quarta-feira, 5 de abril de 2017

SAIBA O QUE PODE MUDAR NA CNH PARA MOTOS COM CRIAÇÃO DE NOVAS CATEGORIAS.

O projeto determina que o interessado em obter a carteira de habilitação do tipo A terá que frequentar curso de direção em circuito fechado, anterior à prática em via pública


A Comissão de Viação e Transportes aprovou projeto de lei (PL 3245/15), do deputado Ronaldo Fonseca (Pros-DF), que classifica a carteira de habilitação dos motociclistas de acordo com a cilindrada da moto.

A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) e recebeu parecer favorável do relator, deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE). A nova versão traz alguns ajustes no texto original, como determinar que a nova classificação não prejudicará os motociclistas já habilitados ou em processo de habilitação quando a lei entrar em vigor.

Nova divisão

A categoria A, de motociclistas, será dividida em três subcategorias: A1, categoria genérica, para condutor de ciclomotor (veículo motorizado de duas ou três rodas); A2, para condutor de moto de até 300 cilindradas; e A3, para condutor de moto de até 700 cilindradas.

Independentemente da subcategoria, a formação do condutor deverá incluir curso de direção em circuito fechado, anterior à prática em via pública.

Caberá ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentar a lei e definir os exames que serão feitos em cada subcategoria.

Patriota disse que a proposta tem dois méritos. Primeiro, impede que candidatos à habilitação façam o teste em uma motocicleta de potência inferior à que usará no dia a dia. Depois, permite dosar o teste de habilitação ao veículo que será usado pelo condutor.

Fonte:  Agência Câmara

3 comentários:

  1. Eu nunca vir cria uma lei pra nós favorecer..parabéns seus deputados vocês são o horgulho do povo escravizados e obrigados a viver como vocês bem quer que Deus tenha piedade dos filhos dele porquê se depender da política do nosso país estamos sempre na pior

    ResponderExcluir
  2. Seus deputados criem leis pra punir bandidos e melhore a vida dos cidadãos trabalhadores que pagam seus impostos parem de massacra o povo que deu o pode a vocês

    ResponderExcluir
  3. Que projeto de lei mais ridículo, esses políticos acham que o povo são marionetes deles só pode!!!

    ResponderExcluir