terça-feira, 31 de outubro de 2017

7º BPM RECUPERA MOTOCICLETA ROUBADA NO MUNICÍPIO DE LAGARTO.


Por volta das 12 horas desta terça, dia 31, a guarnição do 7º BPM, que tem como Comandante o Tenente-Coronel Kleberson Pinheiro, composta pelo Cb Mário, Cb Sobrinho e Sd Joel foi solicitada,  via CIOSP do 7° BPM, relatando que havia  uma motocicleta dentro de uma casa abandonada no bairro Alto da Boa Vista, Lagarto.

Chegando ao local, visualizaram um indivíduo saindo da mesma, empreendendo fuga com a motocicleta. A guarnição fez o acompanhamento, porém o perdeu de vista. Apesar da fuga, deu-se continuidade às  rondas na região até que os militares conseguiram avistar a motocicleta abandonada. O indivíduo obteve êxito na fuga. 

Diante destes fatos o veículo recuperado foi encaminhado para a Delegacia Regional de Lagarto.

A moto recuperada havia sido tomada de assalto na manhã do dia anterior no povoado Brejo.

Fonte
:  7º BPM

APROVADOS PARA A GUARDA MUNICIPAL DE ITABAIANA RECLAMAM DA DEMORA NA CONVOCAÇÃO.

Certame foi realizado há mais de um ano pela Prefeitura


Vinte aprovados dentro das vagas no concurso para a Guarda Municipal de Itabaiana estão aguardando convocação. O certame foi realizado em 2016 pela prefeitura para a implementação da instituição de segurança na cidade.

Aprovado em terceiro lugar, Wesley Santos Paixão, de 26 anos, vê falta de planejamento da gestão. “Como um gestor abre o edital de um concurso e não tem estimativa nenhuma de quando será feita a convocação?”, reclama. De acordo com ele, a promessa da Prefeitura era de que os aprovados seriam chamados em fevereiro deste ano.

A cidade de Itabaiana não tem Guarda Municipal. Por isso, segundo o secretário de administração do município Adailton Sousa, a implementação seria um grande feito para a cidade. “É um desejo do prefeito que a Guarda seja implantada”, diz. No entanto, para que os aprovados sejam chamados, a Academia de Polícia (Acadepol) de Sergipe precisa garantir que irá realizar curso de formação com os aprovados. “Queremos que a guarda seja armada. Para isso, os agentes precisam passar por etapas como curso de tiro, defesa pessoal, exame psicotécnico e de sociologia” informa.

De acordo com o secretário, o Governo de Sergipe assinou um termo de cooperação mútua para realizar a parceria com o município e realizar o curso, mas ainda é necessário que um parecer seja dado. A expectativa é deque em cerca de oito dias o caso seja solucionado.

Outra implicação é com a Polícia Federal. “Para que a Guarda seja armada, é preciso uma autorização da Polícia Federal. Mas já estivemos em reunião com eles e temos que entregar alguns documentos para que haja a liberação”, informou Adailton Sousa.

“Em breve a gente vai estar convocando e encaminhando o pessoal para o curso, que dura cerca de 90 dias”, revela o secretário de administração. Segundo ele, a pretensão é convocar todos os 33 aprovados para o curso de formação, mas apenas 20 serão efetivados como agentes da Guarda Municipal.

O Portal Infonet entrou em contato com a Procuradoria Geral do Município. A PGM disse que buscaria uma resposta sobre o caso, mas até a publicação da matéria não houve resposta. O Portal permanece à disposição através do e-mail jornalismo@infonet.com.br e do telefone (79) 2106-8000.

Fonte:  Infonet (Jéssica França)

ACUSADO DE ASSALTO MORRE EM CONFRONTO COM A PM.

Homem reagiu à prisão em flagrante


Um homem de 19 anos, identificado como Igo Oliveira Souza, morreu após um confronto com a Polícia Militar na tarde dessa última segunda-feira, 30. Igo é acusado de assaltar um casal horas antes da ação policial.

De acordo com o tenente-coronel Vivaldy Cabral, comandante do Policiamento Militar da Capital, o confronto ocorreu durante a prisão do acusado. “Ele foi preso em flagrante por assaltar um casal no início do Santa Maria, mas reagiu contra a guarnição e foi alvejado”, informa. Igo ainda chegou a ser socorrido e levado ao Hospital de Urgência de Sergipe, mas não resistiu e veio à óbito horas após dar entrada na unidade.

Outras mortes

O Instituto Médico Legal (IML) também registrou outra morte por arma de fogo em Carira. Pedro Francisco dos Santos, 51, foi  baleado no povoado Altos Verdes e veio a óbito no local.

Em Estância, um homem morreu após ser vítima de uma queda de bicicleta. Ele ficou hospitalizado, mas não resistiu. 

Na cidade de Simão Dias, morreu José de Freitas Souza, 54. O IML realizará exames para descobrir as causas.

Fonte:  Infonet (Jéssica França)

CBMSE DEFINE DATA PARA INSCRIÇÃO NO 3º SURF-SALVA.


O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) abre, no dia 06/11, o prazo de inscrição para a 3ª edição do Projeto Surf-Salva, prevista para acontecer em 24/11, com duração de seis horas, em Aracaju/SE. A iniciativa tem como objetivo ensinar a surfistas formas de prevenir, salvar e aplicar os primeiros socorros em casos de afogamento. 

Nas aulas, os surfistas aprendem com os bombeiros noções de salvamento; geografia da praia; prevenção de afogamento; socorro com prancha; respiração boca a boca dentro da água; transporte da água para areia e suporte básico de vida. “O curso é voltado para quem utiliza o surf como prática esportiva, visando a criação de parceiros para o Corpo de Bombeiros no apoio às ações de prevenção e salvamento nas praias de Sergipe”, explica o comandante do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do CBMSE, tenente coronel BM Hector Monteiro.

Ao todo, serão disponibilizadas 35 vagas. As inscrições serão realizadas no Posto de Guarda-Vidas, próximo à Passarela do Caranguejo, na Orla de Atalaia, na capital sergipana. Para efetuar a inscrição, os interessados devem levar um atestado de saúde que comprove que está apto para realizar atividades físicas. As duas primeiras edições do Surf-Salva foram realizadas em janeiro e junho deste ano. Até o momento, já foram capacitadas cerca de 70 pessoas. 

Fonte e foto:  CBMSE

GUARDA MUNICIPAL DE SOCORRO INTENSIFICA RONDAS NO MUNICÍPIO.



Na noite da última segunda-feira, 30, a Guarda Municipal de Nossa Senhora do Socorro (GMS), através do grupamento ROPE (Ronda Operacional), intensificou as rondas no Conjunto Marcos Freire II, em especial na Praça Silvio Garçez Vieira.

A população solicitou a presença da GMS no local, pois houveram denúncias de que alguns indivíduos estariam usando drogas em meio às famílias que costumam frequentar o local.

Um trabalho preventivo, objetivando transmitir a sensação de segurança da população, foi realizado através de abordagens e buscas pessoais, além de PB's (Ponto Base), durante toda a noite em diversos horários.

Fonte: Ascom GMS

SEGURANÇA FALIDA.


Apenas o governo de Sergipe não admite ter perdido a guerra para os criminosos. Divulgados ontem, os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram este pequeno estado liderando a violência no Brasil, com taxa de 64 mortes violentas por 100 mil habitantes. Em Aracaju, capital mais sangrenta do país, se mata 66,7 cristãos para cada grupo de 100 mil pessoas. Estes percentuais deixam claro que Sergipe não dispõe de qualquer política de segurança pública. Socorrrrro!

Fonte:  Blog do jornalista Adiberto de Souza

AS ELEIÇÕES, A POLÍTICA E OS DIREITOS HUMANOS; ARTIGO ESCRITO PELO CORONEL ROCHA.


Participar dos rumos políticos de seu país é um direito básico cada vez mais valorizado no mundo. Hoje, tomar parte na direção de assuntos públicos, é direito proclamado e assegurado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) e também por outros tratados e declarações internacionais.

Os padrões internacionais sobre eleições envolvem uma série de critérios e direitos fundamentais para que as mesmas sejam livres e justas. Eleições livres respeitando a vontade do povo, garantindo a sua liberdade de expressão, de opinião, de informação, de se reunir em assembleia e/ou associação, de processos jurídicos independentes e de proteção contra a discriminação. Eleições justas garantindo o direito ao sufrágio igual, universal e não discriminatório.

Mas não basta que as eleições sejam apenas livres e justas, devem, também e principalmente, ser legítimas, refletindo a livre expressão e vontade do povo Para que se alcance eleições livres, justas e legítimas o desempenho da polícia e das forças de segurança é de fundamental importância. A administração efetiva da justiça durante um período de eleição requer um equilíbrio entre a necessidade de segurança eleitoral e manutenção da ordem e a importância da não interferência com os direitos e a existência de um ambiente livre de intimidação.

O Código de Conduta para os Funcionários Responsáveis pela Aplicação da Lei, adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1979, impõe a todos os Funcionários a obrigação de servir a comunidade.

Devem garantir também que todos os cidadãos se beneficiem de eleições administrativamente sólidas e livres de quaisquer forças de ruptura que busquem minar a livre expressão da vontade popular.

O Código ainda prevê que os funcionários responsáveis pela aplicação da lei, devem respeitar e proteger a dignidade da pessoa humana, deste modo ações que não respeitem os direitos humanos fundamentais têm potencial para criar uma atmosfera de intimidação que inibirá o eleitorado e, assim, subverterá a legitimidade dos resultados da eleição.

Além do mais, o Código de Conduta exige que os funcionários responsáveis pela aplicação da lei rigorosamente se oponham e combatam qualquer ato de corrupção, isto inclui claramente uma tarefa de evitar tentativas de fraude eleitoral, falsidade ideológica, suborno, intimidação ou quaisquer outros atos que possam frustrar a autenticidade dos resultados das eleições.

Importante frisar que a participação dos funcionários responsáveis pela aplicação da lei de serviço no dia do pleito eleitoral é um direito, devendo ser viabilizada sua efetivação pelos respectivos comandos institucionais em harmonia com o Tribunal Regional Eleitoral.

Finalmente, é de fundamental importância a participação do cidadão e da cidadã no processo eleitoral. Conhecer candidatos e propostas. Compará-los e escolhê-los, para que assim possa usar seu direito universal do sufrágio com consciência. E saber que sua participação no destino político do país não termina aqui, até porque a democracia não se constrói com o voto, este é um mero instrumento para alcançá-la.

*O Coronel Rocha é Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, pelo Centro de Altos Estudos em Segurança – CAES/PMESP. E-mail para contato: ahcor.sevla@gmail.com.

Artigo escrito pelo Coronel PM Henrique Alves da Rocha

VIOLÊNCIA "DEITA E ROLA" EM SERGIPE, MAS PARA A SSP ESTÁ TUDO SOB CONTROLE!


Os números divulgados do mais novo Anuário Brasileiro de Segurança Pública caíram como um “balde de água fria” na política empreendida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública. Desde a revelação dos números da violência em 2015, quando Sergipe figurou como o Estado mais violento do País pela primeira vez em sua história, que a SSP tem trabalhado para tentar reverter o cenário, sobretudo apresentado números e estatísticas, tentando passar o entendimento de que o crime está sob controle.

O problema é que a sensação de insegurança revela um Sergipe violentíssimo, onde o cidadão comum não tem tranquilidade nem para transitar pelas principais vias públicas de nossas cidades. De um lado temos pais de famílias assustados, desesperados, dispostos a arriscarem suas vidas contra o crime para protegerem seus entes queridos; do outro lado temos uma estrutura da SSP que é bastante eficiente na resolutividade dos casos, mas que não consegue ter um caráter preventivo, para impedir que o crime aconteça.

Parecia uma recomendação do Poder Executivo ou do próprio comando da SSP, numa espécie de marketing positivo para tentar minimizar o desgaste com tanta violência. Mas está provado que a realidade não é pura invenção dos adversários do governo ou de setores da imprensa. Desde o início do ano que a Secretaria sempre enfatiza que “tudo está controlado” em Sergipe, mas o cidadão não sente isso, os sequestros, assaltos, arrastões, latrocínios e homicídios são constantes. Por mais que tentem “maquiar” a situação, a verdade sempre aparece...

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública revela que em mortes violentas intencionais Sergipe conquistou a “taça da violência” do País com uma taxa de 64%, 11,5% a mais que a registrada em 2015. Superamos, proporcionalmente, Estados populosos como São Paulo, Bahia e Minas Gerais. Os registros de mortes violentas em Sergipe subiram de 1.286 casos para 1.449 homicídios. Na mesma linha está a capital Aracaju, a “campeã da violência” em 2016, com uma taxa 66,7%, representando um crescimento de 18,6% no comparativo com o ano anterior.

Em síntese, de um lado o marketing do governo insiste na teoria que tudo segue melhorando em Sergipe, no quesito Segurança Pública, por sua vez, pelo segundo ano consecutivo o Anuário da Segurança coloca nosso Estado como o maior em índices de violência. A propaganda é muito bem feita, a Força Nacional chegou ao nosso Estado, a nossa polícia elucida os casos, mas o crime continua acontecendo e crescendo. Os investimentos acontecem, mas os resultados não aparecem e a população segue ainda mais acuada...

Fonte:  iSergipe (Habacuque Villacorte)

O GLOBO: EM SERGIPE, AUMENTA O NÚMERO DE MORTES VIOLENTAS E CAEM INVESTIMENTOS NA SEGURANÇA PÚBLICA.


Em 2016, foram registrados 1.449 homicídios no Estado de Sergipe. 

A Bahia foi o lugar onde mais se matou: 7.110.

Sergipe ficou em 14º lugar, segundo o 11º Anuário de Segurança Pública.

Entre 2015 e 2017, Sergipe foi o Estado com maior taxa de aumento de mortes violentas: 145%.

De acordo com O Globo desta terça-feira, 31, Sergipe aparece entre os Estados onde o número de mortes violentas intencionais (dolosas) subiu ao mesmo tempo em que os investimentos caíram.

Fonte:  NE Notícias

DE QUEM É A RESPONSABILIDADE? SERGIPE E ARACAJU NO TOPO DA VIOLÊNCIA DO PAÍS.

Dados


Não basta dizer que Sergipe é o estado mais violento do país, tem que mostrar. Aliás, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública - 11ª Edição do Anuário Brasileiro - mostrou ontem ao vivo, pela Rede Globo a que ponto chegou-se no Estado que já foi o mais pacato do país.

A total falta de harmonia entre as secretarias, a falta de políticas públicas de segurança que congregue ações integradas de todas as pastas deste governo, foi e é responsável por este triste título conquistado por Sergipe, o estado mais violento do Brasil.

Como se não bastasse o título entre os estados, Aracaju ficou também com o título da capital mais violenta do Brasil. Com os anteriores já pode pedir música no Fantástico. Mas quem pedirá? Nessa hora o pai da criança não aparece, todos fogem.

Será é difícil entender que algo não funciona? Quem assumirá a responsabilidade dessa situação vexatória?

Os dados de 2016: Aracaju com um índice de 66,7 crimes violentos letais intencionais – CVLI (homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e latrocínio) por 100 mil habitantes, quando a média nacional entre as capitais é de 29,7 CVLI por mil habitantes. Sergipe com um índice de 64,0 CVLI por 100 mil habitantes contra 29,9 de média nacional entre os estados.

Fonte:  Blog do jornalista Cláudio Nunes

DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO PEDE INDENIZAÇÃO A FAMILIARES DE AGENTES DE SEGURANÇA MORTOS EM SERVIÇO.

Princípio da igualdade


A Defensoria Pública da União ajuizou ação cível originária no Supremo Tribunal Federal contra a União, os estados e o Distrito Federal para que dependentes dos servidores civis e militares mortos no exercício da função, ou executados em razão dela, sejam indenizados em R$ 100 mil.

A ação, assinada por Anginaldo Oliveira Vieira, defensor nacional de Direitos Humanos, pede a concessão de tutela antecipada para que os entes públicos efetuem, em 30 dias, o pagamento de 20% do valor da indenização prevista na Lei Federal 11.473/2007, que estabeleceu a cooperação federativa para execução de atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

O artigo 7º dessa lei assegura ao servidor civil ou militar, vitimado durante as atividades de cooperação federativa em ações de segurança pública, indenização no valor de R$ 100 mil, no caso de invalidez incapacitante para o trabalho, e a seus dependentes, o mesmo valor, no caso de morte, sendo as despesas cobertas pelo Fundo Nacional de Segurança Pública.

Para a DPU, é injusto que órfãos, viúvas e demais dependentes de agentes de segurança da União, dos estados e do Distrito Federal que realizam as mesmas funções atribuídas pela lei aos militares e policiais em atuação na Força Nacional de Segurança Pública não tenham o mesmo direito.

“De fato, não se concebe, à luz do princípio da igualdade, que dependentes de servidores civis e militares dos Entes Federativos, em exercício na Força Nacional de Segurança, sejam contemplados com direito a indenização pela morte de seus arrimos de família, e que o mesmo direito não seja reconhecido aos dependentes dos demais servidores civis e militares da União e dos Estados igualmente mortos em atividade ou em razão dela, se os vínculos entre uns e outros com o Poder Público são os mesmos, se as suas atividades legais são as mesmas, se os riscos dessas atividades são os mesmos, se todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”, argumenta Vieira.

Na ação, a DPU argumenta que, de janeiro a julho de 2017, foram mortos 240 policiais em todo o país, com exceção dos estados do Amapá e Acre, que não teriam registrado ocorrências no período. “Diante dos danos decorrentes da perda dessas vidas humanas, pode-se dizer que uma indenização no valor de 100 mil reais não representa praticamente nada em termos financeiros para o Estado, mas que é justa e necessária ao amparo das famílias carentes enlutadas”, afirma o defensor.

O relator da ACO é o ministro Luís Roberto Barroso. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

ACO 3.061

Fonte:  Conjur

O BLOG ESPAÇO MILITAR E A AMESE LAMENTAM E COMUNICAM O FALECIMENTO DO SARGENTO RR MARTINS.


É com pesar que o blog Espaço Militar e a AMESE lamentam e comunicam o falecimento do Sargento RR Martins, que estava internado no hospital de Nossa Senhora da Glória, vítima de infarto.

Rogamos a Deus que receba a alma do Sargento RR Martins e que possa dar o devido conforto aos familiares e amigos por tamanha perda.

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim ainda que morto viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. (João 11:25-26)

Matéria do blog Espaço Militar

ARACAJU É A CAPITAL MAIS VIOLENTA DO PAÍS; SERGIPE TEM A MAIOR TAXA DE MORTES VIOLENTAS.


O Brasil registrou 61.619 mortes violentas em 2016, o maior número de homicídios da história, de acordo com dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública na manhã desta segunda-feira (30). Sete pessoas foram assassinadas por hora no ano passado, aumento de 3,8% em relação a 2015. A taxa de homicídios para cada 100 mil habitantes ficou em 29,9 no país.

Os mais de 61,5 mil assassinatos cometidos em 2016 no Brasil equivalem, em números, às mortes provocadas pela explosão da bomba nuclear que dizimou a cidade de Nagasaki, no Japão, em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial.

Sergipe registrou a maior taxa de mortes violentas por 100 mil habitantes: 64, seguido de Rio Grande do Norte, com 56,9, e Alagoas, com 55,9 --todos estados do Nordeste.

As capitais com maiores taxas de assassinatos por 100 mil habitantes são Aracaju, com 66,7, Belém, com 64, e Porto Alegre, com 64,1.

Fonte:  G1/NE Notícias

CPTran PRENDE JOVEM ARMADO NO BUGIO.


No final da tarde dessa quinta-feira, 26, policiais militares das Rondas Ostensivas Táticas de Trânsito (Rottran), unidade subordinada a Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran), prenderam Alan Nascimento Oliveira, de 19 anos, por porte ilegal de arma de fogo, no Conjunto Bugio, zona Norte da capital.

Durante rondas ostensivas da Rottran pela localidade, os militares perceberam dois jovens, que transitavam de bicicleta, em atitude suspeita. Ao visualizar a viatura, a dupla se evadiu do local, momento em que um dos suspeitos, o Alan, foi alcançado pelos policiais. Na abordagem, foi encontrado com ele um revólver calibre 38, com três munições.

Alan foi conduzido à Delegacia Plantonista Norte para a realização dos devidos procedimentos. O outro suspeito não foi localizado.

Fonte e foto:  PMSE

1ª CIA/1º BPM PRENDE JOVEM COM MOTOCICLETA ROUBADA NO SANTA MARIA.



Policiais lotados na 1ª Companhia do 1º Batalhão (1ª Cia/1º BPM) prenderam Fernando Silva dos Santos, de 18 anos, durante perseguição a uma motocicleta roubada no bairro Santa Maria, zona sul da capital, nessa sexta-feira, 27.

A equipe do 1º BPM, composta pelo cabo Canuto e os soldados Chagas e Fontes, foi acionada pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) para atender uma suspeita de disparos de arma de fogo na região, quando se deparou com uma motocicleta conduzida por dois indivíduos em atitude suspeita.

Ao perceber a viatura, eles fugiram em alta velocidade, por várias ruas do bairro, até baterem no muro de uma residência e perderem o controle da motocicleta. Neste momento, os policiais conseguiram prender Fernando Silva, enquanto o outro suspeito, que pilotava a motocicleta, conseguiu fugir.

A motocicleta com restrição de roubo e furto, juntamente com o suspeito detido, foram encaminhados à Delegacia Plantonista Sul.

Fonte e foto:  PMSE

BPRp PRENDE MULHER POR TRÁFICO DE DROGAS EM SOCORRO.


O Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp) realizou neste domingo, 29,  por volta das 15h00 na Rua W 1, Conjunto Jardim,   a prisão de uma cidadã, 42,  por tráfico de drogas.

A ação foi efetivada pela Equipe Leão 01,  momento em que realizava o policiamento ostensivo radiomotorizado e percebeu as atitudes suspeitas de dois jovens que transitavam nas imediações do conjunto, numa motocicleta, sendo  acompanhados, momento em que os jovens pararam defronte de uma residência, onde estavam outros   cidadãos. 

Ao iniciar os procedimentos para a abordagem, a cidadã que estava na garagem, tentou entrar bruscamente dentro da casa, momento em que papelotes de maconha que estavam num recipiente, caíram no chão. 

Após a intervenção e diligências, foram  apreendidos 35 papelotes de maconha prontos para a comercialização; um tablete de 1 Kg de maconha prensada e a quantia de R$ 167,85.

O caso foi  encaminhado à Deplan Norte.

Fonte e foto:  BPRp

COMANDANTE GERAL DA PM E COMANDANTE DO CPMC VISITAM SUBTENENTE DANIEL NO HOSPITAL RENASCENÇA.


O comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Sergipe, coronel Marcony Cabral, preocupado com o bem-estar da tropa, visitou na manhã desta segunda-feira, 30, no Hospital Renascença, na capital, o subtenente Daniel, que está internado na unidade de saúde, em decorrência de uma trombose.

Na oportunidade, o coronel Marcony esteve acompanhado do tenente-coronel Vivaldy, comandante do Comando do Policiamento da Capital (CPMC), e conversou com o subtenente Daniel, ficando a par da situação e levando uma palavra de conforto ao PM, que está em plena recuperação e deve receber alta em breve.

Além do comandante-geral, o subtenente Daniel, que atua na 2ª Companhia de Policiamento de Guarda (2ª CPGd), também recebeu a visita do capitão Lenik, oficial-médico e angiologista do Hospital da Polícia Militar (HPM), que levou orientações ao paciente.

Fonte e foto:  PMSE

Nota do blog:  Mais uma vez parabenizamos ambos os comandantes pelo gesto nobre e sensível, demonstrando preocupação e zelo pelo seu comandado.

MULHERES TENTAM ENTRAR NO PRESÍDIO DE GLÓRIA COM DROGA E CACHAÇA.


Guardas e agentes prisionais lotados no Presidio Senador Leite Neto (Preslen), em Nossa Senhora da Glória, apreenderam Deisiane Oliveira Silva e Katia Maria Porciano da Silva ao tentarem entrar na unidade com materiais ilícitos em dia de visita.

Ao passarem pelo processo de revista, os agentes perceberam o nervosismo das mulheres e as chamaram para uma conversa onde as mesmas confessaram o transporte dos materiais. Deisiane que portava droga nas partes íntimas, as entregou deliberadamente e foi encaminhada para a delegacia de Itabaiana para ser lavrado o flagrante.

Enquanto Katia Maria, que estava com dois menores no momento da interceptação, estava com 11 pacotes de cachaça escondidos nas dobras do corpo e nas roupas. Ela também perdeu direito a visita durante um ano. 

Fonte e foto:  SEJUC

HOMICÍDIOS AUMENTAM EM 14 DAS 25 CAPITAIS, REVELA MAPA DA VIOLÊNCIA. ARACAJU TEM A PIOR TAXA DO PAÍS QUE É DE 64,5 HOMICÍDIOS POR 100 MIL HABITANTES.


A reportagem levada ao ar no Bom Dia Brasil desta segunda, dia 30, revela que a taxa de homicídios dolosos aumentaram em 14 das 25 capitais.

A cidade de Aracaju tem a maior taxa do país, que foi de 64,5 homicídios por 100 mil habitantes.

Clique no link abaixo e confira a reportagem:

DUPLA É PRESA PELO BATALHÃO DE RADIOPATRULHA COM ARMA DE FOGO NO TAMANDARÉ.


O Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp) realizou neste domingo, 29, por volta das 20h30 na Rua Princesa  Leopoldina, Conjunto Princesa Isabel, Bairro Tamandaré, as prisões de dois infratores, 42 e 43,   por porte ilegal de arma de fogo. 

A ação foi efetivada pela  Equipe - Leão 02, momento em que realizava o policiamento ostensivo radiomotorizado e visualizou a atitude suspeita dos cidadãos que estavam num veículo GM, Corsa, DLA - 4639, em alta velocidade.

Lo após, os policiais empreenderam diligências e com o apoio da Equipe Leão Operações,  lograram êxito na interceptação e no momento da abordagem, perceberam que o motorista arremessou um objeto no banco traseiro do veículo,  sendo constatado, após vistoria que se tratava de um revólver cal. 38 mm com seis munições intactas, sendo apreendido e os envolvidos, encaminados à Deplan Norte.

Fonte e foto:  BPRp

LATROCÍNIO: SERGIPE É O 5º DO PAÍS.


Dados do 11º Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que os crimes de latrocínio subiram 57,8% no Brasil entre 2010 e 2016.

Sergipe aparece em 5º lugar.

O Estado registrou uma queda de 3,1% em 2016 em relação à taxa de latrocínio do ano anterior.

Em 2015, Sergipe era o 3º em taxas de latrocínio.

O 11º Anuário será publicado nesa segunda-feira, 30.

Fonte:  NE Notícias

BPRp APREENDE DOIS REVÓLVERES, MACONHA E PRENDE SUSPEITOS DE ROUBO NO 18 DO FORTE.


O Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp) realizou neste sábado, 28, por volta das 16h00 na Rua Major Corbiniano, Bairro 18 do Forte, as prisões de dois infratores, 22 e 28, por porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e roubo. 

A ação foi efetivada pelas Equipes - Leão Operações e 03, momento em que realizavam o policiamento ostensivo radiomotorizado e foram informadas, por um cidadão que teve o celular roubado na rua 16 de Junho, Bairro Palestina,   por dois infratores, portando revólver,  que estavam numa motocicleta CG, cinza, IAH - 8528.

Imediatamente, os policiais empreenderam diligências e lograram êxito na identificação dos suspeitos que foram reconhecidos pela vítima e a motocicleta apreendida, sendo constatada que a placa estava adulterada com fita isolante e que o número 3 foi transformado em 8, sendo a placa original IAH - 3523. 

Ainda, foram apreendidos com os infratores, os seguintes objetos: 02 revólveres cal. 38 mm, 09 munições, 01 aparelho celular, 01 balança de precisão, 01 bolsa plástica contendo maconha, 01 rolo de fita isolante, R$ 1.636,00 e outros, sendo o caso encaminhado à Deplan Norte.

Fonte e foto:  BPRp

LOMBADA ELETRÔNICA DA AVENIDA VISCONDE DE MARACAJU ESTÁ REGISTRANDO VELOCIDADE ACIMA DA REAL.

A lombada eletrônica situada na Avenida Visconde de Maracaju bem ao lado da Praça José Andrade de Góes, está prejudicando com multas dezenas de motoristas. O equipamento está registrando a velocidade acima do real. A SMTT precisa não só chamar a empresa terceirizada responsável e analisar desde quando o equipamento está registrando velocidade acima da real e suspender todas as multas. Pelo que se nota ela está registrando quase 20 quilometros a mais.


Fonte:  Blog do jornalista Cláudio Nunes

EM NOTA, DEPUTADO ADELSON FILHO, DIZ QUE ACATOU ORDEM E NÃO TENTOU DAR "CARTEIRADA". NOTA MOSTRA CONTRADIÇÃO. NÃO FOI O TENENTE QUE ABORDOU O DEPUTADO.


Em nota enviada a imprensa o deputado estadual Adelson Filho esclareceu que na sexta-feira, 27, quando retornava das atividades físicas em direção a residência dele, foi parado por uma blitz de rotina realizada pela Polícia Militar de Sergipe, no bairro Santos Dumont.

Em nota, Adelson Filho, diz que acatou ordem e não tentou “dar carteirada”  II

E relata: “ Durante a abordagem, fui aconselhado pelo Tenente da operação a retirar a película  frontal do carro que eu dirigia. Esclareço que prontamente obedeci às ordens do agente policial, que cumpria rigorosamente o seu papel de fiscalizador. E que o carro não pertence ao deputado Adelson Barreto Filho. Reitero aqui meu compromisso em manter a ordem e a segurança  no trânsito da nossa cidade e do nosso Estado.”

Em nota, Adelson Filho, diz que acatou ordem e não tentou “dar carteirada”  III

E finaliza o deputado “Asseguro que não houve, por parte do deputado estadual Adelson Barreto Filho, nenhuma tentativa de dar “carteirada ” ou burlar a Lei  como sugerem alguns pôsteres publicados na mídia.  O que ocorreu foi uma abordagem a um cidadão comum que acatou de imediato o cumprimento da ordem de retirada da película.  Desde já, agradeço a compreensão e estou disponível para quaisquer informações.”

Nota mostra contradição. Não foi o tenente que abordou o deputado

O blog recebeu a informação e mantém, já que foi relatada por um policial militar que estava presente na blitz e viu tudo. Aliás, o deputado confirma na nota que cumpriu a ordem do tenente. Só um detalhe: ele não foi abordado por um tenente e porque foi falar  com o tenente ao invés de cumprir a ordem imediatamente?

Fonte:  Blog do jornalista Cláudio Nunes

domingo, 29 de outubro de 2017

APÓS QUESTIONAMENTO DO BLOG ESPAÇO MILITAR SOBRE ESCALA 161 DA PMSE, SÃO PUBLICADAS AS ESCALAS 162 E 163 COM O PESSOAL DO QCG.


O blog Espaço Militar gostaria de esclarecer, sobre um comentário feito por um leitor do blog do jornalista Cláudio Nunes, que não vê necessidade de retratação, bem como, que não tem qualquer picuinha, porém, o que entranhou mais ainda, acerca da coincidência ou não da escala 161 feita pela PMSE (http://ameseluta.blogspot.com.br/2017/10/sera-mera-coincidencia-por-que-quem-e.html), é que somente após a denúncia deste blog, é que foram publicadas as escalas 162 e 163, escalando o pessoal do QCG. Portanto, cabe a tropa analisar.

O blog Espaço Militar reafirma que nada tem contra quem quer que seja, somente defende a democratização da RETAE no âmbito da PMSE e do CBMSE.

Só para esclarecer, as escalas 162 e 163 foram publicadas 5 horas após a denúncia neste blog.

CONTINUAMOS DE OLHO!

Matéria do blog Espaço Militar

SSP DIZ QUE READEQUAÇÃO NOS HORÁRIOS DE DELEGACIA, MELHORA ATENDIMENTO À POPULAÇÃO DA BARRA.


Após a informação de que a Delegacia de Polícia do município de Barra dos Coqueiros, fecha para flagrante a partir do meio-dia, a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública (SSP), entrou em contato com a redação para informar que o expediente é das 7h às 18 horas para o atendimento ao público.

As informações passadas pela SSP são de que a polícia civil criou duas centrais de flagrante para os registros da capital e região da metropolitana. “Uma funciona na 3ª Delegacia Metropolitana e a outra na 4ª DM”.

Ainda segundo a SSP, “a delegacia continua aberta para atendimento ao público. Nós apenas direcionamos os flagrantes. o fluxo de atendimento nos flagrantes melhorou muito”.

A SSP informa ainda que houve a redefinição de horários estabelecida através de portaria e está em vigor desde o dia 22 de setembro.

Fonte:  Faxaju (Munir Darrage)

Nota do blog:  Explica mas não convence, pois a guarnição tem que sair da área da Barra dos Coqueiros, onde o índice de criminalidade está altíssimo, para ir lavrar um flagrante no Santos Dumont, na 3ª DM. Enquanto isso, a população da Barra fica com uma guarnição a menos e longe da área de atuação.

CPTran REALIZA OPERAÇÃO NAS PRAIAS DE ARACAJU E É ELOGIADA PELA POPULAÇÃO.


Foto:  Arquivo CPTran

O titular do blog Espaço Militar pode comprovar a atuação da CPTran nas praias da capital sergipana, principalmente, evitando que condutores de carros, motos e quadricículos trafeguem na faixa de areia das praias de Aracaju, colocando em risco a vida dos frequentadores, sobretudo de crianças, que adoram brincar na areia.

Ante ao trabalho realizado pela CPTran, diversas pessoas que estavam na praia, inclusive turistas, fizeram questão de elogiar e parabenizar o trabalho realizado, evitando com que veículos trafeguem na areia das praias e que as pessoas possam usufruir da praia com segurança.

Matéria do blog Espaço Militar

DELEGACIA DA BARRA DOS COQUEIROS FECHA PARA FLAGRANTE A PARTIR DO MEIO-DIA.


A informação de que a Delegacia de Polícia do município da Barra dos Coqueiros, fecha para flagrante a partir do meio-dia, tem deixando alguns policiais militares sem saber o que fazer.

As informações são de que está “circulando nos grupos que o delegado da Barra, presumidamente, fecha a delegacia para flagrantes a partir do meio dia”, e com isso, os policiais militares são obrigados a se deslocaram para a Delegacia Plantonista responsável pela Barra dos Coqueiros.

A informação passada pelo subcomandante através de uma circular são de que “somente é lavrado o flagrante delito, se a guarnição se apresentar com as partes até as 11h59. A partir das 12 horas, as guarnições deverão se dirigir à delegacia responsável pelo município”, diz a circular.

Fonte:  Faxaju (Munir Darrage)

Nota do blog: Com a palavra a SSP/SE, pois desta forma, fica difícil se fazer segurança pública!

BPRp RECUPERA VEÍCULO HB 20, MOMENTOS APÓS SER ROUBADO NO 18 DO FORTE.



O Batalhão de Radiopatrulha (BPRp) realizou por volta das 22h00 desta sexta, 27, na Rua Pará, Bairro 18 do Forte,  a recuperação de veículo roubado.

A ação foi efetivada pela Equipe Leão 02,  quando realizava o  policiamento ostensivo, momento em que foi informada através do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), acerca de roubo do veículo HB 20 X, cinza, OER - 8390, ocorrido nas imediações do Bairro 13 de Julho e que os mesmos seguiram no sentido   zona norte.

Imediatamente, os policiais empreenderam diligências e com base nas informações repassadas, lograram êxito na identificação e recuperação do veículo, instantes após a prática do delito, salientando que os infratores lograram êxito na fuga.

O caso foi encaminhado à Deplan Norte.

QUATRO HOMENS ARMADOS ASSALTAM SUPERMERCADO EM CAPELA.

Grupo fugiu com objetos da loja


Um grupo de quatro homens assaltou na manhã deste sábado, 28, um supermercado na cidade de Capela, em Sergipe.

De acordo com informações de populares, os homens portavam arma de fogo e roubaram diversos produtos da loja. O fato ocorreu no início do expediente e o grupo fugiu em um gol branco.

Detalhes da quantia e do tipo de produtos levados não foram divulgados pela rede de supermercados.

Fonte:  Infonet (Verlane Estácio)

sábado, 28 de outubro de 2017

DEPUTADO ADELSON BARRETO FILHO PEGO EM BLITZ COM PELÍCULA ESCURA NO VIDRO DIANTEIRO. "CARTEIRADA" NÃO FUNCIONOU.

Deputado pego com pelicula escura no vidro dianteiro. A lei é igual para todos. 

E o deputado estadual Adelson Barreto Filho, tentou dar uma carteirada na última sexta-feira, 27, quando foi parado em  uma blit e estava com a película escura no carro no vidro dianteiro. Tentou dá aquela velha carteirada, mas o cabo cumpriu com suas obrigações e pediram que a película fosse retirada. O deputado ainda foi pedir ao tenente. De nada adiantou. De parabéns o cabo, o tenente e todos os PMs da operação. Todos são iguais perante a lei. Aliás, o deputado deveria ser o primeiro a querer cumprir a lei.

Fonte:  Blog do jornalista Cláudio Nunes

MAIS UM PM É MORTO NO RIO. É O 3º EM 2 DIAS E O 113º ASSASSINADO NO ESTADO.

PM entrou em confronto com um bandido no Centro de Itaguaí, na Baixada Fluminense. Os dois morreram em uma intensa troca de tiros


Um policial militar foi morto, na tarde desta sexta-feira, na Rua Pastor Manoel Matias no Centro de Itaguaí, na Baixada Fluminense. Segundo a Polícia Militar, o cabo Sandro Ribeiro Lopes, que era lotado no 23°BPM (Leblon), tentou impedir um assalto, baleou um criminoso e acabou sendo atingido na troca de tiros. Os dois morreram no local.

A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) foi acionada e fez perícia no local. Com a morte de Sandro, o número de policiais assassinados esse ano no estado chega a 113 — cinco somente nesta semana. 

Na quinta-feira, dois policiais militares foram mortos na Zona Norte do Rio.  O comandante do Batalhão do Méier (3°BPM), coronel Luís Gustavo Teixeira, foi assassinado no Méier. Já o cabo Djalma Verissimo foi morto em um shopping em Guadalupe após reagir a um assalto. 

Rafael Von Held, lotado no 21º BPM (Vilar dos Teles), morreu na quarta-feira após ser baleado em Queimados, na Baixada Fluminense. Na terça, o cabo Alan de Souza Costa Martins, lotado no 41º BPM (Irajá), foi atingido em uma tentativa de assalto, na Estrada do Camboatá, em Guadalupe, Zona Norte.

JÁ SÃO 113 POLICIAIS MORTOS EM 2017

A crise na segurança pública que tomou conta do Rio de Janeiro atinge a todos. Homens, mulheres, crianças, qualquer um é alvo em potencial de uma bala perdida, de uma agressão fatal, a qualquer hora, em qualquer lugar. A violência diária choca, e o medo aumenta quando as vítimas são aqueles que vivem para combater o crime: os policiais. São homens e mulheres que se dedicam a servir e proteger a sociedade e que deixam crianças, cônjuges e amigos entregues à dor e à saudade.

A cada nova baixa, uma constatação dolorosa: "Virou estatística". E uma pergunta insistente: "Até quando?"

Fonte:  O Dia 

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

BPRp PRENDE TRÊS INFRATORES E FRUSTRA ASSALTO A MOTOBOY NO SANTOS DUMONT.


O Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp) realizou por volta das 00h15, desta sexta, 27, na Av. Visconde de Maracaju, Bairro Santos Dumont, as prisões de Renata Pereira Ramos, 19, Jaelisson Santos Ribeiro, 24 e Fernando Lúcio da Silva Neto, 19, por tentativa de roubo.

A ação foi efetivada pela Equipe Leão 02, momento em que realizava o policiamento ostensivo radiomotorizado e visualizou a atitude suspeita de três cidadãos, os quais estavam cercando um cidadão nas imediações do Terminal de Integração e que um dos cidadãos, estava segurando um objeto na cintura, momento em que foram realizados os procedimentos de abordagem, encontrando na cintura de Jaelisson, uma faca peixeira - tipo artesanal e em posse de Renata, uma faca que estava na cintura.

Após contato com a vítima, que se identificou como sendo motoboy, o qual informou aos policiais que, inicialmente estava conversando com um taxista, quando a Renata chegou, querendo pegar o táxi e na sequência, o Jaelisson se aproximou com o mesmo propósito, momento em que o taxista, saiu rapidamente do local. 

Ato contínuo, o referido motoboy foi cercado pelos dois infratores citados e por um terceiro, posteriormente identificado como Fernando, momento em que os policiais efetivaram a intervenção frustrando o assalto, sendo o caso encaminhado à Deplan Norte.

Fonte e foto:  BPRp

MOTORISTA TENTA DAR “CARTEIRADA” EM PM MAS É OBRIGADO A CUMPRIR A LEI.


Um suposto político do interior do estado acabou se dando mal nesta sexta-feira (27), ao tentar dar uma “carteirada” em um cabo da polícia militar.

As informações que circulam nos grupos de whatsapp, são de que o suposto político foi abordado em uma barreira policial em uma rodovia no interior do estado e quando o militar solicitou que ele retirasse a película do vidro dianteiro do carro, ele não perdeu tempo e “carteirou”.

Porém o militar manteve a postura e cumpriu o que determina a lei. Mesmo assim, o motorista ainda tentou falar com o superior hierárquico do militar, mas não teve jeito. “Eu concordo com o cabo. Todos nós somos iguais perante a lei”, disse o militar.

Em um outro grupo, o que se comentava era que “pena que mesmo agindo corretamente podemos ser transferido”, lamentou um policial.

O nome do policial militar foi preservado para que ele não corra risco de sofrer retaliação.

Fonte:  Faxaju (Munir Darrage)

CPTran APREENDE ADOLESCENTES QUE CONDUZIAM VEÍCULO COM RESTRIÇÃO DE ROUBO.




No início da noite dessa quinta-feira, 26, policiais da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) recuperaram uma motoneta com restrição de roubo e furto e apreenderam dois adolescentes de 16 e 17 anos que conduziam o veículo na Avenida Melício Machado, no bairro Atalaia.

O fato se deu no momento em que os dois suspeitos trafegavam pelo canteiro central da avenida. Durante a abordagem, os policiais perceberam que a placa do veículo estava alterada com uma fita adesiva preta cobrindo um dos numerais. Com efeito, a sequência original QMA-9887 foi modificada para QMA-8887, na tentativa de que não fosse descoberta a restrição de roubo do veículo.

Os adolescentes e a motoneta foram apreendidos e encaminhados à delegacia.

Fonte e fotos:  PMSE

BPRp PRENDE INFRATOR EM LIBERDADE CONDICIONAL POR TRÁFICO DE DROGAS NO MERCADO CENTRAL E RECUPERA VEÍCULO ROUBADO EM SOCORRO.


O Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp) realizou por volta das 23h30, desta quinta, 26, na Av. Marechal Mascarenhas de Morais, imediações do Mercado Albano Franco, Centro, a prisão de Emanuel Natalício dos Santos,38, por tráfico de drogas..

A ação foi efetivada pela Equipe Leão 02, momento em que realizava o policiamento ostensivo radiomotorizado e visualizou a atitude suspeita de dois cidadãos na área do estacionamento do referido mercado. Ao realizar os procedimentos de abordagem, foi encontrado em posse de Emanuel, 08 cápsulas contendo substância entorpecente tipo cocaína, dentre outros objetos, como também, foi constatado que o referido se encontra cumprindo pena em regime aberto por tráfico de drogas, descumprindo os termos da liberdade condicional, imposta ao mesmo, sendo preso em flagrante e encaminhado à Deplan Sul.


VEÍCULO ROUBADO RECUPERADO


Na Avenida Ayrton Senna, Bairro Tamandaré, a Equipe Leão 03, efetivou a recuperação do veículo GM, Corsa, prata, HZX - 0807, o qual possuía restrição de roubo, registrado no último dia 19, em ocorrência registrada no estacionamento de um estabelecimento comercial no Conjunto Marcos Freire em Socorro, sendo o caso encaminhado à Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV).

Fonte e fotos:  BPRp

SERÁ MERA COINCIDÊNCIA? POR QUE QUEM É ESCALADO PARA AS RETAES, QUANDO HÁ OPERAÇÕES SEM PAGAMENTO DA GRATIFICAÇÃO, GERALMENTE FICA DE FORA?


Um fato vem intrigando os policiais militares e o blog Espaço Militar não sabe se é "mera coincidência", mas o fato chama a atenção.

Os policiais miltaires que são escalados para serviços que recebam RETAEs, geralmente não são escalados para operações que não recebam tal gratificação, por qual motivo? Não aparece, por exemplo, ninguém do Comando, Subcomando, CPMC e PM-4.

Prova do que estamos a alegar, é a escala 161 para uma "Operação Bloqueio" por parte da PMSE, onde não foi observado nenhum dos policiais militares que geralmente constam das escalas com pagamentos de RETAEs.

É por esta e por outras, que a assessoria jurídica da AMESE, através do Dr. Márlio Damasceno, em parceria com o deputado estadual Gilmar Carvalho, contando com os valiosos préstimos do Ministério Público Estadual, na pessoa do Promotor de Justiça Dr. João Rodrigues Neto, estão na luta para democratizar as escalas e pagamentos das RETAEs, com realização de cadastro e devida fiscalização por parte do MPE, da AMESE e dos próprios policiais e bombeiros militares, com toda publicidade feita em BGO, evitando-se assim privilégios.


Matéria e imagens do blog Espaço Militar

AGENTES DE TRÂNSITO VÃO CONTINUAR DESARMADOS.


Os agentes de trânsito vão continuar trabalhando desarmados. É que o ainda presidente Michel Temer (PMDB) vetou o projeto autorizando o uso de armas de fogo por estes profissionais. Pelo texto aprovado no Congresso, bastaria o agente de trânsito provar capacidade técnica e aptidão psicológica para ter direito a utilizar arma.

Fonte:  Blog do jornalista Adiberto de Souza

5º BPM PRENDE INDIVÍDUO COM TORNOZELEIRA ELETRÔNICA PORTANDO DROGAS NO JOÃO ALVES.



Na noite dessa quinta-feira, 26, policiais militares do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM) prenderam um indivíduo usando uma tornozeleira eletrônica e portando drogas, no Conjunto João Alves, no município de Nossa Senhora do Socorro.

Por volta das 23h30, uma equipe do Grupo Tático do 5°BPM realizava policiamento ostensivo no mutirão do Conjunto João Alves, próximo à Escola Juscelino Kubitschek, quando visualizou o jovem com a tornozeleira eletrônica em atitude suspeita, o que chamou a atenção da guarnição.

Os policiais fizeram a abordagem e encontraram com o indivíduo quatro pinos vazios para acondicionamento de cocaína; sete trouxinhas de maconha; um isqueiro; a quantia de R$30,00 e uma pequena porção de cocaína. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia Plantonista Norte para serem tomadas as devidas  providências.

Fonte e fotos:  PMSE

RADIALISTA WILSON TAVARES É ESPANCADO E VAI SER OPERADO.


O radialista e cronista esportivo da rádio Jornal de Aracaju, Wilson Tavares, foi barbaramente espancado na tarde da última quarta-feira (25), quando retornava para sua residência, localizada no bairro Siqueira Campos.

As primeiras informações são de que o radialista teria sido agredido por homens não identificados, na Avenida Maranhão, nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva. As investigações iniciaram para localizar os marginais mas até o momento ninguém foi preso.

Segundo informações passadas pelo radialista Douglas Magalhães, devido as agressões que o deixaram desacordado, Wilson Tavares terá que passar por uma intervenção cirúrgica e que será marcada em breve.

Fonte:  Faxaju

ROUBO E FURTO DE VEÍCULOS EM SERGIPE.


Não se espante, caro leitor, se em breve você ou alguém de sua família entrar nas estatísticas do roubo ou furto de veículos. São oito por dia conforme divulgado ontem pela TV Sergipe. O titular deste espaço foi uma das vitimas há quinze dias. Os sentimentos de impotência e de certeza da impunidade são horríveis. O engraçado que parece que todo mundo já sabe, menos a SSP. Ou finge que está tudo a mil maravilhas?

Fonte:  Blog do jornalista Cláudio Nunes

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

GILMAR E ASSESSORIA JURÍDICA DA AMESE INTERMEDEIAM SOLUÇÃO PARA PAGAMENTO DA RETAE.


Em audiência realizada no Ministério Público Estadual, o deputado estadual Gilmar Carvalho e a assessoria jurídica da AMESE, propuseram a criação de um cadastro para democratizar a Retribuição Financeira Transitória pelo Exercício de Atividade (RETAE) na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros. Motivada por denúncias de irregularidades na concessão e no pagamento da gratificação, a audiência ocorreu entre a Promotoria de Controle Externo e Atividades Policiais, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Associação de Militares de Sergipe (Amese).

“Recebi denúncias de que boa parte dos policiais não tem sido beneficiada com a RETAE, enquanto outros estão recebendo sucessivas retribuições. Diante desta situação, sugiro que seja encaminhada mensalmente, para esta Promotoria, toda escala feita, juntamente com os pagamentos efetuados. Desta forma, a própria promotoria poderá acompanhar diretamente esta questão”, sugeriu Gilmar.

O assessor jurídico da Amese, Marlio Damasceno, destacou que esteve em várias unidades da Polícia Militar e recebeu reclamações de supostos privilégios em relação à gratificação. “Com a instituição de um sistema democrático para RETAE, os policiais militares e bombeiros serão agraciados com uma maior rotatividade, e assim todos que forem voluntários terão acesso a essa retribuição”, comentou.

O comandante do Policiamento da Capital, tenente coronel Vivaldy Cabral, ressaltou que o assunto envolve uma série de especificidades e frisou que a corporação trabalha com total transparência em suas ações. “Determinados eventos requerem uma atuação maior da segurança, em que precisamos de mais policiais, e outros não. Mas isso não será fator impeditivo para elaboração do cadastro. Continuaremos passando todas as informações necessárias sobre o benefício”, garantiu.

Ao final da audiência, foi definida a estruturação de dois cadastros visando garantir a impessoalidade nas escalas de agentes para horas-extra. Um cadastro geral, para os servidores que atuaram em eventos de grande porte, e um setorial, para designar o efetivo em operações menores. Agora, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros devem encaminhar para promotoria, dentro de 15 dias, as propostas elaboradas pelas corporações, assim como a sugestão de data para a medida passar a vigorar.

“Iremos analisar cuidadosamente as propostas e, havendo necessidade, adequaremos um ou outro ponto para que elas correspondam ao interesse de toda tropa, alcançando o maior número de policiais e bombeiros que se estejam inseridos neste cadastro”, pontuou o promotor de Justiça, João Rodrigues Neto.

Para Gilmar Carvalho, a medida será de grande importância, porque irá assegurar a igualdade no recebimento do benefício, além de tornar mais transparente a sua concessão. “A partir do momento em que for implementada esta nova realidade, todos os meses a PM e os Bombeiros terão que enviar para o Ministério Público as informações detalhadas sobre a RETAE, mostrando quais oficiais foram escalados, qual evento ou operação e quanto receberam por seu serviço, evitando, desta forma, quaisquer privilégios”, afirmou.

Fonte:  Assessoria parlamentar do deputado estadual Gilmar Carvalho