Ato simbólico ocorreu em várias cidades do estado nesta sexta-feira (18).
Pelo 3º dia, manifestantes contrários a Lula protestaram em frente à JF-PR.
Delegados da Polícia Federal (PF) do Paraná e de todo o país realizaram um ato simbólico nesta sexta-feira (18) em apoio à instituição e aos delegados coordenadores da Operação Lava Jato e suas equipes. Eles deram um "abraço" nas sedes da PF em várias cidades.
A atividade foi organizada pelas Diretorias Regionais da ADPF. Segundo a organização, o ato é importante diante do momento de turbulência política no país e da situação de vulnerabilidade institucional da Polícia Federal.
Ainda conforme as diretorias, o ato simbólico também procura chamar a atenção para a necessidade urgente de aprovação da PEC 412/09, que prevê autonomia administrativa, funcional e orçamentária da Polícia Federal.
No Paraná, o "abraço" foi organizado pelas Diretorias Regionais da ADPF. Na capital paranaense, o ato ocorreu no fim da manhã, na sede da PF, no bairro Santa Cândida. Ao menos 10 delegados participaram.
"A intenção é mostrar para a sociedade duas situações. Primeiro, o apoio incondicional que a associação presta para toda a equipe da Lava Jato, desde a coordenação até o último investigador", explica o presidente da Associação dos Delegados de Polícia Federal do Paraná, Jorge Fayad.
Fayad também explica o segundo assunto que incentiva o ato simbólico, a PEC 412/09. "É uma PEC que dá autonomia financeira, orçamentária. É um investimento. Sem verba, você não faz segurança pública", acrescenta.
Protestos
Pelo terceiro dia consecutivo, manifestantes contrários à nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil fizeram um protesto em frente à sede da Justiça Federal, em Curitiba. O ato seguiu até por volta das 13h30.
O local é onde ocorrem os julgamentos dos processos relacionados à Operação Lava Jato, em primeira instância. Os manifestantes seguravam cartazes e faixas e gritavam palavras de ordem. Turistas de passagem pela capital também aproveitaram para fazer o registro de que estiveram em frente à Justiça Federa.
A Polícia Militar disse ter acompanhado a movimentação, porém, não estimou o número de participantes, considerado pouco. Já na quinta-feira (17), a PM calculou em 10 mil a quantidade de pessoas que participaram dos atos em frente ao prédio do TJ-PR.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário