segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

BOMBEIROS E GTA RESGARAM VÍTIMAS DE INCÊNDIO FLORESTAL.

Grupo de 25 pessoas foram resgatadas na Serra da Miaba

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), com apoio do Grupamento Tático Aéreo (GTA), resgataram no domingo, 6, um grupo de 25 pessoas que ficaram presas durante um incêndio florestal na Serra da Miaba, localizada no município de São Domingos, região Agreste do Estado.

De acordo com o capitão Silvio, o grupo, de 20 adultos e 5 crianças, ficou preso na região após darem início à queimada de lixo que acabou se alastrando por toda área devido ao clima seco. “Equipes do Corpo de Bombeiros, da unidade de Lagarto, foram acionadas para socorrer as vítimas, mas devido ao local ser de difícil acesso, foi solicitado o apoio do GTA para o resgate”, informou.

Enquanto as equipes do GTA faziam o deslocamento das vítimas até a área onde estavam as viaturas, policiais do Corpo de Bombeiros realizavam os primeiros atendimentos e depois seguiram para o hospital do município de Macambira. “As unidades de Lagarto e Itabaiana atuaram auxiliando no primeiro atendimento às vítimas, que apresentavam quadros de inalação de fumaça, esforço físico acentuado. A prioridade foram as crianças e em seguida os adultos. Todos foram conduzidos para o hospital para desintoxicação e passam bem”, concluiu.

Sobrevoo no Vale do Cotinguiba

Na tarde desta segunda-feira, o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Reginaldo Dórea, e tripulantes do Grupamento Tático Aéreo sobrevoaram a região do Vale do Cotinguiba, a fim de registrar e catalogar as ocorrências de incêndio florestal. Segundo o coronel, em relação ao mesmo período do ano passado, O Corpo de Bombeiros anotou um acréscimo de 100% nesse tipo de ocorrência.

“Contabilizamos um número alarmante de focos de incêndio este ano, principalmente nas cidades de Rosário do Catete, Carmópolis Itaporanga d' Ajuda, Nossa Senhora das Dores e Pinhão, tanto por conta da alta temperatura quanto das queimadas que são feitas de forma indiscriminada nos canavieiros”, ressaltou o coronel Reginaldo Dórea.

Para tentar diminuir os casos envolvendo focos de incêndio no Estado, o coronel do CBM/SE informa que já está em estudo a criação de uma comissão específica para atender às ocorrências envolvendo princípios de incêndio florestal. “Elaboramos um projeto para a criação dessa Comissão Específica para deixarmos de prontidão equipes que possam tão somente atender aos casos envolvendo focos de incêndio. Vamos conversar agora com o secretário de Segurança Pública, Mendonça Prado, e com o governador Jackson Barreto, a fim de criar mecanismos para a elaboração desse plano”, finalizou Reginaldo Dórea.

Fonte: SSP/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário