terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

QUEM ENTENDE DE POLÍCIA TEM QUE SER POLÍCIA E NÃO JORNALISTA.


Em respeito às pessoas que leem as nossas matérias. Em respeito aos amigos que se solidarizaram comigo. Em respeito principalmente à minha consciência, vou usar este espaço para falar sobre um assunto que um suposto major da Policia Militar mandou através de e-mail para a redação do FAXAJU, e como é ordem expressa do dono do site, o jornalista Diógenes Brayser, “se falarem de nossa mãe temos que publicar. Depois vamos para a justiça”. Ordem dada. Missão cumprida.

Assim é feito no site. Quantas pessoas já viram criticas ao Brayner que foram publicadas no FAXAJU?. Portanto, aqui (FAXAJU), a estrela é a noticia e não os jornalistas. Até porque aqui não há corporativismo. Há amizade e muito respeito. Defendemos nossa classe com unhas e dentes, mas se errou “vira noticia”.

Vamos ao fato que só está sendo publicado, devido a insistência de amigos. Na semana passada, após uma matéria publicada no FAXAJU e assinada por mim (Munir Darrage) com nomes de quatro coronéis que poderiam e podem assumir o lugar do comandante Mauricio Iunes, que aliás ninguém sabe se continua ou fica, um suposto major da PM, resolveu elogiar alguns coronéis e pegar esse jornalista para cristo. Para o suposto major que se escondeu no anonimato “na arte de especular, o jornalista Munir Darrage se superou”.

Pois bem, um e-mail enviado à redação que seria de um suposto major da PM, que embora o material não infringia a lei, não caracterizava insubordinação, portanto não havia motivo para se manter no anonimato.

Veja o que diz o suposto major sobre o jornalista.  “Muito se tem especulado acerca da “provável” saída do Coronel Iunes do cargo de Comandante Geral da PMSE. Contudo, após a notícia de crise de relacionamento entre o Secretário de Segurança e o Comandante da PM, o governador já conversou com os dois, em separado, sem qualquer manifestação do governador, do secretário ou do comandante. A partir dai vários cenários já foram especulados na imprensa e nas redes sociais, dando conta da saída do Comandante, a saída do secretário ou a saída de ambos. Contudo, na arte de especular, o jornalista Munir Darrage se superou fazendo análise de perfil de quatro coronéis em artigo por ele publicado no site de notícias Faxaju: Na análise de perfil o jornalista demonstra desconhecimento do histórico profissional dos oficiais citados”.

Além disso, o suposto major descreve o perfil de outros coronéis, claro que com alguns deles, os elogios foram maiores.

No nosso caso, nós não analisamos o perfil. Apenas divulgamos o que alguns deles (dos 4) fizeram e fazem na corporação e pela população. De fato, não entendo de policia. Até porque não quero entender e nem preciso. O que eu preciso é de segurança. Coisa que aqui em Sergipe, pelo menos no momento, não tem e que o suposto major em vez de estar me criticando, deveria estar nas ruas dando segurança para a população, até porque seu salário não é dos piores. Ou é?

Por fim quero dizer que ao contrário do suposto militar, assino as matérias, não para me aparecer como ele afirmou, mas para não publicar matéria apócrifa, ou seja, de alguém que se esconde atrás do anonimato para ferir as pessoas. Alguém pode me dizer se houve algum caso de jornalista do FAXAJU (Brayner, o proprietário e eu, o editor) denegrir a imagem de alguém? Agora, se é noticia, ninguém tenha duvida, o FAXAJU irá publicar.

Obrigado e desculpem pelo excesso que posso ter cometido nessas explicações. Cada um dá o que tem. É bom lembrar sempre de um provérbio árabe: “se você não pode ajudar, não atrapalhe”.

Fonte:  Faxaju (Munir Darrage)

Nenhum comentário:

Postar um comentário