domingo, 31 de janeiro de 2016

CLÓVIS BARBOSA VAI DEVOLVER OS SERVIDORES CEDIDOS PELO ESTADO, INCLUSIVE PMs.


O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Clóvis Barbosa, vai mesmo reduzir a folha de pagamento do órgão.

As medidas que estão sendo tomadas por Clóvis Barbosa mostra que haverá redução na folha de pagamento, já que recentemente ele exonerou alguns cargos em comissão para poder convocar os aprovados em concurso.

Além disso, o conselheiro quer devolver até o mês de maio, todos os servidores cedidos pelo estado para o TCE, entre eles, os policiais militares. Em entrevista ao programa Cidade Alerta, na última sexta-feira, o presidente disse que a folha de pagamento mensal do TCE é de R$ 7 milhões.

O que chamou a atenção na entrevista do presidente foi o fato de ele informar que havia servidor do órgão recebendo salário de R$ 81 mil. Com as decisões que estão sendo tomadas pelo conselheiro presidente, a folha de pagamento do TCE deverá ser reduzida.

Com informações do Cidade Alerta Sergipe

Fonte:  Faxaju

OFICIAL DIZ QUE JORNALISTA ESPECULA E DESCONHECE A PM.


A redação do FAXAJU recebeu neste sábado, uma nota que teria sido escrita por um major da PM e que segundo o e-mail, “essa visão é de um major da PM, por óbvio não se identifica”.

Nas explicações o oficial diz que o jornalista “Munir Darrage se superou fazendo análise de perfil de quatro coronéis em artigo por ele publicado no site de notícias Faxaju: Na análise de perfil o jornalista demonstra desconhecimento do histórico profissional dos oficiais citados”.

Veja a visão que o major tem dos coronéis:

A “mudança” de comando da PM

Muito se tem especulado acerca da “provável” saída do Coronel Iunes do cargo de Comandante Geral da PMSE. Contudo, após a notícia de crise de relacionamento entre o Secretário de Segurança e o Comandante da PM, o governador já conversou com os dois, em separado, sem qualquer manifestação do governador, do secretário ou do comandante.

A partir dai vários cenários já foram especulados na imprensa e nas redes sociais, dando conta da saída do Comandante, a saída do secretário ou a saída de ambos.

Contudo, na arte de especular, o jornalista Munir Darrage se superou fazendo análise de perfil de quatro coronéis em artigo por ele publicado no site de notícias Faxaju:

Na análise de perfil o jornalista demonstra desconhecimento do histórico profissional dos oficiais citados.

O período de comando do coronel Iunes foi de muito crescimento para a PM, com definições importantes na esfera administrativa e operacional, bem como com importantes conquistas para os policiais.

A desenvoltura do Comandante Iunes está relacionada ao seu histórico profissional ligado à atividade operacional da PM, com longa passagem pelo Comando de Operações Especiais, Comando do Policiamento da Capital e, por fim, no próprio Comando Geral.

Tal conhecimento da parte operacional, aliada a uma boa desenvoltura da gestão administrativa, permitiu ao Comandante Iunes melhorar significativamente o resultado do trabalho da PM, que mesmo sofrendo aguda redução em seu efetivo, conservou o desempenho operacional de controle da criminalidade.

Agora, no momento que se discute sucessores para o atual comandante, importante conhecer o histórico profissional dos coronéis.

O Coronel Jackson, atual Subcomandante da PM, foi Comandante do Policiamento da Capital, comandante de batalhões da capital e do interior (entre eles os de Itabaiana e Lagarto no interior, e o 1º Batalhão da Capital quando Iunes era o Comandante da Capital), foi chefe da Seção de Inteligência. Além disso, é o coronel mais antigo da PM depois de Iunes (o que não obriga a aposentação compulsória de nenhum outro coronel). Tem boa aceitação entre o oficialato e praças, mas é tido também como muito duro no trato interno.

Logo após vem o coronel Daltro, que passou por funções importantes na PM, mas sempre de menos visibilidade, como Corregedoria, Ajudancia, Diretoria de Ensino, e foi comandante do 5º BPM da capital. Contudo, em todas sem nenhum destaque especial. Não tem boa liderança e é tido como de difícil relacionamento e sem expressividade pelos oficiais e praças.

Em seguida vem a Coronel Cristina, que foi promovida ao atual posto por medida judicial. Em toda a sua carreira deve ter trabalhado na PM por cerca de dois anos, o restante da carreira ficou cedida à Assembleia Legislativa. Não tem liderança e expressividade que justifiquem a cogitação de assumir o comando da PM.

Coronel Paulo, trabalhou até capitão em unidades operacionais, orbitando entre a CPRv e CPTran (última unidade operacional que comandou quando ainda Capitão), depois ficou cerca de 10 anos cedido à Camara Municipal de Aracaju, de onde só voltou para “disputar a promoção a coronel”. Esteve por breve período no 1º BPM e depois ficou algum tempo no CFAP (quando a unidade escola estava ociosa). Além disso, foi Diretor de Ensino. Não teve expressividade em tais funções, não tem liderança nem boa aceitação entre oficiais e praças.

Coronel Marcony, trabalhou no interior e capital até capitão e foi comandante da CPRv, já Major e Tenente Coronel foi Comandante de Batalhões no interior, entre eles Itabaiana e Lagarto, comandante do CFAP e chefe de gabinete do comando geral (na gestão do Comandante Resende). Por fim, foi Ajudante Geral, Comandante do Policiamento do Interior e Diretor do PRESMIL. É tido como reservado no trato pessoal.

Coronel Pontual, trabalhou em unidades operacionais até capitão e depois como auxiliar do Comando da capital. Depois ficou cerca de 10 anos cedido à Prefeitura Municipal de Socorro, quando voltou foi diretor do PRESMIL e Diretor de Pessoal da PM. É tido como de difícil relacionamento com oficiais e praças. Por conta de lei específica será aposentado compulsoriamente no mês de novembro deste ano.

Coronel Julio Cesar, trabalhou na cavalaria até capitão e depois foi cedido para a UFS, onde passou mais de 10 anos sem nenhuma função na área de segurança pública (nesse período fez mestrado e doutorado em física). Após retornar para a PM, foi comandante do CFAP (quando a unidade escola estava ociosa) e Diretor de Ensino (embora tenha doutorado, pouco ou nada fez pelo ensino na PM). Atualmente é Ouvidor Geral, uma função sem qualquer expressividade. É tido pelos oficiais e praças como uma figura exótica, sem qualquer liderança. Não tem experiência operacional na PM.

Coronel Luiz, trabalhou até Tenente coronel com Albano Franco (08 anos quando governador e mais 08 à disposição da segurança do ex-governador). Ao terminar o período cedido, passou mais 02 anos no Tribunal de Contas. Voltou para a PM no comando de Iunes, quando foi chefe de gabinete de Iunes e depois de promovido a coronel foi comandante do policiamento do interior e agora do comando da capital. É visto com desconfiança pelos oficiais e praças por conta do histórico longe do trabalho operacional da PM.  Por conta de lei específica será aposentado compulsoriamente no mês de julho deste ano.

Coronel Lúcio, trabalhou em várias unidades operacionais e na assessoria do comando Geral (no comando dos coronéis Jaime e Alcantara), sendo comandante da CPRv, comandante de batalhões na capital e no interior, foi Chefe do Estado Maior do Comando da Capital e do comando do Interior, trabalhou nas Diretorias de Logística e atualmente é o diretor de finanças da PM. Tem boa liderança e é visto com bons olhos pelos oficiais e praças.

Coronel Rocha, trabalhou em varias unidades operacionais da capital/interior até o posto de Capitão. Foi diretor da Guarda municipal de Aracaju (no 1º mandato de Deda). Depois trabalhou no batalhão de choque, fez mestrado em direitos humanos e foi Secretário Adjunto de Justiça (no 1º mandato do Gov Deda). Depois foi coordenador de medidas socioeducativas (na gestão da deputada Ana Lucia na Secretaria de Inclusão Social). Quando retornou à PM foi comandante de batalhões na capital e interior (Socorro 5º BPM e Estância 6º BPM).  Atualmente é chefe de inteligência da PM. Tem bom relacionamento entre oficiais e praças.

Coronel Blauner. Está afastado (férias e licenças) e será aposentado compulsoriamente por lei específica no mês de julho deste ano.

Coronel Rita. É a atual corregedora, tendo sido antes diretor de logística e passou por diversas unidades da Corporação. Tem transito fácil entre oficiais e praças.

Dispositivo em lei determina que os coronéis que já foram Comandante Geral ou Subcomandantes são compulsoriamente aposentados ao serem exonerados das respectivas funções. Outro dispositivo determina que os coronéis mais antigos que o comandante geral ou subcomandante são compulsoriamente aposentados quando um mais moderno assume o comando. Em ambos os casos é necessário tempo mínimo de 25 anos de serviço.

Qualquer coronel pode ser comandante geral, pois reúne os requisitos legais necessários. Já a aptidão para o cargo é determinada pela capacidade gerencial adquirida com a experiência na gestão de unidades operacionais e administrativas da PM ao longo da carreira. Além disso, liderança e fácil relacionamento com a tropa (oficiais e praças) são fundamentais para o desempenho no cargo.

Fonte:  Faxaju

Nota do blog:  Mais uma vez o Faxaju e o jornalista Munir Darrage mostram o que é um jornalismo sério e competente, por publicar o presente texto de um suposto "Major" (o que não acreditamos), que de forma covarde escreve um texto apócrifo, omitindo sua real identidade, querendo desmerecer o citado jornalista e a sua credibilidade. Até entenderíamos omitir o nome se fosse uma denúncia ou um texto que pudesse ensejar uma possível censura à corporação, face ao militarismo que tolhe a liberdade de expressão da classe militar, mas publicar um texto que não se enquadra nos casos que citamos e não assinar, não tem outra denominação a não ser covardia em assumir o que escreveu. Ainda bem que os militares nos grupos do WhatsApp têm se manifestado solidários ao jornalista Munir Darrage e ao Faxaju, que sempre demonstram o compromisso com um jornalismo correto e competente, sem contar que estão sempre ao lado dos militares sergipanos, denunciando as mazelas que porventura ocorram e que afetam a classe militar tão sofrida.

JUSTIÇA DO RIO ORDENA SEQUESTRO DE MAIS DE R$ 1,9 MILHÃO DAS CONTAS ESTADUAIS PARA PAGAMENTO DE SALÁRIOS.


Em mais um capítulo da guerra de liminares em que se transformou o pagamento de salários do pessoal do estado, uma decisão da Justiça do Trabalho, nesta sexta-feira, determina o sequestro de R$ 1,9 milhão das contas do governo do Rio. A sentença do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT) ordena que seja quitado os vencimentos dos médicos contratados pela Organização Social (OS) Instituto Data Rio (IDR), responsável pela administração de 10 Unidades de Prontos Atendimento (UPAs) no Rio.

O Instituto Data Rio tem em seus quadros 240 médicos, sendo 24 em cada uma das UPAs.
A ação foi proposta pelo Sindicato dos Médicos do Rio. De acordo com o presidente da entidade, Jorge Darze, o objetivo da medida é garantir o funcionamento das unidades sem prejuízo à população.

— O sindicato recebeu denúncias de que houve redução de médicos plantonistas nas unidades. Por isso, queremos manter a qualidade dos serviços — disse Darze.

No final da noite de ontem, a Justiça ordenou o arresto de R$ 265 milhões das contas do governo estadual para o pagamento dos salários do Tribunal de Justiça do Rio. O juiz Bruno Vinicius Bodart, da 9ª Vara de Fazenda Pública, fez a penhora online de seu gabinete na manhã de hoje porque o Banco Central não havia dado resposta sobre o bloqueio.

O presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do estado (SindJustiça), Alzimar Andrade, disse que o dinheiro já começou a ser depositado na conta dos servidores. Andrade defendeu o pagamento no calendário regular do estado, que prevê o depósito dos funcionários do Judiciário até o último dia útil do mês trabalhado.

— Não é um privilégio. Não estamos recebendo antes. O nosso pagamento é no dia 30. São 10 dias depois do repasse feito pelo estado ao tribunal. O Executivo não pode decidir isso. O governador fez uma apropriação indébita. O erro é pagar depois da data — disse o presidente do sindicato. — O governo pode recorrer à Justiça, mas no caso do arresto, por ter natureza alimentar e de subsistência dos funcionários. Ele não podia reter o nosso dinheiro. O que mais incomoda é que há dinheiro na conta do governo.

Ao todo, o SindJustiça tem 13 mil servidores ativos, sendo 800 magistrados, além de técnicos do judiciário, com formação de nível médio, ou analistas (oficial de judicial, contador, comissário e psicólogo, assistente social). Há ainda 4.500 funcionários aposentados.

A mudança no calendário de pagamento do funcionalismo do estado gerou revolta e o movimento sindical articula uma manifestação para a próxima quarta-feira, na Assembleia Legislativa.

Fonte:  Extra (Luiz Gustavo Schmitt e Vera Araújo)

JUSTIÇA CONCEDE MAIS LIMINAR CONTRA GOVERNO DO RIO PARA GARANTIR PAGAMENTO DOS SERVIDORES.


O governo do Estado terá uma nova dor de cabeça nesta sexta-feira. Em liminar concedida pelo juiz Bruno Vinícius da Ros Bodart da Costa, ainda na noite de quinta-feira, a favor do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (SindJustiça), ficou definido o arresto de R$ 265.610.000 dos cofres do Estado do Rio. O valor equivale ao duodécimo constitucional (valor destinado, pelo Orçamento, à Justiça) ao qual o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro tem direito.

Na sentença, o juiz faz valer o sistema de bloqueio automáticos de contas bancárias (BACENJUD). Desta forma, o dinheiro será repassado das contas do governo, o suficiente para quitar a liminar, automaticamente para as do Tribunal de Justiça. A decisão ainda não foi publicada. Enquanto isso, o dinheiro ficará "congelado" na conta do Judiciário, até o prazo de cinco dias para explicações do governo, previsto na liminar, termine.

“Dessa forma, o valor do duodécimo a ser repassado ao Judiciário é de R$ 265.610.000,00 (duzentos e sessenta e cinco milhões, seiscentos e dez mil reais). Não há dúvidas de que a ausência de repasse do montante causa danos expressivos aos servidores substituídos pelo requerente, a autorizar o resguardo de seus direitos por meio da presente medida cautelar, na forma do artigo 804 do Código de Processo Civil. Ex positis, DEFIRO A LIMINAR, inaudita altera parte, para determinar o ARRESTO nas contas do requerido, até o valor de R$ 265.610.000,00 (duzentos e sessenta e cinco milhões, seiscentos e dez mil reais), a fim de garantir o repasse de duodécimos ao Poder Judiciário no mês de janeiro de 2016", concluiu o magistrado em sua sentença.

Nesta quinta-feira, o governador Luiz Fernando Pezão voltou a afirmar que o Estado não possui o dinheiro necessário para pagar, a partir desta sexta-feira, os servidores da Justiça. Pezão ainda usou do exemplo do Ministério Público do Estado, que vai utilizar fundo próprio para pagar seus servidores.

Diferente do restante do funcionalismo estadual, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público pagam suas folhas a partir do último dia útil do mês (de acordo com o novo calendário, os servidores passam a receber no sétimo dia útil do mês seguinte ao trabalhado). No início da semana, Pezão se reuniu com ambos e confessou não ter dinheiro para arcar com suas folhas.

Ainda nesta quinta-feira, uma liminar concedida à favor da Federação das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Fasp) contra a mudança do calendário de pagamento do funcionalismo estadual e do parcelamento do 13º. Na liminar, Pezão é alvo e o descumprimento da sentença pode resultar em pena de, no mínimo, R$ 350 mil ao governador.

Fonte:  Extra (Nelson Lima Neto)

Nota do blog:  Enquanto isso a justiça sergipana está deixando a desejar, pois o Governo do Estado está desrespeitando o direito sagrado dos servidores de terem seus salários e 13º pagos em dia.

TÁXI SOFRE ACIDENTE NA AVENIDA MELÍCIO MACHADO E DERRUBA POSTE SOBRE A PISTA, INTERDITANDO PARTE DA VIA.



Fotos:  Grupo do WhatsApp

No início da manhã deste domingo, dia 31, um veículo táxi, modelo GM/Cobalt, estava trafegando pela avenida Melício Machado, sentido Conjunto Augusto Franco/Moqueiro, quando colidiu violentamente com um poste de iluminação pública no canteiro central da via, nas proximidades da unidade da Petrobras (Tecarmo).

Com a violência do impacto, o poste caiu sobre a pista, interditando parte da mesma, ou seja, o sentido Mosqueiro/Conjunto Augusto Franco encontra-se interditado.

Ainda não se sabe as causas do acidente, mas a pista encontra-se molhada e escorregadia, face as chuvas que estão caindo na manhã deste domingo na capital sergipana.

POLICIAIS DA 1ª CIA/6º BPM PRENDEM DUPLA DE ASSALTANTES DE BOQUIM É PRESA EM PEDRINHAS PORTANDO ARMA FOGO.



Na madrugada deste sábado, dia 30, policiais militares lotados na 1ª CIA/8º BPM, através da guarnição composta pelo Sgt. Melquiades e Sd. Lwenes, prenderam em flagrante, na cidade de Pedrinhas, uma dupla de assaltantes Diego Salvador Oliveira, conhecido como "Chucky", 23 anos e Max Fernando de Jesus, conhecido por "Nando", 18 anos, os quais estavam de posse de uma arma de fogo calibre 12 mm.

Os militares estavam realizando patrulhamento ostensivo quando perceberam a dupla de infratores em atitude suspeita e ao procederem a abordagem, encontraram a citada arma em poder dos mesmos, juntamente com munição.

Segundo levantamento feito, os elementos presos vinham aterrorizando a região de Boquim com a prática de roubos e furtos, já tendo inclusive várias passagens pela polícia.

A ocorrência foi encaminhada à delegacia para lavratura do flagrante.

sábado, 30 de janeiro de 2016

SEGURANÇA.

Fica para depois do carnaval uma solução definitiva sobre o impasse na Segurança Pública, quando será decidido como será montado o novo comando.

Enquanto isso, Mendonça Prado e coronel Iunes se digladiam.

SAEM OS DOIS

A informação que circula em todos os setores do Governo, e nos grupos aliados, é que os dois não deram certo e, com seus caprichos, adubaram a violência.

A cúpula da Segurança tem que estar afinada...

EXPERIÊNCIA

Segundo um delegado, a situação interna da Secretaria de Segurança é de difícil solução, em razão de grupos que articulam contra a tudo que não atendam seus interesses.

O secretário tem que ter força para unir esses grupos a seu favor.

PROBLEMA

O problema é o carnaval. A segurança precisa estar presente e unida. Com os comandos em descontrole a população pode ser vítimas das vaidades que dominam a cúpula

É bom que se apele para a sensatez...

Fonte:  Coluna Plenário do jornalista Diógenes Brayner

SERGIPE: ARMENGANDO A SEGURANÇA PÚBLICA!


Arte do chargista Clécio Barroso para a AMESE, sendo permitida a sua reprodução deste que não haja cortes nem supressão do que está contido na charge.

O BLOG ESPAÇO MILITAR ESTÁ FAZENDO UMA ENQUETE PARA SABER A OPINIÃO DOS INTERNAUTAS, DOS NOMES VEICULADOS NA IMPRENSA, QUEM DEVE SER O NOVO COMANDANTE DA PMSE. CONFIRAM O RESULTADO PARCIAL DA MANHÃ DESTE SÁBADO, DIA 30.


O blog Espaço Militar, a pedido dos internautas, está fazendo uma enquete para saber a opinião dos internautas, dos nomes veiculados na imprensa, quem deverá ser o novo comandante da Polícia Militar do Estado de Sergipe. com a seguinte pergunta:

NA SUA OPINIÃO, QUEM DEVE SER O NOVO COMANDANTE DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SERGIPE?

Confiram o resultado parcial da manhã deste sábado, dia 30;

1º - Coronel Jackson com 36,36%

2º - Coronel Luiz com 27,27%

3º - Coronel Júlio César com 12,72%

4º - Coronel Paulo com 9,09%

5º - Outro Coronel com 14,54%

CONFIRAM OS CORONÉIS QUE COMPÕEM ATUALMENTE A POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SERGIPE.

Coronel Maurício Iunes - Comandante da PMSE

Coronel Jackson Nascimento - Subcomandante da PMSE

Coronel Luiz de Azevedo - Comandante do CPMC

 Coronel Lúcio Vasconcelos - Chefe da PM-6

 Coronel Paulo Batista - Chefe da PM-3

Coronel Júlio César - Ouvidor

 Coronel Fátima Cristina - à disposição da Alese

 Coronel Marcony Cabral - Diretor do Presídio Militar

Coronel Rita de Cássia Silvestre - Corregedora

Coronel Henrique Rocha - Chefe da PM-2

 Coronel Blauner Poti

Coronel Marcio Daltro - Ajudante Geral

TERROR: PRIMOS DE JACKSON BARRETO SÃO FEITOS RÉFENS POR ASSALTANTES EM GLÓRIA.

Sem segurança no interior do estado, primos do governador Jackson Barreto são assaltados e espancados


A família dos primos do governador Jackson Barreto, e sobrinhos do presidente da Adema Almeida Lima, que residem em Nossa Senhora da Glória, no sertão sergipano, viveram momentos de terror na noite desta sexta-feira (29).

A família de Ronildo Almeida Santos, conhecido na região como “Bocão”, e de Rosenilde Almeida Santos, (Rosa), viveu momentos de terror ao serem assaltadas por três elementos fortemente armados que chegaram à residência por volta das 21 horas.

Os três bandidos, aparentando ter entre 18 e 20 anos,  conseguiram invadir a residência da família no momento em que uma das filhas de “Bocão” chegava à casa em companhia do marido, que a deixou e saiu para fazer compras. Quando ela abriu a porta e entrou, os marginais apareceram e com armas em punho renderam a família e começaram as ameaças.

Muito agressivos, os bandidos trancaram a família em quarto, enquanto um dos genros de Ronildo foi obrigado a acompanhar os bandidos nas buscas do cofre e de objetos de valor, como jóias, celulares, roupas e perfumes.

Durante a ação que durou cerca de 20 minutos, Ronildo, sua mulher e uma das filhas foram agredidos pelos marginais que exigiam a chave do cofre. Devido ao desespero da família, eles não conseguiram localizar a chave, o que irritou ainda mais os assaltantes, que colocaram os três no chão e começaram a chutá-los.

Os bandidos ainda efetuaram um tiro contra o veículo do outro genro de Ronildo, no momento em que ele retornou para pegar a esposa. Nesse momento, os marginais ouviram ele chamando em frente a casa e como ninguém respondeu, o genro retornou para chamar a policia. Ao notar que o veículo saia, os marginais efetuaram disparos que acabou atingindo a porta do carro.

Em seguida os marginais arrastaram o cofre até a sala, e colocaram todos os objetos furtados em uma sacola, porém após os tiros, os vizinhos começaram a se aproximar, o que forçou os bandidos a abandonarem o cofre e fugirem à pé levando apenas a sacola.

A policia foi acionada e compareceu ao local onde iniciou as investigações e as buscas no sentido de localizar os três marginais, mas até o momento ninguém foi preso. Acredita-se que os marginais tiveram informações privilegiadas, já que eles chegaram exigindo a “chave do cofre”.

Fonte:  Faxaju (Munir Darrage)

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

JACKSON TEM QUATRO CORONÉIS PARA SUBSTITUIR O COMANDO.

Coronel Jackson Nascimento

Coronel Luís de Azevedo

Coronel Júlio César

Coronel Paulo Batista

Continua o impasse entre o secretário de Segurança Pública Mendonça Prado e o comandante da policia militar, coronel Mauricio Iunes.

Desde a semana passada, quando foi divulgado pela imprensa o desentendimento sobre administração da segurança entre Mendonça e Iunes que o silêncio predomina na cúpula da SSP e do governo do estado.

Na última quarta-feira (27), o governador Jackson Barreto conversou com o comandante da PM, coronel Mauricio Iunes, só que o que foi discutido nessa reunião ficou guardado a sete chaves. Nem governo nem o coronel comentou sobre o assunto.

Nesta quinta-feira (28), foi a vez de Mendonça Prado ser recebido por Jackson e assim como Iunes, nada foi revelado. O que se sabe dos dois encontros é que o governo resolverá a situação antes do carnaval.

Jackson Barreto tem hoje quatro coronéis que podem assumir o comando da PM no lugar do coronel Mauricio Iunes.

Os coronéis que podem assumir o comando são os coronéis Jackson, Luiz, Paulo e Júlio Cesar.

A dificuldade do governador na escolha é o que pode provocar no caso dos coronéis Luiz e Julio Cesar. No caso desses dois, se um deles for o novo comandante, todos os outros coronéis terão que ir para a reserva e isso acarretará uma enorme despesa para o estado, já que terá que haver indenizações, além das promoções dos tenentes-coronéis para a maior patente da PM, que é coronel.

Já os coronéis Jackson e Paulo não criarão esses problemas. O coronel Jackson, atual sub-comandante da PM tem o mesmo perfil e modo operacional do coronel Mauricio Iunes. Jackson é operacional e sempre está participando das ações policiais.

No caso do coronel Paulo, a situação é a mesma, mas segundo informações de alguns militares, seu nome agrada a maioria da tropa. Isso não significa que os outros sejam rejeitados pela corporação.

Já no caso da SSP, até o momento ninguém se arrisca  na hipótese da saída de Mendonça Prado, embora durante a semana parte da imprensa tenha cogitado o nome de Almeida Lima para assumir o cargo. Almeida nega que tenha sido convocado.

Além disso, Mendonça Prado iniciou um trabalho de reformulação da SSP e isso deve pesar na hora em que Jackson terá que decidir, o que deve ocorrer até no máximo a próxima terça-feira. Do encontro com o governador, Mendonça Prado se mantém calado e evita falar sobre o teor da conversa.

Entrega o cargo - Como foi divulgado com exclusividade pelo FAXAJU na última sexta-feira, o coronel Mauricio Iunes chegou a entregar o cargo ao governador em exercicio, Belivaldo Chagas, que pediu ao comandante que aguardasse o retorno do governador Jackson Barreto que estava viajando. O que acabou acontecendo. A noticia, embora verdadeira, foi desmentida pelo governo. O coronel em nenhum momento se pronunciou sobre o assunto.

Fonte:  Faxaju (Munir Darrage)

GOVERNO INICIA PAGAMENTO DE SERVIDORES ESTADUAIS DIA 30.


No dia 05 de fevereiro, recebem os servidores celetistas. O calendário finaliza no dia 11, quando serão pagos os vencimentos dos servidores das demais secretarias de Estado, Autarquias, estatutários das Fundações de Saúde, pensões especiais e alimentícias, aposentados e pensionistas do Finanprev

O Governo do Estado inicia o pagamento da folha de servidores referente ao mês de janeiro neste sábado, dia 30, quando paga ao magistério. No dia 05 de fevereiro, recebem os servidores celetistas. O calendário finaliza no dia 11, quando serão pagos os vencimentos dos servidores das demais secretarias de Estado, Autarquias, estatutários das Fundações de Saúde, pensões especiais e alimentícias, aposentados e pensionistas do Finanprev.

O pagamento referente à primeira parcela do 13° salário, juntamente com o abono,  também será realizado no dia 11, porém, em folha suplementar.

Confira o calendário completo:

Dia 30 de janeiro: magistério;

Dia 05 de fevereiro: servidores celetistas;

Dia 11de fevereiro: demais secretarias de Estado, Autarquias, estatutários das Fundações de Saúde, pensões especiais e alimentícias, aposentados e pensionistas do Finanprev.

Fonte:  Faxaju

MATO SEM CACHORRO.


E o governador Jackson Barreto (PMDB) parece meio atordoado com a briga entre o secretário da Segurança, Mendonça Prado, e o comandante da Polícia Militar, Maurício Iunes. Entrevistado pela jornalista Aldaci de Souza, JB não escondeu o embaraço: “Eu nem sei se é crise, se é divergência. É um pouco de, sei lá! Não consigo delimitar essas coisas”. Mesmo tonto com a confusão dos auxiliares, o governador prometeu uma definição antes do Carnaval. Até lá, o povo continua no mato sem cachorro. E sem segurança também!

Pelos ares

Enquanto Mendonça Prado (SSP) e Maurício Iunes (PM) se dão ao luxo de discutir veleidades - como diz Jackson -, assaltantes fortemente armados dinamitaram a agência do Banese, em Poço Redondo. Não precisaram gastar munição durante a fuga, pois a Polícia só apareceu no local da explosão quase uma hora depois. Uma Lástima!

Fonte:  Blog do jornalista Adiberto de Souza

ATENDENDO A PEDIDOS DOS LEITORES DO BLOG ESPAÇO MILITAR, ESTAREMOS FAZENDO OUTRA ENQUETE QUERENDO SABER A OPINIÃO DOS INTERNAUTAS ACERCA DE QUEM DEVE SER O NOVO COMANDANTE DA PMSE.


Atendendo a pedidos dos leitores do blog Espaço Militar, estaremos fazendo outra enquete querendo saber a opinião dos internautas acerca de quem deve ser o novo Comandante da PMSE.

Os nomes colocados nesta enquete, são os que estão circulando em matérias jornalísticas e nas redes sociais.

A enquete se encontra na lateral direita do blog com a seguinte pergunta:

NA SUA OPINIÃO, QUEM DEVE SER O NOVO COMANDANTE DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SERGIPE?

Participe e vote livremente, expressando a sua opinião democraticamente.

USUÁRIOS DO IPESAÚDE ESTÃO SEM PODER MARCAR CONSULTAS.

Foto: colaboração professor Joilson

Os usuários do Ipesaúde estão desde a manhã desta quinta-feira (28), sem conseguir marcar consultas e exames. A alegação é que o sistema estaria fora do ar.

Na manhã desta sexta-feira (29), um dos usuários do Ipesaúde telefonou para a redação do Faxaju para fazer a reclamação. As informações passadas pelo usuário é de que desde ontem que as pessoas que procuram marcar consultas e exames não estão conseguindo.

O professor Joilson disse que está nas dependências do instituto desde as 04:20 horas aguardando para marcar uma consulta, porém foi informado pela atendente de que o sistema está fora do ar. “Isso é inaceitável. Eu estou aqui deste as 4:20h, mas tem gente que chegou aqui as 3 da manhã e até agora nada. Isso é um desrespeito”, reclamou o professor.

Não há informações do que possa ter ocorrido, já que o problema está sendo registrado desde ontem. “Será que é falta de pagamento da internet?”, ironizou o professor.

Fonte:  Faxaju (Munir Darrage)

BANDIDOS FORTEMENTE ARMADOS EXPLODEM AGÊNCIA DO BANESE EM POÇO REDONDO.

Foto:  Grupo do WhatsApp

Mais uma agencia bancária é explodida no interior do estado. Desta vez os marginais não conseguiram levar o dinheiro

A agencia do Banese em Poço Redondo foi explodida na madrugada desta sexta-feira (29). As informações passadas pelo comandante do policiamento do interior, coronel Eliziel Rodrigues, são de que quatro homens fortemente armados, usando pistolas e espingardas calibre 12, chegaram no município de Poço Redondo por volta de 3 horas. Os marginais chegaram em um veículo gol de cor preta e uma motocicleta.

O coronel conta que os elementos se dividiram, sendo que dois elementos ficaram em frente à delegacia enquanto os outros dois se dirigiram para a agencia do Banese onde efetuaram diversos disparos para o alto e em seguida explodiram os caixas. A agencia ficou praticamente destruída devido as explosões dos caixas.

Como não havia dinheiro dos caixas, os marginais fugiram rumo à divisa com a Bahia. Policiais militares do 4º Batalhão de Policia Militar e da Caatinga chegaram ao município e saíram em perseguição dos bandidos. Até o momento ninguém foi preso.

As informações são do programa Jornal da Ilha, com Magna Santana, Jailton Santana, Marcos Borges e Valéria Santana

Fonte:  Faxaju (Munir Darrage)

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

JACKSON DESAPROVA VAIDADES DE CEL. IUNES E MENDONÇA.

Ele cobrou resultados e disse que a sociedade quer segurança


“Eu nem sei se é crise, se é divergência, não consigo delimitar essas coisas. A sociedade civil não quer saber dessas coisas, quer resultados positivos e a Segurança Pública não pode se dar ao luxo de estar discutindo veleidades”.  Esse foi o desabafo do governador Jackson Barreto (PMDB) na noite desta quinta-feira, 28, ao ser indagado pelo Portal Infonet, sobre os desentendimentos que vem sendo divulgados desde a semana passada entre o comandante da Polícia Militar de Sergipe, coronel Maurício Iunes e o secretário de Segurança Pública de Sergipe, Mendonça Prado, ambos escolhidos pelo governador para reduzir a violência em todo o Estado.

Antes de iniciar a solenidade de posse do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE), Henriclay Andrade no Teatro Tobias Barreto e após falar com a imprensa sobre o evento, o governador concedeu uma entrevista exclusiva ao Portal Infonet, sobre a possibilidade da troca do comando da Polícia Militar de Sergipe.

Sem citar nomes, nem dos atuais gestores e nem dos possíveis substitutos, Jackson Barreto garantiu que antes do Carnaval, dará uma posição à sociedade sergipana sobre o clima de hostilidades entre o comandante da Polícia Militar de Sergipe e o secretário de segurança Pública.

“Nós estamos analisando, estudando essa troca, ouvi ontem o comandante da Políicia Militar e ouvi o secretário hoje. Antes do Carnaval eu vou decidir. Eu nem sei sé isso é uma crise, se é divergência, não consigo delimitar essas coisas. É um pouco de, sei lá. O campo das vaidades do ser humano é uma coisa ilimitada e a sociedade civil não quer saber dessas coisas, quer saber de resultados positivos que é o que interessa”, entende.

Veleidades

Prosseguindo com o pensamento sobre as desavenças entre coronel Iunes e Mendonça Prado, o governador de Sergipe enfatizou: “A Segurança Pública não pode se dar ao luxo de estar discutindo veleidades, tem a obrigação da manutenção da segurança da população, antes de tudo”.

Apesar das inúmeras insistências do Portal Infonet, o coronel Maurício Iunes disse que não poderia falar sobre o assunto, mas o secretário Mendonça Prado vem conversando com a imprensa sobre o assunto desde o início da semana, após ter precisado de um serviço do Grupamento Tático Aéreo (GTA), que teria sido negado pelo comandante da PMSE.

Crise de autoridade

“Não está existindo crise, mas uma pequena divergência e essa é uma questão que o governador vai dirimir. Não existe absolutamente crise nenhuma, mas uma divergência entre um secretário e um comandante, cujos cargos foram o Governo quem nomeou e com isso o Governo é quem vai resolver, pois a única crise inadmissível é a crise de autoridade”, disse Mendonça Prado ao Portal Infonet.

A conversa que Jackson Barreto teve com Mendonça Prado aconteceu na tarde desta quinta-feira, 28 no Palácio de Veraneio, mesmo local que ele recebeu o coronel Iunes na tarde da última quarta-feira, 27.

O Portal Infonet continua a disposição do comandante da PMSE para quaisquer esclarecimento pelo telefone (79) 2106-8000 ou pelo e-mail jornalismo@infonet.com.br.

Fonte:  Infonet (Aldaci de Souza)

JUSTIÇA DETERMINA QUE GOVERNO DO RIO REGULARIZE PAGAMENTO DOS SERVIDORES.


A Justiça do Rio determinou hoje (28) que o governo estadual cumpra o calendário regular de pagamento dos servidores públicos, ativos e inativos, bem como dos pensionistas. Em caso de descumprimento da decisão judicial, o governador Luiz Fernando Pezão terá de pagar multa pessoal fixada em R$ 50 mil por dia de atraso nos pagamentos. Os depósitos devem ser feitos até o último dia útil do mês trabalhado. A medida abrange todos os servidores públicos estaduais.

O juiz Leonardo Grandmasson Ferreira Chaves, da 8ª Vara de Fazenda Pública, ordenou também que o estado quite, de uma só vez, as parcelas restantes do 13° salário, no próximo vencimento, sob pena de multa pessoal ao governador no valor de R$ 300 mil. A decisão atende ação civil pública ajuizada pela Federação das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro.

Na decisão, o magistrado reconhece a precária situação econômica do Rio de Janeiro e destaca a discrepância nas escolhas administrativas feitas pelo governo. O juiz citou o repasse de verbas vultuosas a empresas privadas para quitação de dívidas, gastos com publicidade e reformas nos palácios Guanabara e Laranjeiras, desconto fiscal de IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) para as empresas concessionárias de ônibus, cuja lei foi declarada inconstitucional pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio, além da concessão de isenções fiscais bilionárias e do descarte de material cirúrgico novo que estava abandonado no depósito da Secretaria Estadual de Saúde.

“Todos os fatos acima mencionados são notórios e foram divulgados recentemente pela mídia em razão do colapso em que se encontra o estado do Rio de Janeiro, que, após a farra com os gastos públicos decorrentes do excepcional momento em que o estado vivia com a arrecadação dos royalties, pretende que o servidor pague as contas mediante o atraso no pagamento de verba de natureza alimentícia, situação com a qual este Poder Judiciário não pode compactuar", afirmou o juiz.

Chaves destaca ainda na sentença que o momento é de prioridade absoluta para os servidores públicos estaduais, "que não podem ser privados de seus recursos provenientes do salário, dada a natureza alimentar destes”. O juiz lembra  que o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, ciente do grave momento em que o estado se encontra, emprestou com recursos próprios a quantia de R$ 400 milhões ao Poder Executivo, em dezembro de 2014, bem como R$ 6,9 bilhões, com recursos dos depósitos judiciais, em maio do ano passado.

Procurada pela Agência Brasil para falar sobre a multa de R$ 50 mil por dia de atraso fixada pelo juiz da 8ª Vara de Fazenda Pública, a assessoria do Palácio Guanabara respondeu que “a Procuradoria-Geral do Estado está analisando a petição”.

Fonte:  Agência Brasil

Nota do blog:  Bem que a justiça sergipana poderia seguir o exemplo da justiça carioca, pois o servidor trabalha para ter direito ao seu salário e pago devidamente em dia, e não com atrasos, parcelamentos, por conta do mal gerenciamento dos recursos públicos.

REFORMA DA PREVIDÊNCIA RESPEITARÁ DIREITOS ADQUIRIDOS, AFIRMA MINISTRO DA FAZENDA.


A reforma da Previdência não afetará os trabalhadores que conquistarem o direito à aposentadoria pela regra atual, afirmou, há pouco, o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa. Em entrevista após o encerramento da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), o chamado Conselhão, Barbosa destacou que a reforma respeitará os direitos adquiridos.

O ministro descartou surpresas e assegurou que a discussão será feita com transparência. “Qualquer questão nessa área [previdenciária] respeitará direitos adquiridos. Haverá regras de transição para que as mudanças sejam feitas gradualmente. A reforma será discutida no Congresso e feita sem sobressaltos e surpresas.”

Barbosa reiterou o compromisso de enviar uma proposta ao Congresso Nacional ainda no primeiro semestre. Ele ressaltou que a proposta está sendo discutida no Fórum de Previdência Social, coordenado pelo ministro do Trabalho e da Previdência, Miguel Rossetto.

De acordo com o ministro da Fazenda, a recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e a Desvinculação das Receitas da União (DRU) são essenciais para impulsionar a arrecadação enquanto o governo discute reformas de longo prazo, como a da Previdência. A DRU permitirá ao governo remanejar até 30% do Orçamento para fazer superávit primário – economia para pagar os juros da dívida pública – até 2023.

Entre as reformas de longo prazo, Barbosa explicou que o governo pretende enviar, além da reforma da Previdência, propostas que limitem o crescimento do gasto público e criem uma margem para as metas de superávit primário para que o governo não tenha de alterar a Lei de Diretrizes Orçamentárias para reduzir o esforço fiscal quando a arrecadação não corresponde ao previsto. Essas propostas, no entanto, estão em fase inicial de discussão e serão debatidas com especialistas e os membros do Conselhão.

Após a reunião, o ministro da Fazenda disse concordar com a presidenta sobre alternativas à CPMF, mas frisou que o governo avaliou “todas as alternativas”. Segundo Barbosa, o tributo foi escolhido por ser o que tem o menor impacto sobre a economia, por ser mais distribuído e ter base ampla de arrecadação. “Obviamente, se alguém tiver alguma proposta equivalente, que proporcione mesmo volume de receita, com menor impacto, nós estamos dispostos a discutir”, afirmou.

Na opinião do ministro, a volta do imposto poderá servir como uma “poupança” de curto prazo enquanto as reformas de longo prazo, como a da Previdência, são discutidas e não produzem impacto. “É por isso que a CPMF é uma receita temporária, mas necessária, enquanto nós promovemos mudanças mais permanentes e duradouras no nosso gasto obrigatório.”

Fonte:  Agência Brasil

ASSALTANTES INVADEM CLÍNICA E AMEAÇAM PACIENTES NO BAIRRO SIQUEIRA CAMPOS.


Dois assaltantes armados invadiram uma clínica localizada na rua Pernambuco com Rio Grande do Sul, no bairro Siqueira Campos, zona oeste de Aracaju, por volta das 8h da manhã desta quinta-feira (27).

Segundo relato da recepcionista que não quis se identificar, dois homens entraram na clínica com arma em punho pedindo e pediram que ninguém entrasse, que passasse toda a renda e tudo que tivesse de valor.  

Os assaltantes levaram cerca de 1.700 reais, que era a renda que tinha no loca e depois. Ao sair eles ainda ameaçaram os pacientes dizendo para ninguém olhar e nem gritar, porque se não iam matar todo mundo. Eles fugiram levando a renda e o celular de um paciente.

Fonte:  Portal A8 SE

"NÃO SE SABE QUANTO AINDA SE TEM DE PAGAR. SABE-SE QUE O VALOR CRESCEU", DIZ GEORGIO SOBRE DÍVIDAS DO ESTADO.


Na manhã desta quarta-feira, dia 27, os deputados estaduais foram convocados para uma sessão extraordinária no intuito de votar um Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo. O PL nº 1/2016 autoriza o Estado a renegociar dívidas com a União – o que possibilitaria a redução da taxa de juros.

O deputado estadual Georgeo Passos (PTC) participou da sessão. Antes de votar pela aprovação do PL, ele justificou a sua posição. “É um projeto relevante para o Estado, onde o Governo reduz os juros. Votamos favorável por saber que se faria economia. Mostramos que a oposição nesta Casa não faz o quanto pior melhor. Quando é do interesse do Estado, votamos favorável”, explicou.

Atualmente, Sergipe tem essa dívida com a União corrigida pelo IGP-DI a um percentual de 6% a 9% ao ano. Com a aprovação do PL, a dívida será corrigida pela taxa Selic ou pelo IPCA, fora mais 4% ao ano.

O PL foi aprovado com uma emenda aditiva, de autoria de Georgeo, que acrescentou o § 2º ao artigo 3º do projeto, determinando que o Estado deverá publicar mensalmente no site da Secretaria de Estado da Fazenda, os valores debitados para fins de pagamento das despesas com o contrato adiado, bem como o saldo remanescente da dívida.

Segundo Georgeo, essa mudança no texto original do PL deverá garantir o cumprimento do princípio da publicidade e irá conferir maior transparência ao andamento dessa dívida.

“Não se sabe ao certo exatamente quanto ainda se tem de pagar dessa dívida. Sabe-se apenas que o valor cresceu absurdamente nos últimos 20 anos. Por isso, o povo tem que ter meios para acompanhar como isso está sendo pago, pois é o dinheiro de toda a sociedade que está envolvido”, defendeu o deputado.

Na mesma sessão, também foi votado o Projeto de Decreto Legislativo de nº 1/2016, de autoria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, que autoriza o governador a tirar até 45 dias de licença ao longo do ano caso precise se ausentar do Estado. A proposta foi aprovada por unanimidade.

Fonte:  Assessoria Parlamentar

POLÍCIA MILITAR DO TOCANTINS TERÁ CONCURSO PARA NÍVEL MÉDIO. SÃO MAIS DE MIL VAGAS.

O regime de contratação é o estatutário, que garante a estabilidade.


A Polícia Militar do Tocantins (PM-TO) confirmou para este ano a realização de um novo concurso público para soldados e oficiais da corporação. A informação é do comando da PM-TO, que disse ainda que o certame está previsto no Plano Plurianual e será realizado o mais breve possível. Outra confirmação é sobre o quantitativo de vagas, que será de 1.000 para soldado e 30 para oficial.

Segundo a Secretaria Estadual da Administração (Secad) o concurso se faz necessário devido ao grande número de integrantes do quadro da polícia militar aptos a se aposentar. ” E para atender  Lei de Responsabilidade Fiscal que trata, no Artigo 22, inciso IV, sobre o provimento do cargo público, a admissão ou contratação de pessoal a qualquer título, ressalvada a reposição decorrente de aposentadoria ou falecimento de servidores das áreas de educação, saúde, segurança, o Governo dará  prioridade à efetivação do concurso público”, pontuou.

O último concurso da Polícia Militar de Tocantins (PM-TO) recebeu 29.865 inscrições, sendo 21.880 de homens e 7.985 de mulheres. A seleção era para 300 vagas no cargo de soldado. Do total de vagas, 270 eram destinadas para candidatos do sexo masculino e 30 para candidatos do sexo feminino. O vencimento era de R$ 3.057,77, mais auxílio alimentação.

Para entrar na disputa, os interessados devem ter o Ensino Médio completo, idade entre 18 e 30 anos e altura mínima de 1,63m para homens e de 1,60m para mulheres, entre outras exigências.  O regime de contratação é o estatutário, que garante a estabilidade.

Fonte:  JM Notícias

BLOG ESPAÇO MILITAR REALIZA ENQUETE ACERCA DA CRISE NA SEGURANÇA PÚBLICA SERGIPANA. PARTICIPE E VOTE.


Face ao momento de crise alardeada na imprensa sergipana acerca de divergência entre o Secretário de Segurança Pública, Mendonça Prado, e o Comandante da PMSE, Cel. Maurício Iunes, o blog Espaço Militar realiza uma pesquisa visando saber a sua opinião, fazendo a seguinte pergunta:

NA CRISE EXISTENTE NA SSP ENTRE MENDONÇA E IUNES, QUEM DEVE FICAR OU SAIR?

Responda e participe da enquete na lateral do blog, expressando a sua opinião livremente.

SINDICATO QUER DESMILITARIZAR A GUARDA MUNICIPAL.

Sindicalistas fazem manifestação no Parque da Sementeira

Guardas se reunindo para manifestação

O Sindicato dos Guardas Municipais de Aracaju (Sigma) realizou uma manifestação na manhã desta quinta-feira, 28, no Parque da Sementeira, na tentativa de sensibilizar o prefeito João Alves Filho (DEM) para discutir os problemas denunciados pela categoria. Um dos pontos da pauta, conforme o presidente do sindicato, Ricardo Silva, está diretamente vinculado ao cumprimento da Lei 13.022/2014, que estabelece a atribuição dos guardas municipais em território nacional.

Esta lei, de acordo com o sindicalista, prevê a desmilitarização da Guarda Municipal (GMA) e estabelece que o comando da instituição seja escolhido entre os guardas municipais concursados, bem diferente do conceito de gestão da Prefeitura de Aracaju que tem como coordenador um oficial da Polícia Militar. A adequação à lei federal deve ser feita até o mês de agosto deste ano, segundo alerta os diretores do Sigma.

Os diretores sindicato também denuncia a falta de segurança nos postos fixos e ausência de local específico em postos de saúde e nas escolas onde há a presença efetiva da Guarda Municipal. “Somos jogados em qualquer lugar. Não temos estrutura adequada, a situação é crítica”, reage o presidente do sindicato.

O diretor de assuntos jurídicos do sindicato, Silva Júnior, também destaca a defasagem salarial em torno de 12% acumulada nos últimos quatro anos e nas promoções verticais e lineares que estariam em atraso há sete anos. “Queremos que o prefeito receba o sindicato para discutir todas estas questões”, diz Silva Júnior. “O diálogo com a Secretaria de Defesa Social existe, mas a solução não chega, precisamos começar logo a transição”, diz o presidente Ricardo Silva.

O Portal Infonet tentou ouvir a Prefeitura de Aracaju, mas não obteve êxito. A equipe da Secretaria Municipal de Comunicação se comprometeu a enviar uma resposta, mas até o momento não se manifestou. O Portal Infonet permanece à disposição. Informações podem ser enviadas por e-mail jornalismo@infonet.com.br ou por telefone (79) 2106 – 8000.

Fonte:  Infonet (Cássia Santana)

SERVIDORES ESTADUAIS ENTRAM EM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO NO DIA 4 DE FEVEREIRO.


Sem acordo com o governo sobre a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), servidores públicos estaduais decidiram em assembléia realizada na manhã desta quinta-feira (28), no auditório do Sindicato dos Bancários, entrarem em greve por tempo indeterminado.

Ficou decidido na assembléia que a greve terá inicio no próximo dia 4 de fevereiro. Os servidores estaduais alegam que aguardam a implantação do PCCV desde 2014 e até o momento não sinalizou disposição para implantar o plano, que beneficiará 5 mil servidores efetivos do Estado, que ganham um salário mínimo.

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA OFERECE 73 CURSOS PARA PROFISSIONAIS DA SEGURANÇA PÚBLICA.

Capacitações são gratuitas e serão ofertadas até 200 mil vagas


O Ministério da Justiça abre na quinta-feira, 28, as inscrições para 73 cursos via internet, especialmente criados para capacitar profissionais de segurança pública. Para se matricular, basta acessar a página da Rede Nacional de Educação a Distância da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Rede EaD Senasp): ead.senasp.gov.br. O prazo é até a próxima quarta-feira (3).

As capacitações são gratuitas e voltadas exclusivamente para integrantes de Polícias Civis, Polícias Militares, Corpos de Bombeiros Militares, órgãos de Perícia Criminal, Guardas Municipais, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Sistemas Penitenciários de todo o país. Serão ofertadas até 200 mil vagas.

"A Rede EaD Senasp viabiliza o acesso gratuito à educação continuada, integrada e qualificada para os profissionais de segurança pública, independentemente das limitações geográficas e temporais, sempre considerando as peculiaridades institucionais existentes", afirma o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

"Convidamos todos os profissionais a se matricularem e ampliarem seus conhecimentos. Em 10 anos de existência da Rede EaD Senasp, são mais 130 milhões de horas-aula realizadas via internet. O acesso ao conteúdo é gratuito e ajuda no aperfeiçoamento do serviço prestado à população", reforça a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina De Luca.

As aulas deste 36º ciclo de capacitação da Rede EAD Senasp ocorrerão no período de 3 de março a 7 de abril de 2016 para as capacitações com carga de 40 horas. Os cursos com 60 horas começam na mesma data, mas terminam no dia 22 de abril.
As matrículas serão homologadas após comprovação do vínculo funcional junto às instituições dos profissionais. Cada aluno pode fazer até dois cursos. Para tirar dúvidas o candidato pode enviar um email para ead.senasp@mj.gov.br

A realização de cursos da Rede EAD é fruto de acordos de cooperação federativa celebrados entre o Ministério da Justiça, por intermédio da Senasp, e os governos estaduais e municipais, por intermédio das Secretarias de Estado de Segurança Pública e Prefeituras.

Fonte: SSP/SE

O BLOG ESPAÇO MILITAR PARABENIZA O POLICIAL MILITAR GLÉCIO VASCONCELOS POR MAIS UM ANO DE VIDA.



O blog Espaço Militar parabeniza o policial militar Glécio Vasconcelos por completar mais um ano de vida nesta quinta-feira, dia 28, rogando a Deus que o abençoe cada vez mais, dando-lhe muita paz, saúde, prosperidade e alegria, ao lado dos seus familiares e amigos.

Prestamos esta singela homenagem ao amigo.

Felicidades para você, por este dia tão especial que é o seu aniversário.
Parabéns, que possa ter muitos anos de vida, abençoados e felizes, e que estes dias futuros sejam todos de harmonia, paz e desejos realizados.
Que seu coração, esteja sempre em festa, porque você é um ser de luz.
Desejamos um feliz aniversário!

O BLOG ESPAÇO MILITAR PARABENIZA O POLICIAL MILITAR WILSON PELO SEU DO SEU ANIVERSÁRIO.



O blog Espaço Militar parabeniza o policial militar Wilson por completar mais um ano de vida neste quinta, dia 28, rogando a Deus que o abençoe cada vez mais, dando-lhe muita paz, saúde, prosperidade e alegria ao lado dos seus familiares e amigos.

Prestamos esta singela homenagem ao amigo:

Hoje estamos aqui lhe enviando esta mensagem para te desejar mil felicidades.
Desejamos que este dia seja de muitas alegrias e que você realize seus desejos.
Que esta data não seja só para trazer alegrias, mas sim para que na passagem de cada ano você possa aprender as lições que a vida nos oferece.
Mesmos que as passagens sejam tristes – ou alegres, sejam passos importantes em sua vida.
Que seus sonhos se transformem em realidade.
Feliz aniversário!