Alguns guardas tiveram as armas recolhidas
A equipe do Portal Infonet recebeu a denúncia de que alguns servidores da Guarda Municipais de Aracaju (GMA) estariam com porte de arma de fogo vencido. A explicação da assessoria de comunicação da GMA, confirmou a informação, mas explicou que esses homens tiveram a arma recolhida. “As armas foram recolhidas pelo comando, mas os guardas continuam trabalhando. O efetivo continua na rua, já que temos outros tipos de armas não letais”, explicou Rogério César, assessor de comunicação da GMA.
Ele informou que a cada dois anos o efetivo precisa passar por um exame psicotécnico específico para uso da arma de fogo. “Alguns guardas já estão com o exame vencido e até o final do ano, todo efetivo deverá refazer o novo exame”, esclareceu.
Trâmite
Rogério ainda explicou que desde o final do ano passado, a Guarda Municipal estava vinculada à Secretaria Municipal de Defesa Social e da Cidadania(Semdec). “O secretário foi nomeado somente na última semana, devendo assumir a função, provavelmente na próxima semana. Essa demanda de renovação de porte de arma de fogo e contratação de psicólogo, passa diretamente por ele”, relatou o assessor.
A direção já entrou em contato com o novo secretário para tratar da situação. “Uma solução permanente foi conversada. Essa solução seria o cadastramento de um psicólogo que estivesse ligado Semdec. Nós já temos essa pessoa, porém quem faz o cadastramento é a Polícia Federal e no ano de 2017, de acordo com eles, não haverá esse processo. Porém enquanto isso não ocorre, o secretário irá atender a demanda de forma emergencial. O processo de contratação deverá ocorrer tão logo ele assuma”, informou Rogério.
Fonte: Infonet (Alcione Martins)
Nenhum comentário:
Postar um comentário