PAC/PM do bairro América será fechado
Os mais novos não devem saber, mas o bairro América, em Aracaju, já foi o mais violento da cidade. Até quando um trabalho da comunidade, através do frei Raimundo e o apoio do governo estadual deu início a policia comunitária no local, que depois serviu de modelo para os outros bairros.
Tudo começou na gestão de Albano Fraco, tendo Wellington Mangueira como secretário da SSP. Inclusive, no fim do ano passado, Mangueira recebeu em Brasília, do Senado Federal, uma comenda de Direitos Humanos, pela Implantação da Polícia Comunitária, sob o lema "polícia cidadã para uma sociedade de cidadãos".
Agora, prestes a completar 20 anos o primeiro “Posto de Atendimento ao Cidadão” – PAC da PM, instalado no estado será fechado por determinação do comando. O PAC foi uma parceria entre a comunidade, a Igreja Católica e a comunidade local.
De lá para cá, o bairro América é outro e não foi apenas pela desativação da penitenciária que existia no local. Antes mesmo da desativação, os índices de violência reduziram drasticamente.
O Conselho de Segurança é um exemplo até hoje, com a participação ativa da comunidade. E a comunidade está aflita e não encontra respaldo junto a SSP.
O blog não acredita que Jackson – que sempre defendeu a interação entre comunidade e polícia - passará para a história como o governador que acabou com o PAC do bairro América.
Fonte: Blog do jornalista Cláudio Nunes
Nenhum comentário:
Postar um comentário