sexta-feira, 26 de maio de 2017

BOMBEIROS: MPE VAI MOVER AÇÃO JUDICIAL CONTRA A SSP.

João Eloy não comparece a audiência pela segunda vez

Audiência no MPE para tentar resolver problemas no Corpo de Bombeiros (Fotos: Portal Infonet)

O secretário de Segurança Pública (SSP), João Eloi, não compareceu pela segunda vez à audiência pública convocada pelo Ministério Público Estadual (MPE) para a tomada de providências no Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) e a matéria teve que ser judicializada.

"Infelizmente vai ser movida uma ação civil pública, por meio de liminar, por falta de interesse do Estado na ótica da Amese. Porque se o secretário comparecesse poderia ser firmado um termo de ajustamento de conduta e resolver essa situação", disse o advogado da Associação dos Militares do Estado de Sergipe (Amese), Márlio Damasceno.

Segundo ele, o baixo efetivo de bombeiros militares e o número insuficiente de viaturas e equipamentos da coorporação estão deixando a população desassistida. Ou seja, é preciso que seja realizado um concurso público para o CBMSE urgentemente, assim como a aquisição de novas viaturas e equipamentos.

"Porque não adianta ter concurso público sem as viaturas e condições de trabalho. Como também não adianta ter condições de trabalho, viaturas e não ter o material humano", afirma o advogado.

Para a promotora de Justiça da Promotoria de Defesa do Consumidor, Euza Missano, são muito graves os problemas da instituição militar que foram denunciados ao MPE pela Amese e pelo deputado Gilmar Carvalho.

"Essa situação também foi representada pelo comando do Corpo de Bombeiros. Então o Ministério Público hoje encerrou essa fase do inquérito. Possivelmente vamos ter que judicializar a matéria para que a gente consiga trazer uma tranquilidade não só para a população de Aracaju, mas também para de todo Sergipe", explica a promotora.

Praias sem guarda-vidas

Sub-comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gilvan Paixão Lima

O sub-comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gilvan Paixão Lima, citou outra preocupação que a companhia tem com relação ao atendimento prestado à população. "Estamos apenas com duas duplas de bombeiros [mergulhadores] para proteger as praias da capital. Então não temos como atuar nas praias do interior", alertou.

Ele disse, ainda, que toda essa situação já é de conhecimento do governo do Estado e da SSP. "Estamos aguardando o governo sinalizar a elaboração do edital para que possamos melhorar nosso efetivo. E o secretário de Segurança Pública já sabe dessa situação porque tão logo ele assumiu, tivemos com ele e informamos nossa necessidade para o atendimento das demandas operacionais e administrativas", explica.

SSP

A assessoria de Comunicação informou que o secretário João Eloy havia designado o coronel Andrade, superintendente executivo da SSP, para representa-lo na audiência. Ele chegou a ir ao local da reunião, contudo, houve um imprevisto e precisou voltar. Diante da situação, Joao Eloy irá procurar Euza Missano, na próxima segunda-feira, 29, para tratar do tema. 

Por Moema Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário