Fotos: Sindpen
Durante a madrugada desta sexta-feira, 02, seis detentos fugiram do Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), em São Cristóvão. A fuga ocorreu no Pavilhão 5, que tem capacidade para 160, mas abriga 450. Somente na manhã desta sexta é que a fuga foi percebida pelos agentes prisionais. Para conseguir fugir do local, os presidiários fizeram uma “teresa”, uma espécie de corda feita com lençóis, e saíram pelo muro.
Os fugitivos estavam na unidade de seguro B, onde ficam os presos que possuem algum tipo de rivalidade com outros e os que têm pouco tempo no presídio. A unidade só tem capacidade para abrigar três pessoas, mas 21 presidiários ocupavam o espaço.
Segundo informações do presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores da Secretaria da Justiça (Sindipen), Luciano Nery, a possibilidade de fuga já tinha sido informada a direção do presídio. “O local já está superlotado e isso já foi informado à direção do presídio. Infelizmente a fuga só foi percebida pelos agentes hoje pela manhã”, disse Nery.
O Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan) tem capacidade para 800 presos, mas abriga atualmente 2400. Em agosto deste ano, o Ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou o pedido de liminar ajuizado pelo Estado de Sergipe requerendo a suspensão de uma decisão administrativa do juiz da 7ª vara Criminal/Execuções Penais, que determinou a interdição parcial do Copemcan. Com decisão, a unidade prisional voltou a ser interditada para a admissão de novos presos.
Sejuc
A assessoria de comunicação da Secretaria de Justiça (Sejuc) informou que neste momento os policiais fazem a contagem dos presos. Informou também que logo mais enviará uma nota sobre o caso, com as fotos dos fugitivos.
Fonte: Infonet (Eliene Andrade)
Nenhum comentário:
Postar um comentário