesso ao volume de recursos necessários ao equilíbrio financeiro, o Estado de Sergipe necessitará efetuar o pagamento da folha de forma parcelada, conforme programação a seguir:

Dia 30 de setembro: Secretaria de Estado da Educação (integral);

Dia 01 de outubro: Secretaria de Estado da Saúde, Detran, Ipesaúde, Sergipe Previdência, Jucese, Adema e Segrase (integral);

Dia 01 de outubro: Aposentados, pensionistas e demais servidores da administração direta e indireta até o limite de R$ 2.500,00.

A Secretaria de Estado da Fazenda informou que, diante desta dificuldade de pagamento integral dos salários estima concluir a folha salarial do funcionalismo referente o mês de setembro até o dia 10 de outubro, ou antes deste prazo caso haja a liberação do percentual dos recursos dos depósitos judiciais contidos no Banco do Brasil.

Nota do blog:  É uma vergonha a forma com que o Governo trata os servidores públicos, que trabalharam para receber seus salários em dia e agora, vêm seu salário ser parcelado mais uma vez, além de ter que arcar com juros e multas das contas que estão por pagar.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

MINISTÉRIO PÚBLICO RESPONDE A OFÍCIO DA AMESE SOBRE BAIXO EFETIVO DE PMs PARA REALIZAÇÃO DE POLICIAMENTO OSTENSIVO EM VIATURAS.

No dia 18 do corrente mês e ano, a assessoria jurídica da AMESE, através do Dr. Márlio Damasceno, oficiou o Ministério Público Estadual, através da Promotoria do Controle Externo da Atividade Policial, solicitando providências no sentido de que viaturas de batalhões de área, estão realizando policiamento ostensivo somente com dois policiais militares, o que expõe ainda mais os mesmos a risco de morte.

No ofício encaminhado, o advogado relatou que antigamente, uma guarnição de qualquer batalhão da PMSE era composta de 04 PMs.  Posteriormente, face a ao baixo efetivo, passou para 03 PMs.  E, agora, muitas viaturas de batalhões não especializados, fazem policiamento ostensivo somente com 02 policiais militares, colocando a vida dos mesmos ainda mais vulnerável.

Já na última sexta-feira, dia 25, o Ministério Público, através do Dr. João Rodrigues Neto, encaminhou o ofício nº 333/2015, respondendo ao expediente encaminhado pela assessoria jurídica da AMESE, onde relatou que aquele órgão já ajuizou Ação Civil Pública visando preenchimento das vagas ociosas e a correção destas deficiências funcionais.

Confiram abaixo o ofício resposta encaminhado pelo MP à assessoria jurídica da AMESE:

PROJETO QUE LIBERA PM PARA INVESTIGAR CRIMES AVANÇA NA CÂMARA.

Em uma articulação inédita com outras categorias, a Polícia Militar está fazendo avançar na Câmara uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que dá à PM a atribuição de registrar e investigar crimes, hoje exclusividade das polícias civis e da Polícia Federal.

Pela proposta da PEC 431, apresentada no ano passado pelo deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG), todas as polícias realizarão o chamado “ciclo completo”.

Isso significa que, enquanto a PM poderá acumular a função de investigar crimes, a Polícia Civil, por sua vez, pode passar a fazer patrulhas e prevenção. Todas poderão assumir uma ocorrência desde o início e levá-la até o Ministério Público.

Essa não é a primeira proposta do gênero na Casa. Há outras quatro paradas –a mais antiga, desde 2009– porque incluíam pontos polêmicos, como a desmilitarização das polícias e a criação de uma polícia única.

Desenvolvida como alternativa “consensual” entre todas as propostas anteriores, a PEC 431 tem apoio de promotores, procuradores, peritos e alguns policiais civis e federais.

Eles se reúnem, em Brasília, em um gabinete integrado formado para discutir como implementar o ciclo completo e reformar a segurança.

Por outro lado, a ideia enfrenta resistência de delegados, hoje os responsáveis por conduzir todas as investigações e assinar todos os registros de ocorrência.

“O objetivo é tornar tudo mais eficiente, encurtar caminhos. Isso vai favorecer a polícia investigativa, a Polícia Civil, porque vai eliminar trabalho burocrático e ela vai poder se dedicar às investigações”, diz José Robalinho, presidente da ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República).

A questão é qual modelo será implantado. O do tipo territorial, por exemplo, prevê que a PM investigue em cidades pequenas, sem delegados. Outro modelo é por categoria de delito: a PM ficaria com os mais leves, deixando investigações maiores para a Polícia Civil. Um terceiro modelo prevê que, quando houver flagrante, a PM apresente o detido diretamente a um juiz. “Se o flagrante está pronto, por que precisa ser formalizado [pelo delegado]?”, afirma o procurador Robalinho.

Ele defende também que registros de ocorrências leves, os chamados termos circunstanciados, possam ser feitos pela PM no local da ocorrência, sem ter de levar o caso à delegacia. Isso faz com que todos os envolvidos –inclusive os policiais– percam tempo.

Esse procedimento já é adotado na prática pela Polícia Rodoviária Federal em 19 Estados, segundo a ANPR, por meio de convênio com os Ministérios Públicos locais.

“Não tenho dúvida de que o que a PM quer não é fazer o termo circunstanciado. Quer é lavrar autos de prisão em flagrante, fazer pedidos de prisão preventiva, fazer pedidos de quebra de sigilo, investigar”, diz Marcos Leôncio Ribeiro, presidente da ADPF (Associação de Delegados da Polícia Federal).

Para o relator da PEC na Comissão de Constituição e Justiça, Raul Jungmann (PPS-PE), o modelo a ser adotado na prática, em caso de aprovação da proposta, ainda está indefinido, e dependerá de lei posterior para regulamentá-lo. Mas o momento é de rever os padrões.

“Há uma Polícia Militar castrada, que não pode levar até o fim um processo que ela inicia. E há a frustração da Polícia Civil, que se transforma num cartório”, diz.

A CCJ planeja promover seminários em 11 Estados para debater modelos de implantação. A ideia é aprovar um relatório até novembro.

Fonte:  Folha de São Paulo (Reynaldo Rurollo Jr.)

AMESE AVISA AOS POLICIAIS MILITARES QUE RESPONDEM AO PROCEDIMENTO INSTAURADO PELO TCE/SE PARA APURAR PAGAMENTO DE DIÁRIAS RELATIVAS AOS TRABALHOS EM PRESÍDIOS E QUE RECEBEREM SUAS CITAÇÕES, COMPAREÇAM IMEDIATAMENTE À ENTIDADE.


A AMESE avisa aos policiais militares que estão respondendo à procedimento junto ao Tribunal de Contas do Estado de Sergipe para apurar pagamento de diárias relativas aos trabalhos em presídios e que receberam suas citações, deverão procurar urgentemente a entidade para que o Dr. Márlio Damasceno possa confeccionar a defesa dos mesmos.

O Dr. Márlio Damasceno já está de posse de documento oficial do TCE/SE, com os valores recebidos por cada policial militar, com os respectivos períodos.

O citado advogado atende na sede da entidade todas as segundas-feiras à tarde, das 14:30 às 17:30 horas, bem como, em seu escritório particular todas as manhãs, das 07:45 às 11:00 horas.

Se você não é associado ainda, compareça na sede da AMESE, das 12:00 às 17:30 horas e associe-se e passa a usufruir da competente assessoria jurídica da entidade.

ATENÇÃO MENDONÇA PRADO. SSP NÃO CONSEGUE DESCOBRIR QUEM USA UMA PLACA DE SEGURANÇA. MP JÁ PEDIU E NADA. UMA DENÚNCIA GRAVE.


O blog teve acesso a uma denúncia grave que vem sendo investigada pelo MPE/SE, mas a SSP não está fazendo a parte dela. Boa parte da documentação está no site do MPE/SE porque a ação não tramita em sigilo. Um cidadão foi ameaçado quando dirigia seu veiculo na madrugada de 18 de julho deste ano por um motorista que transitava com um veículo, cuja placa foi descoberta depois da denúncia na Delegacia Plantonista que tratava-se de uma placa de propriedade da Secretaria de Segurança Pública, chamada de placa de segurança;

Delegado-geral não descobriu algo tão simples

No dia 20 de julho foi prestada queixa na Corregedoria da Polícia Civil e para uma averiguação e também na 3ª Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial com o Promotor  Dr. Adson. O MPSE vem cobrando há dois meses e na semana passada o delegado-geral da Polícia Civil Everton Santos respondeu que ainda não descobriu algo tão simples.

Mendonça Prado: há algo errado para a SSP não identificar um policial civil

O blog tem a certeza que o secretário Mendonça Prado não tem conhecimento deste caso. Há algo errado para a SSP não identificar um policial civil que está usando uma placa de segurança, já que ela é  é equiparada a uma arma com termo de responsabilidade. Mendonça: veja se consegue saber quem é o policial responsável pelo termo de cautela da placa OEK-8137. Ou será que tem alguém protegendo o responsável ?

Estacionamento irregular em frente a SSP. Será que a SMTT vai multar?

E a semana se inicia com uma pergunta: Estacionamento irregular em frente a SSP. Será que a SMTT vai multar? A secretaria Georlize, a qual a SMTT é subordinada já avisou que sim; Os olhos do blog passará por lá durante todo o dia de hoje.

Fonte:  Blog do jornalista Cláudio Nunes

domingo, 27 de setembro de 2015

“SOM DE MALA” CONTINUA INCOMODANDO MORADORES DO CONJUNTO LEITE NETO.


Pelo segundo final de semana consecutivo, um veículo Renault Duster, cor prata e o final da placa é 2510, que seria de um tenente da PM, tem tirado o sossego dos moradores do conjunto Leite Neto, em Aracaju.

No último final de semana, este mesmo veículo provocou a revolta dos moradores que residem próximos à praça Poeta Clodoaldo Alencar, ao ligar o “som de mala” em alto volume, impedindo que os moradores pudessem descansar ou assistir programas na TV.

Neste sábado, o morador que na semana passada fez a reclamação, voltou a enviar um e-mail à redação do FAXAJU, onde ele relata que o mesmo veículo voltou a incomodar os moradores.

“Foi na praça Poeta Clodoaldo Alencar, no Conjunto Leite Neto, Bairro Grageru.  O carro estava no fundo do centro social do citado conjunto.  Ficou com som alto das 15:00 às 18:10 horas e não é a primeira vez isso.  O corro pertence a um tenente da PM.  O carro estava por trás de um Escort verde escuro.  Além do porta-mala aberto, as 4 portas estavam também abertas para que o som pudesse sair mais.  O carro é um Renault Duster, cor prata e o final da placa é 2510”.

O que chama a atenção é o fato do denunciante citar que o carro pertence a um militar que deveria dar exemplo, mas neste caso, não é isso que acontece.

O morador que tem feito diversas reclamações é advogado e neste sábado entrou em contato com um oficial superior que prometeu ir pessoalmente ao local na próxima vez.  Ainda segundo o morador, foi efetuada ligação para o 190 e o interessante é que tão logo foi feita a denúncia, o tenente pegou a mesa e cadeira que colocou na praça, desligou o som e saiu imediatamente, como se tivesse sido avisado.

Fonte:  Faxaju (Munir Darrage)

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

UMA HOMENAGEM DA AMESE AO SD. ALISSON BOMFIM.


Arte do chargista Clécio Barroso para a AMESE, sendo permitida a sua reprodução na íntegra, sem cortes.

Aproveitamos a oportunidade para reiterar que a missa de 7º Dia em sufrágio da alma do Sd. Alisson Bomfim do GETAM, será realizada neste sábado, dia 26, às 19:30 horas, na igreja São José Operário, situada na Avenida São João Batista, no Bairro Castelo Branco.

A POLÍTICA DE DESVALORIZAÇÃO DO SARGENTO NA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS.


A muito tempo, e principalmente após a extinção da associação de Subtenentes e Sargentos, ASSPM - que se fundiu na autal associação dos praças da Polícia e Corpo de Bombeiros Militar - ASPRA - que os graduados se ressentem de políticas de valorização, dado sua proeminência e proatividade nas atividades de planejamento, desenvolvimento, execução, avaliação, correção e ajustes, das ações e operações policiais seja no âmbito administrativo, e operacional, ou em atividades meio, essenciais para o policiamento preventivo, bem como no exercício da liderança e comando de grupos e frações, o que não por acaso lhe rendeu o titúlo de "elo de ligação entre o comando e a tropa."

ELO DE LIGAÇÃO ENTRE O COMANDO E TROPA, titúlo que foi perdendo sua importância, e seu significado esvaziado, pois relegado a retórica dialética como estratégia de dominação, alienação, e manipulação do papel, função, e atribuições do sargento, subvertando-o em instrumento de controle, vigilância e submissão dos cabos e soldados, que sempre foram, e atualmente ocupam as posições de policiamento e de enfrentamento direto da criminalidade e da violência.

Com seu papel, função, e atribuição submetidas a uma deliberada política de desvalorização, e com a omissão dos próprios sargentos, que a seu turno buscavam ascensão na carreira, mais prestígio, e status, em comparação com os oficiais, que se por um lado acreditavam que estavam sendo valorizados, por outro se distanciaram de sua verdadeira função, com a ocupação cada vez mais de postos em setores administrativos, a exemplo dos seus superiores que na hierárquia ocupam postos de comando, chefia e direção, se afastando ou precocemente da atividade policial, ou gradativamente com sua ascensão na carreira.

Soma-se a isto, a adoção de políticas de promoção e ascensão na carreira, que ao invés de valorizar o cargo e a função, provocaram sua completa desvalorização ao criar a possibilidade legal de progressão na carreira, valorizando tão somente o tempo de serviço, se esquecendo que para o exercício do cargo e o desempenho da função, seja de cabo ou sargento, é fundamental um preparo prévio, já que sabidamente, salvo as funções de cabo e soldados que se confundem e se equiparam, não há que equiparar a função destes com a de sargento.

A mal fadada política de ascensão na carreira se inaugurou com a promoção à graduação de cabo pelo critério de antiguidade, dos soldados com 10 (dez) anos de efetivo serviço, que foram reduzidos para 08 (oito) anos com a alteração da lei, o que logo após fez surgir a convocação dos cabos mais antigos para o curso de sargentos, sendo que a primeira originou-se da insatisfação dos soldados, que na estrutura hierárquica adotada pela Polícia Militar eram alixados da política de progressão horizontal, e cujas restrições se dão pela absoluta falta de um plano de carreira, aos moldes da carreira única, já defendida e apresentada como proposta na comissão de reforma do EMEMG nos idos de 1998, e a dos cabos surgiu da insatisfação destes com a suposto privilégio concedido aos soldados.

Os dispositivos foram inseridos na legislação sob discurso de política de valorização profissional e ascensão na carreira, e no embalo da insatisfação instituiu-se meia carreira para os cabos e soldados, e seus efeitos estão a destruir e desvalorizar a graduação de cabo e de sargento.

O que importa, no entanto, é que atualmente tais medidas estão na verdade provocando a desvalorização tanto de cabos, como de sargentos, e quanto aos sargentos, uma modificação no regulamento geral no que se refere às suas funções e atribuições baniu qualquer diferença no circúlo hierárquico, sendo que tal alteração igualou para efeito de efetivo os sargentos em um única classificação, mantendo tão somente algumas diferenças, que são mais de natureza discriminatória entre os graduados, do que propriamente uma política de valorização, o que enseja até conflitos e a divisão dos graduados na luta por uma parcela maior de valorização.

Já diz o ditado: reino dividido, não subsiste, e isto se corrobora com a omissão, e inércia dos sargentos, traduzida na subvalorização da graduação que se tornou um prêmio para os que não querem estudar, se sacrificar, renunciar, e se dedicar ao sacerdócio da segurança pública. 

E se em curto prazo houve a satisfação dos interesse imediatos com as promoções, a longo prazo a política de concessão de promoção tão somente pelo critério da antiguidade, vem se mostrando contraproducente, pois desqualifica e desvaloriza a graduação e sua importância em uma instituição militarizada.

Mas o que mais chama a atenção é a passividade, e o silêncio dos sargentos, que agora se sujeitam a ser reconvocados para, pasmem!, ser escalado e atuar como sentinela de guarda de quartel, quando vi não acreditei, mas logo fui chamado a realidade por um outro sargento, que me disse tratar de um 2 sargento.

Em tempo recente, quando estava na ativa, certo dia vi um 3 sargento trabalhando como motorista de um coronel, e imediatamente denunciamos a heresia e o atentado à valorização profissional, pois não se tratava do sargento, mas da classe dos sargentos, o que foi comprendido e incontinenti adotado medidas para sanar a improbidade administrativa, já que se está empregando de forma irregular e ilegal os recursos humanos e o erário público em flagrante desvio de função.

Neste sentido, não podemos admitir que os sargentos sejam reconvocados para serem empenhados em subfunções, que apesar de sua importância e relevância, são incompatíveis e diametralmente opostas a sua formação e ao investimento público em sua formação profissional para desempenhar funções e responsabilidades muito maiores, que tão somente abrir e fechar portão, como sentinela de um quartel com atividades eminentemente administrativas.

Artigo escrito por José Luiz Barbosa, Sgt PM - RR - especialista em segurança pública, ativista de direitos e garantias fundamentais e militante na luta contra o assédio  moral.

Fonte:  Política, Cidadania e Dignidade

AGENTE PENITENCIÁRIO É MORTO A TIROS EM SUA RESIDÊNCIA.

Ele estava de férias quando foi morto na varanda de casa.


Na noite desta quinta-feira (24), um agente penitenciário de 69 anos, que estava de férias, foi morto a tiros em sua casa. O crime ocorreu no município de Maruim. 

De acordo com informações, ele estava na varanda da residência quando um homem realizou diversos disparos contra ele. A esposa da vítima relatou que o suspeito estava em uma moto e percebeu que o mesmo havia passado algumas vezes pela frente da casa antes de cometer o crime. 

O agente ainda tentou entrar na residência, mas, enquanto ele estava ferido, o suspeito desceu da moto, foi até a varanda da casa e realizou mais disparos. A vítima morreu no local e o responsável pelo criem fugiu. 

Fonte:  Jornal da Cidade

MÃOS AO ALTO.


Assustados com o grande número de assaltos, motoristas e cobradores ameaçam parar os ônibus da Grande Aracaju. Levantamento do sindicato da categoria revela que, de janeiro até agora, ocorreram 835 assaltos no interior dos coletivos, representando mais de 80 ao mês. Há casos de o mesmo ônibus ter sido atacado pelos bandidos duas vezes na mesma noite. Cruz-credo!

Fonte:  Blog do jornalista Adiberto de Souza

BANDIDOS SEQUESTRAM, ASSALTAM DOIS EMPRESÁRIOS E ROUBAM DOIS VEÍCULOS.


Nesta quinta-feira (24), dois empresários viveram momentos de terror nas mãos de assaltantes. O primeiro caso aconteceu em uma farmácia na rua Bahia e logo em seguida um outro empresário foi rendido no Conjunto Sol Nascente em Aracaju.

O primeiro assalto aconteceu no inicio da noite de ontem, quando a proprietária da Farmácia do Trabalhador, localizada na Rua Bahia, e seu noivo foram rendidos por um homem aparentando ter deficiência em uma perna. As informações passadas pela empresária e seu noivo, na Delegacia Plantonista, são de que o elemento se aproximou do balcão e de revólver em punho, anunciou o assalto, tendo logo em seguida aparecido um comparsa.

Em seguida a dupla de marginais se apoderou da renda da empresa, cerca de R$ 700, um celular SAMSUNG, um aparador, uma aliança, um anel, uma pulseira, todos de ouro e um relogio de pulso. De posse dos bens do casal, fugiram levando o veículo FORD KA, preto, placa QKN 0009, de propriedade do noivo da empresária.

Na outra ação dos marginais, um empresário foi rendido por três homens no bairro Sol Nascente, sendo um deles de cor parda, que empunhando um revólver, rendeu o empresário que estava em um veículo Clio Renault , placas KNQ 3539.

Em seguida os trio colocou o empresário no banco de trás do carro e seguiram para o conjunto Eduardo Gomes, em São Cristóvão. No trajeto, os marginais agrediram o empresário com golpes de coronha do revólver em sua cabeça. Logo em seguida o empresário foi abandonado no povoado Várzea Grande.

Os marginais fugiram levando o veículo Clio do empresário, além de documentos do carro, além da carteira de habilitação, R$ 100, um celular LG ,um relógio de pulso MORMA II e Instrumentos de percussão.

As vitimas do seqüestro e assalto foram até a Delegacia Plantonista e prestaram um boletim de ocorrência, porém até o momento nenhum dos veículos que foram roubados e nem os marginais foram localizados e presos.

Colaborou o radialista Jailton Santana 

Fonte:  Faxaju (Munir Darrage)

PAGAMENTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS ESTADUAIS.


Senhores servidores do estado, cruzem os dedos. A expectativa de pagamento integral do salário está praticamente certa. Falta apenas um detalhe:

O pagamento da terceira parcela do FPE, que já se tem ideia no final de semana.

Fonte:  Faxaju (coluna Plenário do jornalista Diógenes Brayner)

O BLOG ESPAÇO MILITAR INFORMA SOBRE A MISSA DE 7º DIA EM SUFRÁGIO DA ALMA DO SD. ALISSON BOMFIM DO GETAM.



O blog Espaço Militar informa que a missa de 7º Dia em sufrágio da alma do Sd. Alisson Bomfim do GETAM, será realizada neste sábado, dia 26, às 19:30 horas, na igreja São José Operário, situada na Avenida São João Batista, no Bairro Castelo Branco.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

PM QUE VINGOU MORTE DE COLEGA DENTRO DE HOSPITAL É ABSOLVIDO EM JURI POPULAR.

O soldado da PM estava de folga quando foi morto por Jonilson (Foto: Reprodução)

O soldado da Polícia Militar, Edevaldo Aleixo Marques Fontes, 38, que vingou a morte de um colega de farda em Corumbá, 448 quilômetros de Campo Grande, foi absolvido pelo Júri Popular da cidade, em julgamento realizado nesta quarta-feira (23).

O soldado Fontes entrou no pronto-socorro para ter informações do colega e soldado João Márcio Leite da Cruz, 34 anos, quando teria ouvido de Jonilson Silva da Cruz, 33 : 'Um policial a menos'. Foi quando o policial sacou a arma e matou Jonilson, que havia acabado de matar o seu colega, o soldado Cruz.

Caso

O soldado da PM (Polícia Militar) João Márcio Leite da Cruz, de 34 anos, foi alvejado com três tiros na madrugada do dia 2 de março na Rua 14 de Março, no centro de Ladário, a 435 quilômetros de Campo Grande.

João Márcio estava em uma motocicleta quando foi atingido por três tiros, no peito, perna e abdome. Cruz ainda conseguiu revidar e atirar duas vezes contra Jonilson Silva da Cruz, de 33 anos.

Após efetuar os disparos a vítima caiu sobre a moto. A PM (Polícia Militar) foi acionada e ao chegar ao local já encontrou o soldado morto. Segundo testemunhas, o autor, após o crime, mesmo ferido conseguiu correr e ir até um Ford Ka prata, placa HTJ-4440, de Corumbá (MS), que estava estacionado.

Os policiais faziam a abordagem do carro e encontraram atrás do banco traseiro um revólver calibre 38, marca Rossi, com cinco munições deflagradas. Jonilson foi socorrido pelo Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência) e encaminhado ao hospital.

Ainda segundo testemunhas, Jefferson Manoel Lima da Silva, de 29 anos, também participou do crime, mas o autor dos disparos foi Jonilson. Silva foi preso e encaminhado com o carro para a Delegacia de Polícia Civil de Corumbá. O caso foi registrado como homicídio doloso.

Momentos depois no hospital, Jonilson foi morto pelo amigo do soldado assassinado. Segundo o site Diário Corumbaense, o comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Wilson Velasques, disse que o soldado Fontes foi até o pronto-socorro em busca de informações sobre o policial ferido. Ao passar próximo da sala de procedimentos, ouviu Jonilson dizer que era 'um policial a menos'. Neste momento, o PM sacou a arma e fez dois disparos contra Jonilson, que morreu no local.

O soldado Fontes se apresentou ao Comando da PM e foi preso. Segundo o comandante, os dois policiais estavam de folga. Um inquérito policial militar também foi instaurado para apurar o caso. 

Fonte:  Mídia Max

MULHERES COBRAM PUNIÇÃO PARA POLICIAIS ENVOLVIDOS EM CASO DE ASSÉDIO.

Tema foi debatido em reunião da comissão mista de combate à violência contra a mulher


A punição para policiais envolvidos em casos de assédio sexual e moral foi defendida em audiência publica da Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher, na última terça-feira (22).

Dados recentes do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) - conforme pesquisa realizada em parceria pelas duas instituições - indicam que 40% das policiais das guardas municipais, perícia criminal, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Federal já sofreram algum tipo de assedio moral ou sexual.

Na maioria dos casos, o agressor é um superior hierárquico, indica o estudo, segundo o qual apenas 12% das vítimas denunciam o abuso. Cerca de 48% das policiais afirmaram não saber como denunciar os casos, e 78% das que registram queixa não ficarão satisfeitas com o desfecho dos episódios.

“Se temos policiais travestidos de bandidos dentro das corporações temos que retirá-los, mas sem deixar que a instituição sofra qualquer abalo, porque o estado democrático de direito necessita, com certeza, de uma polícia fortalecida”, afirmou a secretária nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki. “O assédio é violentíssimo, partindo de alguém superior é mais grave ainda”, frisou.

Miki disse ainda que as policiais sofrem com a falta de instrumentos adequados de trabalho, citando o caso dos coletes de proteção, todos voltados à compleição física dos homens, além da empunhadura das armas, mais adequadas à mão dos colegas masculinos de farda.

Representante da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Taís Cerqueira Silva comentou que a cultura organizacional no Brasil parece não se importar com a violência praticada contra as mulheres, muitas vezes banalizada na sociedade. “Ouvimos frases como ‘[a mulher] provocou até que o homem perdeu a cabeça’. A violência está arraigada em valores culturais; precisamos mudar isso”, destacou.

Casos de assédio

Integrantes da Polícia Militar de Minas Gerais, as soldados Kátia Flávia Queiroz e Marcela Oliveira narraram na comissão os casos sofridos de assédio. As parlamentares que compõem o colegiado, que irá requerer à corporação esclarecimentos sobre os casos, saudaram a postura e a coragem das duas policiais. “Se o próprio superior da gente foi capaz de provocar assédio, onde vamos buscar auxílio?”, indagou Kátia Flávia.

Marcela Oliveira, por sua vez, ressaltou que o terror psicológico decorrente do assédio prejudica as policiais e leva ao cometimento de erros, que prejudicam as promoções e o recebimento de abonos. “O autor [do assédio, um tenente] trabalhava ao lado e constantemente entrava na nossa sala, sem motivo aparente algum, somente para mostrar superioridade. Tínhamos de prestar continência, ele olhava o que a gente estava acessando no computador. Ele começou a fazer a cabeça dos outros oficiais para nos punirem em relação a qualquer fato que ocorresse durante o serviço”, relatou.

Sugestões

Presente à audiência pública, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) propôs a federalização do crime de feminicídio. A senadora Regina Sousa (PT-PI), por sua vez, defendeu o aprimoramento da formação dos policiais, que, segundo ela, ainda guarda resquícios da ditadura militar.

A relatora da comissão, deputada Luizianne Lins (PT-CE), propôs solicitar de todas as secretarias de Segurança os registros de casos de assédio, além da realização de diligências em quartéis. A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) observou que as mulheres chegam às forças de segurança em condições subalternas e com dificuldade de acesso aos postos de comando. E a senadora Fatima Bezerra (PT-RN) cobrou ações mais efetivas para coibir a violência, e avançar nas políticas de promoção e proteção dos direitos das mulheres policiais.

Requerimentos

Após o debate, a comissão aprovou requerimentos, entre eles três de autoria de Luizianne Lins. O primeiro prevê a realização de diligência em Caxias do Sul (RS) para apurar casos de violência contra a mulher no município. Os outros dois requerimentos solicitam a realização de audiência pública para debater a violência sexual contra mulheres nas universidades, no campo e na floresta, e em especial a morte de mais uma trabalhadora rural no Amazonas.

A Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher é presidida pela senadora Simone Tebet (PMDB-MS), e tem como vice-presidente a deputada Keiko Ota (PSB-SP).

Fonte:  Agência Câmara

JUSTIÇA GARANTE PRAZO PARA PAGAMENTO DE DIÁRIAS OPERACIONAIS PARA POLICIAIS DO SERIDÓ.


O Tribunal de Justiça, reunido em sessão plenária realizada na manhã desta quarta-feira (23), à unanimidade, determinou que o governo do Estado faça o pagamento das diárias operacionais no prazo máximo de 30 dias da prestação do serviço pelos policiais militares pertencentes à Associação dos Praças da Polícia e Bombeiros Militares do Seridó do Estado do RN, por força do art. 1º, caput, §§ 2º e 3º, da Lei Estadual nº 7.754/99. O Relator do processo foi o desembargador Vivaldo Pinheiro.

Em 2010, a Associação dos Praças da Polícia e Bombeiros Militares do Seridó do Estado do RN ingressou com Mandado de Segurança contra suposto ato omissivo do Governador do Estado e do Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte que estariam atrasando pagamentos de diárias operacionais devidas aos policiais e aos bombeiros.

Fonte:  Blog Soldado Gláucia

Nota do blog:  Parabéns ao TJRN.  Um exemplo a ser seguida esta brilhante decisão.

FALOU GROSSO.

Os carros estacionados irregularmente diante da Secretaria da Segurança de Sergipe serão multados pela SMTT de Aracaju. Quem garante é a delegada de Polícia e secretária municipal de Defesa Social e Cidadania, Georlize Teles. Ela não aceita que policiais afrontem a lei, estacionando seus veículos em local proibido. Georlize promete multar, inclusive, os carros com as chamadas placas de segurança: “É só puxar pelo chassi para chegar ao documento original”. É isso aí, secretária, multe mesmo!

Fonte:  Blog do jornalista Adiberto de Souza

O BLOG ESPAÇO MILITAR TEM MEMÓRIA: PASSADOS 03 MESES E 10 DIAS DO LATROCÍNIO AO CABO ARNALDO DE MENDONÇA MORAIS, A POLÍCIA CIVIL AINDA NÃO IDENTIFICOU E NEM PRENDEU O(S) AUTOR(ES) DO CRIME.


Lamentavelmente, passados 03 meses e 10 dias do latrocínio contra o Cabo Arnaldo de Mendonça Morais, a Secretaria de Segurança Pública ainda não identificou nem prendeu o(s) autor(es) do crime.

O fato ocorreu no dia 06 de junho do corrente ano, no bairro Coqueiral, quando o Cabo Arnaldo tinha ido visitar seu pai que mora no bairro, quando foi abordado por um marginal que chegou a pé e anunciou o assalto, momento em que disparou contra o militar, roubando sua pistola ponto 40.

O blog Espaço Militar continuará cobrando da Polícia Civil, a elucidação do crime, com a identificação e prisão do marginal ou dos marginais que perpetraram tão bárbaro crime, evitando-se que paire o sentimento de impunidade, fazendo-se assim a devida justiça.

Como perguntar não ofende:  até quando este crime vai ficar sem elucidação?

Existem informes de que teria sido preso um elemento conhecido por "Jal", porém não fora confirmada a participação do mesmo no latrocínio, portanto, o crime não foi solucionado até a presente data.

PROJETO DO DEPUTADO FEDERAL CAPITÃO AUGUSTO GARANTE GRATUIDADE NA JUSTIÇA PARA PMs.


Deputado Federal Capitão Augusto (PR/SP) apresentou nesta quarta, dia 23 o Projeto de Lei nº 3060/15, que garante ao policial militar e aos demais servidores públicos o direito da gratuidade de justiça nas ações judiciais sobre suas remunerações, independente do seu salário ou do valor da causa.

Para o Deputado não é justo que o servidor que já esteja sofrendo por ilegalidades em relação ao seu salário, seja atraso no pagamento ou qualquer outra irregularidade, ainda tenha que arcar com custas para ingressar na justiça para fazer valer seus direitos.


Fonte:  Policial BR