segunda-feira, 7 de novembro de 2016

DESCASO NA SAÚDE PÚBLICA: SERGIPANA MORRE APÓS TER TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER INTERROMPIDO POR TRÊS VEZES.


O câncer venceu mais uma batalha contra uma sergipana que amargou a falta de assistência do poder público. Na madrugada desta segunda-feira (7), a paciente Maria José Barreto Oliveira, 58 anos, moradora da cidade de Nossa Senhora Aparecida, no agreste central de Sergipe, não faleceu por complicações geradas pelo câncer pulmonar.

Há um ano a professora aposentada descobriu o câncer no pulmão. Em fevereiro deste ano começou o tratamento de 18 sessões de quimioterapia no Hospital Cirurgia, em Aracaju. Uma vez por semana ela se deslocava de sua cidade até à capital sergipana para cuidar da saúde, mas em março o medicamento acabou e o tratamento de Dona Maria interrompido.

A paciente chegou a ficar 45 dias sem o tratamento. Em abril, as sessões foram retomadas, porém, interrompidas novamente em julho. No mês de agosto, conseguiu voltar ao tratamento, mas no final do mês passado as sessões foram suspensas mais uma vez. Havia uma previsão de que ela conseguisse retomar o tratamento no dia 18 de novembro, mas a doença não esperou.

Em nota, o Hospital Cirurgia lamentou a morte da paciente e afirmou que as dificuldades no fornecimento do tratamento adequado aos pacientes oncológicos “só poderão ser sanadas com a regularização dos pagamentos por parte da Prefeitura de Aracaju, pelo atendimento aos pacientes do SUS”.

Segundo o Hospital, a dívida da Prefeitura chega hoje a mais de R$3 milhões, referente a pagamentos que estão em atraso desde o dia 5 do último mês de julho. “Se a este valor for somado o devido pelos serviços prestados no mês de outubro, o total da dívida supera os R$8.800.00,00”, informou o Cirurgia.

F5 News não conseguiu contato com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) até a publicação desta notícia.

Em outubro, Maria José, foi personagem de uma série de reportagens no Jornal Hoje, da Rede Globo, sobre a falta de assistência do Poder Público para pacientes com câncer no país.

A interrupção do tratamento de pacientes oncológicos é recorrente e já foi mostrado várias vezes pelo F5 News. Nesta segunda-feira (7) publicamos matéria informando que a Radioterapia e a Quimioterapia no Hospital Cirurgia continuam suspensas. Esta é a terceira morte de pacientes que tiveram o tratamento contra o câncer interrompido em Sergipe este ano.

Foto: reprodução TV Sergipe

Fonte:  F5 News

Nenhum comentário:

Postar um comentário