segunda-feira, 6 de junho de 2016

CRIMINALÍSTICA FAZ PERÍCIA E ACHA FERRUGEM EM PEÇA QUE MATOU JOVEM EM SHOPPING.

Sinais da ação do tempo são visíveis em imagens feitas durante a perícia.
Inquérito para apurar o caso já foi instaurado e deve ser concluído em 30 dias.

Pontos escuros na peça metálica são visivelmente de ferrugem (Foto: Kedma Ferr/TV Sergipe)

Na manhã deste domingo (5), uma equipe do Instituto Criminalística fez a Perícia Técnica da peça que despencou do alto de uma torre de 20 metros na área externa do Shopping Jardins em Aracaju. Ao retirarem a lona que cobria a peça metálica desde o acidente na sexta-feira (3), foi possível ver ferrugem em vários pontos na parte que despencou, no cabo que ficou suspenso com um pedaço de metal e, inclusive, na base triangular que sustentava a estrutura.

O delegado Everton Santos, que vai investigar o caso na 1ª Delegacia Metropolitana, também acompanhou a vistoria do local do acidente que matou Cláudia Ticianny Freire dos Santos, de 21 anos, e feriu Ítalo Ramond Rodrigues Damascena, de 25 anos.

Os peritos não conseguiram subir na torre por causa de dificuldades para se chegar ao alto. Por isso, um drone foi utilizado para registrar imagens das condições do local onde ficava a estrutura. O inquérito para a investigação do acidente já foi instaurado e a previsão é que já se tenha esclarecimentos em 30 dias.

Procurada pela reportagem do G1 neste domingo (5), a assessoria de comunicação do shopping ainda não se pronunciou sobre as novidades do caso até a publicação desta reportagem.

Imagem mostra desgaste na peça metálica (Foto: Marcos Andrade/TV Sergipe)

"Vamos em busca de saber se foi falha humana, desgaste do material ou intempéries da natureza. Em busca dessas respostas, a criminalística está fazendo o levantamento da estrutura que foi a parte que atingiu as vítimas”, disse Everton Santos. O delegado destacou ainda que vai coletar provas testemunhais com os depoimentos de outras pessoas que também estavam no local e dos responsáveis pelo shopping.

 “A perícia também será feita no local onde a estrutura que caiu era fixada, se a subida não for possível pela escada porque tem rampa interna, nós vamos fazer através de imagens de drone”, finalizou o delegado.

Cabo ficou suspenso no alto da torre do acidente no Shopping Jardins (Foto: Marcos Andrade/TV Sergipe)

Sobrevivente segue internado

No sábado (4), Ítalo Ramond Rodrigues Damascena, de 25 anos, contou à equipe de reportagem do G1 Sergipe que se recupera bem após ser submetido a uma cirurgia para reconstituição da perna que foi esmagada no mesmo acidente que vitimou Cláudia Freire.

"Estou bem, vivo, graças a Deus. Nasci de novo! Na hora do acidente respirei fundo para manter a calma e não perder a consciência", lembra. Segundo Ítalo, o procedimento cirúrgico demorou cerca de quatro horas e a perna esquerda que teve fratura exposta de dois ossos, mais precisamente na região da canela, foi reconstituída.

O sobrevivente contou que foi encontrar dois amigos que estavam no shopping para discutirem detalhes de um campeonato de Skimboard que eles estão organizando. Ele havia conhecido instantes antes a jovem de 21 anos que morreu no mesmo acidente.

"Eu tinha acabado de conhecer a garota, ela era amiga de um amigo meu. Cláudia chegou cinco minutos depois da gente para tirar o intervalo do trabalho no gramado embaixo da torre, ninguém jamais imaginaria o que estava para acontecer”, contou Ítalo.

O ferido foi atingido pela peça de formato circular. “Ouvimos um barulho alto e meus amigos correram e eu fui junto, a peça desceu quicando, batendo na torre. Quando olhei para cima já vi a peça redonda chegando em minha direção e ela acabou caindo na minha canela. Foi tudo muito rápido, a menina também tentou correr, mas acredito que ela foi atingida por outro pedaço de metal da torre”, relatou Ítalo Ramond.

Base no alto da torre no Shopping Jardins (Foto: Marcos Andrade/TV Sergipe)

Despedida precoce

O corpo de Cláudia Ticianny Freire dos Santos, de 21 anos, foi sepultado na tarde de sábado (4) no Cemitério São João Batista em Aracaju. A família doou as córneas da jovem que morreu na sexta-feira (3) após ser atingida pela estrutura metálica que caiu da torre de 20 metros, o equivalente a altura de um prédio de sete andares.

"A doação das córneas foi uma forma de manter a memória dela viva, ajudando outras pessoas a enxergarem. Ela era uma pessoa do bem, muito feliz e de repente mudou tudo", disse Genilson Santos, tio da vítima.

Familiares e amigos se comoveram com a despedida inesperada e de forma trágica da jovem que trabalhava, estudava e também fazia parte da diretoria do Projeto Circo Esperança, que realiza trabalhos solidários em comunidades e instituições carentes com atividade lúdicas e recreativas em todo o estado. Pela rede social, o Circo Esperança republicou o depoimento de Cláudia Freire sobre a alegria em ser voluntária.

"Eu só queria estacionar o tempo e não sair mais daquele lugar. A cada dia que se passa eu tenho mais certeza que fazer o bem e ajudar o próximo não é apenas um ato que você faz para o outro, mas sim, algo que serve para você. Pois saber que você é o motivo de um sorriso, de um abraço apertado de agradecimento, definitivamente não tem preço", escreveu Cláudia Ticianny em junho de 2015 (leia abaixo o início do texto).

Circo Esperança republicou depoimento de Cláudia Freire dado há cerca de um ano sobre o trabalho voluntário (Foto: Reprodução/Instagram)

Nota oficial

O Shopping Jardins emitiu no dia do acidente um comunicado. Leia abaixo na íntegra:

"Por volta das 17h50 de sexta-feira (3), uma peça da parte superior do totem do shoping, localizado na área externa do centro comercial, se soltou da estrutura e atingiu um casal que se encontrava no gramado.

Os dois foram atendidos inicialmente pelos brigadistas do shopping e levados prontamente para atendimento médico pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). Ambos foram acompanhados por integrantes da equipe do centro comercial para facilitar qualquer suporte necessário.

Infelizmente, uma das vítimas faleceu. O shopping lamenta profundamente o ocorrido, reitera que está prestando toda assistência necessária e irá investigar as causas do acidente."

Fonte:  G1 SE (Marina Fontenele)

Nenhum comentário:

Postar um comentário