Na manhã desta quinta-feira, 03, 16 Guardas Municipais de Socorro integrantes do Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente (GAMA), participaram do curso de capacitação em técnicas para apreensão de animais silvestres, ministrado no auditório da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), pela Capitã Priscila Maia, comandante do Pelotão da Polícia Ambiental.
O curso, que é fruto da parceria firmada entre a Gestão Municipal e o Governo do Estado, através da Polícia Militar, teve o objetivo de manter os profissionais atualizados e capacitados para agir em situação de risco, garantindo a integridade física dos cidadãos e dos animais. “Lidar com animais silvestres é uma tarefa complexa, pois se faz necessário proteger a integridade física, da equipe, da população e do animal. Hoje ensinamos formas de defesa do animal, formas de ataque, uso adequado de equipamentos e muito mais, pois tudo isso é essencial para que um bom serviço seja prestado”, garante a Capitã Priscila.
O comandante da GMS, Evilásio Protásio, também compareceu à capacitação e destacou o compromisso da corporação com o aperfeiçoamento dos guardas. “Qualificar os GMS é vital para que possamos realizar as nossas atividade de forma efetiva, e com a contenção de animais não é diferente. Este é um curso de extrema importância para nossa equipe, para os animais e para o meio ambiente. Não poderíamos estar mais satisfeitos com essa parceria firmada pelo prefeito Padre Inaldo, pois é graças a ela que estamos adquirindo a técnica e os equipamentos para poder agir de maneira segura e eficiente”, comemora.
Já para o coordenador do G.A.M.A (Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente), GM De Oliveira, a capacitação será de grande valia para o dia a dia dos Guardas. “Já tivemos diversas ocorrências com serpentes ou animais em situação de maus tratos, e esse curso vai nos proporcionar condições de prestar serviço de excelência para a comunidade, com mais segurança para os Guardas, os animais e a população que nos aciona”, garante.
Para ter a chance de colocar em prática as informações recebidas durante a capacitação os GMS foram até o Parque da Cidade, em Aracaju, onde puderam realizar atividades com animais, sendo todos os exercícios monitorados pela médica veterinária, Fabíola Ribeiro. “Os GMS lidam com algumas situações em que envolvem animais silvestres, crocodilos, serpentes e existe a possibilidade desses animais entrarem nas casas da população, por isso eles precisam estar preparados. Monitoramos todas as atividades realizadas e o resultado foi muito positivo”, garante.
Fonte: SECOM/Socorro
Nota do blog: Parabéns a GMS por cada vez mais estar se capacitando, prestando um serviço cada vez melhor ao socorrenses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário