Na manhã desta quarta-feira, 24, o secretário de justiça, Antônio Hora Filho, junto ao vice-diretor do Desipe, Hélio Matheus, o Ouvidor Geral da Sejuc, Albério Aragão e o Corregedor Geral, Joselito Ferreira, concedeu uma entrevista coletiva à imprensa, à fim de prestar esclarecimentos quanto as denúncias feitas por mum agente prisional no Cidade Alerta Sergipe, da TV Atalaia, contra servidores do sistema prisional.
Na denúncia, os servidores Agenildo Júnior (Desipe), Manuel Lúcio Neto, Adairton José Nascimento (Cadeião) e Jair Bispo dos Santos (Compajaf), são acusados de envolvimento com corrupção dentro do sistema prisional. O secretário Antônio Hora Filho ao tomar conhecimento das acusações tomou as providências cabíveis junto aos órgãos da Sejuc.
A Corregedoria Geral do Sistema Penitenciário abrirá uma sindicância para apurar as denúncias, sendo assim, a Sejuc solicitará os arquivos utilizados pelo Cidade Alerta Sergipe para investigar o caso. O Desipe estará viabilizando todo o suporte a Corregedoria e suporte para as devidas diligências. O secretário encaminhou também, um ofício à Secretaria de Segurança Pública (SSP), solicitando abertura do inquérito policial para averiguação dos fatos.
Em conversa com o secretário Antônio Hora Filho, os servidores Jair Bispo dos Santos e Adairton José Nascimento, solicitaram a investigação do caso e pediram afastamento dos cargos para que as investigações ocorram da melhor maneira possível.
A Ouvidoria Geral da Sejuc, lembrou que está à disposição da população 24h por dia, para qualquer denúncia, sugestão ou mesmo elogio, no telefone 98802-1100 e através do email ouvidoria.sejuc@sejuc.se.gov.br, além de realizar atendimento também pessoalmente na sede da secretaria localizada na avenida Beira Mar.
VEJA AQUI o depoimento do agente ao Cidade Alerta Sergipe
Prisão de agentes penitenciários
O secretário também falou sobre a investigação contra os agentes penitenciários presos na última semana, acusados de envolvimento com a venda de remissões de pena. A Secretaria de Estado da Justiça, através da Corregedoria, está empenhada a esclarecer os fatos e punir, caso as acusações sejam confirmadas pelas investigações.
Investimentos
A atual gestão vem trabalhando para o desenvolvimento de uma melhor segurança dentro do sistema prisional. A Sejuc instalou 42 aparelhos de Raio X nas unidades prisionais sergipanas, entre eles 4 portais eletrônicos e outros equipamentos como esteiras e raquetes detectoras de metais. Para o manuseio desses equipamentos, a secretaria tem oferecido cursos de capacitação aos servidores que trabalham nas portarias dos presídios realizando o trabalho de revistas.
Esse investimento tem possibilitado uma revista mais humanizada aos familiares dos presos, além da valorização dos agentes penitenciários ao tornar o trabalho mais seguro.
Ainda este ano, duas unidades prisionais estarão sendo inauguradas nos municípios de Estância e Areia Branca, sendo que esta última oferecerá 390 vagas desafogando a superlotação que passa atualmente o sistema prisional de Sergipe.
Para oferecer mais melhorias, o governo anunciou que haverá concurso público para a entrada de novos agentes prisionais. No prazo de 60 dias a Sejuc estará publicando o edital para que novos profissionais possam ocupar as 312 vagas e deste modo, reforçar o efetivo dos presídios sergipanos.
Fonte: Ascom SEJUC/NE Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário