Hoje acordei confesso que meio Kantiano quando penso nas grandes contribuições que deu Emanuel Kant em suas duas obras a CRITICA DA RAZÃO PURA E A CRITICA DA RAZÃO PRATICA, me fez filosofar um pouco dando maior enfoque na critica da razão pratica sem com isto desmerecer a critica da razão pura.
Entre a cruz e a espada é um convite que faço a você amado leitor a refletirmos juntos o atual cenário da politica Sergipana; Sergipe dos cajueiros dos papagaios berço de tantos embates políticos entre situação e oposição hoje esta vivendo a pior fase politica de sua historia. De um lado um governo liderado por um politico em fim de carreira, que já não vibra mais com a efervescência politica, do outro, uma suposta oposição como dizia Caetano veloso: “CAMINHANDO CONTRA O VENTO SEM LENÇO E SEM DOCUMENTO” será justamente nos ideias de Kant uma grande oportunidade de refletirmos sobre este cenário catastrófico politico Sergipano.
Na razão pratica o autor nos convida a uma busca por uma iluminação racional sem com isso não tirar do homem a capacidade de ser racional a razão para Kant é uma razão alicerçada pela moral, especificar os sentidos em que Kant é justamente utilizar a razão.
Antes de mais nada é necessário distinguir entre razão especulativa e razão prática. A razão especulativa exerce-se no campo da objetividade científica a um puro saber das coisas. A razão prática abre-se a um outro domínio - o da existência moral do homem e nesse viés percebo que a atual conjuntura politica Sergipana está em divida com seus patrícios. Esta semana o líder da oposição Capitão Samuel resolveu jogar a toalha e dizer “estou deixando a oposição”, para muitas pessoas um gesto de covardia, para outros, uma estratégia politica tendo em vista a grande crise que passa a policia militar. Segundo o próprio deputado foi melhor para toda classe policial militar, no sentido de se pensar uma provável negociação com a base governista, mais de fato o que estaria acontecendo?
No começo do ano Venâncio Fonseca também deputado estadual deixou a mesma oposição com a saída de capitão Samuel Valmir da madeireira também passou a bola justificando que: seu foco é a prefeitura de sua cidade, o deputado Georgio Passos alegou ser seu primeiro mandato e o deputado Pastor Antônio disse besta é coco. Diante deste impasse, Sergipe ficara a mercê de um único bloco ou simplesmente, acabaram com esta ideia de oposição. Onde de fato estaria a moral é a ética defendida por Kant?
Quanto ao bloco de oposição liderada pela figura do Senador Eduardo Amorim dão sinais que sua liderança precisa ser revista ou liberta de antigos fragmentos que não coadunam com a realidade politica de 2015. Colocar a culpa em Samuel e nos demais deputados é fácil, difícil é entender qual projeto politico foi de fato apresentado pelo Senador Eduardo Amorim para que hoje tivéssemos uma oposição ao governo que se declara não mais ter vontade de viver a vida pública.
É amigos estamos de fato entre a CRUZ E A ESPADA se corre o bicho pega se ficar o bicho come. A politica Sergipana esta doente já se sabe o vírus, porém ainda não descobriram o remédio. Abandonaram a Ética e a moral e estão em sua maioria, entregues às suas vãs paixões, cada um vivendo o tempo de Muricy ou seja, cada um cuide de si.
Artigo escrito para o blog Espaço Militar por Joílson Santos Amorim, que é professor de filosofia, bacharel em teologia com especialização em teologia sistemática e servidor público da tribo dos militares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário