Quando a gente pensa que a situação pode piorar, ela piora! Os sergipanos de uma forma geral já não suportam tanta violência! E não é sensacionalismo! É a realidade, infelizmente! Hoje o cidadão sai às ruas e sequer tem o direito de usar um aparelho de telefone mais sofisticado que já vira “alvo” para os bandidos. Os “ataques” acontecem em qualquer lugar e horário, independente de ser pelo dia ou à noite. Uma série de fatores podem ser somados para justificar o crescimento da criminalidade no Estado, mas um deles é predominante: falta planejamento, parece faltar experiência para o comando da Secretaria de Segurança Pública. Não é de agora que Politizando vem reforçando que o secretário Mendonça Prado está deixando a desejar.
Em seu currículo, Mendonça chegou a SSP como um bom advogado, político de excelente oratória e ficha limpa (como ele costuma enfatizar), um bom ex-vereador e ex-deputado federal e um questionado ex-secretário de Administração do Estado. Em síntese, nada disso é referência para alguém que precisa de experiência para comandar a problemática Pasta da Segurança Pública. Não que para responder pelo assunto, Mendonça tenha que ser um militar ou um agente, mas é preciso conhecer o setor, ter um relacionamento aproximado com as polícias, ter o reconhecimento e a confiança das corporações. Mendonça não está lidando com uma secretaria administrativa, burocrática. Mas com uma atividade que requer ação, onde ele tem que apresentar resultados.
Hoje Sergipe é um “canteiro do crime”! A violência se profissionalizou! Agências bancárias são estouradas com frequência! Os sequestros relâmpagos são comuns, independente da classe social. Roubos a carros e aparelhos celulares tornaram-se comuns. Os bandidos assaltam residências, fazem arrastões nos terminais de integração e nos pontos de ônibus, e sempre em horários de pico, de grande movimentação. O efetivo policial é ineficiente, mas até consegue apreender muita droga, muitas armas e munições, consegue desbaratar várias quadrilhas, mas para sua “atividade fim”, a SSP não é eficiente: não se consegue reduzir o crime, não uma política efetiva de prevenção. Hoje Aracaju, nossa capital que sempre foi marcada pela tranquilidade, está entre as 10 cidades mais violentas do País.
O tráfico de drogas continua matando demais. Muitos jovens entram facilmente no mundo do crime e não conseguem sair. Os muitos que são presos, ou morrem ou conseguem fugir dos presídios e delegacias. Em Sergipe, o sistema prisional não ressocializa ninguém! Mas esta é outra discussão, que não deixa de fazer parte do contexto “violência” que Politizando está tratando. Com tantas mortes, com tantos homicídios, está claro que virou “olho por olho, dente por dente”. As pessoas fazem justiça com as próprias mãos. Estão cansadas com tanta impunidade. E os bandidos perderam o respeito pela autoridade policial. Metralham delegacias, atacam militares e até matam, sem pudores. Vivemos numa espécie de “guerra civil”.
Mas enquanto a realidade é crítica, enquanto vivemos “aprisionados” em nossas casas e apartamentos, em nossos condomínios, o secretário Mendonça Prado parece não se incomodar, parece estar focado em outro mundo. Recentemente, ele participou de um programa de rádio, onde ao conceder uma entrevista fez duros ataques a um deputado federal, questionado sua idoneidade. Agora, venhamos: é para isso que Mendonça Prado é pago pelos sergipanos? Será que não cabe ao senhor secretário se dedicar exclusivamente a Pasta e esquecer um pouco a política partidária? Como se admite o Estado “assustado”, acuado com tanta violência e Mendonça discutindo política no rádio? Com a palavra o governador...
Mas, para concluir, a “cereja do bolo”: Mendonça Prado, segundo o próprio governador licenciado, Jackson Barreto (PMDB), vinha atuando politicamente para tomar o comando do PP (Partido Progressista) do deputado estadual Venâncio Fonseca. Mendonça trabalhou, seja lá com o apoio de quem, e conseguiu afastar Venâncio da presidência de um partido que ele ajudou a construir e a fortalecer ao longo de anos. Politizando não vai questionar a troca porque esta é uma decisão que cabe à Executiva Nacional do partido, mas repetindo: foi para isso que Mendonça Prado se tornou secretário da Segurança Pública de Sergipe? O Estado se acabando em violência e ele articulando em BSB para tomar o partido alheio? Com a proximidade das eleições municipais os sergipanos que se cuidem: o foco de Mendonça agora é o PP e não mais a SSP...
Fonte: Faxaju (coluna Politizando do jornalista Habacuque Villacorte)
Nenhum comentário:
Postar um comentário