quarta-feira, 30 de novembro de 2016

CONFIRAM O CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS ESTADUAIS REFERENTE AO MÊS DE NOVEMBRO.


O Governo do Estado inicia o pagamento integral da folha de servidores nesta quinta-feira, dia 1°, quando paga aos servidores da Educação.

O calendário referente ao mês de novembro ocorrerá da seguinte forma:

Dia 01/12- recebem integralmente os servidores da Educação, funcionários da Segrase, Ipesaúde, aposentados e pensionistas do Funprev e aposentados do magistério ligados ao Finanprev;

Dia 07/12- recebem os funcionários da Emdagro, Cohidro, Emgetis, Emsetur, Codise, Cehop, Pronese, Samu e celetistas das Fundações de Saúde;

Dia 10/12- recebem os funcionários estatutários da Saúde e Fundações de Saúde, DER, Adema, Jusece, Detran, Fapitec, Fundação Renascer e demais secretarias de Estado;

Dia 14/12- recebem os aposentados e pensionistas do Finanprev, exceto aposentados do magistério, cujos vencimentos foram pagos dia 1°.

Fonte:  Governo de Sergipe/Secom

DELEGADOS DE POLÍCIA ENTREGAM DELEGACIAS, SUSPENDEM PLANTÕES E VISITAS AOS PRESOS.


NOTA PÚBLICA DA ADEPOL

A Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado - Adepol comunica que, em assembleia geral extraordinária realizada na manhã de hoje, 30/11, os Delegados de Polícia, insatisfeitos com o descaso do Governo em relação ao atendimento das propostas apresentadas pela categoria, inconformados com o tratamento  discriminatório entre as Carreiras de Estado do Poder Executivo e temerosos quanto ao crescente número de presos nas delegacias de polícia, em razão da falência do sistema prisional e da inexistência de uma política  penitenciária eficiente, decidiram, por unanimidade, adotar as seguintes medidas:

1. Suspensão dos plantões extraordinários na capital e interior do Estado a partir das 18h do dia 30/11;

2. Entrega das delegacias acumuladas ilegalmente no interior do Estado, a partir das 8h do dia 01/12;

3. Atendimento restrito à lavratura de autos de prisão em flagrante, termos de ocorrência circunstanciado e expedição de guias de exame pericial a partir das 8h do dia 01/12; e

4. Suspensão das visitas aos presos custodiados nas delegacias da capital e interior a partir das 8h do dia 01/12.

No ensejo, a Adepol convoca todos os Delegados de Polícia para uma concentração amanhã, 01/12, a partir das 8h, em frente ao Palácio de Despachos. 

Paulo Márcio Ramos Cruz
Presidente da ADEPOL

Fonte:  NE Notícias

HEMOSE: JOVENS LUTAM POR IMPLANTAÇÃO DE POSTO DE COLETA EM ITABAIANA.

Ponto de recolhimento de assinatura para abaixo assinado foi instalado nesta quarta-feira (30) na frente do Supermercado Nunes Peixoto e funcionará até as 17h.


Os crescentes casos de itabaianenses protagonizando campanhas de doação de sangue comoveram jovens da cidade serrana que, mobilizados, iniciaram um movimento em prol da conquista de um posto de coleta do Centro de Hemoterapia - Hemose -  no município.

A iniciativa partiu após postagem, nas redes sociais, de foto de um suposto prédio pertencente ao Estado, onde funcionou o antigo IPES, que se encontra em situação de abandono e poderia ser utilizado como estrutura da base, a partir de quando inúmeros itabaianenses se solidarizaram e resolveram agir de modo a chamar a atenção de políticos e da sociedade para a necessidade da implantação, que não é nova.

A fim de sustentar o objetivo, o grupo está planejando ações que fortaleçam a campanha e nesta quarta-feira (30) já iniciou o trabalho de coleta de assinaturas em abaixo assinado, documento que será estendido aos munícipes de regiões circunvizinhas, tendo em vista o benefício direto para as demais regiões, que posteriormente será entregue às autoridades sergipanas.

“Estaremos das 8h às 17h com um ponto de coleta na Praça João Pessoa, em frente ao Nunes Peixoto, e acreditamos que conseguiremos um grande número de assinaturas, mas não ficaremos restritos ao abaixo assinado”, informou Chardson Machado, uns dos membros, assegurando que serão realizadas caminhadas pelas ruas da cidade com o intuito de mobilizar mais cidadãos.

Outra iniciativa com o mesmo anseio partiu do vereador Carlos Vágner, que em 2013 fez um indicação na Câmara de Vereadores e no início de 2014 chegou a recepcionar uma equipe do Hemose que veio estudar a possibilidade da implantação, mas, mesmo tendo se reunido com o governador do Estado para ratificar o pedido, até o momento, três anos depois, não teve o anseio acatado.

Somente neste ano de 2016 o portal Itnet encabeçou inúmeras campanhas de doação de sangue, a exemplo das de Bianca Paixão, Mislene Santos, Valduilsom Guimarães e Breno Cunha Júnior, nas quais os voluntários precisaram se deslocar até a capital sergipana para efetuar a coleta, realidade a ser modificada caso haja o entendimento favorável em prol dos mais de 94 mil habitantes e de tantos outros milhares dos arredores da ‘princesa da serra’.

Fonte:  Itnet (Iane Gois)

POLICIAL MILITAR É ESFAQUEADO DURANTE MANIFESTAÇÃO NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS.

Além dele, outro policial também ficou ferido após levar uma pedrada na cabeça. A Secretaria de Segurança Pública informou que eles não correm risco de morte


Um cabo da Polícia Militar foi encaminhado ao Hospital de Base após ser esfaqueado durante o protesto na Esplanada dos Ministérios, próximo ao antigo Touring.  A manifestação, regada a confusão, carros incendiados e bombas de gás lacrimongêneo, é contra a votação da PEC do teto dos gastos e as reformas no Ensino Médio, que ocorrem no Senado desde o início da tarde.

O militar estava descaracterizado. De acordo com a PM, o cabo foi atingido perto do ombro. Além dele, outro policial também ficou ferido após levar uma pedrada na cabeça. A Secretaria de Segurança Pública informou que eles não correm risco de morte.

Durante o dia, ao menos três carros estacionados próximo à Catedral Metropolitana de Brasília foram incendiados. Houve registros de veículos depredados também perto do Congresso Nacional e dos ministérios. Um grupo de manifestantes que não fazia parte da organização do protesto subiu no carro de som e tomou o microfone dos organizadores para incitar a população a agredir policiais com pedras.

Os manifestantes veem a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que pretende congelar os gastos públicos por 20 anos, como uma ameaça aos já afetados setores da saúde e da educação. O projeto é submetido nesta terça-feira à primeira das duas votações necessárias no Senado para ser aprovado.

Invasão

Além dos carros incendiados e depredados, parte do grupo invadiu o prédio do Ministério da Educação (MEC)m na Esplanada dos Ministérios. O edifício foi depredado por manifestantes encapuzados que subiram até o segundo andar, segundo informações da assessoria de imprensa do MEC. 

O prédio precisou ser esvaziado e, de acordo com a PM, o grupo teria feito uso, inclusive, de coqutel molotov - arma química incendiária.

Fonte:  Correio Braziliense

ASSESSORIA JURÍDICA DA AMESE OFICIA MINISTÉRIO PÚBLICO SOLICITANDO APURAÇÃO NOS PÉSSIMOS SERVIÇOS QUE VÊM SENDO PRESTADOS NA URGÊNCIA DO IPESAÚDE. POLICIAL MILITAR COM FORTES DORES NO ABDOMÉN ESPEROU POR MAIS DE 6 HORAS PARA FAZER UMA ULTROSSONAGRAFIA.


Nesta quarta-feira, dia 30, a assessoria jurídica da AMESE, através do Dr. Márlio Damasceno, oficiou a Promotoria da Saúde do Ministério Público Estadual, na pessoa do Promotor de Justiça Dr. Fábio Viegas, solicitando apuração urgente sobre os péssimos serviços que vêm sendo prestados aos usuários do Ipesaúde no setor de urgência.

No ofício o Dr. Márlio relata o fato do policial militar Fábio Oliveira Santos, que esteve buscando o serviço de urgência do Ipesaúde, no dia 24 de novembro do corrente ano, sentindo fortes dores na região do abdômen, tendo disso atendido pelo médico de plantão às 12:11 horas, juntando ao ofício, cópia da ficha de atencimento.  Para saber a gravidade da situação, o médico plantonista solicitou imediatamente uma ultrassonografia.  Ocorre que, o policial militar teve que esperar por mais de 6:20 horas, ou seja, somente foi realizar a ultrassonografia, que se frise, em caráter de urgência, somente às 18:20 horas, mesmo assim, após a imprensa televisiva ter sido acionada e comparecido ao local para registrar a denúncia e o descaso para com os usuários do Ipesaúde.  É inadmissível se esperar tanto tempo num setor de urgência para se fazer uma ultrassonografia, ressaltando que o paciente Fábio estava sem almoçar e sem jantar, esperando por um atendimento que deveria ser ágil e não tão moroso.

Relatou ainda o assessor jurídico da AMESE, que, como se não bastasse o fato explicitado, houve também reclamações de outros usuários no tocante à demora para atendimento médico, bem como, para ministração de medicamentos, chegando ao ponto de constatar também, a sala de espera da ultrassonografia totalmente às escuras, face a lâmpada não está funcionando, mostrando claramente a falta de manutenção naquela unidade médica.

Outro fato que chamou a atenção do Dr. Márlio Damasceno, é que no dia do fato pacientes estavam sendo atendidos em cadeiras normais, ou seja, sem ser aquelas reclináveis, próprias para se ministrar soro.

Confiram abaixo o teor do ofício encaminhado pela assessoria jurídica da AMESE à Promotoria da Saúde, juntamente com a filha do paciente policial militar:





Matérias e imagens do blog Espaço Militar (nas imagens da filha de atendimento foram omitidos alguns dados pessoais do policial militar, por segurança)

POR QUE A JUSTIÇA SOLTA?


O bordão do senso comum “a Polícia prende, mas a Justiça solta” é cada vez mais usado para justificar a crescente violência. Quem pensa assim, também defende que “bandido bom é bandido morto”, prega a redução da maioridade penal e até a prisão perpétua. Diferente do que muitos acreditam, as causas da assustadora criminalidade não estão simplesmente na liberdade provisória de um acusado. Em recente artigo, a educadora Izabel Sadalla Grispino concluiu que a violência nasce nos becos escuros das favelas, na urbanização desenfreada e desordenada. Ela desabrocha da miséria, do desajuste familiar, da ausência de condições razoáveis de vida, da falta de educação, eticétera e tal. Mas por que a Justiça solta quem a Polícia prende? Conforme o juiz de Direito Gerivaldo Neiva, há casos em que o delegado arbitra a fiança e libera o preso ou o Ministério Público não ver necessidade da prisão preventiva proposta pela autoridade policial. Da mesma forma, o juiz pode achar desnecessário enclausurar o acusado e concede a liberdade provisória. E o magistrado baiano conclui: “No final, não é a Justiça que solta, mas é o preso que tem o direito de responder em liberdade e o papel do juiz é, simplesmente, garantir este direito”. Ademais, amontoar seres humanos em superlotadas penitenciárias – verdadeiras masmorras – não recupera o criminoso, nem reduz a violência.

Fonte:  Blog do jornalista Adiberto de Souza

terça-feira, 29 de novembro de 2016

ADMINISTRAÇÃO DO NOVO PRESÍDIO VAI CUSTAR MAIS DE R$ 939 MIL POR MÊS. HAJA DINHEIRO!!

Déficit carcerário continua em Sergipe mesmo com a inauguração na cadeia.
Segundo dele, outras transferências serão feitas nos próximos dias.


A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) realizou nesta terça-feira (29) a transferência de 90 presos para a Cadeia Pública Tabelião Filadelfo Luiz da Costa, localizada no município de Estância (SE). No total, a unidade disponibilizará 196 vagas no sistema prisional.

Os presos foram submetidos a exames periciais no Instituto Médico Legal (IML) e levados para a unidade prisional inaugurada na segunda-feira (28).

De acordo com o coordenador de Polícia Civil na Capital (Copcal), delegado André Baronto, 40 agentes garantiram a segurança do processo.

“Dos aproximadamente 380 presos que estão custodiados em delegacias da capital e interior, com a transferência de hoje restarão cerca de 290, o que permitirá que policiais que atuavam como carcereiros passem a trabalhar nas investigações. É um ganho para a sociedade otimizarmos nossos trabalhos focando em nossa atividade fim”, destacou.

A nova cadeia pública de Estância vai ser administrada pela empresa Reviver, a mesma que administra o presídio do Bairro Santa Maria, em Aracaju.

Para administrar a cadeia de Estância o Governo do Estado fez um contrato no valor de R$ 939 mil, ao ano serão pagos pouco mais de R$ 11 milhões. Desse valor, a empresa Reviver tem um custo, no ano de cerca R$ 57 mil por preso.

Fonte: G1 SE

TRANSFERÊNCIA DO CORONEL ROLEMBERG DESAGRADA POPULAÇÃO.


A transferência do comandante do 3º Batalhão, em Itabaiana (SE), tenente-coronel PM Carlos Rolemberg, pegou os itabaianenses de surpresa que ao tomar conhecimento do fato, usaram as redes sociais para demonstrar o descontentamento.

A noticia sobre a transferência do militar foi divulgada pela jornalista Iane Gois e na manhã desta terça-feira (29), o relações públicas da policia militar, tenente-coronel Paulo Paiva, confirmou a informação, afirmando que o TC Rollemberg irá comandar o Cefap e que isso visa melhorar o preparo dos novos militares. Assumirá o 3º Batalhão o major PM Sidney.

Mesmo com essa justificativa, a população não gostou do transferência do militar que é operacional e que em pouco tempo conseguiu diminuir o índice de criminalidade do município de Itabaiana, além de efetuar diariamente em toda a região, várias prisões e apreensões de armas.

Recentemente o governo do estado voltou atrás em uma decisão sobre cobrança de IPVA em Sergipe. Um morador de Itabaiana, enviou um e-mail à redação do FAXAJU e disse que “nós itabaianenses esperamos que o governador Jackson Barreto que o comandante geral da policia, reveja a decisão do comandante Marcony. Não é justo que agora no final de ano, quando o tenente coronel Rolemberg fez todo um planejamento para a segurança, ele seja transferido. Eu espero que isso não seja mais um caso politico onde o prefeito é oposição ao governo. Sabemos do senso do governador e esperamos que ele mantenha o TC aqui em Itabaiana”, disse o morador.

Fonte:  Faxaju (Munir Darrage)

DESSERVIÇO? ROLEMBERG É RETIRADO DO 3º BATALHÃO E ASSUMIRÁ FUNÇÃO ADMINISTRATIVA NO CFAP.



A notícia divulgada com exclusividade pelo portal Itnet em outubro e desmentida, por meio de nota, pelo Comando Geral da Polícia Militar em Sergipe se tornou realidade e a saída do comandante do 3º Batalhão, em Itabaiana (SE), tenente-coronel PM Carlos Rolemberg, é fato oficialmente registrado no BGO, documento interno da corporação, da última segunda-feira (28).

Há nove meses gerindo a unidade, o militar, que tem como característica preponderante a operacionalidade, já tendo inclusive comandando o Batalhão de Choque e o de Radiopatrulha, agora entrará para a relação de oficiais na ‘geladeira’ e, de ‘homem de rua’, passará a instrutor no Centro de Formação e Aperfeiçoamanto de Praças (CEFAP), onde são ministrados cursos da PM/SE, uma função nobre para a formação de novos policiais, mas que poderia ser ocupada por qualquer outro militar do administrativo.

Coincidências à parte, a saída de Rolemberg se deu em período semelhante à do também tenente-coronel PM Chaves, que durante quase três anos esteve à frente do 3º BPM e, assim como Rolemberg, foi congelado para o combate ao crime e é mantido em função administrativa na Corregedoria da PM. Contudo, o que realmente chama a atenção é a instabilidade na permanência dos gestores que, quando estão, ainda que em meio à falta de estrutura para trabalhar, conseguindo ‘ajeitar a casa’ são sumariamente extirpados da função mesmo ante o reconhecimento popular e do legislativo com a concessão do título de cidadania.

Conforme o BGO, assumirá o 3º Batalhão o major PM Sidney que, de acordo com informações levantadas pelo portal, ainda que extraoficialmente, não possui experiência em comando de BPM e terá nas costas o peso de liderar talvez o mais complexo da região agreste, levando-se em consideração ser Itabaiana o município com maior índice de violência no estado, segundo os dados do 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Estão mesmo os olhos da segurança pública voltados para o município serrano como fora afirmado em outrora, ou apenas estão querendo iludir os itabaianenses com a alternância e assim, veladamente, imputar a quem derrama o suor a responsabilidade da desordem e insegurança que é culpa de quem, atrás da mesa executiva, no ar condicionado, brinca com a expectativa do cidadão?

Vale lembrar que apesar da veiculação inicial dando conta da mudança ter sido publicada há pouco mais de um mês, a fonte do portal não falhou. Na provável data em que Rolemberg supostamente sairia foi transferido o comandante da 4ª Cia/3º BPM, capitão PM Matheus, e há indícios de que a extensão na permanência se deu na tentativa de mascarar o interesse da permuta do tenente-coronel, assim como ocorreu na escolha do sucessor, tendo sido retirados de cogitação os possíveis nomes citados no texto e designado quem causou surpresa entre os próprios oficiais.

Mais uma vez o preço do poder e dos interesses de bastidores pesam no bolso de quem, ante promessas de um futuro bom, apoia, incentiva e vota, mas só é lembrado a cada quatro anos. Vale perguntar: onde se configurou realmente o desserviço?

Fonte:  Itnet (Iane Gois)

Nota do blog:  Parabéns a jornalista Iane Gois por ter dado um furo de reportagem, que já tinha anunciado que haveria tal mudança no comando do 3º Batalhão. O Comando da PMSE disse que era um desserviço da jornalista e negou a mudança, para não dar o braço a torcer, porém, a verdade tarda mas não falha e agora, mostrou-se quem está com a razão da notícia e com certeza, é a jornalista Iane Gois e o portal Itnet, que estavam muito bem informados e lamentavelmente, agora, quem está prestando um desserviço à sociedade, é o Comando da PMSE, colocando um oficial operacional como o Tenente Coronel Carlos Rolemberg em uma função administrativa no CFAP. E o Governador e o Secretário de Segurança Pública ainda querem melhorar a segurança pública dos sergipanos deste jeito?

MATÉRIA DO BLOG ESPAÇO MILITAR SOBRE TRANSFERÊNCIA DO COMANDANTE DO 3º BATALHÃO PARA O CFAP É DESTAQUE NO BLOG DO JORNALISTA CLÁUDIO NUNES.


A matéria publicada no blog Espaço Militar sobre a transferência do Comandante do 3º Batalhão da PMSE, Tenente Coronel Carlos Rolemberg, para o CFAP, foi destaque no blog do jornalista Cláudio Nunes desta terça-feira, dia 29, fato que tem causado repercussão na sociedade itabaianense, bem como, na imprensa sergipana.

Confiram a matéria reproduzida:

LAMENTÁVEL: QUANDO O ESTADO CLAMA POR SEGURANÇA PÚBLICA, O COMANDO DA PMSE TIRA UM OFICIAL OPERACIONAL DE UM BATALHÃO IMPORTANTE E O COLOCA NO CFAP.

Matéria do blog Espaço Militar

Quando a população sergipana clama por segurança pública, o Comando da Polícia Militar do Estado de Sergipe vai na contramão e tira um oficial extremamente operacional, o Tenente Coronel Carlos Rolemberg, do Comando do 3º Batalhão, sediado na Cidade de Itabaiana e o coloca para comandar o CFAP, onde são ministrados cursos da PMSE.

O Tenente Coronel Carlos Rolemberg sempre foi um policial militar de rua, atuando sempre em unidades operacionais, como o caso do Choque, Radiopatrulha, BPRv, dentre outras, tendo relevantes serviços prestados à sociedade sergipana e além fronteiras.

O Coronel Marcony Cabral poderia até justificar a transferência para uma outra unidade operacional, mas colocar um oficial de rua dentro de um quartel onde são ministrados cursos, é um desserviço à sociedade sergipana.

É necessário o senhor Governador Jackson Barreto e o senhor Secretário de Segurança Pública João Batista reavaliem o que realmente querem para a segurança pública do nosso Estado, pois atitudes deste tipo não contribuem em nada para a segurança do cidadão sergipano.

Este blog recebeu diversas mensagens de moradores de Itabaiana indignados com a saída do Tenente Coronel Carlos Rolemberg, que vinha, como bem disse os itabaianenses, colocando a casa em ordem e agora é retirado do 3º Batalhão.

Bem certa estava a jornalista Iane Gois do portal Itnet, quando há pouco mais de um mês, noticiou que haveria tal mudança no 3º Batalhão, porém, como a competente jornalista deu um furo de reportagem, e para não dar o braço a torcer, o Comandante da PMSE, Cel. Marcony Cabral, tentou passar que era mentira e que não haveria mudança. Nada como o tempo, que é o senhor da razão, para mostrar a verdade. Realmente a jornalista Iane Gois estava muito bem informada.

Importante salientar, que o Tenente Coronel Carlos Rolemberg, deverá estar recebendo dentro em breve, o título de cidadão itabaianense, outorgado pela Câmara Municipal de Itabaiana, como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à população serrana. Enquanto o Comando da PMSE acha que deve trocar o comando do 3º Batalhão, a sociedade itabaianense reconhece o trabalho desenvolvido e está indignada com tal atitude.

Um outro fato interessante, é outro oficial operacional, o Tenente Coronel Chaves, que também comandou o 3º Batalhão, que agora está na "geladeira", como falam na gíria popular dos quartéis, lotado na Corregedoria da PMSE.

Com a palavra o Governador e o Secretário da Segurança Pública, que são os chefes maiores da segurança pública do nosso Estado.

POLÍCIA COLOMBIANA CONFIRMA 76 MORTOS NO ACIDENTE COM O AVIÃO QUE TRANSPORTAVA O TIME DA CHAPECOENSE.


A polícia de Medellín confirmou a morte de 76 pessoas no acidente aéreo com a delegação da Chapecoense na madrugada desta terça-feira, na cidade de La Unión, próximo a Medellín, na Colômbia. A informação é do General José Acevedo Ossa, da polícia local, responsável pelo resgate. Não há confirmação sobre quem são as vítimas. 

Segundo Ossa, inicialmente somente seis pessoas tinham sobrevivido à tragédia - o número oficial caiu a cinco, pois um deles morreu a caminho do hospital. Três deles são jogadores da Chapecoense: o lateral esquerdo Alan Ruschel, além dos goleiros Danilo e Follmann. As informações são de hospitais da região e de familiares dos jogadores. 

"Estamos trabalhando também para resgatar os corpos dos mortos e entregar às suas famílias. Conseguimos resgatar cinco pessoas com vida. Quando amanhecer, vamos retirar os corpos e iniciar o processo para enviar ao país de origem das pessoas. O procedimento do resgate de corpos estará a cargo da polícia", disse Ossa.

No voo estavam 81 pessoas, incluindo 72 passageiros e nove tripulantes. No total, eram 48 membros da Chapecoense, incluindo 22 jogadores, 21 jornalistas e três convidados, além da tripulação.

O modelo do avião é o Avro Regional Jet 85, também conhecido como Jumbolino, de matrícula CP-2933, produzido pela British Aerospace. O avião tem lugar para 95 pessoas, mas segundo as autoridades colombianas, tinha 72 passageiros e 9 tripulantes no momento do acidente.

Alguns atletas da Chapecoense não viajaram com a delegação. A lista inclui os seguintes jogadores: Neném, Demerson, Marcelo Boeck, Andrei, Hyoran, Martinuccio, Nivaldo e Rafael Lima. Eles não vinham sendo utilizados pelo treinador Caio Júnior. Entre todo o time, o goleiro Nivaldo é o mais antigo  do elenco e está no grupo desde que a equipe estava na Série D.

O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, também não estava no voo. Ele estava na lista como convidado do clube para a viagem à Colômbia. Mais dois integrantes da lista, Rodrigo Ernesto e Pablo Castro, também não estavam na aeronave. Ambos cuidam da logística do time, chegaram antes e estavam no aeroporto para o receptivo. 

Fonte:  UOL

ATO DE RESPEITO COM A POLÍCIA MILITAR VERSUS POLÊMICA DE FÁTIMA BERNARDES.

Você já se deparou com PMs parados na rua, prestando continência em silêncio por um minuto? Entenda o motivo

Polícia Militar/Divulgação
A Policia Militar de SP, através de seu Batalhão de Choque, presta homenagem a um policial morto em ação. Março de 2016, Avenida Paulista, São Paulo

Recentemente fui convidado pela Comando do Batalhão de Choque da Polícia Militar de São Paulo, para acompanhar o treinamento de duas das suas unidades operacionais de elite: o Comandos e Operações Especiais (COE) e o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE). Na volta, peguei uma carona na viatura de um Major da PM, e no meio do percurso, sem motivo aparente, os policias diminuíram a velocidade, estacionaram e saíram do carro. De forma respeitosa, quase que silenciosa, pediram para que eu também saísse.

Sem saber exatamente o que estava acontecendo, fui rapidamente para a calçada, e na sequencia os policiais ligaram a sirene, e ficaram de pé em posição de sentido, prestando continência por um minuto. Notei que um carro parou atrás da viatura da Polícia Militar e o motorista também saiu e ficou de pé, parado. Quando voltamos para a viatura perguntei o que havia acontecido.

O Major explicou que este é um ritual de respeito aos policiais que são mortos em ação, e que sempre é feito no momento do seu enterro. Todos policiais que estão na rua, em serviço, executam esta homenagem ao companheiro caído e à seus familiares. Fiquei impressionado e emocionado, não só com este rito que eu desconhecia, mas também com cidadão que decidiu investir um minuto de seu tempo e explicitar sua solidariedade à polícia. Um belo exemplo de cidadania, que passa a ser parte das minhas ações de agora em diante.

Quem sabe, quando Fátima Bernardes estiver em São Paulo, e se deparar com essa cena, ao invés de perder tempo em seu programa com enquetes patéticas e inúteis como “quem deveria ser atendido primeiro um policial ou um traficante ferido”, ela faça algo produtivo e honrado e invista um minuto de seu dia prestando respeito ao PM morto. 

O Policial que recebeu a homenagem que eu partivcipei, é um Terceiro Sargento de 35 anos de idade, casado, que trabalhava na Polícia Militar há 11 anos. Ele estava envolvido numa ação de incursão a um local com drogas e armas ilegais. Um dos criminosos derrubou o policial de uma altura de 5 metros, que teve fratura craniana e faleceu.  

Fonte:  Último Segundo/IG

PMSE: HOMENAGEM DO BLOG AO TRABALHO NAS ELEIÇÕES DE 2016. TRE/SE ESQUECEU.


Todo o planejamento e execução da segurança nas eleições deste ano foram comandados pela PM/SE. O TRE/SE fez uma homenagem ontem, 28, concedendo medalhas até a SSP/SE, mas se esqueceu de homenagear alguns – ou até mesmo um – policial militar. Cá para nós: todo mundo sabe que é a PM quem carrega as eleições nas costas. Alguns membros da PM/SE estão indignados. Sintam-se homenageados por este pequeno espaço e sua meia dúzia de leitores.

Fonte:  Blog do jornalista Cláudio Nunes

SEIS MESES GOVERNADOR E APOSENTADORIA VITALÍCIA. E AINDA, AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO DO MPE SERÁ INVESTIGADO PELO CNMP.

Cadê a mobilização?

Leia que pérola, caro leitor, o artigo 263 da Constituição Estadual de Sergipe (Título VIII – Das Disposições Constitucionais Gerais - artigos. 261 a 280):

“Cessada a investidura no cargo de Governador do Estado, quem o tiver exercido em caráter permanente e por prazo não inferior a seis meses fará jus, a título de representação, a um subsídio mensal e vitalício igual aos vencimentos do cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça.”

É uma não é uma aberração em tempos de vacas magras onde estuda-se aumentar o tempo de contribuição do trabalhador por conta de uma previdência deficitária, diga-se de passagem em todo país e Sergipe não foge a regra.

Essa anomalia que o blog pensava que tinha sido extinta desde a Constituição de 1988 em Sergipe ainda existe. Estranho porque o então governador Marcelo Déda recusou-se a aceitar aposentadoria e a pensão concedida a viúva, Eliane Aquino, necessitou de projeto de lei na Alese.

Cadê a mobilização das entidades que estão revoltadas com a reforma da previdência?

Sergipe precisa fazer o dever de casa e acabar com a aposentadoria para que quem passar mais de seis meses no cargo de governador em caráter permanente. Aliás, justiça seja feita, o atual governador Jackson Barreto não será prejudicado já que é servidor federal aposentado como também parlamentar federal. Seria uma medida para acabar com prejuízos com futuros gestores.

E os deputados estaduais? Será que a maioria terá coragem de votar contra o trabalhador e preservar o artigo 263?

Cadê a OAB/SE? Cadê a CUT e todas outras centrais? Cadê o Sintese e todos os outros sindicatos?

É ou não é uma luta justa e moral neste momento? Fim do artigo 263 Já!

Auxílio-alimentação retroativo MPE. CNMP investigará

Na coluna de Maurício Lima, no radar On line da Veja, foi informado ontem, 28, à noite, que o Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP, abriu processo para investigar o auxílio-alimentação retroativo aos membros do MPSE.  Quem pediu foi o conselheiro Fábio George da Nóbrega.

Suspensão

Ontem, 28, à noite, o blog foi informado que o MPE vai suspender o pagamento do auxílio-alimentação após a repercussão negativa e a investigação do CNMP. Dos males o menor...

Fonte:  Blog do jornalista Cláudio Nunes

AVIÃO QUE TRANSPORTAVA O TIME DA CHAPECOENSE SOFRE ACIDENTE EM VIAGEM PARA COLÔMBIA.

Primeiras imagens do avião da Chapecoense que se acidentou na Colômbia

O avião que transportava a delegação da Chapecoense, para Medellín, local do primeiro jogo da decisão da Copa Sul-Americana, desapareceu do radar e sofreu um acidente em Cerro Gordo, nas cercanias da cidade de La Unión. As informações foram confirmadas pelo próprio aeroporto da cidade colombiana.

Quatro ambulâncias se deslocaram para o local, e habitantes também auxiliaram nos primeiros socorros. De acordo com comunicado emitido por volta das 4h30 (de Brasília) pelo Aeroporto José Maria Córdova, seis pessoas foram resgatadas.

As ambulâncias com os primeiros feridos chegaram ao Hospital San Juan de Dios de La Ceja por volta das 5h (de Brasília). 

O primeiro sobrevivente a ser atendido no hospital foi o lateral esquerdo Alan Ruschel, que chegou consciente ao local e conversando com os funcionários do local.

"Há alguns jogadores que sobreviveram. Machucados, mas sobreviveram. Trabalho agora é de superar as dificuldades do caminho para trazê-los aqui",   disse Kaleth Gutierrez, Capitão do Corpo de Bombeiros. "São muitos sobreviventes", destacou, em entrevista à Rádio 730.

Os bombeiros do local transportaram 15 feridos até o momento - os encontrados em pior estado e dos quais conseguiram acesso. A região do acidente é isolada, o terreno montanhoso e as péssimas condições do tempo dificultam o trabalho de resgate.

O avião de matrícula CP2933 * transportava 81 pessoas; entre tripulação, jogadores, comissão técnica, diretoria e jornalistas. A delegação brasileira viajava rumo a Medellín, cidade na qual a Chapecoense iniciaria nesta quarta-feira a briga pelo primeiro título continental diante do Atlético Nacional.


Ainda não há informações concretas sobre os feridos

A Aerocivil colombiana também se pronunciou sobre o acidente. "Uma aeronave procedente da Bolívia, da empresa Lamia e com matrícula SP2933 RJ 80, se acidentou em Cerro El Gordo (...), com 72 passageiros, da equipe Chapecoense (Brasil), e 9 tripulantes a bordo", emitiu, em nota, a organização.

"Os organismos atendem neste momento a situação e procedem o traslado dos feridos a diferentes centros assistenciais da região. Pessoas da Aeronáutica Civil já instalou um Posto de Mando Unificado no Centro de Operações Aéreas no Aeroporto José Maria Córdová de Rionegro para atender a situação", acrescenta, a nota.

Autoridade local, o Coronel da Aeronáutica Civil colombiana Fredy Bonilla prefere manter a cautela ao falar sobre o assunto. "Não podemos falar em mortes. E há a confiança de que podemos resgatar pessoas com vida."

A diretoria da Chapecoense teve a mesma postura em relação ao acidente. De acordo com o ice-presidente Ivan Tozzo, o clube irá aguardar informações oficiais para se pronunciar.

"Em função do desencontro das notícias que chegam das mais diversas fontes jornalisticas, dando conta de um acidente com a aeronave que transportava a delegação da Chapecoense, a Associação Chapecoense de Futebol, através de seu vice-presidente Ivan Tozzo, reserva-se o direito de aguardar o pronunciamento oficial da autoridade aérea colombiana, a fim de emitir qualquer nota oficial sobre o acidente. Que Deus esteja com nossos atletas, dirigentes, jornalistas e demais convidados que estão junto com a delegação", disse o clube.

O avião da Chapecoense saiu de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, rumo a Medellín na noite desta segunda-feira. Informações da imprensa colombiana apontam a falta de combustível como motivo para o acidente.

Fonte:  UOL 

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

LAMENTÁVEL: QUANDO O ESTADO CLAMA POR SEGURANÇA PÚBLICA, O COMANDO DA PMSE TIRA UM OFICIAL OPERACIONAL DE UM BATALHÃO IMPORTANTE E O COLOCA NO CFAP.


Quando a população sergipana clama por segurança pública, o Comando da Polícia Militar do Estado de Sergipe vai na contramão e tira um oficial extremamente operacional, o Tenente Coronel Carlos Rolemberg, do Comando do 3º Batalhão, sediado na Cidade de Itabaiana e o coloca para comandar o CFAP, onde são ministrados cursos da PMSE.

O Tenente Coronel Carlos Rolemberg sempre foi um policial militar de rua, atuando sempre em unidades operacionais, como o caso do Choque, Radiopatrulha, BPRv, dentre outras, tendo relevantes serviços prestados à sociedade sergipana e além fronteiras.

O Coronel Marcony Cabral poderia até justificar a transferência para uma outra unidade operacional, mas colocar um oficial de rua dentro de um quartel onde são ministrados cursos, é um desserviço à sociedade sergipana.

É necessário o senhor Governador Jackson Barreto e o senhor Secretário de Segurança Pública João Batista reavaliem o que realmente querem para a segurança pública do nosso Estado, pois atitudes deste tipo não contribuem em nada para a segurança do cidadão sergipano.

Este blog recebeu diversas mensagens de moradores de Itabaiana indignados com a saída do Tenente Coronel Carlos Rolemberg, que vinha, como bem disse os itabaianenses, colocando a casa em ordem e agora é retirado do 3º Batalhão.

Bem certa estava a jornalista Iane Gois do portal Itnet, quando há pouco mais de um mês, noticiou que haveria tal mudança no 3º Batalhão, porém, como a competente jornalista deu um furo de reportagem, e para não dar o braço a torcer, o Comandante da PMSE, Cel. Marcony Cabral, tentou passar que era mentira e que não haveria mudança. Nada como o tempo, que é o senhor da razão, para mostrar a verdade. Realmente a jornalista Iane Gois estava muito bem informada.

Importante salientar, que o Tenente Coronel Carlos Rolemberg, deverá estar recebendo dentro em breve, o título de cidadão itabaianense, outorgado pela Câmara Municipal de Itabaiana, e outra do CDL local, como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à população serrana. Enquanto o Comando da PMSE acha que deve trocar o comando do 3º Batalhão, a sociedade itabaianense reconhece o trabalho desenvolvido e está indignada com tal atitude.

Um outro fato interessante, é outro oficial operacional, o Tenente Coronel Chaves, que também comandou o 3º Batalhão, que agora está na "geladeira", como falam na gíria popular dos quartéis, lotado na Corregedoria da PMSE.

Com a palavra o Governador e o Secretário da Segurança Pública, que são os chefes maiores da segurança pública do nosso Estado.

Matéria do blog Espaço Militar

PMs AJUDAM MENINO A FAZER A LIÇÃO DE CASA E FOTO VIRALIZA NA WEB.



Fotos: Reprodução/Facebook/Policia Militar de São Paulo

Uma foto que mostra policiais militares ajudando um menino a fazer uma lição de casa viralizou após ser postada nas redes sociais. O registro foi feito na comunidade de Sambaiatuba, no município de São Vivente, litoral de São Paulo, na noite da última sexta-feira (25).

De acordo com o 39º Batalhão de Polícia Militar do Interior, o garoto se aproximou dos policiais e disse que tinha um grande problema para resolver. Para a surpresa dos oficiais, o menino mostrou o caderno e mostrou a trabalhosa tarefa a ser solucionada.

Ainda segundo informações da PM, ao pedir a ajuda dos homens, o garoto ainda disse: "vocês são a Polícia Militar e sei que resolvem todos os problemas, por isso procurei vocês". 
As duas fotos divulgadas ainda mostram que os policiais usaram o celular para iluminar o caderno enquanto ajudavam o menino.

Na rede social, a foto chegou a mais de 2 mil compartilhamentos e a atitude da equipe foi bastante elogiada, mas também recebeu críticas.
Entre os elogios: "Nosso país esta precisando de pessoas assim com o coração cheio de amor!!!", disse uma mulher. "Eu faço esse caminho todos os dias e já vi as crianças abraçando os policiais e eles retribuindo o carinho", afirmou uma moradora da região. 

Em tom de crítica, outros internautas disseram que os policiais não deveriam estar ajudando, mas fazendo patrulha para impedir crimes. "Enquanto isso tem gente assaltando cidadão de bem!", contestou outro.

A polícia ainda informou que a ajuda dos policiais chamou atenção de outras crianças, que foram orientadas sobre a importância de ir à escola.

Fonte:  Rede TV


PRESÍDIO DE ESTÂNCIA QUE ESTÁ SENDO INAUGURADO FOI CONSTRUÍDO AO LADO DE UMA TORRE DE CELULAR.


O governador Jackson Barreto (PMDB) inaugura nesta segunda-feira, 28, a Cadeia Pública de Estância.

O presídio foi construído ao lado de uma torre de celular.

Em entrevista a Gilmar Carvalho (MIX FM, Atalaia e Cidade AM, de Simão Dias), o secretário de Justiça, Antônio Hora, disse que serão utilizados bodu scanners, "o que impedirá a entrada de celulares no presídio".

Ontem, dirigentes do Sindicato dos Agentes Prisionais estiveram no novo presídio.

Veja vídeo:

HUSE: REGISTRO DE 17 VÍTIMAS DE TIROS E 14 DE ARMA BRANCA.

Dados são somente deste final de semana no Huse


A violência urbana também aumentou as estatísticas no Pronto Socorro do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). De acordo com dados da assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde em Sergipe, nesse final de semana, foram registrados 14 vítimas de arma branca e 17 por arma de fogo foram registrados no PS do Huse.

A semana de 21 a 27 de novembro foi considerada dentro da normalidade nos atendimentos realizados no Pronto Socorro do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). Foram 2.419 usuários atendidos. Desse total, 2.006 foram considerados de baixa complexidade. De acordo com as estatísticas do hospital, os setores de traumas e a Área Azul adulto foram os mais frequentados durante a semana.

Cerca de 800 pacientes sofreram algum tipo de trauma e recorreram por atendimento na Sala de Sutura e na ortopedia. Desse total, 176 ficaram internados em observação para novos exames. Na Área azul, 824 pacientes foram atendidos e 119 continuaram internados. De acordo com a gerente da Área Azul, Simone Dantas, as pessoas devem entender a importância da classificação de risco dentro de um Pronto Socorro.

“O atendimento é priorizado pela gravidade do paciente. Para quem está em menor gravidade, o tempo de espera para atendimento será maior. As pessoas devem entender que o Huse é referência estadual em urgência e emergência de alta complexidade. É uma forma eficiente e humanizada de atendimento à população, com o objetivo de tornar o atendimento mais dinâmico, priorizando os pacientes conforme a sua gravidade”, explicou.

No Hospital Pediátrico do Huse foram registrados 448 pacientes infantis que passaram por atendimento durante a semana e, desse total, 65 continuaram em observação. Os ambulatórios de oncologia, radioterapia, nutrição, retorno e fisioterapia registraram, juntos, 86 atendimentos. Já o de  oftalmologia e o otorrinolaringologia somaram 111 atendimentos durante esse período.

Diversos tipos de casos foram registrados no Pronto Socorro do Huse. Os acidentes motociclísticos somaram 139 atendimentos. Foram totalizadas 122 vítimas com dores abdominais. Vítimas de queda também chamaram atenção: foram 136 usuários vítimas de queda da própria altura, bicicleta e de animal.

A aposentada Maria Lopes, 89, esta internada há quatro dias na Área Verde Trauma. Ela caiu no banheiro de casa enquanto tomava banho, sofreu uma fratura no punho e já aguarda a cirurgia. “Foi uma queda feia no banheiro molhado. Poderia ser pior. Já estou bem melhor, aguardando o resultado de um exame para ir pra casa e só retornar no dia da cirurgia”, disse.

Fonte: Ascom SES/Infonet

3º BATALHÃO/GETAM APREENDE SEGUNDA ARMA DE FOGO EM 24 HORAS NA CIDADE DE ITABAIANA.

A dupla transitava numa motocicleta XRE no momento da prisão



A 4ª CIA/GETAM/3° BPM efetuou neste sábado, 26, por volta das 19h00 na Av. Dr. Luís Magalhães, Bairro Serrano em Itabaiana, as prisões de Fabrício Iranilson Moura, 20 e de Lucas Israel Dantas,19, por porte ilegal de arma de fogo.

A ação foi desencadeada pelas Equipes Maribondo 01 e 02,  momento em que realizavam o policiamento ostensivo motorizado, quando visualizaram  a atitude suspeita de dois cidadãos que transitavam numa motocicleta XRE, azul, OEQ - 1367, os quais ao perceberem a presença da polícia empreenderam fuga, fato ocorrido no Bairro Chiara Lubick, momento em que o passageiro arremessou um objeto na via.

Após o acompanhamento, os policiais  lograram êxito na interceptação da dupla na referida localidade, realizando os procedimentos de abordagem e vistoria, constatando que o objeto arremessado era um revólver cal. 38 mm com quatro munições, sendo uma deflagrada, com os indivíduos foi encontrada a quantia de R$ 2.040,00 e levantado que os mesmos eram moradores do Povoado Saco Torto em Malhador.

O caso foi encaminhado à Delegacia de Itabaiana.

Esta é a segunda arma de fogo apreendida pelo 3°BPM/GETAM nas últimas 24 horas. 

O outro caso foi registrado no Povoado Agrovila, momento em que foi apreendida uma espingarda cal. 32 mm.

PM QUE MATOU TRÊS AO REAGIR A ASSALTO NO UBER DIZ NÃO TER FEITO “NADA DE ERRADO”.


RESUMO: O PM Marcos Diniz (nome fictício), 41, fazia bico como motorista do Uber no início de novembro. Armado, reagiu e matou três assaltantes.

Um vídeo o mostra chutando a cabeça de um dos homens no chão, o que o transformou em alvo de críticas. Por outro lado, houve quem o elogiasse, como o deputado Major Olímpio (SD-SP), que disse que o PM devia pedir música no “Fantástico” pelas três mortes.

Nasci e me criei na zona leste. Na adolescência trabalhei num escritório de engenharia, mas tive que sair da empresa. Meu irmão já era policial. Fiz o concurso e passei de primeira, em 1996. Em 2009, fiz o curso de instrutor de tiro e desde então ministro aula para o efetivo da polícia, uma vez por semana.

Trabalho nas minhas folgas, faço outras atividades dentro da polícia. Complemento a renda pensando no sustento da minha mulher e dos meus filhos. Se não fizer trabalho extra, não consigo mantê-los na escola.

Surgiu essa oportunidade do Uber e decidi fazer um teste. Estava completando dez dias. Se desse certo, permaneceria, mas meu carro consome bastante, já tinha visto que não valeria a pena.

Em todos os dias [no Uber], fui sem arma. Nesse dia específico, ia comemorar aniversário de relacionamento com a minha esposa. Saí 6h da manhã do trabalho, fui para casa, descansei, acordei e liguei o aplicativo.

Falei: ‘Vou rodar por aqui para não sentir tanto à noite’. Por conhecer a região, a primeira coisa que pensei foi levar a arma. Eu moro e trabalho na periferia, sou conhecido. Há vários relatos em que o policial de folga é identificado e corre risco.

Fiz três corridas, estava encerrando, quando teve uma nova chamada. Apareceu o nome de uma mulher, Cida. Cheguei e vi três rapazes. Um me chamou pelo nome. Perguntei se tinha sido ele que solicitou e ele falou que tinha sido a tia. Associei ao nome e pedi para entrarem. Disseram que antes passariam em um lugar para pegar uma moça, e paramos a uns 500 metros.

O passageiro da frente desceu e ficou disfarçando. Nisso, recebi uma coronhada de um dos passageiros de trás. ‘É um assalto, não se mexe.’

O rapaz entrou novamente, pegou meus celulares e pedi para levarem o dinheiro, mas não o carro. Aí o de trás me bateu de novo. Olhei, na torcida de que fosse um simulacro [réplica de arma], e vi a munição dentro do tambor do revólver. Pensei: ‘Deus do céu, me protege’. Comecei a pensar onde pegaria o tiro. Até aí, não pensava em reagir.

Em determinado momento, a minha porta abriu. Não tinha percebido que o outro passageiro de trás tinha descido. Lembrei da minha arma, que estava no chão, e pisei nela com os dois pés para que ele não visse.

Pedi para conversar. Nisso o rapaz de trás foi taxativo, bateu com o cano no meu ouvido e falou que, se eu não descesse, ele ia me matar. Quando o de fora me puxou, peguei a arma e o alvejei. Ele já corre baleado.

Desci e dei o segundo disparo, pega de raspão no rosto dele.

Aí fui no carro. Quando abri a porta [traseira onde estava o homem que o agredia], ele estava deitado, com a arma apontada para mim, tentando atirar. Vi o cano da arma na minha cara. Não sei o que aconteceu. O revólver só tinha três munições em um tambor de seis. Não sei se girou em falso ou se a arma travou.

Tirei o corpo e, quando vi que não disparou, voltei e alvejei ele. Foram quatro disparos. Um pegou no rosto e três nas costas. Fui para trás do carro e vi ele caído. Aí vi o terceiro correndo. Para mim, estava todo mundo armado. Depois, vi que não. Se tivesse certeza disso não teria atirado. Quando vi que [esse terceiro homem] estava próximo, meu primeiro intuito foi cessar a agressão, por isso que atirei. Errei os dois primeiros, no terceiro acertei e ele caiu.

Se tivesse com passageiro, não reagiria. Penso nisso quando ando com a minha família. Se estiver com eles e for assaltado, vai levar tudo. Eu não escolhi matar ninguém. Eu não tive opção. As críticas foram de pessoas ligadas aos direitos humanos, que estão lá para isso. Se você pisar no pé de alguém, vai ser condenado. São pessoas ligadas aos infratores, são familiares.Voltei para ver onde o primeiro que tinha corrido estava e o encontrei caído. Pensei na arma e voltei pro veículo. Ela estava do lado do rapaz no chão. Abaixei e peguei. Nesse momento, a única coisa que me lembrei foi das coronhadas. Acho que por isso que tive aquele desabafo. Falei: ‘Você quase me matou!’. E dei um chute [na cabeça dele]. Em outra situação, se fosse uma pessoa despreparada, teria executado ele lá. Não tenho dúvida nenhuma.

Vejo o apoio, seja da Câmara, do [deputado federal] Major Olímpio [SD-SP], do Coronel Camilo, ou do Coronel Telhada [deputados estaduais pelo PSD] como correto.

Fui criado na periferia com dificuldade, sou de geração humilde e nem por isso algum dos meus irmãos saiu para fazer algum tipo de atividade criminosa. Sempre aprendemos na legalidade, tudo que temos é com suor. Então aceito isso com muita satisfação.

De folga é a primeira vez que isso acontece. Em serviço já me envolvi em outras duas ocorrências [com mortes], as duas foram arquivadas como legítimas. A gente se prepara todo dia, mas não espera que aconteça. Nossa meta é não precisar.

O que me atrapalhou foi que meu carro ficou conhecido. Isso me preocupou, a ponto de pegar outro carro emprestado, mas decidi que não vou ficar refém. Não vou mudar minha vida, me trancar, mudar de carro, por uma coisa que eu fiz corretamente. Eu tenho convicção de que não fiz nada de errado.

Fonte: Folha de São Paulo

ENTENDA O MOTIVO DO AVIÃO DA POLÍCIA FEDERAL TER POUSADO NO AEROPORTO DE ARACAJU.


Na tarde deste domingo, 27, pousou no aeroporto Santa Maria um avião da Polícia Federal.  Não se falava em outra coisa no momento, a PF desmentiu o boato de que o avião veio para ações da Lava Jato, mas sim para realizar operações de rotina, levando agentes federais para ações em outros estados como em Tocantins. 

A informação se espalhou pelas redes sociais dizendo que o avião pousou para realizar apreensões. Nos comentários já acusavam os possíveis nomes de políticos a serem investigados.

Fonte:  iSergipe

TCE DECIDE PELO BLOQUEIO DAS CONTAS DA PREFEITURA DE ARACAJU.


Em sessão extraordinária do Pleno ocorrida na manhã desta segunda-feira, 28, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) decidiu pelo bloqueio das contas do município de Aracaju até que a folha de pagamento referente ao mês de outubro esteja em dia. A medida cautelar prevê ainda que seja liberado o desbloqueio para pagamento de salários, tributos de quaisquer espécies e consignações.

A discussão da matéria, que teve como relator o conselheiro Ulices Andrade, foi motivada por representação formulada pelo procurador José Sérgio Monte Alegre, cujo conteúdo destaca os recorrentes e sucessivos atrasos no pagamento de verba remuneratória de natureza alimentar, o que, segundo o Ministério Público de Contas, vem trazendo sérios e irreversíveis prejuízos aos agentes públicos.

"Recebida a peça, este Tribunal adotou todas as medidas no sentido de instar o município inadimplente a regularizar o atraso remuneratório, mas, frise-se, não obstante o envide de todos os esforços, restaram infrutíferas todas as tentativas", diz o relatório apresentado pelo conselheiro.

É registrado ainda pelo relator que o instrumento utilizado não se deu por qualquer motivo, "mas por imperiosa necessidade de atendimento ao princípio da dignidade da pessoa humana, para garantir o direito de subsistência de agentes públicos que prestaram valorosos serviços públicos, tendo o direito de ver satisfeita a contraprestação pecuniária". 

Conforme ficou decidido, serão oficiadas as instituições bancárias com as quais a Prefeitura de Aracaju mantém vínculo, a fim de que possam materializar a decisão, bloqueando as contas do ente até que o Tribunal expeça ofício comunicando acerca do adimplemento do crédito remuneratório que os agentes públicos têm com a municipalidade.

Fonte:  TCE/SE

PM PRENDE SUSPEITO FORAGIDO DE PRESÍDIO SERGIPANO.

Acusado estava com dinheiro, três armas e celulares
Suspeito se identificou como Felipe (Fotos: Polícia Miliar de Sergipe) 

Policiais militares prenderam um suspeito, que teria fugido de um dos presídios sergipanos. O acusado se identificou como Felipe, mas o tenente-coronel Vivaldy Cabral, comandante do Policiamento da Capital, acredita que seria um detento foragido conhecido como Adrianinho, acusado de liderar o tráfico de drogas.

Conforme o tenente-coronel, o suspeito foi localizado no Conjunto Santa Gleide, próximo à rotatória. Ele estava em um veículo, um Celta de cor branca, onde foram localizadas três armas e cerca de dez celulares. Entre as armas, havia uma pistola e dois revólveres, segundo o tenente-coronel.

Armas apreendidas estavam com suspeito

Além dos telefones celulares, os policiais encontraram cerca de R$ 1,5 mil com o suspeito. O tenente-coronel acredita que os telefones teriam sido entregues por usuários como forma de quitar débitos contraídos com a compra de droga e o dinheiro também, na ótica do tenente-coronel, seria fruto do comércio de drogas.

Fonte:  Infonet

PRESSÃO DEU RESULTADO.


O Congresso e o governo federal desistiram de aprovar anistia para deputados e senadores que fizeram caixa 2. O recuo foi resultado da forte reação popular contra esta malandragem arquitetada por políticos investigados pela Operação Lava Jato. Eles temem serem “dedurados” nas volumosas delações premiadas dos executivos da Construtora Norberto Odebrecht. Assustados com a pressão popular, governo e Congresso deram pra trás. Cabe aos contribuintes permanecerem de plantão para reagir com firmeza a quaisquer outras tentativas de blindar políticos sujos, que confundem o público com o privado e se elegem pensando exclusivamente em se locupletar com o dinheiro do povo. Enquanto este tipo de gente permanecer na política, dificilmente o Brasil será passado a limpo. Lastimável!

Fonte:  Blog do jornalista Adiberto de Souza

PREFEITOS DE SERGIPE TÊM SALÁRIO DE ATÉ R$ 33 MIL, SUPERANDO INCLUSIVE O DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, ENQUANTO BOA PARTE DA POPULAÇÃO VIVE NA POBREZA.


Era quase hora do almoço quando três crianças entraram no casebre de pau a pique, pulando a vala de esgoto na rua de terra. Vinham da escola, e as primeiras palavras dirigidas à avó na porta da cozinha foram queixas de fome. Era o segundo dia consecutivo em que os netos voltavam para casa reclamando de que não haviam recebido merenda no intervalo da aula.

A dois quilômetros do vilarejo no interior de Sergipe, o prefeito de Maruim, Jeferson Santana (PMDB), entrava no seu Toyota Corolla rumo ao Tribunal de Contas do Estado.

O órgão ameaça bloquear as contas da prefeitura por atrasos no pagamento de servidores.

Apesar de toda essa situação, o salário do prefeito, reeleito, foi fixado em R$ 30 mil para o próximo mandato (2017 a 2020). É mais do que ganha o presidente Michel Temer (R$ 27 mil). E o município sergipano de apenas 17 mil habitantes não está sozinho nessa farra.

O GLOBO identificou cidades em pelo menos quatro estados (Sergipe, Ceará, Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul).

O GLOBO estava no casebre da família quando as crianças chegaram. Maria de Fátima contava que nem banheiro havia na casa. Para comer, somente ovos. Ela vive na Rua do Osso, no povoado São Vicente, há 21 anos à espera de casas populares num terreno ao lado, cuja obra está parada desde 2015.

A cidade vizinha, Santo Amaro das Brotas — ainda menor (12 mil habitantes) —, seguiu o mesmo caminho de Maruim. Lá, foi aprovado um salário de R$ 33 mil para o próximo governante.

No agreste sergipano, em Ribeirópolis, no mesmo mês (setembro) em que a prefeitura decretou situação de emergência por causa da seca, o Legislativo aprovou o novo salário para o prefeito que assumirá em 2017: R$ 30.386. A cidade tem 18 mil habitantes e quase um terço (31%) vive em situação de pobreza. Há famílias cuja renda é menor que um salário-mínimo, como as que vivem do lixão da cidade. A 15 minutos de carro da prefeitura, moradores do povoado Lagoa das Esperas não têm o básico, como água encanada. Para abastecer a casa, é preciso ir até uma caixa d’água comunitária.

O GLOBO passou a última quarta-feira na cidade, onde tentou falar com o prefeito João de Nega (PSB), mas ele não foi encontrado.

O promotor de Justiça de Ribeirópolis, Diego Gouveia Pessoa de Lima, classificou esses reajustes de imorais, mas explicou que eles são juridicamente legais:

— O que o Ministério Público pode fazer é tentar contestá-lo, questionando, por exemplo, por que foi acima da inflação? Analisar as contas do município e ver se está tudo em dia, se ele está cumprindo o limite de gasto com pessoal. Se não, podemos pedir a anulação — disse.


Fonte:  NE Notícias/O Globo

domingo, 27 de novembro de 2016

MESMO COM UMA LEGISLAÇÃO BRANDA, ESTE É O PAPEL DA POLÍCIA MILITAR.



Fonte:  Youtube TV PMMG Mirim

CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA PENITENCIÁRIA APROVA RESOLUÇÃO ACONSELHANDO ESTADOS A DESENCARCERAR PRESOS.


O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) aprovou na última sexta-feira, uma resolução em que recomenda aos Estados que respeitem a capacidade das unidades prisionais.

Pelo texto, quando o presídio exceder em 10% o total de ocupação, o Estado deve encontrar formas de desencarcerar ou distribuir os detentos. Penas alternativas ou monitoramento eletrônico estão entre as opções. A medida visa combater a superlotação, causa de muitas rebeliões.

A medida deverá ser publicada no Diário Oficial da União em 30 dias e tem efeito de recomendação. “Mas o descumprimento pode levar o Estado a perder financiamentos relativos ao sistema prisional, como é o caso do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen)”, explica o advogado Everaldo Patriota, integrante do conselho.

Fonte: JC/NE10

QUEDA DE RECEITA JÁ ATINGE PAGAMENTO DO FUNCIONALISMO EM NOVE ESTADOS. PARA ESPECIALISTAS, ERROS DE GESTÃO CONTRIBUÍRAM PARA A CRISE NOS ESTADOS, DENTRE ELES, SERGIPE.


A crise financeira que afeta os Estados levou os governos a adotar medidas que afetaram o pagamento de servidores em pelo menos nove unidades da federação. Entre as medidas estão as demissões de funcionários; atraso, escalonamento ou parcelamento nos salários; redução de vencimentos do primeiro escalão e a falta de reposição anual da inflação.

Nos casos mais graves até agora, os governos de Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul tomaram medidas drásticas e decretaram estado de calamidade pública, após cortes de gastos e atrasos em salários. Ambos alegam que estão falidos e pedem socorro federal.

No Rio, o governo havia quitado, até a sexta-feira (18), apenas o pagamento de outubro de 85% dos servidores. O salário está sendo pago em sete parcelas.  Até o dia 5 de dezembro, o Estado promete fazer outros quatro depósitos quitando os débitos, desde que não haja bloqueio das contas.

No Rio Grande do Sul, além de problemas em pagar salários, o governo diz que não há perspectiva de depositar o 13º do funcionalismo.

O governo também anunciou um pacote de medidas que preveem a privatizações, extinção de órgãos e demissão de servidores.

Os Estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Espírito Santo, Tocantins, Paraná, Pará, Alagoas, Amazonas, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rondônia, Acre, São Paulo e Pernambuco, além do Distrito Federal, mantiveram o calendário de pagamento, embora alguns deles enfrentem alguma dificuldade ou tenham implementado medidas de controle de gastos.

Salários divididos ou escalonados

A crise levou o governo de Minas Gerais a mudar a tabela de pagamento. O novo calendário --anunciado em outubro-- criou o parcelamento dos salários de quem ganha mais de R$ 3 mil em três vezes. Em dezembro, por exemplo, os pagamentos serão feitos entre os dias 12 e 23. Já os servidores que ganham até R$ 3 mil vão receber o salário no oitavo dia útil em dezembro (dia 12). O pagamento do 13º e calendário para 2017 ainda serão definidos.

Segundo o governo, a folha custa R$ 3 bilhões ao mês, e por conta da crise, não foi possível conceder reajustes -- a data-base dos servidores era 1º de outubro. "Estamos tentando de todas as maneiras superar essa fase mais difícil das finanças do Estado, afetando o mínimo possível a vida dos servidores. Essa escala é a forma que encontramos para penalizar menos quem ganha menos", afirmou o secretário de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães.

No Rio Grande do Norte, o governo também está pagando os salários de forma fracionada, com intervalos também extensos. Os servidores da educação e dos órgãos que possuem receita própria são os únicos que recebem dentro do mês trabalhado. Até o dia 11 do mês subsequente, são pagos os demais que recebem até R$ 4 mil. Já os servidores das faixas maiores estão recebendo em datas não fixas, sempre no fim de cada mês. "A mudança na tabela de pagamento ocorre em virtude dos efeitos da crise econômica que continua atingindo fortemente as finanças do Rio Grande do Norte. A frustração acumulada de receitas até 30 de setembro chegou a R$ 367 milhões se comparada ao previsto no orçamento para 2016", afirma o governo.

No Amapá, os servidores recebem o salário em duas parcelas desde março. Em novembro, por exemplo, 40% dos vencimentos finais dos servidores foram pagos no dia 10. O Tribunal de Justiça julgou no mesmo dia uma ação do MP (Ministério Público Estadual) e decretou ilegal a divisão dos salários e determinou pagamento integral. O governo justificou a divisão dos salários por conta das perdas de quase R$ 600 milhões em 2016 e disse que iria procurar reverter a decisão. "Os repasses do FPE [Fundo de Participação dos Estados] têm sido insuficientes para cobrir o valor da folha de pagamento estadual e honrar as dívidas", informou.

Em Roraima também há salários pagos de forma escalonada entre os servidores e, em nos casos dos maiores vencimentos, o valor ainda é repartido. A divisão dos valores atingiu os que ganham entre R$ 1.251,00 e R$ 5.999,00 --que no mês passado receberam os salários nos dias 11 e 30. Os que ganham até R$ 1.250 receberam em uma só parcela. Já os servidores que recebem a partir de R$ 6.000 receberam apenas em novembro os salários referentes a setembro.

"O Estado sofreu perda de mais de R$ 107 milhões de FPE. Esse déficit aumenta com o repasse do duodécimo aos Poderes, cujo valor de R$ 52 milhões, é fixo e não sofre a variação de queda do FPE. Com isso, o caixa do Tesouro tem frustração acima de R$ 150 milhões, o que compromete o andamento da máquina, com pagamentos de despesas e investimentos, afetando, agora, a folha de pagamento dos servidores", informou o Estado.

Em Sergipe, os salários --que eram pagos dentro do mês trabalhado-- começaram a ter pagamento mais tardio. Este mês, por exemplo, os vencimentos dos servidores foram depositados de forma escalonada entre categorias, com conclusão no dia 11.

Em Goiás, o governo também está pagando os servidores em duas etapas: até o último dia do mês trabalhado recebem os que ganham até R$ 3,5 mil. Até o décimo dia do mês seguinte, são pagos os servidores que recebem acima desse valor.

No Mato Grosso, o governo adotou pagamento de forma escalonada desde abril. Em outubro, apenas os funcionários com remuneração líquida de até R$ 3 mil receberam no último dia do mês. Os demais, receberam no último dia 10. O percentual de servidores que demoraram a receber o salário aumentou, já que para folha de setembro o escalonamento atingiu apenas o que recebiam mais de até R$ 6 mil.

Problemas, mas sem mudar calendário

Em Alagoas, o pagamento de servidores não mudou na atual gestão, mas os salários são pagos em duas faixas: a primeira, que inclui os menores vencimentos, no último dia útil do mês; enquanto os salários acima de R$ 2.500 são pagos no dia 11. O Estado também não concedeu o reajuste anual, previsto por lei para maio, a nenhuma categoria.

No Acre também não houve atraso. Mas, em julho, o governador Tião Viana (PT) reduziu o seu salário e o dos secretários em 20%. No ano passado, o número de cargos comissionados foi cortado em 30%. Segundo Viana, o Estado perdeu mais de R$ 300 milhões em receita este ano em repasses do governo federal.

Em Rondônia, os servidores receberam o salário de outubro no dia 27, porém, em 2016, não houve reajuste. "No cenário econômico atual não vislumbra crescimento na receita e, portanto, inviabiliza qualquer medida que aumente os gastos públicos", informou, em junho.

No Tocantins, o governo anunciou, no último dia 10, a demissão de aproximadamente 2.000 servidores, entre comissionados e contratados --o que deve dar uma economia de R$ 136,6 milhões nos próximos dois anos. No mesmo dia, um outro decreto, reduziu a jornada dos servidores de oito para seis horas até o dia 30 de abril de 2017.

Fonte:  UOL (Carlos Madeiro)