Justiça de Pernambuco havia proibido que policiais e bombeiros militares se reunissem para discutir greve. Categorias fazem passeata no Recife.
Presidente e vice de associação de PMs são presos por descumprir decisão judicial, na tarde desta sexta-feira (9), no Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
O Presidente da Associação dos Cabos e Soldados de Pernambuco (ACS-PE), Alberisson Carlos, e o vice da associação, Nadelson Leite, foram presos em flagrante nesta sexta-feira (9) por descumprirem ordem judicial que proibia bombeiros e policiais militares de se reunirem para discutir greve. A prisão aconteceu na Praça do Derby, na região central do Recife, durante discurso do presidente em um trio elétrico no local.
O G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa da Polícia Militar, mas ainda não obteve retorno. Após se reunirem na Praça do Derby, policiais e bombeiros militares seguem caminhando em direção ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo do estado. Não houve decisão sobre greve.
Segundo a Associação de Praças dos Policiais e Bombeiros Militares de Pernambuco (Aspra-PE), três mil pessoas participam do ato. A assessoria de imprensa da Polícia Militar não repassou o número de manifestantes.
Os dois foram detidos por policiais da Companhia Indepentende de Operações Especiais (Cioe) e do Batalhão Especial em Policiamento Interior (Bepi). A Polícia Militar ainda não se pronunciou oficialmente sobre para onde os dois foram levados. [Veja vídeo acima]
A assembleia havia sido marcada na terça-feira (6). Eles anunciaram, na ocasião, que aguardariam até esta sexta uma posição do governo para a abertura da negociação salarial e também que entregariam os cargos de jornada extra, que são 7 mil vagas na PM. “O governo está sendo intransigente. Ele não está sendo maduro para sentar na mesa de negociação com a gente. Está levando a coisa para o lado pessoal”, apontou Alberisson Carlos, antes de ser preso.
Presidente da ACS-PE é cumprimentado durante anúncio da prisão (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Com bandeiras do estado de Pernambuco, policiais e bombeiros reunidos na Praça do Derby vestem camisas com os dizeres “lutamos por valorização profissional”. Um trio elétrico foi estacionado no local e serve de palco para os representantes das associações comentarem os passos do movimento.
“Nós somos trabalhadores da segurança pública. O que nós queremos são melhores aparelhamentos para trabalharmos e prestarmos um serviço melhor para a sociedade. Estamos buscando, a cima de tudo, o que a sociedade nos pede no dia a dia: que a gente dê melhor prestação de serviço”, completou Alberisson.
Policiais e bombeiros militares caminham rumo ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de PE (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Fonte: G1 PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário