Falar do quanto tem sido sofrível o governo de Jackson Barreto (PMDB) é preciso citar que Sergipe já foi um dos Estados mais seguros do País e hoje aponta como um dos mais violentos. Os investimentos são feitos, o governo preparou uma turma de militares, mas as coisas são tardias demais nesta gestão. Na medida em que chegam 500 novos homens na corporação, por exemplo, outros 500 já estão se aposentando. Ou seja, praticamente muda pouca coisa. E os sergipanos seguem assustados, desassistidos e inseguros.
Os sequestros relâmpagos acontecem a todo instante; bandidos invadem residências em plena luz do dia e quando o efetivo policial se apresenta eles “metem bala!”. Entram em confronto armado e até conseguem ferir ou assassinar “homens de farda”. Na região da 13 de Julho, em Aracaju, muitos restaurantes já foram vítimas de arrastões, onde os bandidos levam a renda do estabelecimento e ainda saqueiam os pertences dos clientes. Ontem a noite, na Avenida Pedro Paes de Azevedo, após uma “passadinha” em um restaurante, os bandidos fugiram e balearam o vigilante.
Mais cedo, dois policiais militares se desentenderam no bairro Santos Dumont e iniciaram uma briga sem precedentes que resultou em mais dois PMS alvejados pela violência. Um deles, um Cabo da Polícia, foi levado em estado gravíssimo para o Hospital João Alves. Não menos grave, o sargento também baleado, foi levado para a área vermelha da unidade e também corria riscos. Quer dizer, armamento que deveria servir para garantir a segurança da população, sendo usado indevidamente e, inclusive, podendo resultar em proporções muito maiores.
Enquanto isso são inúmeros mandatos de prisão para serem cumpridos em Sergipe, não existem vagas em delegacias e presídios, que já estão superlotados, e os bandidos seguem agindo à margem da lei. Um verdadeiro descaso com as políticas de Segurança Pública. Cabe ao Comandante da PM, Coronel Marcony Cabral, esquecer um pouco as promoções da corporação e focar em políticas efetivas de combate ao crime. Os marginais perderam de vez o respeito com a instituição SSP e nós, que pagamos impostos, estamos a mercê de tudo isso…
Fonte: Faxaju (coluna Politizando do jornalista Habacuque Villacorte)
O que as promoções tem a ver com o aumento da criminalidade? A polícia civil já garantiu as promoções automáticas e os militares não merecem? Se tem mandados de prisão para serem cumpridos tem que cobrar da polícia civil. E quanto a defasagem de policiais não é culpa do gestor da PM, só falta agora tirarem o direito do policial se aposentar.
ResponderExcluir