O ano passado terminou com uma média de cinco assaltos a ônibus por dia na Grande Aracaju e, embora o número de ocorrências tenha caído no começo deste ano, a violência ainda assusta trabalhadores e usuários do sistema de transporte coletivo. Para tentar reprimir o avanço das ações criminosas, a Guarda Municipal de Aracaju (CMA) iniciou, nesta segunda-feira (13), a operação “Terminal Seguro”.
O levantamento mais recente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Aracaju (Sinttra) aponta que 108 coletivos foram alvos dos marginais nos 38 primeiros dias de 2017. A categoria já ameaçou reduzir o horário de circulação dos carros em dois bairros da capital por conta da insegurança. Na semana passada, um policial militar teve sua pistola roubada durante um assalto dentro de um ônibus. Para mudar este cenário, os guardas vão reforçar o patrulhamento preventivo dos terminais de integração e imediações nos horários de maior fluxo de passageiros e de maior incidência dos crimes.
Guardiões do efetivo ordinário, equipes da Ronda da Capital (Rondac), da Ronda dos Mercados (Rondam), do Grupo Tático Operacional (GTO), e do Grupamento Especializado de Moto Patrulhamento (GEM) se revezarão nas rondas de combate aos assaltos e tráfico de drogas em horários específicos, escolhidos após levantamento de dados do setor de estatísticas da GMA, Setransp e Polícia Civil.
Além dos terminais de integração, os principais “corredores” de ônibus receberão atenção especial através da atuação de patrulhas motorizadas, que vão atuar na parada dos veículos e na abordagem dos passageiros ao menor sinal de suspeita.
“Além disso, a população também pode contribuir através de denúncias para o telefone 153 ou pelo WhatsApp, no número 98166-7790", informa o diretor-geral da GMA, o subinspetor Fernando Mendonça.
Fonte: F5 News
Nenhum comentário:
Postar um comentário