sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

SSP NÃO RECEBE PRESOS EM DELEGACIA DE POLÍCIA.

Delegado assina portaria proibindo custódia por falta de vagas


Os delegados da Polícia Civil estão proibidos de custodiar novos presos que chegam às Delegacias de Polícia de Aracaju. A determinação vem do delegado geral Alessandro Vieira em portaria assinada nesta sexta-feira, 9. A decisão, segundo explicações do próprio delegado geral, é decorrente da superlotação existente nas unidades mantidas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), falta de orçamento para prestar o atendimento e também atende a decisão judicial já transitada em julgado que limita a possibilidade de custódia de presos.

De acordo com o delegado geral, a Secretaria de Estado da Segurança Pública tem capacidade de custodiar apenas 60 detentos, mas está com 400 presos. Segundo o delegado, a 1ª Delegacia Metropolitana tem capacidade apenas para nove detentos, mas está custodiando 65; na 2ª Delegacia Metropolitana estão 62, quando a capacidade é limitada em 12. Já na 4ª DM, que tem capacidade para sete, estão trancafiados 62, e no Cope (Complexo de Operações Policiais Especiais) estão 22 quando a capacidade é de custodiar apenas dois detentos.

Os delegados estão orientados a comunicar imediatamente ao Poder Judiciário a falta de vagas na SSP assim que os suspeitos presos forem encaminhados às delegacias de polícia e solicitar do juiz determinação para que o detento seja encaminhado imediatamente ao sistema prisional, segundo informações do delegado Alessandro Vieira. “A polícia civil suportou a situação até o limite, mas não existe mais espaço e condições”, disse o delegado geral. “Não é nossa atribuição [custodiar presos] e sequer existe orçamento para isso”, justificou.

O delegado disse que os novos detentos podem até permanecer acomodados dentro das viaturas que fizerem o transporte dos suspeitos ou mesmo nos corredores das unidades até o surgimento de vagas nas Delegacias de Polícia. A portaria entrou em vigor nesta sexta-feira, 9, e até o momento não há registro de ocorrências deste porte, segundo o delegado geral.

Vagas

No início da tarde desta sexta-feira, 9, o delegado geral Alessandro Vieira recebeu informações da Secretaria de Estado da Justiça e Defesa do Consumidor (Sejuc) sobre o surgimento de 200 novas vagas no sistema prisional sergipano. A expectativa é que este número de detentos custodiados nas Delegacias de Polícia sejam transferidos neste fim de semana. Nesta sexta, a SSP fará a transferência de 50 detentos para o Complexo Penitenciário Antonio Jacintho Filho (Compajaf), segundo o delegado Alessandro Vieira.

Fonte:  Infonet (Cássia Santana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário