Coronel Jackson Nascimento
Coronel Luís de Azevedo
Coronel Júlio César
Coronel Paulo Batista
Continua o impasse entre o secretário de Segurança Pública Mendonça Prado e o comandante da policia militar, coronel Mauricio Iunes.
Desde a semana passada, quando foi divulgado pela imprensa o desentendimento sobre administração da segurança entre Mendonça e Iunes que o silêncio predomina na cúpula da SSP e do governo do estado.
Na última quarta-feira (27), o governador Jackson Barreto conversou com o comandante da PM, coronel Mauricio Iunes, só que o que foi discutido nessa reunião ficou guardado a sete chaves. Nem governo nem o coronel comentou sobre o assunto.
Nesta quinta-feira (28), foi a vez de Mendonça Prado ser recebido por Jackson e assim como Iunes, nada foi revelado. O que se sabe dos dois encontros é que o governo resolverá a situação antes do carnaval.
Jackson Barreto tem hoje quatro coronéis que podem assumir o comando da PM no lugar do coronel Mauricio Iunes.
Os coronéis que podem assumir o comando são os coronéis Jackson, Luiz, Paulo e Júlio Cesar.
A dificuldade do governador na escolha é o que pode provocar no caso dos coronéis Luiz e Julio Cesar. No caso desses dois, se um deles for o novo comandante, todos os outros coronéis terão que ir para a reserva e isso acarretará uma enorme despesa para o estado, já que terá que haver indenizações, além das promoções dos tenentes-coronéis para a maior patente da PM, que é coronel.
Já os coronéis Jackson e Paulo não criarão esses problemas. O coronel Jackson, atual sub-comandante da PM tem o mesmo perfil e modo operacional do coronel Mauricio Iunes. Jackson é operacional e sempre está participando das ações policiais.
No caso do coronel Paulo, a situação é a mesma, mas segundo informações de alguns militares, seu nome agrada a maioria da tropa. Isso não significa que os outros sejam rejeitados pela corporação.
Já no caso da SSP, até o momento ninguém se arrisca na hipótese da saída de Mendonça Prado, embora durante a semana parte da imprensa tenha cogitado o nome de Almeida Lima para assumir o cargo. Almeida nega que tenha sido convocado.
Além disso, Mendonça Prado iniciou um trabalho de reformulação da SSP e isso deve pesar na hora em que Jackson terá que decidir, o que deve ocorrer até no máximo a próxima terça-feira. Do encontro com o governador, Mendonça Prado se mantém calado e evita falar sobre o teor da conversa.
Entrega o cargo - Como foi divulgado com exclusividade pelo FAXAJU na última sexta-feira, o coronel Mauricio Iunes chegou a entregar o cargo ao governador em exercicio, Belivaldo Chagas, que pediu ao comandante que aguardasse o retorno do governador Jackson Barreto que estava viajando. O que acabou acontecendo. A noticia, embora verdadeira, foi desmentida pelo governo. O coronel em nenhum momento se pronunciou sobre o assunto.
Fonte: Faxaju (Munir Darrage)
Nenhum comentário:
Postar um comentário