A Polícia Militar de Sergipe iniciou, esta semana, o I Curso de Combate com Faca para policiais lotados no Batalhão de Polícia de Choque (BPChq). O intuito é capacitar a tropa para lidar tecnicamente em situações envolvendo armas brancas, de forma a preservar a integridade física do policial militar, da vítima e da sociedade em geral, preservando vidas.
As instruções são ministradas pelo coronel Luiz Azevedo, comandante do Policiamento Militar da Capital, e acontecem no Centro de Defesa Pessoal do Batalhão de Choque, anexo ao Canil da PM, nas dependências do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), no bairro América. Para o instrutor, o treinamento é de fundamental importância para capacitar os policiais no momento de ataque e defesa em ocorrências envolvendo facas.
“O curso tem como principal finalidade apresentar esse tipo de arma que é amplamente utilizada por criminosos nas ruas. Por isso, é importante que o policial tenha noção das possibilidades e das características da arma branca e ter o conhecimento de como defender-se, inclusive utilizando-a como arma de backup, que seria, no dia a dia, a sua arma reserva”, avaliou o coronel Luiz.
A primeira turma do Curso de Combate com Facas contempla 20 policiais militares, mas o intuito é que, ainda em 2016, todos os policiais do Batalhão de Choque sejam capacitados pelo curso. “Pretendemos formar novas turmas e repassar as técnicas para todo o efetivo da unidade ou a maior parte dele, para garantir o máximo possível de policiais capacitados, ainda este ano”, informou o tenente-coronel Carlos Rolemberg, comandante do BPChq.
Cada turma do curso recebe treinamento durante 20 horas, com instruções eminentemente práticas. As técnicas serão empregadas na atuação diária do Batalhão de Choque, no policiamento tático motorizado, atendimento a ocorrências, policiamento em eventos culturais e desportivos, além das operações propriamente ditas de choque puro, dentre elas as intervenções em estabelecimentos prisionais e o cumprimento de reintegração de posse.
“Lidamos diariamente com ocorrências envolvendo pessoas armadas com facas e o conhecimento básico de defesa e ataque com esse tipo de instrumento pode proporcionar a resolução de ocorrências com maior eficiência e eficácia. Conhecendo a forma de agir e a melhor forma de intervir, com certeza vai consolidar o êxito na finalização das ocorrências, com a defesa da vida, o que é mais importante”, salientou o tenente-coronel Rolemberg.
O comandante do BPChq ressalta ainda que o processo de capacitação da unidade especializada é contínuo e destaca os bons resultados alcançados em 2015 em virtude dessa política. “Concluímos quatro estágios de operações de Choque em 2015 e já iniciamos o ano de 2016 com o I Curso de Combate com Faca, ministrado brilhantemente pelo coronel Luiz. Continuaremos com as capacitações nas diversas áreas do conhecimento, visando à concretização de uma tropa cada vez mais especializada, experiente, eficiente e eficaz, a fim de que possamos cumprir a nossa missão constitucional de defender a vida do cidadão, logrando êxito nas nossas missões”, enfatizou o tenente-coronel Rolemberg.
Notícia para o Governo de sergipe tomar vergonha, acesse o link e tire sua conclusões. http://aquiacontece.com.br/noticia/2016/01/07/renan-filho-pmdb-e-considerado-o-melhor-governador-do-pais
ResponderExcluir