quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

IPTU DE JOÃO NÃO FOI REVOGADO. CÁLCULO DA VERDADE É SIMPLES.

Mentira

É fácil pegar os carnês de IPTU dos últimos anos para provar a verdade: a revogação foi uma fraude.

A matemática é uma ciência que tem grande precisão. O leitor e contribuinte do IPTU em Aracaju pode fazer um cálculo simples para descobrir se o prefeito Edvaldo Nogueira está falando a verdade quando revogou o aumento abusivo do governo João Alves, ou apenas fez uma “meia-sola.” 

Veja esse exemplo de um imóvel localizado no bairro Grageru (veja print ao lado), em 2014 o IPTU custava 661,77. Agora em 2018 o IPTU veio 1.178,88. Se Edvaldo tivesse cumprido a promessa de revogar o IPTU, o IPTU 2018 desse imóvel seria a soma dos 661,77 + o valor do IPCA-E  de 2014 a 2018 que resultaria o valor em torno de 850 reais, lembrando que o  IPCA-E era usado pela gestão de Edvaldo até 2012 para reajustar o IPTU. Com isso, está claro que não houve revogação do IPTU em Aracaju.

O blog recebeu nos últimos dias vários exemplos de leitores de quase todos os bairros. Foram poucos os que não tiveram reajuste grande. O problema é que o prefeito vem divulgando o IPTU deste ano sem comparar com os anos anteriores e, principalmente, com o reajuste inicial do IPTU progressivo de João Alves. Ele não revogou totalmente a lei, apenas revogou os reajustes futuros, reforçando os aumentos abusivos do passado.

Este é outro exemplo que reajuste de João Alves não foram revogados.

Outro exemplo da revogação que não ocorreu de um leitor do conjunto Inácio Barbosa: “A revogação foi apenas na teoria, porque na prática ano passado veio a parcela única  de R$ 654,00, que já foi um aumento muito grande em relação aos outros anos. Esse ano mais aumento ainda na prática, parcela única de R$ 713,29. Outra prova que ele não revogou os reajustes dados por João Alves apenas revogou os futuros, mesmo assim alguns tiveram reajustes acima da inflação”(print ao lado).

Está clara a mentira da revogação. Um verdadeiro engodo que o contribuinte pode analisar com um simples cálculo. Parece que o prefeito  pensa que os aracajuanos não sabem o básico da matemática.

Einstein já disse: “a matemática não mente. Mente quem faz mau uso dela.” É o caso do prefeito de Aracaju.

Fonte:  Blog do jornalista Cláudio Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário