quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

13º - FUNCIONÁRIOS TERÃO QUE FAZER EMPRÉSTIMO NO BANESE.


Sem dinheiro para pagar o 13º dos funcionários, por conta da queda na arrecadação do Fundo de Participação dos Estados (FPE) em cerca de R$ 35 milhões no 1º repasse do mês de dezembro, o governo do estado encaminhou para a Assembléia Legislativa um Projeto de Lei que autoriza o servidor a fazer empréstimos no Banese para antecipar o 13º Salário que deveria ser pago pelo estado até o dia 20.

O texto do projeto foi lido na manhã desta quinta-feira (10), e deve ser votado nos próximos dias, antes do recesso parlamentar. O projeto deixa claro que o o valor a ser retirado a título de empréstimo pelo servidor, tem que ser equivalente ao valor do seu 13º. Nesse caso, o estado fica responsável pelo pagamento da dívida, além de acrescer 12% para os encargos financeiros da operação.

Se aprovado na Alese, o servidor terá que fazer o empréstimo caso queira ter o valor do 13º salário no bolso, caso contrário, terá que esperar o governo fazer caixa para pagar.

Fonte:  Faxaju (Munir Darrage)

Nota do blog:  Lamentavelmente o Governo do Estado e o Secretário da Fazenda mentiram quando alardearam na imprensa sergipana que não tinham os recursos necessários para o pagamento do 13º salário no dia 20 de dezembro. Agora querem obrigar o servidor a tomar um empréstimo para receber tal pagamento que é um direito de todo trabalhador. Este é um governo que não tem compromisso com o servidor público estadual. E agora senhor governador, quem estava contando com este dinheiro para a matrícula dos filhos, material escolar, quitar o cheque especial e empréstimos? Certamente o senhor não passará as agruras que os servidores passarão neste final de ano e início do próximo, que fizeram fé com este dinheiro para sanar suas dívidas. E ainda na propaganda nos veículos de comunicação, o governo diz que se preocupa com os sergipanos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário