domingo, 30 de abril de 2017

BANDIDOS REALIZAM ARRASTÃO EM IGREJA NO BAIRRO ARUANA, DURANTE CELEBRAÇÃO DA MISSA.

Foto:  Reprodução de vídeo

Dois bandidos invadiram na manhã deste domingo (30), a igreja católica São Matheus, no bairro Aruana. A ação dos marginais aconteceu enquanto era realizada a missa dominical.

De arma em punho, como mostra um vídeo que circula nas redes sociais, os dois marginais fizeram a catação, recolhendo dinheiro e aparelhos celular dos fiéis e em seguida saíram tranquilamente e fugiram tomando rumo ignorado.

Fonte:  Faxaju

CABO DA PM É BALEADO EM POVOADO DO MUNICÍPIO DE LAGARTO.

Mais um policial militar é alvo dos marginais. Desta vez o militar foi baleado e socorrido às pressas


O cabo da polícia militar, identificado como Nascimento, foi baleado por três elementos na tarde deste sábado (29), no povoado Brejo, no município de Lagarto.

As informações são de que os tiros atingiram a barriga e o braço do policial que foi socorrido às pressas e encaminhado para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), em Aracaju.

Policiais do 7° batalhão, (7°BPM), agiram rápido e conseguiram prender um dos suspeitos que atirou no cabo Nascimento. O suspeito foi identificado como Marley Cerqueira Nascimento Rodrigues, 22, anos, um ex-presidiário.

Fonte:  Faxaju (Munir Darrage)

sábado, 29 de abril de 2017

CINCO HOMENS MORREM EM TROCA DE TIROS COM POLICIAIS DO COPE NO SERTÃO.


Um operação policial realizada na madrugada deste sábado (29), por policiais do Complexo de Operações Especiais (COPE), no povoado Taxas, na rodovia que liga os municípios de Nossa Senhora da Glória a Monte Alegre, terminou com a morte de cinco suspeitos.

As informações são de que durante a madrugada, policiais abordaram dois veículos com elementos que teriam cometido assaltos no estado de Pernambuco e retornavam para a cidade de Itabaiana, onde residem.

Durante a abordagem, os elementos efetuaram disparos contra os policiais que revidaram e atingiram os cinco homens que não resistiram aos ferimentos e morreram.

Fonte:  Faxaju

sexta-feira, 28 de abril de 2017

POLÍCIA FEDERAL CUMPRE MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO NA CASA DE ALMEIDA LIMA.


Agentes da Polícia Federal cumpriram na manhã desta sexta-feira (28), mandados de busca e apreensão na residência do ex-senador e atual secretário de estado da saúde, Almeida Lima.

Desde as primeiras horas de hoje, Policiais federais cumprem mandados de busca e apreensão que estão sendo cumpridos na segunda fase da Operação Satélites, um desdobramento da Lava Jato. No caso de Almeida Lima, não se sabe se as buscas estariam ligados à Operação Satélites.

Logo após o cumprimento das buscas, Almeida Lima concedeu entrevista e confirmou a operação, afirmando que estranhou a ação, mas que por se tratar de um homem público, isso seria normal.

Almeida disse ainda que “os agentes estiveram aqui em casa em companhia da doutora Livia Tinôco que apresentaram o mandado. Eles recolheram as mídias e essa é uma ação que foi determinada pelo ministro Edson Fachini. Portanto, trata-se de uma busca e apreensão e eles não levaram documentos, apenas mídias.

Ainda durante a entrevista, Almeida Lima disse não saber do que se tratava, mas que isso “daria o meu atestado de idoneidade”.

Com informações do jornalista Amós Menezes

Fonte:  Faxaju (Munir Darrage)

GREVE GERAL PARA TRANSPORTES PÚBLICOS EM ARACAJU.

Pessoas sentem dificuldades de deslocamento

Ponte do Marcos Freire nas primeiras horas de hoje (Foto: PM)

A greve geral afetou o transporte público de Aracaju. De acordo com informações do tenente-coronel Vivaldy Cabral, comandante do Policiamento da Capital da Polícia Militar, algumas vias ficam interditadas temporariamente, mas a situação está controlada dentro da perspectiva da Polícia Militar.

Os maiores transtornos, conforme informações do tenente-coronel Vivaldy Cabral, estão relacionados às pessoas que não possuem veículo próprio devido à paralisação dos transportes públicos. O tenente-coronel confirmou que a avenida Marechal Rondon, que interliga os municípios de Aracaju e São Cristovão, está interdita onde estão ocorrendo algumas manifestações.

A ponte sobre o Rio do Sal, interligando Aracaju a Nossa Senhora do Socorro, fica bloqueada em alguns momentos e liberadas em outros e há situações semelhantes em outros pontos da cidade, que no momento ele não soube precisar. “Mas a situação está controlada, tudo dentro do previsto, sem conflitos”, destacou o tenente-coronel.

Fonte:  Infonet (Cássia Santana)

BOICOTE: PERSEGUIDA, RP NÃO TEM SEQUER VIATURAS SUFICIENTES PARA RONDAS.

Imagem ilustrativa

Muito se fala em comprometimento com a segurança pública, redução nos índices de criminalidade, condições favoráveis de trabalho, aumento de efetivo, promoção de praças e oficiais, mas na prática a verdade é que o descaso para com a categoria militar em Sergipe já atinge a sociedade e não há quem apure ou queira resolver as denúncias feitas insistentemente pela imprensa.

Exemplo claro desse reflexo é a queixa há pouco recebida dando conta de que o Batalhão de Radiopatrulha (BPRp), um dos mais antigos batalhões independentes da corporação, nesta noite de quinta-feira (27) conta com apenas DUAS viaturas em condição média de trabalho para dar conta de toda a área de atuação, que compreende Aracaju, Barra dos Coqueiros, Itaporanga D’Ajuda, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras, Santo Amaro das Brotas e Maruim.

Boicote, perseguição, incompetência administrativa por parte do Comando Geral, desinteresse do governador Jackson Barreto, crise na corporação, DESSERVIÇO? O que haverá por trás dos bastidores para que situações diferenciadas sempre atinjam os radiopatrulheiros e tudo fique sem resposta? Permanecendo a política do “farinha pouca, meu pirão primeiro”, o preço continua a ser pago pelo povo e a corda arrebentando do lado mais fraco, ou do lado de praças e oficiais que não se valem de cargos e funções para ser operacional.

Primeiro a perda significativa no quantitativo de viaturas, que em 2016 era 31 e caiu para apenas 09, em 2017, sendo que destas 08 estão quebradas e sem qualquer previsão de conserto. Depois, a perda de mais de 100 homens que integravam o efetivo, e agora há quem comente até o interesse na exterminação total da unidade e o consequente anseio pela ocupação do espaço pela Força Tática. De quem é a culpa?

O mais intrigante é que os referidos veículos não apresentam problemas que levem à condenação ou que justifiquem a não realização do reparo, tendo em vista se tratar, segundo foi apurado, de ajustes simples. A que se deve essa barreira? O que vem a justificar o Centro de Suprimento e Manutenção não liberar mais carros para rondas. Ordens de quem? Com qual intenção? 

Não percebem que a birra direcionada a pessoas específicas afeta diretamente a sociedade, que deixa de ter nas ruas homens extremamente comprometidos com o trabalho preventivo e ostensivo, os quais inclusive se destacam pela operacionalidade principalmente no combate ao tráfico de drogas e apreensão de armas?

Governador, o que estará ocorrendo com a instituição Polícia Militar em Sergipe, que ultimamente tem sido foco de denúncias não apenas em relação a falta de recursos para funcionamento, como também quando o assunto é a corrupção que vem de cima? Não bastasse o comandante geral recebendo mais de R$ 5 mil de Retae, um vídeo viralizado nas redes sociais esta semana mostrou um PM recebendo propina.

Será que esses casos estão sendo varridos para debaixo do tapete e não tem o chefe de Estado tido conhecimento do que, claramente, afeta a sua imagem enquanto homem público? E o Ministério Público, os deputados, não estão acompanhando o que se passa, os escândalos que após a propagação são silenciados?

Nos manterão sem viaturas nas ruas, com a sensação de insegurança aumentando e sem respostas também? Na teoria, uma missão constitucional. Na prática, quem deveria agregar está agindo em descompasso. No fim, talvez o SALÁRIO GORDO e a proximidade da Reserva expliquem.

E a PM 5, negará os fatos? Com comandantes precisando utilizar o veículo particular para cumprir diligência, como aconteceu na última terça (25), fica difícil maquiar. Aguardemos!

Sobre as viaturas quebradas da RP? Podem ser facilmente localizadas em uma locadora de veículos na Tancredo Neves, em Aracaju (SE).

Fonte:  https://www.facebook.com/jornalistaianegois/ (jornalista Iane Gois)

FURTO DA ARMA DO COMANDANTE DO POLICIAMENTO MILITAR DA CAPITAL. O QUE DEU O IPM?


Passando para lembrar a PMSE que deve a sociedade sergipana o resultado do Inquérito Policial Militar – IPM, do caso do furto  da arma do comandante do comandante do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC) da PMSE, coronel Vivaldy Cabral Santos. O furto foi em outubro de 2016, mas só foi dado conhecimento em fevereiro deste ano.

Promotor pediu abertura do IPM

O blog pede que o promotor responsável pelo pedido do IPM, João Rodrigues lembre a Polícia Militar que o prazo do inquérito acabou dia 03 de abril e ainda não foi publicado. Qual a razão?

Fonte:  Blog do jornalista Cláudio Nunes

Nota do blog:  Caberá ao promotor substituto tomar tais providência, visto que o Dr. João Rodrigues encontra-se licença médica devido a intervenção cirúrgica que sofreu.

FACÇÃO PAULISTA ESTÁ PRESENTE EM 22 ESTADOS BRASILEIROS E 03 PAÍSES.

Organização criminosa criada em SP teria sido responsável pelo maior assalto da história do Paraguai nesta semana. Bandidos brasileiros comandam rotas de tráfico no país desde o ano passado.

Destruição causada por explosões durante roubo a transportadora de valores em Ciudad del Este, no Paraguai (Foto: Francisco Espinola/Reuters)

Apesar de ter sido criado por bandidos de São Paulo, a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) expandiu suas atividades nos últimos anos e está presente em 22 estados brasileiros. O grupo também cruzou fronteiras internacionais e, conforme mostrou o Bom Dia Brasil, já tem escritórios instalados no Paraguai, Peru e Bolívia.

O mega-assalto a uma transportadora de valores, que assustou o Paraguai nesta semana, foi mais uma prova de que a organização criminosa nascida nos presídios paulistas quer levar suas práticas ilícitas a um outro patamar. O PCC tem um braço no Paraguai há bastante tempo, mas, desde o ano passado, o modelo de negócio no país vizinho mudou.

Antes, a facção pagava aos traficantes paraguaios para usar as rotas locais e trazer drogas para o Brasil. Em junho de 2016, no entanto, os brasileiros decidiram extinguir a comissão e o fim do “pedágio” não foi definido em uma conversa amistosa: o PCC usou uma metralhadora .50, capaz de derrubar até aeronaves, para fuzilar, no meio da rua, o então chefe do tráfico na fronteira, Jorge Rafaat.

“Depois deles mataram esse traficante intermediário, eles se apossaram da rota. Então, a rota é deles. Tanto que eles tiraram outros grupos da rota e isso aumentou a disputa interna no Brasil, porque é a rota mais viável, a mais barata para trazer a cocaína”, explica o especialista no crime organizado Guaracy Minguardi.

A rota paraguaia é a principal para a distribuição de drogas no Brasil, mas não é a única. Da mesma forma, o Paraguai não é o único país onde atuam os criminosos brasileiros, segundo investigadores. Eles estão presentes no Peru, em uma rota de tráfico pela floresta amazônica, e também na Bolívia.

A polícia de São Paulo tem informações sobre as conexões do PCC com a Bolívia desde 2008, quando apreendeu uma carta que detalhava o acerto feito com os criminosos do país vizinho. Pelo acordo, os bolivianos mandariam drogas para o Brasil e também armas, que são usadas hoje nos assaltos a banco.

No fim de março, a Bolívia também passou uma situação semelhante à ocorrida no Paraguai. Uma quadrilha brasileira atacou um carro forte na cidade de Roboré. Na ação, um policial foi morto e 723 mil dólares, o equivalente a R$ 2,280 milhões, roubados. Três bandidos foram presos e, segundo as autoridades bolivianas, todos integravam a facção paulista.

O PCC também está envolvido nos recentes confrontos de detentos no Norte do Brasil. A briga é justamente pelas rotas de droga nas fronteiras e pelo controle dos presídios em todo país. “Eles têm know-how, armamento, têm dinheiro e organização”, diz o especialista Guaracy.

A reportagem entrou em contato com a Polícia Federal, em Brasília, para saber como funciona o policiamento nas fronteiras do país, mas não obteve resposta.

Fonte:  G1 SP

GUARDA MUNICIPAL DE SOCORRO REALIZA OPERAÇÕES "PRAÇA LIMPA" E "SOSSEGO".






Durante todo o dia desta quarta feira, 26, a Guarda Municipal de Nossa Senhora do Socorro, realizou duas operações: "Praça Limpa" e "Sossego"

As respectivas operações foram realizadas pelos grupamentos ROPE (Ronda Operacional) e GAMA (Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente), que em conjunto realizaram:

 - Abordagens em várias praças da cidade;

- Abordagem à vários veículos nas principais entradas da cidade;

- Abordagem à suspeitos em vias da cidade; 

Atendimento à solicitação de averiguação de desviantes em atitude suspeitas;

- PB (ponto base) em unidades da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro.

- Patrulhamento nas vias da cidade;

- PB (ponto base)  no terminal de integração;

Foram apreendidos:

- Alguns entorpecentes e materiais para consumo destes;
- Uma arma branca;
- Um veículo descaracterizado, sem documento, pilotado por menor, para possível prática de crime.

Não houve prisões.

A GMS continua trabalhando, servindo e protegendo os socorrenses, através de ações preventivas, para contribuir com a segurança do nosso maior bem do município, o cidadão!

Fonte: Jhonny David-Ascom GMS

6º BPM PRENDE SUSPEITO DE ROUBO EM ESTÂNCIA.


No início da tarde desta quarta-feira, 26, a Polícia Militar do Estado de Sergipe, por meio do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM) localizado em Estância, realizou a prisão de José Rodrigo dos Santos, pela suspeita de apropriação indébita de bem alheio.

O fato ocorreu quando a guarnição do Tático 02, composta pelo cabo Tiago Souza, os soldados Valdir, Max Dantas e Almeida, em patrulhamento ostensivo no bairro Santa Cruz, foi solicitada por uma vítima, que teve seus pertences roubados.

Mediante as informações repassadas pela denunciante, os policiais realizaram diligências e prenderam José Rodrigo. Durante a prisão, o suspeito tentou se desfazer do material roubado e empreender fuga. Porém, foi alcançado pela guarnição.

Os envolvidos foram encaminhados à Delegacia Regional de Estância.

Fonte e foto:  PMSE

GOVERNO INICIA PAGAMENTO DOS SERVIDORES NO SÁBADO.


O Governo do Estado inicia o pagamento de servidores estaduais neste sábado, dia 29. Receberão nessa data todos os servidores da Secretaria de Educação, Sergipeprevidência, Ipesaúde, Segrase e aposentados e pensionistas do Funprev.

O calendário dos demais servidores será divulgado posteriormente.

Fonte:  ASN

FILHO DE EX-PREFEITO E FUNCIONÁRIO PÚBLICO É PRESO COM ARMAS DE DROGAS, JUNTAMENTE COM OUTRO INFRATOR, PELA PRF.



Dois jovens sergipanos foram presos na noite desta quarta-feira (26), no município de Vitória da Conquista, durante uma abordagem feita pela Polícia Rodoviária Federal.

Na abordagem feita pelos Agentes da PRF, durante a “Operação Cangalha 2017-1”, os dois suspeitos se mostraram nervosos o que levou os agentes a realizarem uma busca minuciosa no veículo Cobalt, de placas PYO-2980, em que eles se encontravam.

No momento da abordagem, o veículo era conduzido por Lúcio Flávio da Conceição Leal que tinha em sua companhia Fábio José Santos Evangelista, ambos do estado de Sergipe. As informações são de que Lúcio Flávio é funcionário público (analista da Receita Federal lotado em Aracaju) e filho de um ex-prefeito de Macambira.

Após algum tempo de busca, os agentes conseguiram localizar nas “caixas de ar” do carro, duas pistolas Glock 22 Austria ponto 40, uma pistola Bersa Thunder 380 Plus G72135, 200 munições calibre 380, 50 munições calibre 9mm, 50 munições calibre ponto 40, aproximadamente 12 kg de crack, 02 kg de cocaína, 10 carregadores de pistola ponto 40, 02 carregadores de pistola 380, dois silenciadores (supressor de ruído) para arma de fogo, 300 comprimidos de metandrostenolona, 03 frascos de stanozolol e 12 ampolas de cipionato de testosterona.

Aos Agentes da PRF, os dois indivíduos informaram que adquiriram todo material na fronteira com o Paraguai e seguiam com destino ao município de  Lagarto/SE. Indagados sobre os materiais encontrados dentro do veículo, eles não quiseram entrar em detalhes dizendo que só iriam dizer algo a mais na presença do advogado.

Sobre o veículo usado para trazer o contrabando, o condutor informou que alugou o carro na empresa Localiza em Aracaju.

Fonte:  Faxaju (Munir Darrage)

Informações e fotos divulgação PRF

VEÍCULO UTILIZADO EM ROUBO NO MUNICÍPIO DE FREI PAULO É RECUPERADO PELO 3º BATALHÃO EM ITABAIANA.


Veículo FOX, cor BRANCA, placa OEL-8370, Laranjeiras/SE, utilizado em roubo no município de Frei Paulo, na manhã do dia 26/04, foi recuperado em Itabaiana após buscas realizadas pelo 3ºBPM.

O veículo foi conduzido à Delegacia Regional de Itabaiana.

Fonte:  3º BPM

quarta-feira, 26 de abril de 2017

TJSE OBRIGA GOVERNO A REPOR PERDAS SALARIAIS A PMs. ESTADO RECORREU DA DECISÃO E OS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO FORAM JULGADOS IMPROCEDENTES E A DECISÃO MANTIDA NESTA QUARTA, DIA 26. AÇÃO FOI IMPETRADA PELA ASSESSORIA JURÍDICA DA AMESE.


Governador tem prazo de 90 dias para enviar projeto

Diógenes Barreto [à esquerda] voto pela edição de lei (Foto: Arquivo Portal Infonet)

O governador Jackson Barreto (PMDB) tem prazo de 90 dias para apresentar projeto que estabeleça a reposição das perdas salariais dos policiais militares acumuladas entre os anos de 2012 e 2015, período em que a remuneração dos servidores públicos ficou congelada, segundo informações da Associação dos Militares do Estado de Sergipe, entidade autora da ação judicial.

O desembargador Diógenes Barreto, relator do processo, reconheceu que o Poder Judiciário não poderia implementar o reajuste pleiteado, entendendo que uma medida desta natureza estaria violando o princípio da separação dos poderes. Mas atendeu o pleito em parte, considerando omissão legislativa quanto à edição de lei anual de revisão remuneratória, para conceder prazo de 90 dias para o Governo adotar as providências necessárias no sentido de promover a edição da lei regulamentadora.

O Governo do Estado recorreu desta decisão e os embargos de declaração foram julgados nesta quarta-feira, 26, no pleno do Tribunal de Justiça, que manteve o entendimento do desembargador Diógenes Barreto.

O Portal Infonet tentou ouvir a versão do Governo do Estado, mas não obteve êxito. O secretário Sales Neto, de Comunicação Social, informou que buscaria informações junto à Procuradoria Geral do Estado e que posteriormente enviaria uma resposta. O Portal Infonet permanece à disposição. Informações podem ser enviadas por e-mail jornalismo@infonet.com.br ou por telefone (79) 2106 – 8000.

Fonte:  Infonet (Cássia Santana)

Nota do blog:  Parabéns ao relator Dr. Diógenes Barreto e os demais desembargadores do TJSE por fazer valer a legislação vigente. Espera-se que não queiram "pegar carona" novamente.

AMESE, UMA ASSOCIAÇÃO QUE LUTA PELA CLASSE MILITAR. VENHA FAZER PARTE DESTA FAMÍLIA. ASSOCIE-SE.

2ª CIA/9º BPM PRENDE EX-PRESIDIÁRIO PORTANDO ARMAS EM CAPELA.



Na tarde dessa segunda-feira, 24, policiais militares da 2ª Companhia do 9º Batalhão de Polícia Militar (2ª Cia./9ºBPM) flagraram Joselito dos Santos, de 45 anos, ex-presidiário, portando uma espingarda artesanal em frente a sua residência localizada vizinho a Escola Municipal Juarez Leão, no Povoado Pintor, município de Capela.

Por volta das 14h, uma guarnição fazia patrulhamento rotineiro pela região, quando avistaram o senhor Joselito em frente a sua casa portando dois facões e uma espingarda calibre 12, de fabricação caseira.

Os policias já haviam recebido antes a denúncia de que o ex-presidiário andava armado pelas redondezas, e nessa segunda conseguiram flagrar o suspeito com êxito. No momento da abordagem, Joselito estava embriagado.

O caso foi encaminhado à Delegacia de Capela para a lavratura do flagrante delito por porte ilegal de arma de fogo.

Fonte e fotos:  PMSE

“ME AJUDEM SE UNINDO E NÃO ATRAPALHANDO”, DIZ CAPITÃO SAMUEL.


O deputado estadual capitão Samuel Barreto, presidente da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa, fez um desabafo em sua página no twitter, onde afirma que “o desejo pessoal e político faz com que meu trabalho cause inveja e receba críticas”.

Samuel atribui as críticas que vem recebendo por algumas pessoas, como “inveja” pelo trabalho que vem desenvolvendo. Em sua postagem, o deputado pede que o ajudem e não atrapalhem. “Me ajudem se unindo e não atrapalhando”.

Veja o que escreveu o deputado:

“O desejo pessoal e político faz com que meu trabalho cause inveja e receba críticas. Minha tropa conhece  meu trabalho e dedicação há 20 anos. Lamentável é que precisamos avançar em outros benefícios e determinadas falas só prejudicam a tropa em detrimento de politicagem pessoal de alguns. Ontem à PTS,dia 11 o auxílio Uniforme na conta,agora estamos em Brasília lutando pela nossa Previdência. Me ajudem se unindo e não atrapalhando. A luta respeitosa para beneficiar a Família Militar continua”, diz deputado capitão Samuel.

Fonte:  Faxaju (Munir Darrage)

Nota do blog:  Bom lembrar ao deputado para cobrar na ALESE a questão do ticket refeição de R$ 8,00 que os policiais militares recebem e até agora nada de aumento e que não paga jamais uma refeição digna em qualquer canto do Estado; policiais militares trabalhando com coletes balísticos vencidos e até mesmo sem tal equipamento indispensável no GEP; alojamentos de PMs em situações deploráveis em unidades prisionais e também em outras unidades, sobretudo no interior do Estado.

2ª CIA/2º BPM APRENDE MAIS UMA ARMA DE FOGO EM BREJO GRANDE.


A 2ª CIA/2° BPM efetuou na noite desta terça (25), no povoado Brejão dos Negros, município de Brejo Grande, a apreensão de uma espingarda.

O fato aconteceu quando os policiais militares receberam uma denúncia de que um indivíduo conhecido por "Duel" estaria atirando em via pública com uma espingarda e que também portava uma outra arma na cintura. O fato ocorreu ao lado da casa de farinha do povoado e que após o disparo ele teria adentrado no Bar do Manoel. 

A viatura se deslocou até o local porém o indivíduo ao perceber a presença evadiu-se do local deixando a arma longa tipo escopeta caseira.

A arma foi apreendida e encaminhada para a Delegacia local onde deverá ser aberto Inquérito Policial para apurar os supostos disparos de arma em via pública.

Participaram dá ocorrência o Sgt Joselito e o Cb Sanderson, ambos pertencentes à 2Cia/2°BPM, sediada em Neópolis.

Fonte e foto:  2ª CIA/2º BPM

"OS POLICIAIS MILITARES DE SERGIPE NÃO PERMITEM SEREM USADOS POR POLÍTICOS", DIZ O VEREADOR CABO AMINTAS EM SEU PRONUNCIAMENTO NO PLENÁRIO DA CÂMARA. CONFIRAM O VÍDEO.

Foto:  César de Oliveira

Em sessão realizada nesta terça-feira, dia 25, o vereador Cabo Amintas em seu pronunciamento no plenário da Câmara de Vereadores de Aracaju, fez questão de parabenizar todos os policiais militares que lutaram e foram promovidos no último dia 25, bem como, mostrou sua indiznação com determinado político, que segundo o parlamentar municipal se diz representante da classe e aproveitou a solenidade para fazer palanque com a solenidade de promoção.

Confiram o que disse o vereador e o vídeo de seu pronunciamento:

"Quero parabenizar esses meus amigos que lutaram e foram promovidos. E ainda faço um apelo: parem de fazer palanque com a minha polícia!", desabafa o vereador Cabo Amintas sobre a promoção da PM na última segunda-feira, 24".

Como perguntar não ofende: será que tal fato não caracteriza promoção pessoal e uma possível propaganda eleitoral antecipada? De parabéns o vereador Cabo Amintas pela colocação, visto que, a luta foi de toda a tropa indistintamente e conquistada com muito esforço, determinação e união.

Matéria do blog Espaço Militar



Fonte do vídeo:  CMA

VERGONHA: HORIZONTE SEM UM LAMPEJO DE ESPERANÇA.


Vergonha!

Vergonha! Vergonha!

Vergonha! Vergonha! Vergonha!

Vergonha! Vergonha! Vergonha! Vergonha!

O Brasil tem jeito mesmo? Toda vez que aparece um escândalo de corrupção alguém diz que o Brasil é rico e tem jeito. Será? E não adianta culpar apenas a classe política. Os cidadãos também são responsáveis pelo que acontece no dia a dia.

Ai de quem for de encontro às normas da sociedade hipócrita. Entre elas que é normal confundir o público com o privado. E isso engloba o interesse não só particulares, mas de corporações e entidades organizadas de vários segmentos.

É comum ouvir que é cultural a corrupção no Brasil. A Juventude continua crescendo sem saber o que são realmente os valores morais, pelo contrário os jovens têm diariamente exemplos diários do que é mais podre no reino da corrupção e do aparelhamento dos poderes constituídos.

Falam dos valores republicanos da boca para fora. Aliás, alguns destes políticos jamais leram ou têm conhecimento do que é República de verdade.A maioria do executivo, do judiciário e do legislativo se preocupa em defender a elite. Isso em todo o país.

E assim Rui Barbosa continua mais atual do que nunca: “De tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos maus, o homem chega a rir-se da honra, desanimar-se de justiça e ter vergonha de ser honesto.”

E o horizonte do Brasil é sem nenhum lampejo de esperança.

Fonte:  Blog do jornalista Cláudio Nunes

AOS NOSSO POLICIAIS.


Querido policial, eu gostaria que você soubesse que eu vejo você. Eu vejo você escolhendo uma mesa no restaurante que permita estar sempre de frente para postas e janelas.

Eu vejo você trabalhando nas ruas sob um sol escaldante, um frio intenso e debaixo de forte chuva.

Eu vejo você assistindo a mídia crucificando o seu caráter ao mesmo tempo em que tenta minimizar sua causa.

Eu vejo que você se sente cansado, frustrado e mal compreendido.
Eu vejo que você está sofrendo enquanto o mundo o assiste enterrar seus irmãos e irmãs que morreram por “alguém” o sentir culpado de uma única coisa, vestir um uniforme com distintivo, eu vejo você.

Eu vejo que você é de carne e osso, assim como eu.
Eu vejo a causa pela qual você luta.

Eu ouço você chegando em casa após uma longa e trágica noite.
Eu sinto você. Eu sinto seu ânimo naufragando enquanto a mídia é inundada com criticas e com falsos ideais de justiça.

Eu preciso de você, nós precisamos de você!

Eu sei que está ficando cada dia mais difícil colocar sua vida em risco por uma sociedade que não te valoriza, mas também sei que isso não irá lhe parar. Você escolheu ser um GUERREIRO e guerreiros não desistem por conta das opiniões dos outros, da opinião de inimigos.

Eu gostaria de saber consertar isso, mas a única coisa que sei é como apoiar você!

Nós ouvimos você! Nós amamos você!

Obrigado pelo seu trabalho, obrigado pelo seu sacrifício. Obrigado a todos os policiais do Brasil, vocês são mais que GUERREIROS, são anjos na terra.

Fonte:   rvchudo

GATI APRENDE DUPLA DE ADOLESCENTES POR ATO INFRACIONAL ANÁLOGO A FURTO.


Na tarde dessa segunda-feira, 24, a Polícia Militar do Estado de Sergipe, por meio do Grupo de ações Táticas do Interior (Gati), realizou a apreensão de dois adolescentes por ato infracional análogo ao crime de furto. A ação policial ocorreu no Centro da capital.

Uma guarnição do Gati realizava patrulhamento ostensivo nas imediações do Mercado Albano Franco, quando flagraram dois adolescentes violando um automóvel com o alarme acionado. Diante da situação, os militares se aproximaram da dupla, que tinham 17 e 14 anos, e com eles encontraram um molho com várias chaves de diferentes veículos.

Na ocasião, ainda foram recolhidos com os infratores, um controle JVC, uma carteira com documentos e uma pequena quantia em dinheiro. Um deles estava pilotando um ciclomotor modelo Bull.

Ao serem questionados pelos PM’s, os jovens confessaram que realizaram furtos na região de modo sutil para que não fossem notados. Em seguida, a dupla foi conduzida à Delegacia Especial de Proteção a Criança e Adolescente.

Fonte e foto:  PMSE

JUSTIÇA REVOGA PRISÃO PREVENTIVA DO EMPRESÁRIO JOSÉ ANTÔNIO.

Ele é um dos indiciados na Operação babel, que investiga possíveis irregularidades nos contratos da coleta de lixo de Aracaju.

Empresário José Antônio Torres (Foto: Reprodução/TVSergipe)

desembargadora Ana Lúcia dos Anjos concedeu nesta terça-feira (25) habeas corpus revogando a prisão preventiva do dono da empresa torre, José Antônio Torres, preso no domingo (9) e está internado no Hospital Cirurgia desde sexta-feira (14). Ele é um dos indiciados na Operação babel, que investiga possíveis irregularidades nos contratos da coleta de lixo capital firmados entre a prefeitura e as empresas Torre e Cavo.

Na decisão, a desembargadora alega que não há fato concreta que permita que a liberdade do empresário ofereça risco à instrução processual. Além de revogar a prisão preventiva do paciente ela aplicou medidas em substituição ao cárcere, como o comparecimento do empresário à Justiça no primeiro dia útil de cada mês para informar e justificar as duas atividades até o final do processo.

Também fica proibido de se ausentar da comarca por mais três dias sem autorização judicial, assim como mudar de endereço sem autorização, além de entrar em contato com os demais indiciados e qualquer testemunha. Ela obriga ainda que compareça a todos os atos do processo após intimação.

Fonte:  G1 SE

segunda-feira, 24 de abril de 2017

GUARDA CIVIL METROPOLITANA DE SÃO PAULO RECEBERÁ 800 PISTOLAS GLOCK.

Foto ilustrativa

Em nova doação feita pela iniciativa privada à Prefeitura de São Paulo com intermediação do prefeito, João Doria (PSDB), a austríaca Glock confirmou que irá disponibilizar 800 pistolas .380, uma das melhores do mercado, para equipar a Guarda Civil Metropolitana (GCM).

A ação foi confirmada após uma reunião de Doria com o presidente da Glock Brasil, Franco Giaffone, o Diretor de Vendas Internacionais da empresa, Richard Flur, o Diretor de Vendas para a América Latina e o Caribe, Patrick Voller, além dos secretários José Roberto Oliveira (Segurança Urbana) e Julio Serson (Relações Internacionais).

A decisão desafia o monopólio da brasileira Taurus, a maior fabricante de armas da América Latina, que tem boa parte do seu faturamento atrelado ao monopólio de fornecimento de armas para as diversas instâncias do governo brasileiro. Enquanto as armas Taurus já sofreram diversas denúncias de disparos acidentais, as pistolas Glock são consideradas umas das melhores do mundo, sendo usadas pelas forças especiais de centenas de países, incluindo o exército americano.

A doação obteve apenas notas de rodapé na imprensa e não foi mencionada em vídeo na página oficial de João Doria no Facebook, como normalmente ocorre, mas foi confirmada pelo vereador Conte Lopes (PP) em discurso na Câmara dos Vereadores e incluída na listagem de doações recebidas pela Prefeitura de São Paulo.


Fonte:  http://www.ilisp.org

APÓS LONGOS ANOS, CHEGA ENFIM A PROMOÇÃO.


Arte do chargista Clécio Barroso, sendo permitida a sua reprodução da charge sem alterações.

LIXO: POLÍCIA CIVIL DETALHA O RESULTADO DA OPERAÇÃO BABEL.

Durante a entrevista coletiva que ocorreu na manhã de hoje, a delegada Danielle Garcia confirmou a sua permanência à frente do Deotap


Na manhã desta segunda-feira, 24, a Polícia Civil, por meio do Departamento de Repressão contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), apresentou detalhes sobre o resultado das investigações acerca de fraudes nos contratos e medições referentes à coleta de lixo na capital sergipana.

Segundo a delegada Danielle Garcia, “haviam três eixos de investigação, o primeiro era a questão do superfaturamento dos contratos e depois a forma de contabilizar o registro dos rejeitos de coleta domiciliar que ocasionou um prejuízo enorme, um aumento no valor do contrato; e o terceiro eixo foi esse contrato emergencial por conta da Emsurb. Então houve esse indiciamento da Empresa Emsurb, da Empresa Torre e o Sindilimp, e com isso a gente finaliza o inquérito”.  As conclusões do inquérito resultou no indiciamento de 14 pessoas, entre elas, os proprietários da Torre, além de gestores e ex-gestores de Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e dois representantes do Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza Pública e Comercial do Estado de Sergipe (Sindilimp).

De acordo com os delegados Daniele Garcia, Gabriel Nogueira e Nádia Flausino, houve favorecimento da empresa Torre nos processos de seleção e licitação para a coleta de resíduos sólidos no município de Aracaju. Além disso, houve também a adulteração das pesagens do lixo coletado pela empresa, principalmente na pesagem de resíduos orgânicos, superfaturando os valores a serem pagos. De acordo com o delegado Gabriel Nogueira, “o entulho coletado estava sendo pago como lixo domiciliar, e a remuneração entre esses resíduos sólidos é bastante diferente. Ficou então constatado no inquérito que havia uma remuneração diferenciada e o favorecimento por parte da empresa.”

Como resultado desta fase da operação, foi preso José Antônio Torres Neto, proprietário da empresa Torre, por fraude processual (majorada). “Ele acabou apagando todos os dados do celular que havia sido solicitado judicialmente, com o fim de atrapalhar as investigações, tendo ainda escondido um segundo aparelho em uma lixeira no momento da prisão”, ressaltou o delegado Gabriel Nogueira.

Além disso, durante as investigações, foram afastados dos cargos que exercem José de Araújo Mendonça Sobrinho, presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb); Márcio Zylberman, assessor de planejamento da Emsurb; Sylvia Emília Cardoso B. M. de Calazans, presidente da Comissão de Licitação; Rosenice Figueiredo Machado, procuradora chefe da Emsurb; José Roberto Gomes do Carmo, gerente operacional da Emsurb; e José Reinaldo de Souza, diretor de Limpeza Urbana da Emsurb. Os crimes investigados pela equipe de direção da Emsurb são os de fraude a processos licitatórios, estelionato (majorado) e associação criminosa.

Para a delegada Nádia Flausino, houve a necessidade de manter o foco para a investigação inicial, mas com o fim desta operação “tudo vai ser analisado e será verificada a necessidade de instauração de novos procedimentos e também a necessidade de encaminhamento de documentação e de provas para outros órgãos, dando início a outros processos e investigações”.

Ao final da coletiva, a diretora do Deotap, delegada Danielle Garcia, agradeceu o apoio que recebeu do ex-secretário de Segurança Pública, delegado João Batista, e ex-delegado geral, Alessandro Vieira, e que vem recebendo por parte do novo secretário João Eloy e delegada geral Katarina Feitoza, e foi enfática ao afirmar que continuará à frente do Deotap com toda a equipe, a fim de dar continuidade às investigações: “A equipe pretende continuar o trabalho que começou, não há porque encerrar, não há nenhuma razão para isso. A gente vai continuar com o mesmo afinco e mesma dedicação e dar continuidade a todas as investigações”.

Fonte e foto:  SSP/SE

CHOQUE APREENDE ARMA DE FOGO NO BUGIO.



Na manhã deste domingo, 23, policiais do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) apreenderam uma arma de fogo em posse de Valdson dos Santos, 34 anos de idade, durante o patrulhamento motorizado no conjunto Bugio, zona norte de Aracaju.

Os PMs passavam pela avenida Poço do Mero, quando observaram um ciclista em alta velocidade. Em virtude disso, foi dada a ordem para que o suspeito parasse. Neste momento, ele retirou a arma de fogo da cintura, um revólver calibre 32 de numeração raspada, sem munições e arremessou no jardim de uma residência.

Ao iniciar uma busca no local, os militares do Choque localizaram a arma de fogo, próximo a uma pedra. Questionado sobre a origem do armamento, o suspeito alegou ter conseguido tomar de outros dois infratores, que estavam praticando assaltos na entrada do colégio Francisco Rosa, naquela localidade.

O suspeito foi encaminhado à Delegacia Plantonista Norte, onde responderá por porte ilegal de arma de fogo.

Fonte e fotos:  PMSE

BPTur PRENDE JOVEM COM ARMA DE FOGO NO MOSQUEIRO.



Na madrugada da última sexta-feira, 21, policiais militares do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) prenderam em flagrante Kaio Luan Batista dos Santos, conhecido como Chumbo, de 20 anos, portando uma arma de fogo na Avenida Dr. José Domingos Maia, no bairro Mosqueiro.

Por volta de 1h30, equipes que realizavam policiamento ostensivo pela região se depararam com dois indivíduos numa bicicleta. Ao fazerem a abordagem, encontraram em poder de Kaio um revólver calibre 38 revólver , cromado, com cinco munições intactas.

Ao ser interrogado, Kaio disse que comprou a arma na Feira das Trocas, localizada no Conjunto João Alves Filho, no município de Nossa Senhora do Socorro. O caso foi encaminhado à Delegacia Plantonista Sul, para a lavratura do flagrante delito por porte ilegal de arma de fogo.

Fonte e fotos:  PMSE

O BLOG ESPAÇO MILITAR PARABENIZA A TODOS OS 1.267 POLICIAIS MILITARES QUE SERÃO PROMOVIDOS HOJE.


O blog Espaço Militar gostaria de parabenizar a todos os 1.267 policiais militares que serão promovidos nesta segunda-feira, dia 24, galgando novos postos.

Que Deus possa abençoar e proteger a todos cada vez mais, nesta árdua e difícil missão de defender a sociedade, muitas vezes sacrificando suas vidas e sendo muitas vezes injustiçados.

Matéria do blog Espaço Militar

BPRv REGISTRA FERIADO DE TIRADENTES COM DIVERSOS ACIDENTES NAS MALHAS RODOVIÁRIAS.



O BPRv (Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual), órgão pertencente à Polícia Militar do Estado de Sergipe, realizou neste feriado prolongado operações visando manter a tranquilidade nas rodovias estaduais.

30 Policiais Militares foram empenhados em realizar as operações de blitz nos pontos estratégicos pré-determinados pelo comando, onde 05 viaturas foram prontas e equipadas com o etilômetro para fiscalizar quem porventura insista em conduzir seu veículo embriagado.

555 testes de bafômetro foram realizados neste feriadão, onde vários documentos foram apreendidos pelas diversas regularidades encontradas. Ainda sim, 3 (três) veículos foram recolhidos ao pátio do DETRAN e 03(três) animais foram capturados e conduzidos até o curral. 72 pessoas foram autuadas por diversas infrações de trânsito e nenhuma foi presa na operação lei seca.

Tivemos 7 ( sete) acidentes registrados, com 04( quatro) vítimas fatais, tendo destaque para acidentes com motos. Todas as vitimas fatais transitavam com motos e em um deles, três pessoas estavam sendo conduzidas na mesma moto e dessas três, uma veio a óbito.

Outro acidente que chamou atenção foi na SE-100, onde uma moto colidiu com um animal na pista, vindo o condutor a óbito e logo após, um condutor de um veiculo tipo HYLUX não notando a presença deste animal na pista, perdeu o controle e veio a capotar neste mesmo local de acidente, onde teve ferimentos leves.

 “Temos uma grande preocupação com estes feriados, pois sabemos que as pessoas se exaltam na direção e condução do veículo, e este ultimo se destacou principalmente pela imprudência na condução de motos, mas, estaremos aumentando a fiscalização para que sejam inibidos os acidentes nas rodovias estaduais”, afirma o Major Deny, Comandante do BPRv.

Lembrando que qualquer pessoa pode manter contato com o Bprv através do 190 ou 198 se verificar alguma irregularidade nas rodovias estaduais.

Fonte e fotos:  BPRv

domingo, 23 de abril de 2017

27º ASSASSINATO É REGISTRADO EM ITABAIANA NESTE SÁBADO.


Mais um crime com emprego de arma de fogo entrou para a relação de mortes em Itabaiana (SE) com a assassinato de um jovem identificado como Felipe Andrade Pereira de Jesus, de 22 anos, popularmente conhecido como Marchadinho.

Informações iniciais dão conta de que a vítima foi executada no final da manhã do último sábado (22) na Rua Percílio Andrade com tiros na cabeça, nas imediações de um restaurante.

Felipe Andrade Pereira de Jesus, o Marchadinho, 22 anos, era natural de São Paulo e possuía passagem pelo sistema prisional segipano, segundo informou o delegado Fábio Santana, coordenador da Delegacia no município.

Em liberdade por progressão para o regime aberto desde junho de 2016, tendo estado no Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), ele era considerado infrator de periculosidade média.

Marchadinho foi morto com tiros de pistola na cabeça enquanto aguardava para cortar os cabelos, e a motivação, assim como a autoria do crime, serão alvo de investigação por parte da polícia civil.

Fonte:  facebook jornalista Iane Gois

3º BATALHÃO PRENDE INFRATOR E APREENDE ADOLESCENTE COM REVÓLVER EM ITABAIANA.


O 3° BPM prendeu no dia deste sábado, dia 22, por volta das 20h30min, um infrator e apreendeu um adolescente pela prática de infração penal análoga à porte ilegal de arma de fogo, no bairro Bananeiras em Itabaiana.

A equipe de serviço no GETAM do 3°BPM realizava patrulhamento ostensivo no bairro Bananeiras, quando visualizou uma dupla em atitude suspeita em uma motocicleta preta.

Nesse momento os PM perceberam quando o carona dispensou um pacote e fizeram menção de fugir. Imediatamente foi realizada a abordagem policial com busca pessoal e averiguação do pacote dispensado, sendo encontrada um revólver calibre. 32, com 03 munições do mesmo calibre e duas cápsulas percutidas.

O maior identificado como Vinícius Vasconcelos dos Santos e o adolescente apreendido, juntamente com o ciclomotor foram encaminhados para a delegacia regional de Itabaiana para a formalização da prisão em flagrante delito e providências decorrentes.

Fonte e foto:  3º BPM

GOVERNO DO ESTADO VAI PROMOVER 1.267 POLICIAIS MILITAR NESTA SEGUNDA, DIA 24.


O Governo do Estado promoverá 1.267 homens e mulheres da Polícia Militar (PM/SE), entre praças e oficiais nesta segunda-feira, 24. O evento será realizado no ginásio Constâncio Vieira e representa um marco histórico para corporação, pois será a primeira vez que a mudança de patente ocorre em função da Progressão por Tempo de Serviço (PTS) - instituída recentemente por legislação sancionada pelo governador Jackson Barreto.

Em depoimento dado durante a entrega do Cisp de Lourdes, Jackson ressaltou que a medida é uma demonstração de que o governo tem como prioridade a qualidade de vida desses profissionais. “Quem já viu na história de Sergipe mais de 1.200 policiais militares sendo promovidos em um dia só? Isso é o governo que reconhece o papel da Polícia Militar. Faço isso com dificuldades, pois sei que promoção significa dizer que vou ter que colocar mais recursos para garantir o pagamento de pessoal e a situação não está fácil. Mas sei que a promoção é um reconhecimento ao trabalho desses homens e mulheres, de valorização destes profissionais. É dessa forma que a gente administra o Estado, colocando na ordem do dia o ser humano no primeiro plano”, enfatizou.

Para o comandante geral da PMSE, Marcony Cabral, o esforço descrito pelo governador é reconhecido pela corporação. “O governo de Jackson Barreto foi primordial, fundamental e decisivo, para essas conquistas, não tenho dúvida nenhuma. Porque foi o governador que sentou à mesa, ouviu o pleito e, apesar da extrema dificuldade que o Estado passa, ele atendeu, com muito sacrifício e esforço. O reflexo será uma prestação cada vez melhor do serviço da Polícia Militar à sociedade. Nesse momento histórico, teremos oficiais e praças, sentados, num mesmo ambiente sendo todos promovidos e valorizados. Isso, inclusive, aglutina a corporação, porque não teremos divisão de oficiais, praças, ou qualquer outra. Todos nós estaremos comemorando essa promoção que é inédita no Brasil”, revelou.

Ainda segundo o comandante, o sentimento de gratidão estará presente em cada um dos praças e oficiais durante a solenidade. “Particularmente, eu posso dizer que estou muito feliz, porque isso é um sonho que eu nutria desde o início da minha carreira, de poder estender uma situação como essa a todos os postos de graduação da PM. Graças à sensibilidade e o entendimento do governador Jackson Barreto, nós teremos um momento histórico na segunda-feira. Com a implementação da primeira PTS implementada na Polícia Militar, nós estaremos corrigindo um equívoco histórico de policiais que, por vários anos, não tiveram nenhuma expectativa de ascensão. Na segunda-feira, nós teremos aproximadamente 1.300 policiais sendo atendidos por essa progressão, o que faz desse um marco na história da corporação. O militar se sente muito motivado num momento desse, porque isso é um reconhecimento da carreira, um reconhecimento do Governo do Estado ao ser humano e isso é muito importante. O ser humano, o servidor que é quem representa o Estado nas ações. Temos que agradecer a Deus pelo governador Jackson Barreto estar no comando do estado nesse momento, porque ele teve a sensibilidade de atender a esse pleito”, reforçou.

O evento marca a promoção de 44 oficiais e 1.223 praças da PMSE. Vale frisar que, do montante promovido nesta solenidade, apenas 20 oficiais não estão ascendendo por meio da PTS, sendo elevados por força do sistema tradicional de promoção.

Agradecimentos

A soldado Dulciana Rezende, que passará à patente de cabo, afirma que a conquista configura um grande ajuste na carreira de centenas de profissionais. "É um momento ímpar na vida de um militar, principalmente na turma, que prestou concurso comigo. Nós estávamos com a carreira congelada e não tínhamos perspectiva de promoção. Com a aprovação a Lei, nós começamos a enxergar uma luz no fim do túnel. Então essa sanção foi muito importante porque vai nos possibilitar avançar na carreira”, constatou.

Realidade que o cabo Alex de Sousa Farias, futuro 3º sargento, compartilha e reafirma. "É uma coisa que a gente vem buscando há muito tempo e que chegou, depois de 25 anos de carreira. Caso não houvesse a nova Lei, eu não teria expectativa nenhuma de promoção, e Jackson desempenhou um papel fundamental na implementação dela. Por isso, todos nós e nossas famílias ficamos tão felizes”.

Para Heliomarto Rezende, que será promovido de sargento a sub-tenente, a Lei de Progressão traz esperança aos PMs. “Sinto-me agradecido por estar mudando de patente por uma lei que o governador sancionou, pois eu ia demorar muito para chegar onde estou chegando. As perspectivas eram muito remotas. Agora, vou poder chegar seguramente ao último posto, o que seria praticamente impossível sem essa Lei. Através dela, o governador nos ajuda duplamente, tanto pelo aumento da remuneração, quanto pela progressão de nossas carreiras”, considerou.

Melhorias

Em dezembro de 2016, Jackson também sancionou a Lei de Subsídios aos Militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. A ação foi possível, pois em 29 de setembro, o governador assinou Mensagens e Projetos de Lei sobre progressão automática na carreira e subsídios, a fim de consolidar direitos adquiridos pelos agentes.

A Gratificação de Atividade em Eventos (Grae) foi transformada em Retribuição Financeira Transitória pelo Exercício de Atividade Extraordinária (Retae) em 2017, permitindo que cabos e soldados recebam valor duas vezes e meia maior que o anterior. Passa a haver auxílio uniforme anual no valor de R$ 1.700, que beneficiará todos os oficiais e praças da PMSE/BMSE. Com as medidas, o policial militar passar a ter subsídio como forma de remuneração, desaparecendo a possibilidade de perdas na sua aposentadoria de algum recurso.

Fonet:  ASN

DESEMBARGADOR SUSPENDE INSTALAÇÃO DA CPI DO LIXO NA CÂMARA DE ARACAJU.


Após conseguir junto à justiça uma liminar para que o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Joselito Vitale, Nitinho, instalasse a CPI do lixo, a oposição vai ter que aguardar novas decisões judiciais para conseguir a instalação.

Na semana passada, a juíza de direito Simone de Oliveira Fraga, da 3ª Vara Cível de Aracaju, determinou que a CMA instalasse a CPI, o que foi acatado pelo presidente que determinou que os partidos indicassem os nomes, porém tudo voltou a estaca zero.

Neste sábado (22), o desembargador Roberto Porto, do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), determinou a suspensão temporária da decisão da juíza Simone Oliveira, que obrigava a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) a instalar uma CPI para investigar os contratos da Prefeitura de Aracaju com a empresa Torre, responsável pela coleta de lixo na capital.

Em sua decisão, o desembargador Roberto Porto diz que “não se mostra razoável a instauração imediata da CPI sem que, ao menos, a medida liminar, tenha sido ratificada pelo Tribunal”.

O presidente da Câmara Municipal deverá ser notificado da nova decisão judicial nesta segunda-feira (24).

Fonte:  Faxaju

GILMAR PEDE AUDIÊNCIA A SECRETÁRIO PARA DISCUTIR REESTRUTURAÇÃO DA CARREIRA DOS AGENTES PRISIONAIS.


A discussão que tomou conta do Plenário da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, 20, foi em relação sistema prisional de Sergipe e as possíveis soluções para uma mudança. O deputado Gilmar Carvalho, durante a sessão especial, em uso da palavra disse que o secretário de Justiça, Cristiano Barreto, que se fez presente, foi humilde ao reconhecer a grandeza do trabalho desenvolvido pelos agentes penitenciários nos presídios, no sentido de inibir as rebeliões que vinham se sucedendo de forma contínua no Estado de Sergipe. O parlamentar fez questão de observar que o presidente do Sindicato dos Agentes penitenciários, Luciano Silva Nery, expôs de forma lúcida a situação atual do sistema prisional em Sergipe.

Atento aos detalhes e com grande preocupação relacionada a busca de soluções para a questão prisional, Gilmar Carvalho solicitou ao secretário Cristiano Barreto a possibilidade de receber, caso haja disponibilidade em sua agenda, na próxima segunda-feira, 24, a direção do Sindicato, e sua pessoa, para que seja iniciada a partir, de sua secretaria, uma discussão sobre a reestruturação da carreira dos agentes penitenciários. “Precisamos analisar e pensar no que foi dito nessa sessão pelo deputado Pastor Antônio, que questionou se a maioria dos presos deseja voltar ao presídio ou estar na rua. Entendo que qualquer pessoa deseje estar em um local onde haja as mínimas condições de sobrevivência”, disparou o parlamentar.

O deputado questionou o porque da maioria dos presos, voltar para as ruas sem abandonar o crime. Ele ressaltou que não se pode esquecer que a maior parte desses presos é reincidente porque volta ao meio do crime ou é recapturado e torna às penitenciárias. “Nesses presídios, habitam com uma condição mínima de sobrevivência. O diabo deve ter inveja de quem criou o sistema prisional. Esse inferno, deve ser pior que o criado pelo próprio diabo”, observou Gilmar. O deputado disse ainda que é de suma importância que todos apresentem sugestões e projetos.

Para finalizar o deputado Gilmar Carvalho ironizou quando afirmou que só recorrendo a Santos Expedito para que se encontre uma solução para o sistema prisional. Participaram da sessão a Defensoria Pública do estado de Sergipe, Ministério Público e representantes da Polícia Militar. 

Fonte:  Ascom do deputado estadual Gilmar Carvalho